“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova
17 Janeiro, 2020 1291 visualizações

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 18 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 8.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

 Dele destacamos a entrevista com a Presidente da Associação de Estudantes do AEOH, a Bárbara Coquim. O motivo para esta foi a nota informativa enviada  à comunicação social sobre o estado físico da escola sede do nosso agrupamento. A Bárbara deu conta da preocupação da Associação de Estudantes sobre o estado de degradação das infraestruturas, da adiada remoção das coberturas de fibrocimento com amianto e da paralização das obras iniciadas em 2018, que vieram agravar ainda mais as condições da escola.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, desta vez de âmbito internacional, a Maria Pedro reporta uma notícia emocionante, um afegão percorre 24 quilómetros por dia para levar filhas à escola, pois acredita que o papel das mulheres na sociedade tem tanto valor como o dos homens e estas têm também o direito à educação.

No âmbito da política nacional, a Bárbara Coquim faz uma análise da corrida à liderança de um dos partidos políticos, o PSD.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, o André Silva  reporta que o município de Oliveira do Hospital já distribuiu 84 mil árvores e arbustos autóctones para reflorestar as áreas ardidas em 2017.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere que entre as trágicas notícias que nos chegam da Austrália, onde os fogos devastaram largas áreas florestais e fizeram muitas vítimas, chegou uma feliz, uma cadela resgatou e salvou um pequeno coala, dando assim exemplo ao mundo.

A sugestão de leitura da Matilde Gouveia é , mais uma vez, de um grande escritor português, Eça de Queirós e intitula-se “A ilustre casa de Ramires”.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é “1917”, o filme do realizador Sam Mendes, que acompanha dois jovens soldados britânicos numa missão quase impossível no auge da Primeira Guerra Mundial. Estará em exibição nos cinemas a partir do dia 23 de janeiro.

A sugestão de visita da Mafalda Correia vai para a 40ª Feira do Fumeiro de Vinhais,que se  realiza anualmente, em fevereiro, desde 1981 e se destaca das demais pelo seu fumeiro de excelência,o  que lhe valeu a atribuição do título de a “Capital do Fumeiro”.

O André Silva, na rubrica “Pensar mata”, descodifica a expressão “Não entendo patavina”.

A terminar as notícias do Plano de Atividades do AEOH, com destaque para a comemoração do Dia de Reis pelas crianças dos Jardins de Infância e 1.ºCiclo, para o  primeiro jantar vínico AEOH e para uma sessão dinamizada pela equipa Escola Segura da GNR, no âmbito da edição deste ano do Parlamento dos Jovens.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, edição e montagem de Estevão Abreu, Manuel Monteiro, Patrícia Nunes e José Fonseca, em 100.2 FM, ou através da emissão online disponível em

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

 

Anterior  Três jovens detidos em Penacova por furto em café
Seguinte Calendário desportivo do fim-de-semana

Notícias Relacionadas

Informação

Acidente com dois feridos corta trânsito em Viseu

A Estrada Nacional (EN) 229, no distrito de Viseu, está cortada ao trânsito devido a um acidente em Cavernães, que causou dois feridos, segundo fonte do Comando Distrital de Operações

Região

Loriga convida às Marchas Populares

As Marchas Populares prometem animar a vila de Loriga na próxima sexta-feira, dia 15 de junho, pelas 21h30. Este ano, a Marcha de Loriga surge associada ao tema da Gastronomia

Nacional

Mais quatro casos confirmados de Covid-19 em Portugal. Total sobe para 13

A ministra da Saúde informou hoje haver quatro novos casos confirmados de infeção com o novo coronavírus em Portugal, três no norte do país e um em Lisboa, que elevam

Última Hora

Chuva vai continuar até ao início da próxima semana

A chuva vai continuar a afetar o território do continente, com maior incidência e frequência nas regiões do Norte e Centro, pelo menos até ao início da próxima semana.

Última Hora

Carregal do Sal: Jovem de 20 anos detido com 94 doses de haxixe

Um jovem de 20 anos foi detido pela GNR em Carregal do Sal por tráfico de droga.

Informação

Incêndios: Município de Penacova faz balanço positivo do Programa REPOR

A Câmara Municipal de Penacova, através do seu Gabinete de Desenvolvimento Económico e Social (GDES), reuniu 22 das 33 empresas do concelho…

Informação

 PSD realizou “pontal das beiras” com críticas ao PS e determinado a mudar o rumo do concelho

O PSD de Oliveira do Hospital realizou, ontem, o tradicional convívio nas Caldas de S. Paulo. No encontro conhecido por “Pontal das Beiras”, fizeram eco as críticas…

Região

Festa de Natal junta seniores em Penacova

O Auditório da Biblioteca Municipal de Penacova foi palco da tradicional Festa de Natal Sénior, uma iniciativa que se inseriu…

Informação

Covid-19: 30 casos positivos em Portugal. Presidente da República faz teste hoje

 A Direcção-Geral de Saúde (DGS) divulgou, durante a tarde deste domingo, o balanço diário sobre a propagação do surto do novo coronavírus, em Portugal. 

Nacional

ASAE: 175 inspetores fiscalizam veículos por todo o país

Está a decorrer em todo o território nacional uma operação de fiscalização da  Autoridades de Segurança Alimentar e Económica (ASAE),…

Última Hora

Seia promove Festival Internacional da Canção Serra da Estrela

Seia volta a acolher, na última semana de agosto, o Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE). Esta segunda edição do festival …

Informação

Coimbra na Idade Média é tema de conferência em Oliveira do Hospital

“A cidade de Coimbra na Idade Média. Olhares sobre o território, a população e as instituições eclesiásticas” é o tema da conferência que vai decorrer, no próximo dia 20 de