“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova
17 Novembro, 2017 954 visualizações

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 18 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 6.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, a Catarina Duarte alerta para o facto de os portugueses apresentarem um nível de carência de vitamina D, que pode ser produzida através do sol, superior às pessoas dos países nórdicos. Segundo os especialistas em reumatologia a falta de vitamina D é diretamente responsável por doenças como a osteoporose e a osteomalacia. Há vários estudos que relacionam os níveis baixos de vitamina D com uma variedade muito grande de doenças, entre elas a diabetes, enfarte do miocárdio, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, certas formas de cancro e de infeção. Ora esta falta é um contrassenso num país tão ensolarado como o nosso.

Destaca também a notícia de que o Parlamento Federal do Canadá aprovou recentemente, por unanimidade, uma lei que declara junho como o “Mês do Património Português”.

Em “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim refere que a associação Transparência e Integridade solicitou recentemente ao ministro da Educação que faça o levantamento de todos os casos em que alunos tenham sido alvo de processos disciplinares por denunciarem a má qualidade da comida das cantinas. Este tema, tão mediatizado nas últimas semanas, suscitou a análise em estúdio.

Já no âmbito político, salienta a celebração do centenário da revolução bolchevique, a mãe das revoluções, por um deputado da Assembleia da República.

O Daniel Pereira referiu que no próximo fim-de-semana vai decorrer, em Castelo Branco, o campeonato nacional de Boccia, onde ele vai participar com a sua equipa.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás explica-nos as razões de sentirmos mais empatia por cães do que por pessoas.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues dá conta de um estudo sobre os riscos de colisão de diferentes espécies de aves e morcegos com turbinas de parques eólicos, este revela que duas das aves de rapina comuns em Portugal, as águias-reais e os grifos, estão entre as mais ameaçadas.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “A Rapariga no Comboio” de Paula Hawkins, publicado no ano de 2016. Um livro perfeito para quem gosta de suspense e emoção até à última linha.

O Gonçalo Branco sugere a série “Vikings”, escrita por Michael Hirst para o canal História. Esta é uma série de drama histórico, ação e aventura.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes propõe uma visita a Linhares da Beira, o seu imponente Castelo, contruído no reinado de D. Dinis, é o ex-líbris da aldeia e principal cartão-de-visita. Deambular pelas ruas desta aldeia museu é fazer uma incursão ao passado e à sua história. Linhares fica apenas a cerca de 50Km e merece a sua visita.

A Liliana Silva destaca, na rubrica “Personalidades”, António Monteiro, um exemplo de beirão empreendedor e ilustre, em Oliveira do Hospital, durante o século XX.

A sugestão cinematográfica da Catarina Duarte é um romance biográfico “Vive”, em exibição nos cinemas.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Anterior Proteção Civil alerta para perigo de incêndio
Seguinte “Sonho? Logo existo” é o novo livro de Lucinda Maria

Notícias Relacionadas

Educação

ISEC vai lançar Cursos Técnicos Superiores de Engenharia na Figueira da Foz

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra vai formar estudantes na Figueira da Foz. A falta de técnicos profissionais ligados à robótica, eletromecânica e informática,…

Informação

“Espaço Blc3 – Ciência no Interior” destaca projeto Geonatur

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Bruno Rodrigues Teixeira, promotor do projeto “Geonatur”.

Região

Férias Ativas nas Bibliotecas encerraram na praia fluvial de Alvoco das Várzeas

As Férias Ativas nas Bibliotecas Públicas Municipais culminaram com um mega encontro, onde se reuniram muitos dos participantes neste programa ocupacional…

Informação

Município de Oliveira do Hospital poupa cerca de 425 mil euros com Programa de Eficiência Energética

O Programa de Eficiência Energética, criado em 2013 pelo Município de Oliveira do Hospital (MOH) para promover a redução…

Informação

AEOH avança com publicação de newsletter quinzenal

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) decidiu avançar com a publicação de uma newsletter quinzenal dedicada à oferta da formativa.

Informação

Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz são alvo de buscas pela Polícia Judiciária

O Jornal Expresso adianta, hoje, que  quartel dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz foi alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária, …

Nacional

Chuva regressa hoje. Dez distritos sob aviso devido à agitação marítima

Dez distritos de Portugal continental vão estar na quarta e na quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da

Última Hora

Morreu António Manuel Arnaut

O advogado António Manuel Arnaut morreu esta quarta-feira, vítima de doença, aos 59 anos, em Coimbra, um ano depois do falecimento do pai, António Arnaut, criador do Serviço Nacional de

Região

Homem foi atropelado mortalmente na Figueira da Foz

Um homem, com 63 anos, foi atropelado mortalmente pelo próprio carro, ontem ao final da tarde, na Rua das Rosas, na localidade de Buarcos, …

Região

Defesa da coesão do território juntou Turismo do Centro e Secretaria de Estado da Valorização do Interior

O Turismo Centro de Portugal e a nova Secretaria de Estado da Valorização do Interior reuniram-se em Castelo Branco, na passada segunda-feira, num encontro “muito produtivo e em que ficou

Última Hora

País: Maioria dos alunos do 9.º ano chumba a Português e Matemática

Mais de metade dos alunos do 9.º ano chumbaram na 2.ª fase da prova final de Português, assim como a maioria dos estudantes que fez a prova…

Sociedade

Mais de 80% de Portugal continental em seca severa em setembro

Mais de 80% de Portugal continental encontrava-se em setembro em seca severa, segundo o Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que caracterizou aquele mês como