“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova
18 Fevereiro, 2017 1259 visualizações

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 18 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 19.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a notícia de âmbito nacional, reportada pela Inês Garcia, que dá conta dos Prémios Mulheres na Ciência que distinguiram quatro jovens portuguesas. Estas cientistas desenvolveram projetos de investigação inovadores nas áreas da saúde e do ambiente, nomeadamente sobre infertilidade, malária, regeneração óssea e mobilidade. O prémio vai na sua 13.ª edição e já apoiou projetos inovadores de 41 jovens cientistas portuguesas e o objetivo da iniciativa é contemplar o estudo de temas “originais” e “relevantes” para a saúde e para o ambiente.

O Daniel Pereira anuncia a constituição da equipa de Boccia da Santa Casa da Misericórdia de Galizes, a que pertence, e fala do campeonato que está prestes a arrancar.

Em Jovens Atentos, a Bárbara Coquim refere um assunto delicado, mas preocupante e pertinente para os jovens, as drogas da violação usadas em discotecas. O psiquiatra Luís Patrício chama-lhes “droga de atitude”, usadas para perturbar o estado de consciência de outra pessoa, invadir a sua privacidade e a sua intimidade, o médico explica que o álcool é uma dessas substâncias psicoativas, mas que geralmente, quando se fala em drogas, as mais usadas são a quetamina, o flunitrazepam e o GHB. É preciso estar atento.

Já no âmbito político, a Bárbara Coquim abordou mais uma matéria candente, a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade anunciou que a violência e estereótipos de género vão ser tratados no contexto da educação para a cidadania, do pré-escolar ao 12.º ano, já a partir do próximo ano letivo. Diz a responsável que “estas questões têm que começar a ser trabalhadas no pré-escolar, para que as crianças as encarem como negativas desde muito cedo.”

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta mais uma má notícia, Associações ambientalistas têm recebido denúncias sobre descargas poluentes no rio Tejo. A origem desta contaminação estará numa fábrica de celulose em Vila Velha de Ródão, de onde são conhecidas as descargas feitas nos últimos anos, e que dão um tom acastanhado às águas. Mais um crime contra o ambiente.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere que o Presidente da República aprovou o estatuto jurídico dos animais e os tribunais vão tratá-los como crianças. Em caso de divórcio, fica estipulado com quem vão ficar os bichos. O que nos parece muito bem, pois ao animais são seres vivos com sentimentos e não coisas.

Na rubrica “Mundo Automóvel”, o Michael Nunes diz que a Volkswagen decidiu apostar em força nos híbridos a gasolina de 48 volt para substituir os Diesel nas suas gamas. Relativamente ao desporto automóvel, disse que no Rali da Suécia, que Jari-Matti Latvala venceu,  a Toyota e a Ford confirmaram o bom arranque de temporada.

Em sugestão de leitura, a Sofia Pereira recomenda um conto de Vergílio Ferreira, que se encontra no livro ‘’A palavra mágica: um conto’’.

Na rubrica viagens, a Patrícia Correia aconselha o roteiro das feiras e festas do queijo serra da Estrela na nossa região, e que decorrem a partir de 18 de fevereiro e até 19 de março, com destaque para a nossa Festa do Queijo que terá lugar a 11 e 12 de março.

A sugestão cinematográfica do Pedro Oliveira é “ La La Land: Melodia de Amor”, uma comédia, musical e romance, que já foi considerado um dos melhores filmes de 2016, e que está em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para o RoadShow dos Cursos Profissionais, para o desfile de Carnaval,

que terá lugar no próximo dia 24 de fevereiro, e para o orçamento participativo das escolas.

Ouça este programa, com a sugestão musical, do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

AEOH – A Escola e o Meio (Podcast)

Anterior Projeto GST Train Experiences pretende estruturar o turismo na região
Seguinte Sampaense vence Eléctrico Ponte de Sôr por 91-78, após "grito do ipiranga" nos balneários ao intervalo.

Notícias Relacionadas

Sociedade

Equipas “Vida por Vida BV” promovem ação “Vamos falar sobre: cancro da pele a cancro nos testículos” (com vídeo)

As duas equipas “Vida por Vida BV” criadas no seio dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital promovem hoje, dia 17, pelas 21h00 ….

Última Hora

Homem de 73 anos detido por suspeita de abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve um homem com 73 anos, …

Informação

Câmara avança com inquérito para avaliar qualidade das refeições escolares

A vereadora da Educação do Município de Oliveira do Hospital, Graça Silva, informou na última reunião da Assembleia Municipal, que “vai passar um inquérito”…

Última Hora

Celorico da Beira: Cinco homens identificados por caça ilegal ao javali

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Proteção Ambiental da Guarda, identificou, no passado dia 29 de dezembro, cinco homens com idades compreendidas entre os 32 e os

Última Hora

Idosos de IPSS de Penacova participaram em “Matiné Dançante”

Na continuidade das atividades previstas na Rede Social para o ano de 2018, no passado dia 24 de maio, cerca de 150 idosos das várias Instituições Particulares de Solidariedade Social

Informação

Portugal 2020: Projetos aprovados no interior ultrapassam 400 milhões de euros

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, afirmou que, dos 1 600 milhões de euros aprovados no âmbito do Portugal 2020 para projetos

Última Hora

Militar da GNR encontrado sem vida no Destacamento de Trânsito de Coimbra

Um militar, com 45 anos foi encontrado hoje, cerca das 12h35, “inanimado” nas instalações do Destacamento de Trânsito da GNR de Coimbra “na sequência de um aparente disparo com a

Destaque

Greve causa “constrangimentos” mas não fecha escolas em Oliveira do Hospital

A greve de funcionários não docentes convocada para esta sexta-feira está a causar “alguns constrangimentos” na escola sede do Agrupamento de Oliveira do Hospital, onde cerca de 50 por cento

Informação

Duas pessoas afogadas numa barragem e num poço na região Centro

Dois homens morreram ontem afogados num poço e numa barragem, nos concelhos da Meda e de Abrantes.

Informação

Turismo no Centro de Portugal bateu recordes em 2017

Os resultados definitivos da atividade turística em 2017, publicados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, comprovam que o ano passado foi o ano de todos os recordes para o Centro de

Última Hora

Mulher morreu horas depois de ter sido atropelada pelo próprio carro em Oliveira do Hospital

Uma mulher de 72 anos morreu, ontem, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, depois de ter sido colhida pelo próprio carro, à entrada da garagem, na cidade de Oliveira

Informação

Altice garante fibra ótica em 95 por cento do concelho de Oliveira do Hospital

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital garante a cobertura de fibra ótica em 95 por cento do concelho…