642 casos confirmados em Portugal, mais 194 em 24 horas. Regista-se a segunda morte
18 Março, 2020 526 visualizações

642 casos confirmados em Portugal, mais 194 em 24 horas. Regista-se a segunda morte

image_pdfimage_print

Há 642 casos de infecção pelo novo coronavírus em Portugal, mais 194 do que ontem, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), que actualiza os números diariamente.

Há dois casos no Alentejo, a única região de Portugal onde ainda não tinha sido registado qualquer caso até esta terça-feira, e existem 24 cadeias de transmissão, mais cinco do que ontem. Há ainda 352 pessoas a aguardar resultado laboratorial.

A região Norte é aquela que tem mais casos até agora: são 289, mais 93 do que na terça-feira. A região de Lisboa e Vale do Tejo, a segunda região com mais casos, soma 243 casos de infecção, mais 63 do que ontem. Já a região Centro tem um total de 74 casos confirmados, mais 33 do que no último balanço. O Algarve tem agora 21 casos, os Açores três e a Madeira um. Há ainda nove pessoas com covid-19 que têm residência no estrangeiro.

Nesta quarta-feira foi registada a segunda morte em Portugal: o presidente do Conselho de Administração do Banco Santander Portugal, António Vieira Monteiro, morreu depois de ter contraído o novo coronavírus. Estava prestes a fazer 74 anos. Ainda que o boletim da DGS registe os casos do dia anterior, aparece a referência a esta segunda morte como “mais um óbito conhecido até à data de fecho da região de Lisboa e Vale do Tejo”.

A primeira vítima mortal da doença covid-19 em Portugal foi um ex-massagista do extinto clube de futebol Estrela da Amadora: Mário Veríssimo, de 80 anos, um doente crónico com patologia pulmonar. Era um dos casos detectados dias depois de ter sido internado, quando o hospital de Santa Maria, em Lisboa, começou a testar pacientes com pneumonias para concluir que dois sofriam da doença causada pelo novo coronavírus.

Neste momento, há 89 pessoas internadas, 20 delas em unidades de cuidados intensivos. Os sintomas mais comuns são tosse (em 31% dos casos), febre (24%), dores musculares e cefaleia (17%), fraqueza generalizada (12%) e dificuldade respiratória em 10% dos casos.

Segundo a directora-geral da Saúde, Graça Freitas, as pessoas em estado crítico tendem a ser idosos e com patologia associada. A idade e a existência de doenças crónicas – como diabetes, cardíacas, respiratórias – é factor de risco para esta doença. De acordo com os dados disponíveis com base na análise da epidemia noutros países, é aqui que se centra a maior taxa de letalidade. O que tem levado as autoridades de saúde a deixar especiais recomendações para estes grupos, como por exemplo não conviver com os mais novos.

Com: Público

Anterior Hospital de Viseu cancela consultas externas a partir de segunda-feira
Seguinte COVID-19: Há 13 pessoas em quarentena no concelho de Oliveira do Hospital. Dois casos apresentam sintomas gripais

Notícias Relacionadas

Nacional

Selecionador português de futebol, Fernando Santos, recebeu a medalha de ouro do município de Arganil

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, recebeu ontem a medalha de ouro do município de Arganil, numa cerimónia marcada pela emoção…

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 5 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 27.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra estuda saúde das populações atingidas pelos incêndios

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), em conjunto com a Administração Regional de Saúde do Centro e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, está

Politica

Diferenças entre executivos de Mário Alves e Alexandrino aqueceram reunião de Câmara oliveirense

A reunião do executivo municipal de Oliveira do Hospital ficou hoje marcada pela troca de palavras entre o presidente da Câmara e o vereador do PSD…

Informação

FCOH vence o Febres por 2-1 em jogo do Distrital de Honra – 5ª jornada

Uma primeira parte totalmente de domínio da equipa oliveirense, que nunca mostrou, ou teve soluções para ultrapassar uma defesa do Febres muito disciplinada. FCOH pouco pressionaste e sem ter alguém

Informação

País: ASAE apreende 187 mil artigos contrafeitos no valor de 5 milhões de euros

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) comunicou hoje a apreensão realizada ontem, nos concelhos de…

Informação

Mulher despista-se e embate contra posto de combustível em Oliveira do Hospital (com vídeo)

O posto de abastecimento do Grupo Tavfer, localizado na Chamusca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, foi alvo de um embate de um carro, esta manhã, pelas 7h43.

Desporto

Está apresentado o Troféu Rally Regional Centro (TRRC) 2017,que conta já na sua sexta edição.

Foi o Salão Nobre da Câmara Municipal de Penela que recebeu a apresentação oficial do Troféu Rally Regional Centro (TRRC) 2017,que conta já na sua sexta edição. No exterior do Município

Informação

Centros de Saúde vão ter consulta aberta na passagem de ano

Os centros de saúde da região Centro vão reforçar o atendimento na Passagem de Ano, mantendo-se em funcionamento nos dias 31 de dezembro e 1 e 2 de janeiro.

Informação

Região de Coimbra celebra Dia Mundial da Proteção Civil com diversas atividades

No âmbito do Dia Mundial da Proteção Civil, celebrado anualmente a 1 de março, a Região de Coimbra assinala a data…

Informação

Oliveira do Hospital participa “com orgulho” na caminhada “O que nos Liga”

É já no próximo domingo, dia 27 de maio, que Oliveira do Hospital se associa à iniciativa promovida pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro.

Região

Ministério do Ambiente garante que cinco camiões estão “prontos” para trabalhos de recuperação de dique no Mondego

Cinco camiões já estão prontos para iniciar os trabalhos de recuperação do dique afetado no leito central do rio Mondego, estando apenas à espera que a estrada…