“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova
31 Janeiro, 2020 1728 visualizações

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 1 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 10.º  programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista a mais um ex-membro do Clube, o Gonçalo Branco, caloiro da licenciatura em História, na Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra, que nos falou do curso, a sua primeira escolha e da qual está a gostar muito, da sua adaptação ao ensino superior, da vida académica em Coimbra, das praxes e das suas expetativas para o futuro.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, de âmbito internacional, a Maria Pedro reporta que Jerusalém foi palco, no passado dia 23, do maior encontro diplomático e político desde a criação do Estado judaico, em 1948. No Yad Vashem — Memorial do Holocausto — juntaram-se 49 chefes de Estado, de Governo e de Parlamentos, para comemorar os 75 anos da libertação do campo de concentração nazi de Auschwitz-Birkenau, a 27 de janeiro de 1945.

No âmbito da política nacional, a Bárbara Coquim faz uma análise da nova liderança do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, um jovem oriundo do nosso concelho, quer marcar a diferença na Direita.

Em “Jovens Atentos”, analisa uma recente proposta do PSD, que defende o fim da gratuitidade dos manuais escolares para todos os alunos que frequentam escolas públicas, para passarem apenas a ser oferecidos a famílias que efetivamente necessitam desse apoio. Com este objetivo, o partido, liderado por Rui Rio, pretende abranger a oferta dos manuais escolares a alunos do ensino privado, cujas famílias também apresentam dificuldades financeiras.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta que, em 2019, as temperaturas dos oceanos foram as mais elevadas de sempre. Esta é mais uma prova do aquecimento global, alertam os cientistas.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere duas notícias positivas, a equipa do hotel de luxo 5 Star Fairmont Hotel, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, decidiu combater o desperdício alimentar e lutar pelo bem-estar dos animais; um hotel de Lisboa mudou as regras para permitir a entrada de animais de estimação.

A sugestão de leitura da Matilde Gouveia é o grande romance de Flaubert “Madame Bovary”, que representa o expoente máximo do romance realista em França e terá influenciado o escritor português Eça de Queirós.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é um drama, “Tudo Pela Justiça”, realizado por Destin Daniel Cretton, em exibição nos cinemas.

A sugestão de visita da Mafalda Correia vai para a Exposição imersiva sobre Van Gogh que está pela primeira vez em Portugal, em Lisboa, a partir de 28 de fevereiro.

O André Silva, na rubrica “Pensar mata”, explica o significado da expressão “Ter falta de chá”, que se diz de alguém pouco sofisticado, ou até mesmo sem modos. Ainda conta a história do famoso chá das cinco, tão tipicamente britânico, mas que foi introduzido pela portuguesa D. Catarina de Bragança.

A terminar as notícias do Plano de Atividades do AEOH, com destaque para as sessões escolares do Parlamento dos Jovens.

Ouça este programa, sempre com a boa sugestão musical do João Oliveira, edição e montagem de Estevão Abreu, Manuel Monteiro, Patrícia Nunes e José Fonseca, em 100.2 FM, ou através da emissão online disponível em

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Anterior Alunos da ESTGOH pretendem dar o seu ‘melhor’ em evento mundial de criação de videojogos (com vídeo)
Seguinte Calendário desportivo do fim-de-semana

Notícias Relacionadas

Sociedade

Faleceu o pai de Célia Lourenço, colaboradora da Rádio Boa Nova

O pai da professora Célia Lourenço, coordenadora do programa “A Escola e o Meio” da Rádio Boa Nova, Vasco Lourenço, faleceu esta quarta feira, com 84 anos.

Região

Incêndios em Fornos de Algodres e Sabugal mobilizam 10 meios aéreos e mais de 200 bombeiros

Dez meios aéreos e 222 bombeiros apoiados por 55 veículos, combatem esta tarde dois incêndios rurais nos concelhos de Fornos de Algodres e do Sabugal, no distrito da Guarda.

Última Hora

Oliveira do Hospital: Votação para o Orçamento Participativo Jovem decorre de 29 de outubro a 8 de novembro

Vai decorrer de 29 de outubro a 8 de novembro, o período de votação nas propostas apresentadas ao Orçamento Participativo Jovem, …

Informação

Universidade de Aveiro credenciada para fazer sondagens eleitorais

O Centro de Informação de Marketing e Análise de Dados (UA-CIMAD) da Universidade de Aveiro foi credenciado para a realização e divulgação pública de sondagens políticas e eleitorais.

Desporto

Casa do Benfica de Arganil realiza trail Trilhos de Arganil

A Secção Desportiva da Casa do Benfica de Arganil, com a ajuda de vários parceiros, vai realizar no próximo dia 3 de março de 2019, a prova de trail Trilhos

Informação

Vila Franca da Beira comemora 28º aniversário da freguesia

Em Vila Franca da Beira comemora-se o 28º aniversário da criação da freguesia. Agregada, desde 2013, a Ervedal da Beira, a localidade assiste amanhã à inauguração …

Vídeos

Alunos do Agrupamento de Escolas produziram vídeo em defesa do “Oceano Vivo” (Com vídeo)

Alguns alunos do Clube Europeu produziram o vídeo  “AEOH Por um Oceano Vivo” tendo em conta a construção do Mural dos Oceanos na escola sede na Festa da Primavera.

Informação

III Trail Colcurinho realiza-se no próximo domingo

A 3.ª edição do Trail Colcurinho realiza-se já nNo próximo domingo, 21 de outubro, uma organização da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e das Aldeias do Xisto, com a

Informação

António Loureiro reflete em livro sobre “Fracasso e Misericórdia no Matrimónio”

“Fracasso e Misericórdia no Matrimónio” é o nome do novo livro de António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital. Um tema sobre o qual se propôs refletir …

Informação

Suspeitos de controlar tráfico de ‘crack’ conhecem hoje sentença

O Tribunal de Coimbra determina hoje, às 16h00, a sentença a dezoito arguidos suspeitos de pertencerem a um grupo que controlava o tráfico de ‘crack’ na Baixa de Coimbra.

Região

Idoso morre em atropelamento ferroviário em Carregal do Sal

Um idoso de 84 anos morreu esta manhã depois de ter sido atropelado por um comboio, na localidade de Papízios, no concelho de Carregal do Sal.

Região

Suinicultores entregam 200 leitões vivos a famílias da região Centro

Mais de 200 leitões vivos são oferecidos, na quarta-feira, a famílias atingidas pelos incêndios deste ano na região Centro, numa iniciativa da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS).