18 concelhos de seis distritos do continente em risco máximo
24 Junho, 2020 444 visualizações

18 concelhos de seis distritos do continente em risco máximo

image_pdfimage_print

Dezoito concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Guarda e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio,…

… segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Castro Marim, Alcoutim (Faro), Nisa, Gavião (Portalegre), Mação (Santarém), Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão (Castelo Branco), Trancoso, Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Bragança, Vimioso e Macedo de Cavaleiros (Bragança).

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio mais de meia centena de concelhos dos distritos de Faro, Beja, Setúbal, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre, Guarda, Viseu, Braga, Vila Real e Bragança.

Segundo o IPMA, pelo menos até ao fim de semana vai manter-se o risco de incêndio muito elevado em vários concelhos do continente por causa do tempo quente.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA mantém sob aviso amarelo os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda e Castelo Branco até às 18h00 de hoje.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado nas regiões do litoral norte e centro até final da manhã, persistindo essa nebulosidade em alguns locais da faixa costeira, e aumento temporário de nebulosidade em alguns locais junto à costa na região sul.

Durante a tarde, está previsto um aumento de nebulosidade no interior das regiões norte e centro, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

A previsão aponta também para vento em geral fraco predominando do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde, e moderado de sueste na costa sul do Algarve até ao início da tarde, sendo forte nas terras altas.

O IPMA prevê ainda neblina ou nevoeiro matinal no litoral oeste, em especial no norte e centro, podendo persistir em alguns locais e pequena descida de temperatura.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém e Évora) e os 21 (em Faro) e as máximas entre os 20 (em Aveiro e no Porto) e os 36 (em Évora e Castelo Branco).

Anterior Bombeiros de Nelas comemoram hoje 100 anos da sua fundação
Seguinte Tábua: Autarquia assina auto de consignação para Pista de Atletismo

Notícias Relacionadas

Informação

Oliveira do Hospital promove Semana Municipal para a Igualdade

O Município de Oliveira do Hospital prepara-se para assinalar o seu Dia Municipal para a Igualdade (21 de junho) com  a dinamização de várias iniciativas ao longo de uma semana,…

Informação

Misericórdia de Galizes prepara nova valência e comemoração dos 350 anos

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes, no concelho de Oliveira do Hospital, presta apoio diário a cerca de 800 pessoas nas várias valências e serviços que disponibiliza.

Última Hora

Antigos mineiros em vigília devido a alegada contaminação de casas na Urgeiriça

Antigos trabalhadores da extinta Empresa Nacional de Urânio (ENU) que vivem na Urgeiriça, no concelho de Nelas, realizam na terça-feira à noite …

Destaque

Sinistralidade: 18 detenções, 872 infrações e 62 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 8 a 14 de janeiro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Penacova intensifica apoio a pessoas mais frágeis

A população mais frágil ou de maior risco vai receber apoio personalizado do Município de Penacova, que se articulou com vários parceiros a fim de serem prestados serviços essenciais,…

Informação

Seia: Raposeira abriga plantação de sequóias gigantes

Volvidos quatro anos, e depois de ultrapassadas algumas dificuldades, a Câmara Municipal de Seia e a Casa de Santa Isabel adaptaram e colocaram em prática o projeto …

Destaque

Feira do ensino esclarece jovens de Oliveira do Hospital sobre futuro a seguir

Cerca de 20 instituições, entre universidades, escolas profissionais, forças armadas e INEM marcam hoje presença na Feira do Ensino Secundário e Superior que decorre na sede do Agrupamento de Escolas

Última Hora

Monchique: Meios aéreos regressaram hoje. EDP cortou eletricidade por segurança

Os meios aéreos recomeçaram hoje o combate às chamas no incêndio que lavra em Monchique e que está a ser combatido por 1 200 operacionais.

Nacional

Eleições autárquicas realizam-se dia 1 de outubro

O Governo marcou esta quinta-feira as eleições autárquicas para o próximo dia 1 de outubro. O anúncio foi feito pela ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, após a reunião

Última Hora

Presidente da Liga dos Bombeiros fala em “onda terrorista” organizada

O presidente da Liga dos Bombeiros Jaime Marta Soares considerou hoje que há uma “onda terrorista devidamente organizada” que provoca incêndios florestais,…

Região

Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz são alvo de buscas pela Polícia Judiciária

O Jornal Expresso adianta, hoje, que  quartel dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz foi alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária, …

Informação

Município de Seia quer reduzir 50 toneladas de resíduos indiferenciados num ano

O Município de Seia quer reduzir 50 toneladas de resíduos indiferenciados num ano, através da alteração de estilos de consumo e de padrões comportamentais, indo de encontro às metas comunitárias