“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova
13 Dezembro, 2019 416 visualizações

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 14 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 5.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

 Dele destacamos a entrevista ao Presidente da Comissão de Crianças e Jovens, o Dr. José Francisco Rolo, conduzida por três alunos do 8.ºC, a Mafalda Correia, a Daniela Guímaro e o Tiago Figueiredo, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, sob coordenação da professora Lúcia Torgal. O mote para a entrevista foi a o tema  “A igualdade de género”e as questões abordaram temas sensíveis e recorrentes da nossa sociedade, como a violência doméstica e no namoro e a desigualdade de género, que, apesar do paradigma estar em mutação, ainda se verifica.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, a Maria Pedro reporta mais uma trágica notícia, vinda da Índia, uma mulher, vítima de violação,  foi morta quando estava a caminho do tribunal para depor contra os suspeitos do crime. Aliás, a  violação é recorrente na Índia, em 2018, este país foi considerada o mais perigoso do mundo para as mulheres.

No âmbito da política europeia, a Bárbara Coquim faz uma análise à visita da chanceler alemã, Angela Merkel, ao campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel. Um gesto importante, numa altura em que na Europa grassa a extrema-direita, o ódio, o racismo e a xenofobia.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues alerta que o consumismo desenfreado é um dos motores do aquecimento global. Sugere, por isso, que neste Natal siga a proposta da plataforma Tree-Nation. A partir de 1€, pode oferecer a plantação de uma árvore à escolha, entre 300 espécies, entre 70 projetos de florestação, desde a Índia ao Brasil.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás  dá conselhos úteis a quem tem gatos como animais de estimação.

A sugestão de leitura da Matilde Gouveia é a sempre atual obra da Literatura Portuguesa “A Queda dum Anjo”,  de Camilo Castelo Branco.

A sugestão cinematográfica, do Eduardo Adro, é um filme de animação para os mais pequenos, já a cheirar a Natal, “Frozen 2 – O Reino do Gelo”, em exibição nos cinemas.

A sugestão de visita da Mafalda Correia, já em ambiente natalício,  é a Vila de Cascais onde está a decorrer o palco do Natal mágico, na quarta edição do Cascais Christmas Village.

O André Silva, na rubrica “Pensar mata”, num misto de reflexão filosófica e de cultura popular,

analisa o ditado  “velhos são os trapos!”,  já dizia Gandhi: A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita. Transforme as barreiras da sua vida em força para se tornar feliz.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, edição e montagem de Estevão Abreu e de José Fonseca, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Anterior Câmara de Seia e juntas de freguesia distribuem cabazes de Natal a famílias carenciadas
Seguinte Calendário desportivo do fim-de-semana

Notícias Relacionadas

Região

Borgstena expande unidade localizada em Nelas

A unidade sueca Borgstena Textile Portugal, localizada em Nelas vai expandir a sua área de produção. A empresa adquiriu 35 mil metros quadrados de terrenos à Câmara Municipal.

Última Hora

Assunção Cristas desloca-se ao concelho em solidariedade com os oliveirenses

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, desloca-se amanhã a Oliveira do Hospital para “presenciar o que aconteceu ao concelho, …

Sociedade

GNR intensifica fiscalização ao uso indevido no telemóvel durante a condução 

A partir de hoje e até ao dia 12 de maio, a Guarda Nacional Republicana (GNR), através dos Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito, vai …

Última Hora

Provedora apela aos feridos para entregarem pedidos de indemnização

A Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, apelou hoje às pessoas que ficaram gravemente feridas nos incêndios florestais do ano passado para entregarem os requerimentos para poderem ser indemnizadas. O

Informação

Oliveirense queixou-se ao Bastonário da Ordem dos Médicos

Na visita ao Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, o bastonário da Ordem dos Médicos teve oportunidade de perceber os problemas que subsistem no concelho devido à falta de

Informação

Desmantelada rede de tráfico de droga. GNR detém 15 indíviduos

A GNR anunciou hoje a detenção de 15 indivíduos suspeitos do crime de tráfico de estupefacientes em várias localidades dos concelhos do Fundão, Covilhã e Lisboa.

Última Hora

Seia: Câmara promoveu sessões de esclarecimento sobre limpeza de terrenos e uso do fogo

A Câmara Municipal de Seia, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, realizou durante a semana passada, nas freguesias prioritárias devido ao risco elevado de incêndio,…

Última Hora

Acidente sem feridos congestionou trânsito em Oliveira do Hospital

Um acidente, ocorrido cerca das 13h30, junto à rotunda do empresário, na cidade de Oliveira do Hospital, causou estragos nas duas viaturas ligeiras envolvidas, mas não terá provocado feridos. Uma

Informação

Municípios da Região de Coimbra uniformizam procedimento relativo à realização de queimas e queimadas durante o período crítico

Os dezanove municípios da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra não vão autorizar a realização de queimadas, queimas de matos cortados e amontoados e…

Informação

Viseu: Incêndio em habitação mata mulher de 84 anos

Um incêndio deflagrou ao início da tarde de domingo num apartamento, em Viseu, e fez uma vítima mortal, uma mulher de 84 anos.

Última Hora

EXPOH é “montra da vitalidade e dinâmica do concelho” até 30 de julho

Foi sob o cunho do que melhor se faz e existe no concelho de Oliveira do Hospital que, ao final da tarde de hoje, foi dado o arranque da EXPOH

Sociedade

Jovem de 13 anos surpreende com novo vídeo promocional de Oliveira do Hospital (com vídeo)

Duarte Gouveia, jovem oliveirense com 13 anos, produziu mais um vídeo no âmbito do “Venha e Descubra Oliveira do Hospital”, que foi divulgado na inauguração da EXPOH 2017.