“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova
28 Abril, 2017 1542 visualizações

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 29 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 28.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a rubrica “Jovens Atentos”, apresentada pela Bárbara Coquim, reporta que o ex-Presidente dos EUA, Barack Obama, deu o primeiro passo na sua agenda pós-Casa Branca: mobilizar a próxima geração de líderes políticos.

Na primeira aparição pública depois de ter deixado a presidência dos Estados Unidos, Barack Obama evitou o tema “Trump” e optou por sublinhar a importância do interesse e da participação dos jovens na política, aproveitando ainda para deixar um alerta sobre as partilhas nas redes sociais. Intervenção muito oportuna, na nossa opinião.

Já no âmbito político, a Bárbara Coquim reporta que a chanceler alemã, Angela Merkel, vai defender junto do G20 a necessidade de dar novas facilidades financeiras para o acesso ao crédito por parte das mulheres, como forma de combater as atuais desigualdades entre géneros no contexto económico.

O Daniel Pereira exalta o bom exemplo de um jovem madeirense que criou uma escola de dança para pessoas portadoras de deficiência.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues noticia que uma equipa de cientistas descobriu que a espécie conhecida por traça-da-cera, cujas lagartas normalmente se deliciam com o mel e a cera das abelhas, também comem polietileno, um dos materiais plásticos mais resistentes. O anúncio da nova refeição das lagartas da traça-da-cera pode vir a ser uma boa notícia para o ambiente.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere que novas regras legais entram em vigor a 1 de maio para quem tem animais.

Na rubrica “Mundo Automóvel”, o Michael Nunes diz que a BMW prepara “superhíbrido” e apresenta as cinco profissões mais estranhas da indústria automóvel. No âmbito do desporto, destaca que Carlos Vieira surpreendeu o público ao vencer o Rali de Espinho, aos comandos de um Citroën C3 R5.

Como sugestão de leitura, a Inês Brás recomenda um clássico, A Metamorfose de Franz Kafka, um dos mais carismáticos autores do século XX.

Na rubrica “viagens”, o Michael Nunes convida os ouvintes a viajarem até ao Porto para visitarem duas excelentes exposições. Leonardo da Vinci – As Invenções do Génio, patente no Edifício da Alfândega do Porto, até 31 de julho, e a exposição Yo-yo, na Fundação de Serralves, a primeira mostra individual numa instituição museológica da jovem pintora portuguesa Ana Manso.

A sugestão cinematográfica do Pedro Oliveira é um filme de ação, Velocidade Furiosa 8, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a 2ª edição, deste ano letivo, do jornal do Agrupamento, o MEGA 5; e para a visita de estudo de Filosofia a Coimbra, com os alunos do 10.º ano, que decorreu no dia 19 de abril.

Ouça este programa, com a sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

AEOH – A Escola e o Meio (Podcast)

Anterior Ca$h Resto Z€ro com olhar sobre a importância de “discutir Fátima”
Seguinte "O Sol bailou ao meio dia?!" Fátima, Fé e História… 100 anos depois (O video)

Notícias Relacionadas

Última Hora

Marcelo Rebelo de Sousa  foi internado para fazer um cateterismo

O Presidente da República vai ser sujeito a uma intervenção cirúrgica esta tarde.

Nacional

Operação “Páscoa”: 4 908 infrações, 764 acidentes e 163 detenções até ao momento

A Operação” Páscoa 2019” da GNR arrancou na última quinta-feira e, até ontem à noite, registou um total de 764 acidentes que deram origem a 27 feridos em estado grave

Última Hora

Autarcas e governo aplaudem projeto de infraestruturação em fibra ótica da Altice no Maciço Central da Serra da Estrela

O projeto de infraestruturação em fibra ótica, pela Altice Portugal, em seis concelhos do Maciço Central da Serra da Estrela (Seia, Covilhã, Manteigas, Gouveia, Fundão e Oliveira do Hospital) …

Região

Dois anos após o fogo: PCP entende que região está “mais pobre e mais abandonada”

O PCP, visitou as zonas afetadas pelo grande incêndio de 15 de outubro , com uma delegação com Ana Mesquita, Deputada do PCP na Assembleia da República …

Sociedade

Conhecidos humoristas protagonizam espetáculo a favor das vítimas dos incêndios de outubro

O Auditório do Conservatório de Música de Coimbra acolhe, esta noite, pelas 22h00, “Rir por uma Causa Maior”, uma iniciativa da associação SOS Arganil, a favor das vítimas dos incêndios

Sociedade

Hospitais de Coimbra homenagearam 204 enfermeiros em sinal de “respeito”

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) homenageou, ontem, 204 enfermeiros com 35 e mais anos de serviço, numa cerimónia que o presidente do conselho de administração…

Informação

PJ deteve a mãe de criança colhida por comboio por suspeita de crime de exposição ou abandono

A Polícia Judiciária anunciou a detenção da mãe do menino de dois anos e meio que foi colhido por um comboio Intercidades…

Cultura

Aldeias de Montanha: VII Tradição e Transmissão em Alvoco das Várzeas

  Alvoco das Várzeas é palco da 7ª edição do evento “Tradição e Transmissão”, a decorrer entre os dias 8 e 10 de dezembro.

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 12 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 6.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Idoso morreu em Carregal do Sal quando realizava uma queimada

Um idoso, com 86 anos, morreu hoje em Albergaria, Oliveira do Conde, no concelho de Carregal do Sal, quando procedia a uma queimada.

Informação

Idosos de IPSS de Penacova participaram em “Matiné Dançante”

Na continuidade das atividades previstas na Rede Social para o ano de 2018, no passado dia 24 de maio, cerca de 150 idosos das várias Instituições Particulares de Solidariedade Social

Última Hora

GNR deteve alegado burlão que vendia fotocópias da Lotaria Clássica em Seia

O Comando Territorial da GNR da Guarda deteve, em Seia, um homem de 49 anos, que vendia fotocópias da Lotaria Clássica da Santa Casa da Misericórdia como sendo autênticas.