“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova
6 Dezembro, 2019 526 visualizações

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 7 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 4.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista à professora Elina Baptista, coordenadora do projeto “Guardianus”, que visa a salvaguarda do património imaterial do concelho de Oliveira do Hospital, em parceria com o município e com a participação ativa dos professores Teresa Batista e Hugo Marqiues, bem como dos alunos do  Curso Profissional de Multimédia do AEOH.

O Daniel Pereira coloca em  destaque  o dia internacional das pessoas com deficiência, dia 3  dezembro,  e as atividades em que participou e, no âmbito desportivo, exalta  o grande feito da equipa portuguesa de futebol de praia, que se sagrou campeã mundial.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, a Maria Pedro reporta uma excelente notícia de âmbito nacional, Portugal é o melhor destino do mundo e ganha 13 “óscares” de turismo,  é o terceiro ano consecutivo que o país vence os World Travel Awards.

Num misto de política e da rubrica “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim faz uma análise às conclusões do relatório Pisa 2018.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues refere que mais de metade dos piores cenários climáticos identificados, há uma década, pelos cientistas, estão comprovadamente a acontecer, o alerta é de uma equipa de investigadores num artigo publicado na revista Nature, em que defendem a declaração de uma “emergência planetária”.

Em “Nós e os Animais”, o André Silva  reporta uma história ternurenta, a de uma cadela que foi encontrada na beira de uma estrada de Ontário, no Canadá, a cuidar de um família de gatinhos abandonados, mantendo-os quentes para eles não morrerem. Os animais, de facto, dão-nos muitas lições!

A sugestão de leitura da Matilde Gouveia é o conhecido livro de Aldous Huxley “Admirável Mundo Novo”.

A sugestão cinematográfica, do Eduardo Adro, é “O Irlandês”, de Scorsese, é a estreia cinematográfica da semana, não está nos cinemas, mas sim na Netflix. Protagonizado por Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci, este é um filme a sério, daqueles que fazem a história da sétima arte.

A sugestão de visita da Mafalda Correia é a uma aldeia genuína, por mãos de gente genuína. Esta é a expressão que melhor descreve a Aldeia Natal, em Cabeça, na Serra da Estrela, perto de Seia, aqui bem perto.

O André Silva, na rubrica “Pensar mata”, num misto de reflexão filosófica e de cultura popular,

analisa o ditado  “Até ao Natal vai um saltinho de pardal” , diz o André que o  Natal é um estado de espírito, e melhor do que ser Natal só em dezembro,  o seu  espírito devia  permanecer o ano inteiro.

A finalizar, o relato do cumprimento do Plano de Atividades do AEOH, com destaque para o intercâmbio entre o nosso agrupamento  e a V LO Zamoyski Dąbrowa Górnicza, escola polaca de Dabrowa Görnicza e para o arranque do programa Parlamento dos Jovens.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, edição e montagem de Estevão Abreu, Manuel Monteiro e Patrícia Nunes, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Anterior Comunicado de Nuno Pereira, porta voz da MAAVIM
Seguinte Góis conta com Balcão da Inclusão

Notícias Relacionadas

Informação

Pianista Tiago Nunes e tenor Pedro Rodrigues apresentam “Gala de Ópera” em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital acolhe, no próximo domingo, dia 8, pelas 17h00, um espetáculo de ópera. A iniciativa inédita acontece na Casa da Cultura pela mão da CulturCentro,…

Região

Leiria: Colisão entre veículo ligeiro e motociclo provoca um morto

Um homem morreu, hoje, na sequência da colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo no IC2, em Leiria.

Última Hora

A1 reaberta pelas 7h00 após acidente na Mealhada

A Autoestrada do Norte (A1) foi reaberta cerca das 07h00 de hoje no nó da Mealhada, distrito de Aveiro, depois de ter estado cortada várias horas devido a um acidente

Última Hora

Intercâmbio gastronómico reúne Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e Gerrit Komrij College em jantar temático

Hoje, dia 11 de abril, acontece na cantina da escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), pelas 19h30, um jantar temático holandês.

Destaque

Oliveira do Hospital vai ser o primeiro município do interior a acabar com fossas sépticas

Foi hoje assinado em Oliveira do Hospital o contrato de empreitada da requalificação e ampliação da ETAR da cidade, num investimento de mais de 800 mil Euros

Informação

18 detenções, 509 infrações e 60 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 17 a 23 de julho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Região

Rodrigues Gonçalves apresenta livro sobre “Brás Garcia de Mascarenhas” (com vídeo)

O conhecido autor do concelho de Oliveira do Hospital, A.J.Rodrigues Gonçalves vai apresentar no próximo domingo um novo trabalho literário. “Brás Garcia de Mascarenhas, aventureiro, poeta, …

Região

Seia: Homem morre em acidente com trator agrícola

Um homem com 62 anos morreu ontem na sequência do despiste de um trator agrícola em Seia, no distrito da Guarda.

Informação

Serra da Estrela: Estância produz neve artificial para prolongar época

A Estância de Esqui da Serra da Estrela está a produzir neve artificial para tentar prolongar a época pelo menos até dia 22 de abril, com várias pistas abertas.

Região

Vice-presidente da Câmara de Santa Maria da Feira morre aos 52 anos

O vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, José Manuel Oliveira, morreu hoje aos 52 anos, vítima de doença súbita.

Informação

Estão abertas as inscrições para o concurso Soltem Talentos 2018

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do concurso “Soltem Talentos 2018”, dinamizado pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, através do Pelouro da Cultura.

Informação

Alexandrino quer voltar a ver JI com “10, 15 ou 20 alunos”. Autarca prepara arranque de novo centro escolar na cidade (com vídeo)

O Jardim de Infância (JI) de Alvôco de Várzeas foi, esta manhã, o local escolhido pelo Município de Oliveira do hospital para assinalar o arranque do novo ano escolar.