“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova
30 Março, 2018 898 visualizações

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 31 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 23.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a análise da viagem/visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, efetuada por um grupo de vinte e cinco alunos e cinco professores do nosso agrupamento, nos dias 22 e 23 de março. Os cinco alunos do Clube de Rádio que participaram nesta visita, a Catarina Duarte, o Gonçalo Branco, a Inês Brás, a Francisca Rodrigues e o João Oliveira, fizeram-nos o balanço desta experiência, dizendo que apreciaram sobremaneira o Parlamento Europeu e a Grand Place, o coração geográfico, histórico e comercial da capital belga, além de ser uma das praças mais notáveis da Europa. Os alunos brindados com esta viagem, oferecida pelo eurodeputado Marinho e Pinto, foram aqueles que se destacaram na participação nos clubes e nas atividades extracurriculares, pelo que fica vincado mais uma vez o incentivo e o apelo para a participação nestas, que tanto enriquecessem os nossos jovens.

Já nas rubricas habituais, nas “Notícias do nosso Mundo”, a Catarina Duarte reporta a luta da jovem palestiniana Ahed Tamimi, de apenas 17 anos, que é já o rosto da resistência à ocupação da Cisjordânia. Foi condenada a oito meses de prisão por ter agredido dois soldados armados, junto à casa da sua família. E por ter partilhado o vídeo desse confronto nas redes sociais. O caso que a levou à prisão remonta a dezembro, mas a sua história de resistência começa logo na sua infância. Não podemos esquecer também os dados que tanto a Amnistia Internacional, como outras organizações de direitos humanos, têm reforçado: existem atualmente 350 crianças palestinianas que se encontram em prisões e centros de detenção israelitas.

No âmbito da política nacional, a Bárbara Coquim reporta que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, expressou sentir vergonha pela pobreza existente em Portugal e apelou à criação, com urgência, de uma estratégia nacional. O Presidente defendeu que este caminho “é o único condizente com o realismo da Constituição da República Portuguesa”, com a visão de “um personalismo assente na dignidade da pessoa humana”.

Na rubrica “Jovens Atentos”, refere que a decisão do Conselho de Veteranos que contrariou o resultado do referendo aos estudantes de Coimbra, que terminava com a garraiada na Queima das Fitas, foi considerada nula, segundo o Dux Veteranorum. Este foi o mote para os membros do clube expressarem as suas opiniões sobre o assunto.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues diz que um sobreiro assobiador português foi eleito árvore europeia do ano, trata-se de um sobreiro plantado há 234 anos em Águas de Moura, no Alentejo.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás noticia que a Câmara do Porto está a estudar a criação de um parque canino onde os animais possam andar sem trela e o PAN vai apresentar uma “proposta modelo” para o projeto avançar.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é um clássico, “O Arco de Santana” de Almeida Garrett, escritor português do século XIX, que deixou várias obras-primas na poesia, no teatro e na prosa, inovando a escrita e a composição em cada um destes géneros literários.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é o drama “Maria Madalena”, um retrato autêntico e humanista de uma das figuras mais enigmáticas da História, em exibição nos cinemas.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é Sherlock é uma série de drama e mistério baseada nas histórias do detetive Sherlock Holmes escritas por Arthur Conan e criada por Steven e Mark.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes convida os ouvintes para uma visita diferente, às Casas de escritores – Um roteiro literário de Lisboa. Aqui nasceram, viveram ou morreram. Alguns espaços receberam novos inquilinos, outros tornaram-se museus que celebram o trajecto dos escritores. Descubra, para já, quatro paragens com um espírito literário. De um rés-do-chão para Camões a um miradouro para Sophia, sem esquecer essa fachada emblemática no Bairro Alto por onde passaram não um mas vários escritores.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque para o sucesso da Festa da Primavera, que teve a honra da visita do senhor Ministro da Educação e para o Europia 2020, um projeto europeu no âmbito do Programa Erasmus +, em que o nosso Agrupamento participa.

Ouça este programa, com a sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Anterior Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 recolhem assinaturas pela melhoria da via
Seguinte Calendário desportivo de fim-de-semana

Notícias Relacionadas

Região

Deputado do BE, solidário com oliveirenses, defende igualdade no apoio às empresas e à agricultura

José Manuel Pureza, deputado do Bloco de Esquerda na Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Coimbra, escolheu hoje o concelho…

Última Hora

Câmara de Arganil inaugura reabilitação de estrada afetada pelo incêndio

No âmbito da reposição das condições das estradas municipais danificadas pelos incêndios de outubro de 2017, o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa,…

Informação

Câmara de Arganil com investimento superior a 1 milhão de euros na área da Educação

A Câmara Municipal de Arganil aprovou o orçamento para 2020, contabilizando cerca de 1 milhão e 110 mil euros para investimento na área educação, encarada pelo Município como um dos

Informação

Suspeito de violar e quase matar uma mulher em Oliveira do Hospital foi vizinho da vítima

O homem de 32 anos que foi detido pela Policia Judiciária, na passada quinta feira, por suspeita de violar e tentar matar uma mulher em Oliveira do Hospital era conhecido

Região

Mealhada: PJ apreendeu elevado número de armas e munições proibidas 

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, no âmbito de investigação que tem a seu cargo, procedeu à apreensão de um elevado número de armas

Última Hora

‘Coimbra Região de Cultura’ promove espetáculo de fado para crianças em Mortágua

‘Fado Menino’ é a próxima iniciativa do ciclo ‘À Volta do Fado’, a realizar-se no dia 19 de janeiro, sábado, pelas 21h30, no Centro de Animação Cultural de Mortágua.

Informação

Proteção Civil alerta para queda de neve, vento e agitação marítima

Atendendo à informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Proteção Civil alerta para o agravamento do estado do tempo nas próximas 72 horas,…

Última Hora

Mulher de 40 anos que desapareceu na Guarda já foi encontrada

Uma mulher de 40 anos que se encontrava desaparecida em Gonçalo, na Guarda, já foi encontrada, confirmou fonte da GNR.

Educação

Agrupamento de Escolas conta com 1500 figurantes em mais um desfile de Carnaval

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital irá realizar, no próximo dia 1 de março, o Desfile de Carnaval 2019, participado pelos alunos de todas as escolas do concelho.

Última Hora

Chuva, vento, neve e agitação marítima a partir de hoje no continente

A chuva e o vento forte, queda de neve e agitação marítima vão afetar as regiões de Portugal continental a partir de hoje devido a depressões que estão no oceano

Região

IEFP reúne com autarcas do Pinhal Interior Norte

O Centro de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior Norte do IEFP, localizado em Arganil, promove no próximo dia 26 de fevereiro,…

Informação

Resultados desportivos do fim-de-semana

O Sampaense Basket venceu o Eléctrico FC por 83-78 na 8ª jornada da Proliga. A equipa de S. Paio de Gramaços segue em 8º lugar, com 8 pontos.