10 Junho: Comemorações terminam hoje com Marcelo e Costa no Mindelo
11 Junho, 2019 848 visualizações

10 Junho: Comemorações terminam hoje com Marcelo e Costa no Mindelo

image_pdfimage_print

As comemorações do Dia de Portugal, que começaram em Portalegre, terminam hoje em Cabo Verde, com a presença do Presidente da República…

… e do primeiro-ministro, que passarão o dia no Mindelo, na ilha de São Vicente.

Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa chegaram à Cidade da Praia na segunda-feira ao fim do dia, após a cerimónia militar do 10 de Junho em Portalegre, e ambos discursaram perante a comunidade portuguesa em Cabo Verde, que é composta por cerca de 21 mil pessoas, dispersas por várias ilhas.

Hoje, os dois viajam da capital cabo-verdiana, na ilha de Santiago, para o Mindelo, novamente acompanhados pelo Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, onde terão uma agenda intensa, que começa com uma visita a uma exposição de arte, seguindo-se um passeio a pé e um almoço com autoridades locais numa fragata da Marinha Portuguesa.

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, também participará nas comemorações no Mindelo.

Integram a comitiva portuguesa os ministros da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e os deputados Feliciano Barreiras Duarte, do PSD, Carlos Pereira, do PS, Maria Manuel Rola, do BE, Pedro Mota Soares, do CDS-PP, e João Dias, do PCP.

Depois, o programa inclui uma homenagem às tropas expedicionárias portuguesas em Cabo Verde na II Guerra Mundial e um convívio com jovens desportistas em que estará o futebolista luso-cabo-verdiano Eliseu, ex-jogador do Benfica, que integrou a seleção nacional campeã da Europa em 2016 e que trouxe consigo uma réplica desse troféu.

À tarde, haverá ainda um desfile militar das Forças Armadas de Cabo Verde que integrará uma representação de Portugal. As comemorações do Dia de Portugal terminam com uma receção à comunidade portuguesa, num hotel do Mindelo, ao fim do dia.

O primeiro-ministro português deverá regressar ainda hoje a Portugal, enquanto o Presidente da República viaja para a Costa do Marfim na quarta-feira, para uma visita de Estado, após uma deslocação de caráter privado à ilha da Brava, com o seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca.

Em 2016, ano em que tomou posse como Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa lançou um modelo inédito de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, acertado com o primeiro-ministro em que as celebrações começam em território nacional e se estendem a um país estrangeiro com comunidades emigrantes.

Nesse ano, o Dia de Portugal foi celebrado entre Lisboa e Paris. Em 2017 as comemorações foram no Porto e nas cidades brasileiras do Rio de Janeiro e São Paulo. E em 2018 dividiram-se entre Ponta Delgada, nos Açores, e as cidades de Boston, Providence e New Bedford, na Costa Leste dos Estados Unidos da América. Neste ano, decorrem em Portalegre e em Cabo Verde.

Anterior Casal ficou ferido em despiste no IC6
Seguinte Equipa “Vida com Arte” promove debate “Vamos Falar de Cancro”

Notícias Relacionadas

Região

Câmara de Seia distingue personalidades e alunos no Dia do Município

Seia comemora no próximo dia 3 de julho o Dia do Município. Na cerimónia do 30º aniversário de elevação de Seia a cidade, a Câmara Municipal distingue,…

Destaque

Oliveira do Hospital: Viatura caída no rio Seia foi encontrada com “arma de caça e respetivas munições”

Uma viatura foi encontrada, na manhã de sábado, caída no Rio Seia, junto da Ponte do Salto, entre Lagares da Beira e Ervedal da Beira. A viatura encontrava-se sem ocupantes

Última Hora

Portugal regista mais 12 mortes e 195 novos casos de infeção por Covid-19

Portugal regista esta terça-feira 1.436 mortes por Covid-19, mais 12 do que na segunda-feira, e 32.895 infetados (mais 195), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Última Hora

Colisão no IC6 provocou um ferido ligeiro

Uma colisão, ocorrida esta manhã, entre uma viatura pesada e um ligeiro causou ferimentos leves no condutor da viatura ligeira,…

Informação

Primeiro-ministro anuncia fim da declaração de crise energética às 24 horas de hoje

Depois de desconvocada a greve, o Primeiro-Ministro visitou hoje a Entidade Nacional para o Setor Energético. No final, anunciou o fim da declaração de crise energética para as 24 horas

Última Hora

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital promoveu intercâmbio com Rozenberg School (com vídeo)

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital promoveu intercâmbio com Rozenberg School (Bélgica), acolhendo alunos…

Última Hora

Rádio Boa Nova comemorou 32 anos de “resiliência e adaptação” (Com vídeo)

A Rádio Boa Nova comemorou ontem, dia 19 de março, o seu 32º aniversário com uma emissão especial de “porta aberta” realizada entre as suas instalações,…

Informação

Chuva, trovoada, vento e agitação marítima a partir de hoje Continente

A chuva forte, com probabilidade de ocorrência de trovoadas, o vento e a agitação marítima regressam a partir de hoje ao território do continente, sendo sexta-feira o dia mais gravoso,

Última Hora

Mais de 100 casas recuperadas e entregues às famílias em Pedrógão Grande

Cento e seis habitações das 264 afetadas pelos incêndios de Pedrógão Grande estão concluídas e entregues às famílias.

Última Hora

Tondela: Despiste mata jovem de 23 anos

Um jovem de 23 anos morreu esta madrugada no IP3, no concelho de Tondela, na sequência de um despiste de automóvel. A vítima é natural de Santa Comba Dão.

Cultura

Organização do Livro “Memórias” reuniu-se em almoço convívio no restaurante L’Artista

Depois do grande lançamento do livro Memórias – Música, Prosa e Poesia, os responsáveis por aquela organização reuniram-se,…