“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova
7 Abril, 2017 951 visualizações

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 8 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 26.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista à educadora Filomena Garcia e a três crianças do Jardim de Infância da Bobadela, o Martim Fernandes de 6 anos, a Carlota Lagos de 5 anos e a Andreia Santos de 7 anos. Retomamos assim a colaboração deste Jardim com o Clube de Rádio, que começou no ano letivo anterior. Desta vez vieram falar das múltiplas atividades que desenvolveram no âmbito da “Semana da Leitura” do AEOH, que decorreu entre 16 e 31 de março.

Nas rubricas habituais, destacamos a notícia de âmbito nacional, selecionada pela Inês Garcia, Portugal continua a surgir mal posicionado nos rankings de produtividade. Sendo uma questão recorrente, urge perguntar por que razão não conseguimos inverter a situação? Seremos verdadeiramente menos capazes de produzir?

Em “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim refere que o tempo dedicado à Matemática em Portugal é superior à média da OCDE. O ensino da Matemática tem um maior peso no tempo total de aulas do 1.º e 2.º ciclos de escolaridade, que abrange alunos entre os 6 e os 12 anos. A Matemática ocupa 27% do tempo de ensino, contra 12% na Dinamarca, por exemplo. Esta mesma singularidade repete-se no 3.º ciclo.

Já no âmbito político, a Bárbara Coquim reporta que o Ministro da Educação quer 50% da população ativa com o ensino secundário até 2020. Disse também que um dos objetivos do Programa Nacional de Reformas é “reduzir o insucesso escolar” e ter “50% da população ativa com o ensino secundário e 45% com competências digitais até 2020”.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues noticia que especialistas afirmam ter provas de que o tigre-da-indochina, espécie em forte risco de extinção, está a reproduzir-se num parque nacional no leste da Tailândia. Com o total da população do tigre-indochinês a rondar pouco mais de 200 espécimes na atualidade, este anúncio reaviva a esperança na sobrevivência da espécie.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta que a indiferença perante o afeto dos donos é a “acusação” mais frequente aos gatos. Mas, afinal, tudo pode não passar de uma encenação.

Na rubrica “Mundo Automóvel”, o Michael Nunes noticia que a Hyundai está a desenvolver um “sistema de controlo para um motor de capacidade não uniforme” ou, trocando por «miúdos», um sistema de gestão eletrónica para um motor com cilindros de capacidade cúbica desigual. Reportou ainda, no âmbito dos campeonatos, que Bruno Magalhães venceu no passado sábado o Rali do Açores, a primeira prova do Europeu de Ralis, prova igualmente pontuável para o Campeonato Nacional de Ralis.

Como sugestão de leitura, a Sofia Pereira aconselha “A Pérola”, do conceituado escritor norte-americano John Steinbeck. Uma parábola que tem como primordial objetivo transmitir uma lição importante, a ganância desmedida é o trilho mais provável para consumir aos poucos a nossa vida e a relação com as pessoas à nossa volta.

Na rubrica “viagens”, como estamos quase na semana santa, a Inês Garcia convida os ouvintes a visitarem a nossa capital religiosa, Braga.

A sugestão cinematográfica do Pedro Oliveira é um filme de ação, “Ghost in the Shell – Agente do Futuro Atmos ”, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para o “Orçamento Participativo da Escola” e para a “Semana da Leitura”.

Ouça este programa, com a sugestão musical, do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

AEOH – A Escola e o Meio (Podcast)

Anterior ASAE apreende cinco mil litros de leite por falta de rastreabilidade
Seguinte Bispo de Coimbra D. Virgilio Antunes, continua visita no concelho de Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Última Hora

Rodrigues Gonçalves lança livro que ensina a “Viver Feliz” (com vídeo)

António José Rodrigues Gonçalves apresenta no próximo sábado, 1 de fevereiro, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, …

Desporto

Rally Vila Medieval de Ourém vai para a estrada nos dias 16 e 17 de março

Foi numa sala repleta de jornalistas, pilotos, organizadores e entusiastas do desporto automóvel, que decorreu, na manhã de sábado, a apresentação oficial da edição de 2019, ….

Última Hora

Região: Homem morreu ao escorregar para um poço

Um homem de 73 anos morreu, esta manhã de terça-feira, afogado dentro de um poço, em Quintela da Lapa, Sernancelhe.

Informação

Mulher de Mangualde e jovem de Viseu são novos casos de “Baleia Azul”

Estão confirmados mais dois casos relacionados com o jogo “Baleia Azul”. Segundo a PSP e a GNR trata-se de uma jovem de 14 anos de Viseu e uma mulher, de

Informação

Um terço dos habitantes das Beiras vive em “condições indignas”

Cerca de um terço dos habitantes das Beiras e Serra da Estrela “vive em condições indignas” e em situação de “grave carência habitacional”, concluiu um estudo…

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital vai requalificar Bairro Social João Rodrigues Lagos

O Município de Oliveira do Hospital já aprovou os procedimentos concursais para a reabilitação do Bairro Social João Rodrigues Lagos.

Informação

Incêndios: Arganil investe 400 mil euros na reabilitação das linhas de água

A Câmara Municipal de Arganil iniciou os trabalhos de reabilitação e limpeza das linhas de água nas zonas do concelho afetadas pelo incêndio de outubro do ano passado,…

Informação

GNR recuperou material furtado em Seia

O Comando Territorial da GNR da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia, apreendeu, no dia 24 de julho, em Seia, vário material furtado.

Informação

Jovem de Oliveira do Hospital reforça Comunicação do Sporting

O jovem oliveirense Filipe Dinis é o mais recente reforço do departamento de comunicação do Sporting.

Região

“Comboios na Beira Alta” em exposição no Museu Natural da Electricidade

O Museu Natural da Eletricidade assinala amanhã, dia 11, o seu 6º aniversário com a abertura, pelas 15h, de uma nova exposição temporária alusiva ao mundo ferroviário.

Última Hora

Governo aprova plano de ação ‘Mondego Mais Seguro’ com 30 milhões

Um plano de ação para reparar danos provocados pelas cheias de dezembro de 2019 no Mondego, hoje aprovado pelo Conselho de Ministros,…

Informação

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lança Orçamento Participativo Jovem

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está a promover mais uma edição do Orçamento Participativo Jovem,…