ARSCentro / Centros de Saúde da Região com reorganização nos serviços de atendimento
15 Março, 2020 1444 visualizações

ARSCentro / Centros de Saúde da Região com reorganização nos serviços de atendimento

image_pdfimage_print

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) com o objetivo de intensificar as medidas de prevenção, contenção e de mitigação do CORONAVÍRUS, vai a partir de segunda-feira, 16 de março, em todos os Centros de Saúde da região Centro, proceder à reorganização dos atendimentos com o objetivo de reforçar a proteção de doentes e profissionais de saúde, assegurando os serviços essenciais.

Privilegiar o contacto telefónico, por email, ou por outra via indireta é a principal medida.

Preferencialmente, os cidadãos devem entrar em contacto, previamente, com a sua unidade de saúde para definirem, se for necessário, a respetiva hora de atendimento.

Os profissionais – médicos, enfermeiros, secretários clínicos – deve garantir uma escala de atendimento telefónico durante o período de funcionamento das respetivas unidades assistenciais, nomeadamente as Unidades de Saúde Familiar (USF) e as Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), entre as 8 e as 20 horas.

Contactar os utentes com consultas agendadas e acordar com eles a reprogramação para outra data a definir.

A lista de medidas inclui ainda:

Resposta às situações de doença aguda, com exceção das situações suspeitas de COVID 19, que deverão sempre ser objeto de contacto (gratuito) com a linha SNS 24 – 808 24 24 24.

Atendimento de utentes com resultados sugestivos de doença oncológica ou de descompensação de doença crónica (diabetes, DPOC, hipertensão, entre outras);

Emissão de certificados de incapacidade temporária para o trabalho ou de assistência à família, privilegiando o contato indireto;

Renovação de receituário crónico, preferencialmente em contato indireto.

Fornecimento de contracetivos, incluindo os de emergência;

Resposta a pedidos de referenciação para interrupção voluntária da gravidez;

Avaliação de intercorrências na gravidez, em qualquer idade gestacional;

Primeira consulta de vida do recém-nascido;

Atualização do Plano Nacional de Vacinação, durante a infância e gravidez.

Administração de terapêutica e realização de tratamentos de enfermagem, inadiáveis e que careçam de continuidade;

Suspender, temporariamente, os rastreios do cancro da mama, colo do útero, colo retal, retinopatia diabética e saúde visual infantil, bem como as visitas dos delegados de informação médica e as ações de formação internas e externas.

Reforçar, junto da população, a necessidade de cumprir a higiene das mãos, etiqueta respiratória e o respetivo distanciamento social.

Tendo em conta o fecho das escolas, a justificação de faltas para os pais ficarem com os filhos menores de 12 anos é tratada com a Segurança Social e não no Centro de Saúde.

Para mais informações deve consultar o sítio da Direção Geral de Saúde – https://covid19.minsaude.pt/ e da Segurança Social – http://www.seg-social.pt/noticias/-/asset_publisher/9N8j/content/covid-19-protecao-social.

Com base na evolução do contexto nacional, a ARSC reavaliará a situação, sempre com o objetivo de prevenir e zelar pela segurança da população.

Anterior COVID-19 Relatório de situação epidemiológica actual em Portugal
Seguinte Contrato Local de Desenvolvimento Social arrancou em Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Região

CIM Região de Coimbra considera positiva a requalificação do IP3 

O Conselho Intermunicipal (CI) da CIM Região de Coimbra analisou, na passada sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tábua, a solução apresentada pelo Governo para o IP3,…

Nacional

Proteção Civil registou 255 ocorrências no país devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) registou, desde as 00h00 até às 20h00 de quinta-feira, 255 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo, sendo que 106 foram

Educação

Oliveira do Hospital reconheceu mérito aos melhores alunos

Na comemoração do Dia do Município, Oliveira do Hospital voltou a homenagear os melhores alunos do concelho com atribuição de prémios de mérito.

Informação

AEOH: “Não tenho autonomia nem autoridade para encerrar o estabelecimento “

Num momento em que se aguarda a decisão do Governo, no que diz respeito ao encerramento das escolas devido ao Covid-19, o diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do

Última Hora

Compra de eucaliptos passa a exigir autorização. Coimas pela plantação ilegal chegam até 44 mil euros

A compra de plantas de eucalipto vai passar a exigir uma autorização prévia e os proprietários de plantações ilegais vão ser multados com coimas entre os 3 700 euros e

Educação

Município de Oliveira do Hospital atribuiu 50 mil euros em bolsas de estudo para o ensino superior

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital volta a apoiar os alunos economicamente carenciados do concelho que frequentam estabelecimentos de ensino superior público.

Região

Viatura capotou após colisão na Zona Industrial de Oliveira do Hospital

Uma viatura capotou hoje ao início da tarde, cerca das 14h25, na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, não havendo feridos a registar.

Última Hora

Exposição itinerante do Turismo Centro de Portugal pode ser vista durante um mês em Seia

A exposição itinerante “Turismo Centro de Portugal – Um Roteiro pelo Crescimento e Consolidação de uma Marca” está presente no Museu do Pão, em Seia.

Informação

Oliveira do Hospital quer que seja o Estado a requalificar o Castelo de Avô

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital (AMOH), que reuniu em sessão extraordinária, ao final da tarde de sexta-feira deliberou pela não aceitação da competência da Cultura, …

Informação

António campos: “Ou os políticos atuam rapidamente ou a repetição da tragédia está mais que garantida”

O histórico do PS António Campos alerta que a tragédia dos incêndios pode repetir-se.

Desporto

FCOH começa o Distrital de Hora da AFC com uma goleada de 5-1

Depois da taça, a goleada repete-se, agora para o Distrital de Honra. Uma partida que se tornou fácil de mais para os homens da casa, marcando nos primeiros segundos de jogo,

Destaque

Oliveira do Hospital comemora 25 anos de elevação a cidade

Oliveira do Hospital comemora, hoje, os 25 anos de elevação a cidade. A data vai ser assinalada esta tarde, pelas 17h30, com o descerramento de uma placa nos Paços do