3ª Semana Cultural de Penalva de Alva “promove a aldeia e o próprio tecido cultural” de 22 a 29 de dezembro
19 Dezembro, 2019 1974 visualizações

3ª Semana Cultural de Penalva de Alva “promove a aldeia e o próprio tecido cultural” de 22 a 29 de dezembro

image_pdfimage_print

A Sociedade Recreativa Penalvense organiza, pela terceira vez, a Semana Cultural, que decorre de 22 a 29 de dezembro em Penalva de Alva, e tem como principal objetivo “promover a cultura não só daquilo que se faz no concelho,…

…mas também dar relevo a artistas de renome e destaque a nível regional e nacional”.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Sérgio Minas, da direção da Sociedade Recreativa Penalvense afirmou que “a prioridade é promover a aldeia de Penalva de Alva e o próprio tecido cultural”.

A 3ª Semana Cultural de Penalva de Alva é, obviamente, fruto do sucesso das edições anteriores, contudo, este ano, o evento contou com o auxílio da Direção Regional da Cultura do Centro, através de um programa de apoio.

Tal como na primeira e segunda edição, projetos do concelho não faltam. É o caso da apresentação dos trabalhos sonoros de Luís Antero, os filmes de Tiago Cerveira, a música de Luís Oliveira e da banda Sob Pressão.

A par disso, Sérgio Minas destaca os artistas de relevo nacional e regional. Logo no primeiro dia do evento (22 dezembro), os Solistas da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, a “única orquestra de cariz profissional de Portugal”. No dia 26, destaca-se Miguel Calhaz e, no dia seguinte, o Fado de Coimbra marca presença com a atuação de Diogo Mendes. Luís Severo, um renome nacional, atua no dia 28, dia que inicia com a partilha de experiências em forma de tertúlia com Rui Daniel Silva, um viajante que falará sobre as suas aventuras nas viagens que realizou nos últimos tempos, com a apresentação do seu livro “Crónicas à Volta do Mundo”.

À Rádio Boa Nova, o responsável deu ainda conta da exposição “Coexistir com os grandes carnívoros- o Desafio e a Oportunidade”, patente ao longo de toda a semana, que apresenta as “espécies que estão extintas ou que estão em vias de extinção”.

Da necessidade de não esquecer a cultura da região, a Semana Cultural oferece um passeio sonoro e interpretativo intitulado de “Rota dos Canastreiros”, um percurso pedestre em torno da aldeia, para a compreensão de todo o processo ligado à arte da cestaria.

A sala de espetáculos da Semana Cultural é a sede da Sociedade Recreativa Penalvense, que dispõe de um bar com diversas opções de comida e de bebida. A entrada nos eventos da Semana Cultural é livre, com exceção dos concertos de Luís Severo e Diogo Mendes, no valor simbólico de dois euros.

Apesar de a afluência ser “um fator determinante”, a organização rege-se mais pela “vontade de promover a cultura, projetos culturais e artistas”, assim como “trazer as pessoas a Penalva, a começar pelos penalvenses”.

E não é por acaso que a Semana Cultural se realiza em torno desta quadra festiva do Natal. É uma “forma de receber” aqueles que, durante o ano, estão longe da aldeia. “É normal que as pessoas regressem à aldeia. É uma forma de os receber”, concluiu Sérgio Minas.

Oiça a entrevista na íntegra »»»»

Vídeo Promocional »»»»

Anterior Mau tempo provocou quedas de árvores e deslizamentos de terras no concelho de Oliveira do Hospital
Seguinte Região: PJ deteve suspeito de atear fogo a ecopontos e viaturas

Notícias Relacionadas

Última Hora

Oliveira do Hospital celebra Dia Mundial da Água e anuncia construção de novas Estações de Tratamento de Águas Residuais.

O Município de Oliveira do Hospital comemora o Dia Mundial da Água, que se celebra a 22 de março, com a abertura de uma exposição intitulada “O Valor da Água”,

Cultura

“Os Amigos de Lagos da Beira” comemoram VI aniversário com tarde musical

“Os Amigos de Lagos da Beira – Grupo Musical” comemoram o seu VI aniversário no próximo dia 28 de abril, a partir das 21 horas, na sede da Associação Desportiva

Última Hora

Especialistas debatem em seminário “perturbação de hiperatividade com défice da atenção”

A Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, recebe no próximo dia 9 de setembro, a partir das 9h00, o seminário “Hiperatividade e Deficit de Atenção: dos mitos

Última Hora

Emanuel e outros artistas solidários com vítimas na receção ao caloiro da ESTGOH

Emanuel é cabeça de cartaz da receção ao caloiro da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH)…

Região

Condeixa-a-Nova: Detido por violência doméstica

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Souselas, deteve, no passado dia 27 de outubro, um homem de 61 anos, pelo crime de violência doméstica, em Condeixa-a-Nova.

Informação

Alexandrino garante que não queria ficar com tratores, mas é acusado de “incúria” pelo vereador do PSD

A polémica em torno da entrega dos 19 tratores oferecidos pela Cáritas a lesados pelo grande incêndio de 15 de outubro em Oliveira do Hospital marcou o início da reunião

Nacional

Chuva marca o início da semana, mas as temperaturas vão subir

O início da semana em Portugal continental vai ser ainda marcado por períodos de chuva ou aguaceiros, mas as temperaturas máximas vão subir podendo atingir os 23 graus Celsius.

Destaque

Acidente com veículo pesado provoca um ferido ligeiro no concelho de Oliveira do Hospital

Um acidente ocorrido ao início desta tarde, na Estrada Nacional 230, em Vila Pouca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, provocou um ferido ligeiro.

Informação

BLC3 recebe evento sobre inovação em Água e Ambiente

O “Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação” arrancou no mês passado e, no próximo dia 20 de novembro, terá lugar mais uma sessão na BLC3 – Campus de

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital entrega 120 mil árvores autóctones para ações de reflorestação

O Município de Oliveira do Hospital anunciou que vai entregar, no próximo mês de novembro, cerca de 120 mil árvores, de espécies autóctones, …

Última Hora

O Monte do Colcurinho e a falta de um outdoor na cidade em “Ca$h Resto Z€ro”

Os vídeos que se tornaram virais produzidos por uma das maiores produtoras de drones do mundo e por uma dos maiores produtores de skates serviram de mote ao espaço de

Última Hora

Dia 17 de junho poderá ser Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios

A Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande considerou hoje que consagrar o dia 17 de junho como Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios é simbólico, mas