“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova
11 Maio, 2018 981 visualizações

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 12 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 28.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos na rubrica “Notícias do nosso Mundo”, apresentadas pela Liliana Silva, a marcha promovida, no sábado, dia 5, em Lisboa, pela organização Centro de Vida Independente. A marcha foi o culminar de uma vigília de três dias, que pretendeu reivindicar, entre outros aspetos, um reforço do orçamento para a constituição de Centros de Apoio à Vida Independente. Pretendeu também chamar a atenção para a vida independente e os direitos das pessoas com deficiência e das suas famílias.

No âmbito política nacional/local, a Bárbara Coquim passa em revista a visita do líder do PSD a Oliveira do Hospital, no passado dia 4 de maio.

Na rubrica “Jovens Atentos”, analisa o modelo escolar alemão, aos 11 anos, as crianças são divididas em três grupos pelas suas notas e velocidade de aprendizagem. O sistema alemão difere em estrutura e nível de muitos dos seus homólogos europeus.

O Daniel Pereira passa em revista o desporto, com destaque para o campeão da 1ª Liga de Futebol, o FCP, e para o vencedor do Estoril Open 2018, o tenista João Sousa.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás apresenta a Catolet, uma caixa automática que dá aos animais de estimação uma casa de banho com funcionamento semelhante aos equipamentos sanitários dos seus donos.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, reporta que, segundo um novo estudo, a pegada de carbono de algumas das maiores cidades do mundo é 60% superior à estimada anteriormente, se contemplados todos os produtos e serviços que uma cidade consome.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca uma figura incontornável da política nacional do século XX, António de Oliveira Salazar.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Só nós Dois” do famoso escritor Nicholas Sparks.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes convida os ouvintes a rumarem até à serra do Açor, para visitarem a aldeia histórica de Piódão, entrar nesta pitoresca aldeia é como entrar num conto de fadas, onde vive gente real e muito hospitaleira, é uma visita imperdível nesta Primavera.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é um filme de ação “Vingadores: Guerra do Infinito” realizado por Anthony Russo e Joe Russoe, em exibição nos cinemas.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque para a palestra ” «Felizmente Há Luar» e a censura”, proferida pelo Professor Doutor Luís Reis Torgal na escola sede, e para a visita de estudo do 11.ºano a Sintra, no âmbito das disciplinas de História e de Português.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Anterior Município de Gouveia assinala Dia Internacional da Família
Seguinte Alexandrino considera que o FCOH é “a melhor equipa” e vai vencer o campeonato e subir de divisão

Notícias Relacionadas

Região

Aveiro: Um morto em atropelamento ferroviário

Um homem morreu hoje atropelado por um comboio no apeadeiro de Sangalhos-Paraímo, um ramal da Linha do Norte que faz ligação a Aveiro.

Informação

Fogo no Sabugal mobiliza 187 operacionais e três meios aéreos

Um incêndio em Santo Estêvão e Moira, no concelho do Sabugal, que deflagrou hoje às 13:46, numa zona de mato, estava a ser combatido às 16:55 por 187 operacionais e

Vídeos

BLC3 conquista selo “RegioStars” com projeto Centro Bio (com vídeos)

O projeto Centro Bio da BLC3, o Campus de Tecnologia e Inovação de Oliveira do Hospital venceu, esta tarde, o prémio “RegioStars” na categoria de “Desenvolvimento Sustentável”.

Região

PJ deteve jovem que esfaqueou colega num colégio da Guarda

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve “o autor de um crime de homicídio qualificado, na forma tentada, …

Última Hora

PDR 2020: Abertas candidaturas a apoio à florestação de terras não agrícolas

A entidade gestora do PDR 2020 —  Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 — abriu, a 12 de novembro, as candidaturas à Operação 8.1.1 – Florestação de Terras Agrícolas e não

Informação

Turismo Centro de Portugal quer atrair produções de cinema à região

O Turismo Centro de Portugal apresenta no dia 16 de outubro, pelas 12h00 no Seminário Maior de Coimbra, o “Centro Portugal Film Commission”,…

Informação

Portugueses “muito contidos” no início do desconfinamento, considera Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou esta quinta-feira que o desconfinamento em Portugal, que começou no início de maio, “foi muito contido” e não teve, para já, reflexos na evolução do

Última Hora

CIM lança candidatura para promover a Arte Xávega na Região de Coimbra

Aceitando o desafio lançado pelo Município de Mira, a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra reuniu os Municípios de Cantanhede,…

Desporto

CCPOH em 3º lugar no campeonato distrital de sub-21 da ATM Coimbra

Oito anos passados sobre a última participação nos campeonatos distritais dos escalões jovens da Associação de Ténis de Mesa de Coimbra (ATMC), o Clube de Caça e Pesca de Oliveira

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “Temos que por os olhos, onde pomos os pés e saber dar passos seguros”

No habitual espaço Ca$h Resto Z€ro, Vítor Neves olha esta sexta-feira para o regresso “calmo” à normalidade. “Temos que por os olhos, onde pomos os pés e saber dar passos

Última Hora

PJ deteve homem que simulou o próprio rapto no Sabugal

Um homem de 47 anos foi detido pela Polícia Judiciária depois de ter simulado o seu próprio rapto na localidade do Sabugal, no distrito da Guarda.

Última Hora

Arganil disponibiliza acesso on-line ao fundo documental do Arquivo Histórico Municipal

A  Câmara Municipal de Arganil, através do Arquivo Municipal, disponibilizou on-line o fundo do Arquivo Fotográfico e a coleção de Folhetos e Cartazes.