13ª Festa do Pão, Bolos e Bolas pretende “divulgar o que se fazia” na freguesia do Seixo da Beira
22 Agosto, 2019 2592 visualizações

13ª Festa do Pão, Bolos e Bolas pretende “divulgar o que se fazia” na freguesia do Seixo da Beira

image_pdfimage_print

A 13ª Festa do Pão, Bolos e Bolas arranca já amanhã, dia 23 e prologa-se até domingo, dia 25, na freguesia do Seixo da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital e, há semelhança das edições anteriores, pretende “divulgar o que se fazia” na freguesia.

À Rádio Boa Nova, Margarida Claro, presidente da junta de freguesia do Seixo da Beira, fez questão de relembrar que “o pão e as bolas de bacalhau e carne serviam, muitas vezes, como base de alimentação”.

Para a presidente, o certame tem como objetivo “divulgar uma forma de vida do povo da freguesia do Seixo da Beira e também a cultura do milho e dos cereais”.

Todos os produtos presentes na habitual Festa do Pão são confecionados por gente da freguesia, referiu Margarida Claro, lamentando que “muita gente não sabe nem quer fazer” por se tratar de um “serviço que dá imenso trabalho”.

Quanto à programação, a responsável adiantou à Rádio Boa Nova que o Festival Internacional de Folclore, previsto para as 19h00 de sexta-feira, “será o auge da abertura da festa”. O primeiro dia de festa termina com a atuação do Grupo AF, a partir das 23h00.

No sábado, a música prossegue com a Banda Bandaneia, às 22h00, e às 23h00 com a conhecida artista Quina Barreiros.

Para o último dia do certame, estão agendadas várias iniciativas de animação cultural como a Missa na Capela da Nossa Senhora da Estrela, às 12h00, e à tarde, pelas 17h30, haverá uma recriação da desfolhada, malha do milho e a Romaria.

O encerramento das festividades é feito com a atuação da Coragem Band.

“Acho que há um conjunto de atividades que nos remetem para o nosso passado”, defendeu Margarida Claro que está com as expectativas elevadas. “Tenho a expectativa que, como à semelhança dos anos anteriores, esta feira movimente muita gente”, disse.

Anterior Câmara de Arganil recupera equipamentos municipais de lazer danificados pelo incêndio
Seguinte Mais um bebé de Oliveira do Hospital nasce no IC6 a caminho da maternidade

Notícias Relacionadas

Informação

Projeto Fruticool: Município de Nelas distribui fruta aos alunos do 1º CEB e jardim-de-infância

No âmbito do Regime da Fruta Escolar (RFE) e do Projeto Fruticool, teve início ontem, dia 6 de novembro, a distribuição de fruta aos alunos do 1º CEB e jardins-de-infância

Informação

Município oliveirense apresenta Programa de Investimento em Territórios de Baixa Densidade

O Município de Oliveira do Hospital acolhe uma sessão de esclarecimento sobre o Programa de Investimento em Territórios de Baixa Densidade, na próxima segunda-feira, dia 2 de julho, a partir

Região

Idosa de 79 anos atropelada mortalmente em Coimbra

Uma mulher de 79 anos foi ontem atropelada mortalmente, em Coimbra, por um automóvel que subia a avenida Elysio de Moura.

Última Hora

Região: Mulher de 30 anos morre em despiste e queda de carro ao rio Mondego

Uma mulher de 30 anos morreu após o veículo ligeiro de passageiros onde seguia se ter despistado e caído ao rio Mondego, ao início da noite desta quinta-feira, junto à

Informação

Alexandrino apela a “cuidados redobrados” para conter a entrada do Covid-19 no concelho (com vídeo)

O presidente do Município de Oliveira do Hospital disse hoje, em videoconferência, que o único caso positivo de Covid-19 relacionado…

Região

Coimbra: Julgamento de caso de tráfico na prisão obriga a segurança reforçada

Na próxima segunda-feira, dia 14, o Tribunal de Coimbra vai contar com segurança reforçada devido ao julgamento de 28 arguidos acusados de tráfico de droga dentro da prisão de Coimbra.

Última Hora

Candidato do PSD e Tiago Cerveira num olhar de “Ca$h Resto Z€ro”

No “Ca$h Resto Z€ro” desta sexta-feira, Vítor Neves convida a um olhar sobre as pessoas: João Paulo Pombo Albuquerque e Tiago Cerveira.

Região

Candidatura da Rede das Aldeias de Montanha aprovada pelo Fundo Ambiental

A candidatura “Valorizar o Património Ambiental da Serra da Estrela e Promover a Transição para a Economia Circular nas Aldeias de Montanha” …

Informação

Jovem foi salvo de afogamento na praia fluvial de Avô

Um jovem, com cerca de 18 anos, quase morreu afogado, ao final da tarde desta sexta feira, na praia fluvial de Avô. O alerta foi dado por colegas…

Região

Câmara de Arganil promoveu jantar de Natal com colaboradores

O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, fez cumprir a tradição e reuniu atuais e antigos colaboradores da autarquia num animado jantar de Natal, na passada sexta-feira,

Última Hora

Município de Penacova entrega tablets nas escolas do 1º ciclo no âmbito do projeto ‘Realiza-te’

O Município de Penacova entregou, hoje, na EB1 de Lorvão quinze dos 105 tablets e respetivos armários de carga e higienização, …

Nacional

Coletes Amarelos: PSP alerta para condicionamentos de trânsito em vários distritos do país

Está prevista para esta sexta-feira um protesto dos Coletes Amarelos portugueses. A lista das manifestações na área de atuação da PSP soma 25 protestos em 17 locais das principais cidades