“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova
30 Dezembro, 2016 1346 visualizações

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia de 31 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, quase na passagem de ano para 2017, é emitido o 13.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

 Dele destacamos a notícia de âmbito nacional, reportada pela Inês Garcia, segundo a qual as receitas turísticas em Portugal alcançaram os 1,3 mil milhões de euros só no mês de outubro. Este número representa um aumento de 16,8%, de acordo com os dados do Banco de Portugal. Boas notícias para a nossa economia.

Em Jovens Atentos, a Bárbara Coquim refere a recente proposta da Juventude Popular que defende que “não é aceitável que se fale de contraceção sem falar também em abstinência”. Esta proposta conservadora foi, obviamente, dissecada pelos jovens em estúdio.

No âmbito da política nacional e internacional, a Bárbara Coquim fez uma retrospetiva muito interessante do ano que agora termina. Um ano frenético, mas que fica para a história: as sondagens ou opiniões avalizadas falharam todas. Foi também a altura do Clube de Rádio fazer o balanço de 2016.

O Daniel Pereira, utente da Santa Casa da Misericórdia de Galizes, falou-nos da fábula que representou para um grupo de crianças.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues diz que cada português produziu 464 Kg de lixo em 2015, a segunda maior quantidade dos últimos cinco anos, enquanto a indústria teve menos resíduos, mas mais dos perigosos. As Estatísticas do Ambiente de 2015, divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística, referem que os resíduos direcionados para reutilização e reciclagem atingiram 36%, o que representa um aumento acumulado de 15 pontos percentuais desde 2011. Há muito a fazer neste âmbito, para criar consciência ecológica e para preservar o ambiente.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás noticia que nesta legislatura, em que os direitos dos animais têm tido cada vez mais expressão, é com enorme satisfação que assistimos no final deste ano à aprovação da alteração do estatuto jurídico dos animais e que reuniu o consenso de todas as forças partidárias. Este é um marco histórico, que junta Portugal aos países mais evoluídos nestas matérias.

Na rubrica “Mundo Automóvel”, o Michael Nunes refere os 7 finalistas para carro europeu do ano 2017. O “car of the year” é um prémio que existe desde 1964 e que pretende eleger o carro do ano tendo em conta parâmetros como potência, design, acabamento e inovação. Disse ainda que numa altura de descanso das competições de F1, as movimentações nos bastidores com vista à preparação da próxima época têm sido intensas.

A Inês Garcia sugere a leitura da obra queirosiana “A Cidade e as Serras”, onde Eça sugere o tema clássico do elogio da “aurea mediocritas”, quando mostra que nem é o fausto, nem o conforto, nem a ciência que fazem o homem feliz, mas sim uma vida calma, simples e natural.

A Patrícia Correia faz sugestões ‘low cost’ para o réveillon, na capital ou em Oliveira do Hospital, a escolha é do ouvinte.

A sugestão cinematográfica do Pedro Oliveira é um drama, “Beleza colateral”, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a fase escolar do programa Parlamento dos Jovens e para  a apresentação do mais recente livro do professor Luís Filipe Torgal, “Tomás da Fonseca, «Missionário do Povo». Uma biografia”, no próximo dia 13 de janeiro, pelas 18.30H, na biblioteca da escola sede do AEOH.   Ouça este programa, com a sugestão musical, do João Oliveira, que não esqueceu o tributo a Georges Michael, estrela Pop recentemente falecida, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

https://www.radioboanova.pt/aeoh-a-escola-e-o-meio-podcast/

Votos de feliz Ano Novo a todos os nossos ouvintes.

Anterior Carta de condução com novas regras a partir de Janeiro 2017
Seguinte Deputado do PSD criticou “festas, festinhas e festarolas”. Alexandrino acusou Rafael Costa de “tiques de autoritarismo de direita”

Notícias Relacionadas

Informação

Websérie “15 Memórias do Fogo” recebeu dois prémios no CineEco

“15 Memórias do Fogo”, a série documental que imortalizou 15 memórias do dia 15 outubro de 2017, recebeu dois prémios no CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra

Informação

Proteção Civil de Góis empenhada no combate à vespa asiática

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Góis tem-se empenhado no combate à disseminação da vespa velutina nigrithorax, vulgarmente conhecida por vespa asiática, cumprindo liminarmente com o estipulado no Plano de

Última Hora

Acidentes provocaram 288 mortos entre janeiro e julho

Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram entre janeiro e julho 288 mortos, mais 49 do que em igual período de 2016, em 72.658 acidentes, segundo a Autoridade Nacional de Segurança

Educação

Assembleia Geral da ADEPTOLIVA aprova Orçamento e Plano de Atividades

A Assembleia Geral da ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil aprovou, em assembleia geral,…

Informação

GNR apreendeu artigos contrafeitos a rondar os 18 mil euros em Seia

O Comando Territorial da GNR da Guarda apreendeu, em Seia, 415 peças de vestuário e acessórios de várias marcas, com o valor a rondar os 18 mil euros.

Informação

Lotes de madeira ardida renderam 2,85 milhões em hasta pública

Mais de meia centena de lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação …

Informação

“Sonho? Logo existo” é o novo livro de Lucinda Maria

A oliveirense Lucinda Maria apresenta amanhã, pelas 15h30 no auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, o seu novo livro. Trata-se de “Sonho? Logo Existo!”, …

Destaque

CM de Oliveira do Hospital assina contrato do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano no valor de 5.764.705,88 milhões de euros

A implementação do PEDU de Oliveira do Hospital, que é fruto de uma candidatura  ao Centro2020, tem associado um investimento público de mais de 5, 7 milhões de Euros.

Nacional

Mais 16 pessoas detidas por desobediência em Portugal. Já são 142

Até ao momento já foram detidas 142 pessoas por desobediência, no âmbito do Estado de Emergência decretado em Portugal.

Sociedade

Oliveira do Hospital recebe caminhada “O Que Nos Liga” a favor do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro

A cidade de Oliveira do Hospital vai acolher a caminhada designada “O Que Nos Liga”, organizada pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, dia 27 de

Região

Homem morre em acidente de trabalho em Coimbra

Um homem de 43 anos morreu, ontem, em Coimbra, após ter sofrido um acidente de trabalho numa fábrica de transformação de bagaço de azeitona.

Destaque

Eptoliva conta com campeão mundial de ralis em jornadas técnicas

O piloto de ralis, Rui Madeira, que se sagrou campeão mundial do grupo N é hoje o convidado das jornadas técnicas do Curso de Manutenção Industrial, Mecatrónica Automóvel promovidas…