“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova
17 Março, 2017 1325 visualizações

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 18 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 23.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos as duas notícias de âmbito nacional, sugeridas pela Inês Garcia, e reportadas pelo Michael Nunes, uma dá conta que a fotojornalista, Violeta Santos Moura, foi distinguida pela conceituada revista norte-americana Time, a portuguesa distinguida é freelancer, já cobriu o conflito israelo-palestiniano e é descrita como tendo um ponto de vista único. A outra notícia refere que uma lei portuguesa é notícia lá fora e Portugal é visto como um exemplo. Trata-se da aprovação no Parlamento da proposta do PAN, que determina que se introduzam opções vegetarianas nas cantinas públicas, nas prisões, escolas e hospitais. Esta lei vai promover a diversidade de hábitos alimentares e incentivar mais pessoas a escolher a opção vegetariana.

O Daniel Pereira comenta a Semana do Desporto Adaptado que decorreu no AEOH e na qual participou com a sua equipa.

Em Jovens Atentos, a Bárbara Coquim refere que as bolsas de estudo passam a ser atribuídas para todo o curso. A medida foi apresentada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e tem como objetivo simplificar e agilizar os processos.

Já no âmbito político, destaca que uma portuguesa está entre os eurodeputados mais influentes, Maria João Rodrigues foi escolhida para integrar o grupo dos deputados com mais peso no Parlamento Europeu. Uma intelectual com espírito reformador e capaz de “virar do avesso” o centro de poder no Parlamento Europeu.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues noticia que a Quercus pede ao Ministro do Ambiente que legisle e proíba a largada de balões, atendendo aos impactos ambientais associados a este tipo de eventos, muitos deles irreversíveis.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta mais um mau exemplo do que os humanos fazem aos animais, aconteceu na Tailândia, um grupo de veterinários realizou uma cirurgia a uma tartaruga com 25 anos de idade para retirar 915 moedas do seu interior. A tartaruga habita num centro de conservação animal em Sriracha, a este de Banguecoque, e num local para o qual os visitantes lançavam moedas à procura de boa sorte.

Na rubrica “Mundo Automóvel”, o Michael Nunes diz que enquanto marcas de superdesportivos, rivais da Ferrari, como a McLaren e a Lamborghini apostam cada vez mais na fibra de carbono para as estruturas dos seus modelos, a Ferrari continua a confiar no alumínio. Já sobre o Rali, noticiou que Kris Meeke venceu, no passado fim de semana, o Rali do México, aos comandos de um Citroën C3 WRC. Nas provas nacionais, José Pedro Fontes e Inês Ponte venceram o Rali de Castelo Branco, aos comandos de um Citroën DS3 R5.

Como sugestão de leitura, a Bárbara Coquim aconselha “Admirável Mundo Novo”, a magistral obra de Aldous Huxley, publicada em 1932, e que se tornaria um dos mais extraordinários sucessos literários. O livro é um aviso, um apelo à consciência dos homens e, passadas tantas décadas, continua com grande atualidade.

Na rubrica “viagens”, a Inês Brás convida os ouvintes a visitarem a Feira de março 2017, que já faz parte da tradição da cidade de Aveiro e é considerada a maior mostra económica da Região Centro. A feira realiza-se entre os dias 25 de março e 25 de abril, no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a excelente participação dos nossos alunos nas sessões distritais do Parlamento dos Jovens e para a semana do Desporto Adaptado que decorreu de 6 e 10 de março.

Ouça este programa, com a sugestão musical, do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

AEOH – A Escola e o Meio (Podcast)

Anterior Rádio Boa Nova comemora 31º aniversário com emissão especial
Seguinte Especial “Cá se Fazem, Cá se Tocam” no 31º aniversário da Rádio Boa Nova

Notícias Relacionadas

Região

Rui Silva é o candidato pelo PS à Câmara de Arganil

Já é conhecido o candidato do PS à Câmara Municipal de Arganil, atualmente liderada pelo social democrata Ricardo Pereira Alves. A aposta da concelhia arganilense recaiu …

Última Hora

PJ deteve homem que ameaçou polícia com arma de fogo em Coimbra

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem de 39 de idade, pela presumível autoria da prática dos crimes de resistência…

Cultura

“Comboios na Beira Alta” em exposição no Museu Natural da Electricidade

O Museu Natural da Eletricidade assinala amanhã, dia 11, o seu 6º aniversário com a abertura, pelas 15h, de uma nova exposição temporária alusiva ao mundo ferroviário.

Última Hora

Operação Baco: GNR registou 1 194 excessos de álcool

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 15 e 28 de maio, intensificou a fiscalização da condução sob influência de álcool, com o objetivo de prevenir a sinistralidade rodoviária

Informação

Altice liga maciço central da Serra da Estrela por fibra ótica

A Altice Portugal vai ligar seis concelhos do maciço central da Serra da Estrela, num investimento de vários milhões de euros. “Este projeto que, tem agora início, vai criar infraestruturas

Última Hora

Festividades de Natal chegam a Seia

No primeiro dia de dezembro, Seia deu as boas-vindas ao Natal com a ligação da iluminação natalícia, onde centenas de luzes e peças decorativas dão cor às principais artérias da

Última Hora

Um milhão de euros para projetos de inovação social no Pinhal Interior que abrange Oliveira do Hospital

Foi lançado, no passado dia 8 de janeiro, um concurso de um milhão de euros, no âmbito da Iniciativa Portugal Inovação Social e do Programa de Revitalização do Pinhal Interior, para projetos de inovação

Sociedade

Sampaense perde em casa 84-83 após prolongamento, em jogo da LPB, segunda fase.

Campeonato Nacional Basquetebol – LPB – 2ª Fase  O Sampaense teve “o pássaro na mão” mas acabou por o deixar fugir nos momentos finais da partida. Uma partida muito disputada

Informação

José Freitas e Marco Vilas Boas à partida do Rali de Portugal Clássicos Desportivos

Inserido no programa do Vodafone Rallye de Portugal, os Clássicos Desportivos vão, como habitualmente disputar …

Sociedade

GNR intensifica fiscalização com operação “Hermes – Viajar em Segurança”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), a partir de amanhã, dia 28 de junho e até dia 1 de setembro, intensifica as ações de patrulhamento, fiscalização e apoio aos utentes…

Última Hora

Município de Nelas inicia celebrações de Natal

O Município de Nelas inicia, hoje, pelas 18 horas, as celebrações da Quadra Natalícia com a inauguração do Mercado de Natal…

Politica

PSD de Oliveira do Hospital pede esclarecimentos a Costa sobre atraso “nas obras no IC6”

A Comissão Política do PSD de Oliveira do Hospital quer que o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino e o primeiro Ministro, António Costa, esclareçam os oliveirenses sobre…