34º Festival de Folclore de Lagares da Beira é uma “mostra de usos, costumes e tradições de cada região”
16 Agosto, 2019 1863 visualizações

34º Festival de Folclore de Lagares da Beira é uma “mostra de usos, costumes e tradições de cada região”

image_pdfimage_print

O Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira promove amanhã, dia 17 de agosto, o 34º Festival Folclore, em Lagares da Beira, com a participação de cinco ranchos. Trata-se de uma “mostra de usos, costumes e tradições de cada região”.

Quem o diz é Alexandre Pinto, presidente da direção do Rancho Folclórico de Lagares da Beira. Convidado na Rádio Boa Nova, o responsável referiu que o certame pretende mostrar o “folclore não só da região, mas dos grupos visitantes”. “Há sempre o cuidado de tentar conseguir trazer grupos que, de certo modo, preencham um folclore com determinadas regiões”, justificou.

Relativamente ao rancho que dirige, que é federado efetivo há somente um ano, mas com 34 anos de existência, este distingue-se pela “representação rigorosa” dos trajes do antepassado, nomeadamente as “doceiras”.

Para além deste certame, o Rancho Folclórico de Lagares da Beira tem promovido várias iniciativas ao longo do ano como a Festa das Vindimas, a Matança do Porco, as Marchas Populares e o Cântico das Janeiras.

Composto por cerca de 40 elementos, com idades entre os 8 e os 80 anos, este rancho do concelho de Oliveira do Hospital, tal como outros, tem uma lacuna: dificuldade em atrair jovens. “Hoje em dia não é fácil porque a juventude não está, em nada, vocacionada para o folclore, salvo raras exceções”, afirmou Alexandre Pinto.

O 34º Festival Folclore de Lagares da Beira contará com a participação dos seguintes grupos: Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira (Região Beira Alta Serrana), Grupo Folclórico São Martinho de Sande- Guimarães (Região Baixo Minho), Rancho Folclórico da Casa do Povo Angeja- Albergaria-a-Velha (Região Beira Litoral Vouga), Rancho Folclórico Os Camponesas do Freixo- Mortágua (Região Beira Litoral) e Grupo Recordações de Campia Vouzela (Região Dão Lafões).

O início oficial do festival acontece pelas 22h00, no habitual espaço, no Largo da Feira de Lagares da Beira, com apresentação a cargo de José Conde, colaborador da Rádio Boa Nova.

Oiça a entrevista na íntegra »»»

Anterior Coimbra: PSP detém burlão que dizia ser funcionário bancário
Seguinte Operação "Taxa Zero": 32 mil condutores testados, dos quais 671 com excesso de álcool

Notícias Relacionadas

Informação

Acidentes rodoviários aumentaram, mas vítimas mortais diminuíram

Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram 374 mortos este ano, menos 17 do que em igual período de 2015, mas os desastres aumentaram …

Última Hora

Condutora gravemente ferida em despiste no IP3

O despiste de uma viatura ligeira, no IP3, na zona de Almaça, Mortágua, provocou, ontem à tarde, ferimentos graves à condutora com 40 anos de idade, …

Última Hora

Região: PJ deteve um homem suspeito de tentar matar o irmão

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um homem com 47 anos de idade, …

Sociedade

10 Junho: Comemorações terminam hoje com Marcelo e Costa no Mindelo

As comemorações do Dia de Portugal, que começaram em Portalegre, terminam hoje em Cabo Verde, com a presença do Presidente da República…

Última Hora

Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva assinalou 13.º aniversário

O Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, na Bobadela, assinalou,  o 13.º aniversário com a dinamização de uma tertúlia sobre “Recordações de Abril” a que se seguiu uma oficina …

Informação

15 detenções, 870 infrações e 58 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 3 a 9 de setembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Destaque

Pianista Tiago Nunes e tenor Pedro Rodrigues apresentam “Gala de Ópera” em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital acolhe, no próximo domingo, dia 8, pelas 17h00, um espetáculo de ópera. A iniciativa inédita acontece na Casa da Cultura pela mão da CulturCentro,…

Última Hora

“Em vez de seis meses parecem seis dias. Foi tudo demasiado rápido e com desafios permanentes…”

Passaram seis meses após o grande incêndio, mas para o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino parece que passaram “seis dias”.

Cultura

Igreja Moçárabe de Lourosa comemora 100 anos de classificação como Monumento Nacional

No próximo dia 14 de junho comemoram-se em Lourosa, no concelho de Oliveira do Hospital, os 100 anos de classificação da Igreja Moçárabe…

Última Hora

Coimbra: Homem detido por abuso sexual de crianças

A Diretoria do Centro da Polícia Judiciária anunciou hoje ter detido um homem de 39 anos pela presumível prática de vários crimes de abuso sexual de crianças e de pornografia

Última Hora

Morreu Arménio Travassos, antigo diretor-geral do Diário de Coimbra

O antigo diretor-geral do Diário de Coimbra Arménio Travassos morreu na quinta-feira, aos 56 anos, vítima de doença prolongada.

Informação

Meruge promove 15º Torneio Nacional de Damas

O Salão de Festas da Associação dos Amigos de Meruge acolhe, amanhã, dia 14 de julho, a partir das 14h00, o 15º Torneio Nacional de Damas, aberto à participação individual