22ª edição do CineEco com 90 filmes a concurso
23 Setembro, 2016 1173 visualizações

22ª edição do CineEco com 90 filmes a concurso

image_pdfimage_print

Feitas as apresentações, começou a contagem decrescente para a 22ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

Dedicado única e exclusivamente à temática ambiental, no seu sentido mais amplo, o certame decorre de 8 a 15 de outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia. A presente edição terá como convidado especial o FINCA – Festival Internacional de Cinema de Buenos Aires, Argentina.

Sob o signo “Nuclear, Não Obrigado!”- pretendendo alertar, prevenir e sensibilizar pessoas, instituições e governos para os perigos que a exploração de energia nuclear traz ao planeta e à qualidade de vida dos cidadãos – o festival contou com mais de 600 documentários candidatos, oriundos de mais de 30 países.

Para celebrar os 22 anos de existência contínua, foram selecionados 90 filmes que farão parte integral da programação desta edição, 27 dos quais realizados ou coproduzidos por portugueses. A seleção oficial está disponível para consulta no site www.cineeco.pt.

Para além das sessões especiais, a seleção oficial de filmes será repartida por várias secções competitivas como longas, médias e curtas-metragens internacionais, séries, documentários e reportagens de televisão, longas, médias e curtas-metragens da lusofonia e, ainda, uma seção dedicada ao panorama regional.

O certame inclui ainda um conjunto de atividades desenvolvidas ao longo dos oito dias de festival, entre as quais se encontram conferências, concertos, workshops e exposições, que se conjugam com os vários ciclos de cinema.

Este ano, o CineEco também vai às escolas. O evento tem vindo a atrair milhares de crianças e jovens do concelho e região envolvente. Como tal, serão realizadas as habituais sessões infantis e para as escolas.

Os objetivos passam por transformar este concelho que é porta de entrada da serra da Estrela numa referência a nível da preservação ambiental e do crescimento sustentado e sustentável, bem como, cativar novos públicos, sensibilizando-os tanto para o cinema como para a temática da sustentabilidade ambiental.

Recorde-se que o CineEco é um dos festivais de cinema ambiental mais antigos do mundo e um dos fundadores da plataforma internacional ‘Green Film Network’, que congrega 28 festivais internacionais da categoria ‘ambiente’.

Anterior Lagares da Beira convida à “Festa das Vindimas”
Seguinte Distrital de Honra da AFCoimbra. começa este domingo

Notícias Relacionadas

Educação

EPTOLIVA premiada no Projeto “Ciência na Escola” – Fundação Ilídio Pinho

A EPTOLIVA recebeu a Menção Honrosa da Fundação Ilídio Pinho, no âmbito do concurso “Ciência na Escola” 2015-2016, …

Informação

Catarina Nunes, investigadora na área da Engenharia Biológica, é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com a jovem Catarina Nunes, investigadora no ramo da Engenharia Biológica na vertente alimentar.

Última Hora

Coimbra: Homem detido por posse de arma proibida

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Souselas, deteve, no passado dia 1 de junho, um homem, de 24 anos, pela posse de arma proibida, na Estrada

Última Hora

Cláudio Figueiredo promete trabalho e empenho na nova época do Sampaense Basket (com vídeo)

Cláudio Figueiredo, técnico do Sampaense Basket, fala da nova época na Proliga, dos jogos da Taça António Pratas e da formação.

Última Hora

Oliveira do Hospital tem mais 200 desempregados. Alexandrino receia desemprego em “catadupa”

O concelho de Oliveira do Hospital conta com mais 200 pessoas em situação de desemprego devido à pandemia Covid-19, informou ontem o presidente do Município.

Vídeos

Música: David Carreira apresentou “És Só Tu” na Rádio Boa Nova

O jovem artista David Carreira apresentou esta manhã, na Rádio Boa Nova, o novo single “És só tu”, que conta com a participação de Inês Herédia.

Educação

Tábua acolhe conferência “Os Desafios do Ensino Profissional na Atualidade”

Vai realizar-se no próximo dia 20 de fevereiro, a partir das 9h30m, no Centro Cultural de Tábua, a Conferência “Os Desafios do Ensino Profissional na Atualidade”,…

Região

Município de Seia espera por António Costa na inauguração da Feira do Queijo

O Município de Seia inaugura no próximo sábado, dia 22 de fevereiro, a Feira do Queijo Serra da Estrela, pelas 10h00, com a presença do Primeiro Ministro, António Costa (ainda

Informação

Contrato Local de Desenvolvimento Social arrancou em Oliveira do Hospital

Arrancou na quarta-feira, dia 11 de março o projeto CLDS (Contrato Local de Desenvolvimento Social), que é promovido pelo Instituto da Segurança Social…

Informação

Leiria: PJ deteve suspeito da prática do crime de Pornografia de Menores

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no âmbito de uma investigação, recolheu elementos de prova que levaram à detenção, no dia de ontem, em flagrante

Programas

Lúcia Mota é a convidada do Espaço BLC3 – Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Lúcia Mota, que presta suporte às investigações em curso na BLC3.

Última Hora

Região:  Ministério Público acusa nove arguidos de corrupção em parcerias público-privadas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra nove arguidos que são suspeitos da prática de crimes de corrupção, prevaricação de titular de cargo político, branqueamento…