“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova
24 Janeiro, 2020 668 visualizações

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 25 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º  programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista a três ex-membros do Clube, a Rita Tavares, estudante de Ciências da Comunicação no ISCSP da Universidade de Lisboa; a Catarina Duarte, que estuda Línguas Modernas, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e a Liliana Silva, caloira de Psicologia, também na Universidade de Coimbra. Falaram-nos da sua adaptação ao ensino superior, da vida independente na cidade, dos cursos que frequentam, do espírito académico, das praxes e das suas perspetivas para o futuro.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, de âmbito nacional, a Maria Pedro reporta que a astrobióloga portuguesa Zita Martins participa na missão espacial europeia que vai procurar intercetar, pela primeira vez, um cometa primitivo, inalterado pela radiação do Sol, para obter respostas sobre a origem da vida na Terra.

No âmbito da política nacional, a Bárbara Coquim faz uma análise da corrida à liderança do PSD, ganha por Rui Rio e da distinção atribuida a Mário Centeno, considerado o melhor ministro das Finanças do ano na Europa pela revista The Banker, do jornal Financial Times.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, o André Silva  reporta que, felizmente,  centenas de anos depois de ter sido dado como extinto em Portugal, o esquilo-vermelho está de regresso ao país, depois de uma expansão a partir da Galiza.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere que em Vila do Conde há um eco-hotel de luxo para cães e gatos, exemplo que se devia multiplicar no país.

Atendendo a que, no passado dia 17 de janeiro, se assinalaram 25 anos da morte de um dos nossos maiores poetas, Miguel Torga, a sugestão de leitura da Matilde Gouveia é “Bichos”,  um universo  onde humanos e animais partilham características e também as vicissitudes da vida, colocando questões fundamentais sobre a sociedade e a própria existência.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é do género drama e thriller, “Parasitas” , um excelente filme a não perder, em exibição nos cinemas.

A sugestão de visita da Mafalda Correia vai para as tradicionais festas e feiras do queijo realizadas anualmente por várias autarquias da região da Serra da Estrela para homenagearem os pastores e as queijeiras, e para promoverem aquele produto artesanal de grande importância económica. Destaca a nossa que se realiza a 14 e 15 de março e é imperdível.

O André Silva, na rubrica “Pensar mata”, descodifica as expressões “Cair o Carmo e a Trindade” e “Rés vés Campo de Ourique”, ambas relacionadas com o terramoto de 1755.

A terminar as notícias do Plano de Atividades do AEOH, com destaque para a comemoração dos  20 anos da MONSTRINHA, de que  o nosso agrupamento  é escola parceira e para as atividades dos jardins de infância.

Ouça este programa, sempre com a boa sugestão musical do João Oliveira, edição e montagem de Estevão Abreu, Manuel Monteiro, Patrícia Nunes e José Fonseca, em 100.2 FM, ou através da emissão online disponível em

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

 

Anterior Serra da Estrela: Estradas foram hoje reabertas ao trânsito
Seguinte Calendário desportivo de fim de semana

Notícias Relacionadas

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 11 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 7.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Castro Daire: Incêndio em zona de difícil acesso mobiliza dois meios aéreos

Um incêndio rural com uma frente ativa lavra desde as 9h30 de hoje em Castro Daire, numa zona de difícil acesso, e estava a ser combatido às 13h30 por dois

Informação

Município de Oliveira do Hospital apoia famílias com Complemento Alimentar Natalício

O Município de Oliveira do Hospital apoia, durante esta quadra natalícia, as famílias mais carenciadas do concelho, entregando cerca de 130 cabazes proporcionando uma quadra festiva mais reconfortante a estes

Última Hora

ADIBER apresenta incentivos a investidores de Oliveira do Hospital

A ADIBER, em parceria com a CIM da Região de Coimbra, apresenta hoje em Oliveira do Hospital o conjunto de incentivos ao investimento e ao emprego em vigor. Para a

Última Hora

Oliveira do Hospital disponibiliza “Atividades de Verão” para crianças do pré-escolar

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está, novamente, a dinamizar as “Atividades de Verão” um programa lúdico/pedagógico de ocupação de tempos livres…

Região

Rali de Portugal: Rui Madeira antecipa dificuldades para os pilotos com troços no Centro

O português Rui Madeira, campeão mundial de produção em 1995, admitiu que os pilotos do Mundial de ralis vão sentir dificuldades nos troços do Rali de Portugal, que este ano

Destaque

Festa das Vindimas realiza-se este fim de semana em Lagares da Beira

A vila de Lagares da Beira é palco da Festa das Vindimas, no próximo fim de semana, dias 24 e 25 de setembro. O evento assenta na mostra etnográfica…

Última Hora

PJ deteve suspeito de atear dois fogos em Gouveia

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, com a colaboração da GNR – Destacamento de Gouveia – deteve um homem, sem profissão definida, presumível autor de

Região

PJ deteve homem de 60 anos e jovem de 18 por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve dois homens pela presumível prática, reiterada, de crimes de abuso sexual de crianças, de que foram vítimas duas meninas,

Informação

Mário Ruivo integra Conselho Diretivo da ARS Centro

O ex diretor do Centro Distrital de Coimbra da Segurança Social, Mário Ruivo, integra, a partir de hoje, dia 1 de setembro, …

Informação

Empresas: “Ribeiro Seguros” muda de instalações com objetivo de “conquistar mais negócio”

A “Ribeiro Seguros”, empresa mediadora de seguros Fidelidade, mudou as suas instalações na cidade de Oliveira do Hospital. Com um novo e moderno espaço, …

Última Hora

Região de Coimbra com ações de fogo controlado

As ações de fogo controlado começaram, na passada sexta-feira, na Região de Coimbra, na sequência da candidatura apresentada pela CIM Região de Coimbra…