394 alunos vão realizar exames nacionais no AEOH. Diretor garante que são acauteladas “todas as indicações da DGS e Ministério da Educação” (com vídeo)
6 Julho, 2020 450 visualizações

394 alunos vão realizar exames nacionais no AEOH. Diretor garante que são acauteladas “todas as indicações da DGS e Ministério da Educação” (com vídeo)

image_pdfimage_print

Esta segunda-feira fica marcada pelo arranque da primeira fase dos exames nacionais. Hoje, cerca de 50 alunos do 12º ano realizaram o exame de Português no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH).

Em declarações à Rádio Boa Nova, Carlos Carvalheira, diretor do AEOH, adiantou que até ao dia 23 de julho, que determina o término do calendário de exames da primeira fase, vão passar pela escola sede, 394 alunos. Ao longo deste mês, os alunos são chamados a realizar provas do 9º, 10º e 12º anos.

Carlos Carvalheira garante que houve um “ grande trabalho preparatório” por parte de professores e funcionários, nomeadamente na “preparação das salas onde decorrem os exames”. De acordo com recomendações da Direção-Geral de Saúde (DGS), em cada sala do AEOH estão, no máximo 13 alunos”, sendo que, em salas mais pequenas, o limite é de dez.

“Acautelámos todas as indicações que nos foram dadas pela DGS e pelo Ministério da Educação, no sentido de cumprir o distanciamento entre alunos”, assegurou o diretor.

Aos microfones da Rádio Boa Nova, Carlos Carvalheira deixou uma “palavra de tranquilidade para toda a comunidade escolar”, uma vez que “há um conjunto de situações que estão a ser feitas, no sentido de minimizar este impacto da pandemia no Agrupamento”.

Defendendo que é normal existir um sentimento de “stress” neste período de avaliação, o responsável está com “esperança que os resultados sejam positivos como têm vindo a ser nos últimos anos”.

Quanto ao futuro, Carlos Carvalheira está “expectante e esperançado” que “tudo volte a correr normalmente com aulas presenciais”.

“Já estamos com saudades dos nossos alunos. Queremos os nossos alunos na escola”, disse, realçando que o AEOH  “tudo fará para que seja uma realidade”.

Na ocasião, agradeceu “o grande trabalho de professores, alunos, pais, encarregados de educação, assistentes operacionais e técnicos” neste período que “não foi fácil”. À Rádio Boa Nova, Carlos Carvalheira garantiu que o ensino “chegou a todos”. “Fizemos com que todos os alunos tivessem internet e computador. Foi um grande esforço, com o projeto “AEOH está on” e com o apoio de Juntas de Freguesia, Câmara Municipal e instituições”, afirmou, defendendo, contudo, que “nada substitui o ensino presencial”.

Segundo números do Júri Nacional de Exames, na primeira fase dos exames haverá mais de 151 mil alunos inscritos para realizar 254.865 provas.

Comparativamente com o ano anterior, regista-se uma diminuição de quase 90 mil provas, devido às novas regras introduzidas por causa da pandemia de covid-19.

O Ministério da Educação (ME) decidiu que este ano as provas nacionais não eram obrigatórias para a conclusão do secundário, passando a contar apenas as classificações internas, ou seja, as notas atribuídas pelos professores pelo trabalho realizado ao longo do ano.

Anterior Covid-19: Portugal com seis mortes e 232 infetados nas últimas 24 horas
Seguinte Maratona Clube da Vila Chã participou em provas virtuais de Atletismo

Notícias Relacionadas

Informação

Morreu o antigo ministro Joaquim Pina Moura, natural de Loriga

O ex-ministro da Economia e das Finanças Joaquim Pina Moura morreu esta quinta-feira em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa, disse à agência Lusa o filho, o fotojornalista João Pina.

Sociedade

Oliveira do Hospital acolhe 8º Encontro de Fanfarras

Os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital estão a organizar o 8º Encontro de Fanfarras/ 6º Noturno, a acontecer no próximo dia 26 de maio, a partir das 15 horas,

Última Hora

Guarda: Homem detido após incendiar automóvel por vingança

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, após receção de comunicação de incêndio em viatura automóvel, desenvolveu diligências de investigação que permitiram identificar, localizar e

Região

Serra da Estrela: Estradas encerradas devido à queda de neve

As estradas de acesso ao maciço central da serra da Estrela foram hoje encerradas devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de

Sociedade

Oliveira do Hospital tem sinalizados 22 casos de violência doméstica. “Preocupa-nos mais os que não sabemos”, alerta Ana Rodrigues (com vídeo)

O Município de Oliveira do Hospital tem sinalizados, no âmbito do projeto “Igualdade Local- Cidadania Responsável”, 22 casos de violência de doméstica.

Informação

Portas do Mosteiro dos Jerónimos abriram às 8h00 para homenagem a Mário Soares

As portas do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, abriram cerca das 08h00 e minutos depois mais de três dezenas de pessoas começaram a entrar…

Informação

Confraria do Queijo entronizou Marcelo Rebelo de Sousa. O futuro presidente da República respondeu com afeto e gratidão

A Confraria do Queijo da Serra da Estrela conta com o futuro presidente da República de Portugal entre os confrades de honra. A entronização aconteceu no sábado à tarde, por

Destaque

Eptoliva conta com campeão mundial de ralis em jornadas técnicas

O piloto de ralis, Rui Madeira, que se sagrou campeão mundial do grupo N é hoje o convidado das jornadas técnicas do Curso de Manutenção Industrial, Mecatrónica Automóvel promovidas…

Última Hora

ASAE: Apreendidos 150 kg de carnes e 200 unidades de bacalhau na quadra festiva

A ASAE instaurou nove processos-crime e 43 processos de contraordenação e apreendeu 150 quilogramas de carnes e 200 unidades de bacalhau, avaliados em cerca de 6.000 euros, na recente quadra

Última Hora

Marchas Populares de Oliveira do Hospital foram uma grande “manifestação cultural” (com vídeo)

O Parque do Mandanelho de Oliveira do Hospital foi palco, no sábado, dia 22 de junho, de uma das “grandes noites” do concelho: as Marchas Populares. Para o presidente do

Informação

Três doces de Arganil apurados para a próxima fase do concurso 7 Maravilhas de Portugal

Como resultado da candidatura apresentada pela Confraria do Bucho de Arganil ao Concurso “7 Maravilhas de Portugal – Doces”, o júri constituído por vários especialistas na temática na sua primeira

Informação

GNR identificou casal por maus tratos a animal de companhia

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Coimbra, no dia 5 de julho,…