ARSCentro / Centros de Saúde da Região com reorganização nos serviços de atendimento
15 Março, 2020 1114 visualizações

ARSCentro / Centros de Saúde da Região com reorganização nos serviços de atendimento

image_pdfimage_print

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) com o objetivo de intensificar as medidas de prevenção, contenção e de mitigação do CORONAVÍRUS, vai a partir de segunda-feira, 16 de março, em todos os Centros de Saúde da região Centro, proceder à reorganização dos atendimentos com o objetivo de reforçar a proteção de doentes e profissionais de saúde, assegurando os serviços essenciais.

Privilegiar o contacto telefónico, por email, ou por outra via indireta é a principal medida.

Preferencialmente, os cidadãos devem entrar em contacto, previamente, com a sua unidade de saúde para definirem, se for necessário, a respetiva hora de atendimento.

Os profissionais – médicos, enfermeiros, secretários clínicos – deve garantir uma escala de atendimento telefónico durante o período de funcionamento das respetivas unidades assistenciais, nomeadamente as Unidades de Saúde Familiar (USF) e as Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), entre as 8 e as 20 horas.

Contactar os utentes com consultas agendadas e acordar com eles a reprogramação para outra data a definir.

A lista de medidas inclui ainda:

Resposta às situações de doença aguda, com exceção das situações suspeitas de COVID 19, que deverão sempre ser objeto de contacto (gratuito) com a linha SNS 24 – 808 24 24 24.

Atendimento de utentes com resultados sugestivos de doença oncológica ou de descompensação de doença crónica (diabetes, DPOC, hipertensão, entre outras);

Emissão de certificados de incapacidade temporária para o trabalho ou de assistência à família, privilegiando o contato indireto;

Renovação de receituário crónico, preferencialmente em contato indireto.

Fornecimento de contracetivos, incluindo os de emergência;

Resposta a pedidos de referenciação para interrupção voluntária da gravidez;

Avaliação de intercorrências na gravidez, em qualquer idade gestacional;

Primeira consulta de vida do recém-nascido;

Atualização do Plano Nacional de Vacinação, durante a infância e gravidez.

Administração de terapêutica e realização de tratamentos de enfermagem, inadiáveis e que careçam de continuidade;

Suspender, temporariamente, os rastreios do cancro da mama, colo do útero, colo retal, retinopatia diabética e saúde visual infantil, bem como as visitas dos delegados de informação médica e as ações de formação internas e externas.

Reforçar, junto da população, a necessidade de cumprir a higiene das mãos, etiqueta respiratória e o respetivo distanciamento social.

Tendo em conta o fecho das escolas, a justificação de faltas para os pais ficarem com os filhos menores de 12 anos é tratada com a Segurança Social e não no Centro de Saúde.

Para mais informações deve consultar o sítio da Direção Geral de Saúde – https://covid19.minsaude.pt/ e da Segurança Social – http://www.seg-social.pt/noticias/-/asset_publisher/9N8j/content/covid-19-protecao-social.

Com base na evolução do contexto nacional, a ARSC reavaliará a situação, sempre com o objetivo de prevenir e zelar pela segurança da população.

Anterior COVID-19 Relatório de situação epidemiológica actual em Portugal
Seguinte Contrato Local de Desenvolvimento Social arrancou em Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Última Hora

Hospitais de Coimbra confirmam primeiro caso de Covid-19

A direção do Hospital e Universitário de Coimbra (CHUC) confirmou, hoje, o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus.

Região

Região: Acidente causou um morto

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida na sequência de um despiste que ocorreu hoje em Vila Nova de Paiva, distrito de Viseu, disse à Lusa fonte do Comando Distrital

Última Hora

Cerimónias fúnebres do bispo emérito da Guarda realizam-se esta tarde

As cerimónias fúnebres de D. António dos Santos estão marcadas para esta tarde. O bispo emérito da Guarda faleceu segunda-feira no Hospital Distrital da Guarda aos 85 anos.

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 10 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 6.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Chuva forte amanhã, mas tempo de verão volta no fim de semana

Chuva forte num curto período temporal e descida das temperaturas vão marcar o dia de terça-feira em todo o território continental, mas o tempo de verão …

Informação

Sismo de 4,6 sentido no Norte e Centro de Portugal

Um sismo de 4,6 de magnitude foi registado no mar ao largo de Peniche, esta terça-feira pelas 07h12, e sentido particularmente no Norte e Centro do país.

Região

Região: Idoso encontrado depois de 15 horas desaparecido

Um homem de 88 anos  foi encontrado na terça-feira à noite depois de ter estado desaparecido cerca de 15 horas em Sever do Vouga. O homem  encontra-se em observação no

Informação

Instrução do processo de reconstrução de casas em Pedrógrão Grande já arrancou

A instrução do processo de reconstrução de casas ardidas no incêndio de Pedrógão Grande, em 2017, começou hoje no Tribunal de Leiria,…

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital promove concurso 3R_NATAL_Ambiental 2019

Encontram-se a decorrer, até 9 de novembro, as inscrições no concurso de decoração de natal, “3R_NATAL_Ambiental”, promovido pelo Município de Oliveira do Hospital.

Última Hora

PSP desmantela rede de tráfico de droga

Durante a madrugada do dia 24 de janeiro, a PSP de Castelo Branco procedeu à realização de buscas domiciliárias em oito residências na cidade.

Última Hora

País: Morreu Freitas do Amaral

Morreu Diogo Freitas do Amaral aos 78 anos de idade. O antigo presidente e fundador do CDS foi internado no passado dia 16 de setembro nos cuidados intermédios …

Última Hora

Arganil triplica número de PME Excelência e PME Líder

O concelho de Arganil triplicou o número de PME Excelência e PME Líder em relação ao ano passado e são agora nove as empresas do concelho que se encontram entre