10ª Festa das Vindimas mantém viva a tradição em Lagares da Beira (com vídeo)
25 Setembro, 2019 1228 visualizações

10ª Festa das Vindimas mantém viva a tradição em Lagares da Beira (com vídeo)

image_pdfimage_print

É já no próximo fim de semana, 28 e 29 de setembro, que o Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira realiza a 10ª edição da Festa das Vindimas.

A iniciativa que surpreende com uma vindima no Largo da Feira pretende manter viva uma tradição que “se tem vindo a perder quase por completo”.

O momento é de vindimas e de feitura do vinho. Em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital a labuta acontece em jeito de festa. Assim quer o Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira que, desde há 10 anos, vem realizando a Festa das Vindimas, numa missão de “preservar os usos, costumes e tradições da nossa terra”. “Em Lagares da Beira, recorda, Alexandre Pinto, presidente da direção do rancho, sempre houve “muitas e casas brasonadas e tratava-se a vinha durante o ano e nesta época faziam-se as vindimas. O rancho entendeu por bem recriar a tradição”. A Festa das Vindimas “começou muito pequenina e hoje já tem um certo vulto e contamos que seja cada vez maior”, referiu Alexandre Pinto na Rádio Boa Nova.

Com a iniciativa, o Rancho, tenta fazer uma recriação “original”, com a particularidade de, da noite para o dia, fazer nascer uma vinha, já com uvas, no Largo da Feira, onde a comunidade pode vindimar, nomeadamente as crianças das escolas e idosos que frequentam as IPSS. A vindima estende-se, ainda, a uma vinha num quintal vizinho. Segue-se depois a feitura do vinho e do bagaço “à moda antiga”. “Era um ciclo que estava praticamente perdido. Há muitas crianças que vão para lá e que não sabem como se produz o vinho”, comenta Alexandre Pinto.

A prática da vindima e a feitura do vinho é uma tradição que “infelizmente tem-se vindo a perder quase por completo”. Na Rádio Boa Nova, Alexandre Pinto referiu que as pessoas “já não tratam da terra e da vinha”. “Os proprietários não têm meios para isso. Os poucos que produzem o vinho, é por fabrico artesanal ou recorrem à adega que temos mais próxima que é a de Ervedal da Beira”, referiu.

A poucos dias da Festa da Vindima, Alexandre Pinto convida toda a população e gentes da região a participar e a colaborar. “Para nós é um prazer”, assegura.

A Festa das Vindimas tem associada uma vasta programação cultural, com início às 19h00 de 28 de setembro (sábado) e encerramento às 19h00 do dia 29 de setembro (domingo). De entre os vários momentos previstos, Alexandre Pintos destaca a celebração eucarística, no domingo, às 10h30, presidida pelo padre Paulo Silvestre, em homenagem ao Rancho Folclórico e Cultural de Largares da Beira, com a participação da Filarmónica Avoense. A merenda das vindimas que encerra as festividades, domingo às 19h00, é outros dos momentos altos da Festa das Vindimas.

Anterior Região: PJ deteve suspeito de atear fogos ao início da noite
Seguinte Vindimas facilitam integração de novos alunos na Agrária de Coimbra

Notícias Relacionadas

Informação

Estado do tempo vai melhorar. Máximas podem chegar aos 20ºC no final da semana

A semana arrancou com chuva, com neve e com agitação marítima, contudo, o cenário esta terça-feira começa a melhorar,…

Informação

CCPOH estreia jovem de 15 anos no campeonato nacional de Ténis de Mesa

Na segunda jornada do campeonato nacional da 2.ª divisão de ténis de mesa, disputada este sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) perdeu com o

Informação

Homem morreu após atropelamento em Pombal

Um homem morreu ontem à noite, após ter sido atropelado no IC2, no concelho de Pombal.

Última Hora

Manuais gratuitos para 500 mil alunos disponíveis a partir de hoje

Manuais escolares gratuitos, novos ou usados, começam a ser distribuídos a partir de hoje através da plataforma MEGA aos cerca de 500 mil alunos do 1.º ao 6.º ano.

Informação

Incêndios lavram na região, ameaçam populações  e provocam densa nuvem de fumo

São vários os incêndios que nesta tarde de segunda feira lavram na região e que estão a devastar várias manchas florestais e ameaçar populações.

Nacional

Alerta vermelho de incêndio prolongado até quarta-feira

A Autoridade Nacional de Proteção Civil anunciou que vai prolongar o estado especial de alerta vermelho (nível máximo de alerta de incêndio) em sete distritos do país até quarta-feira.

Região

Funcionária da Universidade de Coimbra encontrada morta na rua

Uma mulher de 33 anos foi, ontem, encontrada morta junto à Universidade de Coimbra, disse à agência Lusa fonte da diretoria do Centro da Polícia Judiciária, …

Última Hora

Associação de Vila Nova da Rainha continua fechada um mês após incêndio

Um mês após o trágico incêndio na Associação Cultural, Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha, em Tondela, esta encontra-se ainda fechada …

Vídeos

José Carlos Alexandrino: “O concelho deve muito a estes empresários pela sua resiliência” (com vídeo)

No dia em que se assinala um ano após o grande incêndio, que devastou o concelho de Oliveira do Hospital, é hora de fazer um balanço do que foi feito

Última Hora

PJ identificou cinco suspeitos de roubo e sequestro em Viseu

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje ter identificado cinco homens suspeitos de um crime de roubo ocorrido em março de 2014, numa localidade…

Última Hora

Alta Frequência e Função Públika animam oliveirenses na despedida de 2018

Os grupos Alta Frequência e Função Públika prometem animar os oliveirenses na noite de despedida de 2018, num programa organizado pelo Município de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Tábua: Homem detido por posse ilegal de armas de fogo

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Tábua, deteve um homem de 45 anos, por posse de arma ilegal, na localidade de Tábua, no passado dia 13