“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova
6 Dezembro, 2019 1416 visualizações

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 7 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 4.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista à professora Elina Baptista, coordenadora do projeto “Guardianus”, que visa a salvaguarda do património imaterial do concelho de Oliveira do Hospital, em parceria com o município e com a participação ativa dos professores Teresa Batista e Hugo Marqiues, bem como dos alunos do  Curso Profissional de Multimédia do AEOH.

O Daniel Pereira coloca em  destaque  o dia internacional das pessoas com deficiência, dia 3  dezembro,  e as atividades em que participou e, no âmbito desportivo, exalta  o grande feito da equipa portuguesa de futebol de praia, que se sagrou campeã mundial.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, a Maria Pedro reporta uma excelente notícia de âmbito nacional, Portugal é o melhor destino do mundo e ganha 13 “óscares” de turismo,  é o terceiro ano consecutivo que o país vence os World Travel Awards.

Num misto de política e da rubrica “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim faz uma análise às conclusões do relatório Pisa 2018.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues refere que mais de metade dos piores cenários climáticos identificados, há uma década, pelos cientistas, estão comprovadamente a acontecer, o alerta é de uma equipa de investigadores num artigo publicado na revista Nature, em que defendem a declaração de uma “emergência planetária”.

Em “Nós e os Animais”, o André Silva  reporta uma história ternurenta, a de uma cadela que foi encontrada na beira de uma estrada de Ontário, no Canadá, a cuidar de um família de gatinhos abandonados, mantendo-os quentes para eles não morrerem. Os animais, de facto, dão-nos muitas lições!

A sugestão de leitura da Matilde Gouveia é o conhecido livro de Aldous Huxley “Admirável Mundo Novo”.

A sugestão cinematográfica, do Eduardo Adro, é “O Irlandês”, de Scorsese, é a estreia cinematográfica da semana, não está nos cinemas, mas sim na Netflix. Protagonizado por Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci, este é um filme a sério, daqueles que fazem a história da sétima arte.

A sugestão de visita da Mafalda Correia é a uma aldeia genuína, por mãos de gente genuína. Esta é a expressão que melhor descreve a Aldeia Natal, em Cabeça, na Serra da Estrela, perto de Seia, aqui bem perto.

O André Silva, na rubrica “Pensar mata”, num misto de reflexão filosófica e de cultura popular,

analisa o ditado  “Até ao Natal vai um saltinho de pardal” , diz o André que o  Natal é um estado de espírito, e melhor do que ser Natal só em dezembro,  o seu  espírito devia  permanecer o ano inteiro.

A finalizar, o relato do cumprimento do Plano de Atividades do AEOH, com destaque para o intercâmbio entre o nosso agrupamento  e a V LO Zamoyski Dąbrowa Górnicza, escola polaca de Dabrowa Görnicza e para o arranque do programa Parlamento dos Jovens.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, edição e montagem de Estevão Abreu, Manuel Monteiro e Patrícia Nunes, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Anterior Comunicado de Nuno Pereira, porta voz da MAAVIM
Seguinte Góis conta com Balcão da Inclusão

Notícias Relacionadas

Última Hora

ESTGOH colocou 93 novos alunos na 2ª fase de acesso ao ensino superior. Matrículas decorrem até 30 de setembro

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital viu preenchidas 93 das 146 vagas colocadas a concurso na 2ª fase de acesso ao ensino superior. 

Informação

ASAE apreende em Águeda 4.500 garrafas de vinho espumante falsificado

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 4.536 garrafas de vinho espumante falsificado, em Águeda, no distrito de Aveiro, tendo o valor total da apreensão ultrapassado os cinco

Informação

FCOH disputa 1ª eliminatória da Taça de Portugal frente ao Condeixa

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) disputa, no próximo domingo, dia 8 de setembro, a 1ª eliminatória da Taça de Portugal frente ao Condeixa.

Última Hora

A previsão é de chuva  e as temperaturas continuam a descer

A previsão para hoje é de chuva e há a possibilidade de trovoada e queda de granizo, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Casal português que morreu em acidente em França é de Pombal

O secretário de Estado das Comunidades portuguesas confirmou que um jovem casal português morreu este domingo num acidente de viação, em França, quando regressava ao Luxemburgo, após ter estado em

Região

Seia: GNR deteve homem e apreendeu mais de mil doses de cocaína

A GNR deteve um homem de 28 anos pela alegada prática do crime de tráfico de droga e apreendeu mais de mil doses de cocaína no concelho de Seia.

Última Hora

Turismo no Centro de Portugal cresceu 12,4% em novembro

A atividade turística no Centro de Portugal registou um crescimento  “muito acima da média nacional em novembro de 2019”, informa…

Última Hora

Conheça os resultados desportivos

A 22ª jornada da Série C do Campeonato Nacional ditou uma vitória ao Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e uma derrota para a Associação Desportiva Nogueirense.

Informação

Eleições autárquicas realizam-se dia 1 de outubro

O Governo marcou esta quinta-feira as eleições autárquicas para o próximo dia 1 de outubro. O anúncio foi feito pela ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, após a reunião

Região

Estradas na serra da Estrela encerradas devido à queda de neve

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela está, desde hoje de manhã, encerrado devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas,…

Cultura

Meruge recupera tradição da “Cégada do Entrudo”

Apostada na recuperação cultural das tradições lúdicas do Entrudo, vivenciadas na Freguesia de Meruge, a Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral (ADSCVC), …

Última Hora

Homem detido por tentativa de homicídio em S. João da Pesqueira

A Polícia Judiciária deteve um homem de 66 anos de idade “pela presumível autoria do crime de homicídio tentado”, em S. João da Pesqueira, distrito de Viseu.