“15 Memórias do Fogo” em Festivais Internacionais de Cinema
26 Março, 2019 854 visualizações

“15 Memórias do Fogo” em Festivais Internacionais de Cinema

image_pdfimage_print

A websérie “15 Memórias do Fogo”, rodada após o incêndio de 15 de outubro de 2017, compete em dois festivais internacionais de cinema, durante esta semana.

Hoje, dia 26 de março, a websérie vai projetada no CinemAmbiente, na cidade Italiana de Avezzano, um festival que une a arte e a educação ambiental e pretende premiar os filmes que contribuam para sensibilizar a sociedade para práticas sustentáveis.

Amanhã, dia 27, esta obra produzida sem qualquer apoio financeiro, compete do outro lado do Atlântico, concretamente no Buenos Aires Web Fest.

A websérie realizada por Rodrigo Oliveira e Tiago Cerveira, naturais de Arganil e Oliveira do Hospital, respectivamente, é a única produção portuguesa em competição nestes festivais e foi seleccionada entre milhares de candidaturas.

Na Argentina uma seleção exclusiva de cinco webséries documentais de todo o mundo: Canadá, México, Austrália, Alemanha e “15 Memórias do Fogo” de Portugal.

Depois de vencer dois prémios no “CineEco 2018”, a websérie compete com grandes produções internacionais.
Em 2019 a viagem começou no continente americano, mais concretamente em New York “NukhuFest”. Seguiu para Inglaterra “The Lift-Off Sessions”, esta semana pára em Itália e Argentina no “CinemAmbiente” e “Buenos Aires Web Fest”, um festival dedicado às melhores produções mundiais para internet.

Posteriormente, regressa a Portugal e mostra-se por quatro ilhas dos Açores (Terceira, São Miguel, São Jorge e Faial) numa Extensão CineEco.

Em abril é apresentada na América, desta vez para Estado do Texas, onde participa em mais um grande festival dedicado a produções mundiais para internet, o “Webisode Film Festival”, onde o vencedor pode ser distribuído pela NetFlix, HBO, NBC, entre outros.
Em novembro, “15 Memórias do Fogo” chega ao Barreiro, no Festival ”Entre Olhares“.

Para os jovens realizadores Tiago Cerveira e Rodrigo Oliveira o sentimento é “agridoce”. “Por um lado lamentamos a temática da obra, uma tragédia que também nos bateu à porta. Por outro lado, estamos felizes por ver uma obra nossa a dar a volta ao mundo, a ser mostrada em grandes palcos e, acima de tudo, a ter um importante papel de sensibilização. Esse foi o nosso grande objetivo, sensibilizar para que não se repita”, referem os realizadores em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

Anterior BVOH comemoraram 97º aniversário numa “missão por vezes tão difícil mas tão nobre” (com vídeo)
Seguinte Reunião da Câmara de Coimbra ficou marcada por "palhaçada" que se tornou viral (com vídeo)

Notícias Relacionadas

Cultura

Rancho Sampaense comemorou 40º aniversário

O Rancho Folclórico Sampaense comemorou no domingo, dia 11, o 40º aniversário numa festa marcada pela emoção e valorização da cultura da região.

Última Hora

Agricultores e produtores lesados pelos incêndios vão reclamar medidas a Ministro

A Comissão Inter-Concelhos de Agricultores e Produtores Florestais lesados pelos incêndios de 15 e 16 de outubro está a organizar uma concentração prevista para segunda-feira, dia 26 de fevereiro, a

Destaque

Aos 60 anos José Manuel Santos “vira a página” para a “BigMat Canoliva”

O conhecido empresário oliveirense, José Manuel Santos, comemorou na sexta-feira, dia 10 de janeiro,  o 60º aniversário com a inauguração do novo espaço empresarial: a BigMat Canoliva.

Região

Viseu terá em 2018 sala de espetáculos para quatro mil pessoas

A cidade de Viseu deverá dispor, a partir de julho de 2018, de uma sala de espetáculos com capacidade para quatro mil pessoas, após a requalificação do pavilhão multiusos,…

Região

Jorge Conde tomou posse na presidência do Politécnico de Coimbra

O novo presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Jorge Conde, manifestou-se hoje contra a “confusão de regras” que gerem o ensino superior e defendeu uma estratégia e uma regulação

Sociedade

Oliveira do Hospital promove Semana Municipal para a Igualdade

O Município de Oliveira do Hospital prepara-se para assinalar o seu Dia Municipal para a Igualdade (21 de junho) com  a dinamização de várias iniciativas ao longo de uma semana,…

Região

Município de Tábua premeia Desporto em Gala emotiva

O Município de Tábua premiou, no dia 19, atletas, dirigentes, equipas e associações desportivas na anual Gala do Desporto, que decorreu no Centro Cultural de Tábua.

Vídeos

“Já estamos a trabalhar para conseguir fazer a melhor classificação de sempre da história do Lagares da Beira” (com vídeo)

O décimo segundo lugar no Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra foi a classificação obtida pela Associação Desportiva (AD) de Lagares da Beira na época

Informação

Homem foi detido em flagrante delito a assaltar café em Coimbra

Um homem de 36 anos foi, ontem, detido pelo Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Taveiro, por tentativa de furto em estabelecimento comercial, no concelho de Coimbra.

Região

Café Nicola em Coimbra consumido pelas chamas

O conhecido café Nicola, em Coimbra, foi alvo um incêndio, cerca das 7 horas desta manhã, que deflagrou na cozinha.

Informação

Crianças e jovens de Lourosa assistem a jogo de preparação da Seleção frente à Argélia

Um grupo de 56 crianças e jovens da freguesia de Lourosa partiu, hoje, ao início da tarde rumo ao Estádio da Luz, para assistir ao jogo de preparação para o

Informação

GNR apreendeu artigos contrafeitos a rondar os 18 mil euros em Seia

O Comando Territorial da GNR da Guarda apreendeu, em Seia, 415 peças de vestuário e acessórios de várias marcas, com o valor a rondar os 18 mil euros.