“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova
1 Dezembro, 2017 985 visualizações

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 2 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 8.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista ao sr. Paulo Marques, uma personalidade muito conhecida no nosso meio pela proteção que dá aos animais. Foi precisamente este o mote para a conversa, bem como o flagelo do abandono animal. Falou-nos ainda da associação que criou em 2014, “Patudos Peludos e Companhia” e das dificuldades que sente no dia-a-dia para levar a bom porto a tarefa hercúlea a que se propôs, acolher todos os animais que lhe chegam diariamente. Admiramos muito a sua abnegação em prol dos animais, as suas palavras denotam amor pelos peludos e patudos que cuida. Apelamos aos nossos ouvintes para se fazerem sócios da associação e contribuam para esta causa tão meritória.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, a Catarina Duarte reporta que as Ordens dos Médicos, dos Nutricionistas, dos Enfermeiros, dos Farmacêuticos e dos Médicos Dentistas deram o seu parecer favorável à aplicação de medidas sobre o excesso de sal nos alimentos, como a prevista na proposta do Orçamento do Estado para 2018. Em Portugal há um consumo excessivo de sal e doenças associadas a este excesso. Esta medida foi discutida na semana passada na Assembleia da República, mas não foi aprovada. Facto que lamentamos, dada a sua pertinência.

No âmbito político, a Bárbara Coquim destaca que o presidente da República quer que a Educação se torne uma prioridade nacional, tendo exaltado a importância de promoção do sucesso escolar e a necessidade de encontrar convergências.

O Daniel Pereira fez referência à gala de homenagem ao dr. António Vaz Patto, que decorrerá no próximo dia 3 de dezembro, na Casa da Cultura. Deixou ainda a nota que a NBA, a liga americana de basquetebol, consegue ter salários mais elevados que os reputados clubes europeus como o Real Madrid, o Barcelona ou o Paris Saint-Germain.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás diz que para além dos benefícios mais óbvios de ter um cão, como o companheirismo e o exercício físico, ter um cão pode mesmo salvar a sua vida, diz a ciência.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente” reporta que os cientistas defendem que as árvores urbanas são uma importante estratégia para a melhoria da saúde pública nas cidades, devendo ser financiadas como tal.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Sonhos Proibidos”, publicado no ano de 2011, pela escritora britânica Lesley Pearse. Se for apaixonado por romances não vai querer perder este livro.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes propõe uma visita à Wonderland Lisboa, o mega mercado de Natal que regressa em dezembro à capital. Aliás, segundo o jornal inglês The Guardian Lisboa é a melhor cidade da Europa para fazer compras de Natal. A nossa capital já bateu as sempre populares Copenhaga, Munique e Gante.

A Daniela Lopes destaca, na rubrica “Personalidades”, César Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, entre 1989-93, catedrático e historiador reputado. Um eterno revolucionário, de grande genuinidade, que marcou uma época da História de Portugal, daí que o seu testemunho seja perene.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque para a edição 2017-18 do programa o Parlamento dos Jovens.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Anterior Mais de 10 oliveirenses internados após o fogo. Quatro são “preocupantes”
Seguinte FCOH vai jogar à Tocha. AD Lagares defronta o União FC. ADN joga com Sertanense. Sampaense Basket recebe Beira-Mar

Notícias Relacionadas

Informação

Município de Oliveira do Hospital investe 50 mil euros em bolsas de estudo para o ensino superior

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital volta a apoiar, uma vez mais, os alunos economicamente carenciados do concelho que frequentam estabelecimentos de ensino superior público. A atribuição das bolsas

Região

Instrução do processo de reconstrução de casas em Pedrógrão Grande já arrancou

A instrução do processo de reconstrução de casas ardidas no incêndio de Pedrógão Grande, em 2017, começou hoje no Tribunal de Leiria,…

Região

Região: Acidente de viação provocou um morto

Um homem de 36 anos morreu, ontem, na sequência de um despiste de um veículo ligeiro na Estrada Nacional 18, em Vila Velha de Ródão, informou o Comando Distrital de

Destaque

Dois homens ficaram feridos com gravidade em atropelamento na localidade de Parceiro

Dois homens, com idades na casa dos 50 anos, ficaram feridos com gravidade no sábado à noite quando tentavam rebocar uma carrinha, na localidade de Parceiro, freguesia de S. Gião,

Informação

Incêndio em habitação em Idanha-a-Nova faz uma vítima mortal

Um idoso de 99 anos morreu, esta manhã, na sequência de um incêndio que deflagrou na sua habitação, em Salvaterra do Extremo, Idanha-a-Nova.

Última Hora

Aldeia das Dez prepara a XV Festa da Castanha

Aldeia das Dez prepara-se para a XV Festa da Castanha que se realiza no próximo fim de semana, dias 29 e 30 de outubro, …

Informação

Gosto por Oliveira do Hospital leva Lucinda Maria a escrever “Terra do Meu Coração”

“Terra do Meu Coração” é o título do novo livro da oliveirense Lucinda Maria. O novo trabalho dedicado ao concelho, em jeito de prosa e poesia,…

Última Hora

Animação de Natal incentiva às compras em Oliveira do Hospital

A ADI – Agência para o Desenvolvimento de Tábua e Oliveira do Hospital, em parceria com o Município de Oliveira do Hospital, lançou a campanha “Este Natal faça compras no

Informação

Rádio Boa Nova associa-se a concerto solidário “Juntos por Todos”

Hoje, dia 27 de junho, a Rádio Boa Nova vai transmitir, pelas 21h00, o concerto solidário “Juntos por Todos” associando-se à iniciativa que junta 25 artistas…

Cultura

Comemorações 25 de abril: Autarca de Oliveira do Hospital não vai dar “tréguas” ao governo

Na comemoração oficial do 42º aniversário do 25 de abril, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital garantiu, ontem, não dar “tréguas” ao governo na resolução dos problemas

Região

Presidente da Câmara de Góis arguida por difamação a um vereador

A presidente da Câmara de Góis, a socialista Lurdes Castanheira, foi constituída arguida num processo por difamação movido por um vereador do seu partido.

Última Hora

“Temos todas as condições para um grande ano na Eptoliva”

A Eptoliva realizou, esta manhã, a aula de abertura do novo ano letivo. Diante dos novos alunos, a direção da escola vincou o propósito de repetir…