10 Junho: Comemorações terminam hoje com Marcelo e Costa no Mindelo
11 Junho, 2019 865 visualizações

10 Junho: Comemorações terminam hoje com Marcelo e Costa no Mindelo

image_pdfimage_print

As comemorações do Dia de Portugal, que começaram em Portalegre, terminam hoje em Cabo Verde, com a presença do Presidente da República…

… e do primeiro-ministro, que passarão o dia no Mindelo, na ilha de São Vicente.

Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa chegaram à Cidade da Praia na segunda-feira ao fim do dia, após a cerimónia militar do 10 de Junho em Portalegre, e ambos discursaram perante a comunidade portuguesa em Cabo Verde, que é composta por cerca de 21 mil pessoas, dispersas por várias ilhas.

Hoje, os dois viajam da capital cabo-verdiana, na ilha de Santiago, para o Mindelo, novamente acompanhados pelo Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, onde terão uma agenda intensa, que começa com uma visita a uma exposição de arte, seguindo-se um passeio a pé e um almoço com autoridades locais numa fragata da Marinha Portuguesa.

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, também participará nas comemorações no Mindelo.

Integram a comitiva portuguesa os ministros da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e os deputados Feliciano Barreiras Duarte, do PSD, Carlos Pereira, do PS, Maria Manuel Rola, do BE, Pedro Mota Soares, do CDS-PP, e João Dias, do PCP.

Depois, o programa inclui uma homenagem às tropas expedicionárias portuguesas em Cabo Verde na II Guerra Mundial e um convívio com jovens desportistas em que estará o futebolista luso-cabo-verdiano Eliseu, ex-jogador do Benfica, que integrou a seleção nacional campeã da Europa em 2016 e que trouxe consigo uma réplica desse troféu.

À tarde, haverá ainda um desfile militar das Forças Armadas de Cabo Verde que integrará uma representação de Portugal. As comemorações do Dia de Portugal terminam com uma receção à comunidade portuguesa, num hotel do Mindelo, ao fim do dia.

O primeiro-ministro português deverá regressar ainda hoje a Portugal, enquanto o Presidente da República viaja para a Costa do Marfim na quarta-feira, para uma visita de Estado, após uma deslocação de caráter privado à ilha da Brava, com o seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca.

Em 2016, ano em que tomou posse como Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa lançou um modelo inédito de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, acertado com o primeiro-ministro em que as celebrações começam em território nacional e se estendem a um país estrangeiro com comunidades emigrantes.

Nesse ano, o Dia de Portugal foi celebrado entre Lisboa e Paris. Em 2017 as comemorações foram no Porto e nas cidades brasileiras do Rio de Janeiro e São Paulo. E em 2018 dividiram-se entre Ponta Delgada, nos Açores, e as cidades de Boston, Providence e New Bedford, na Costa Leste dos Estados Unidos da América. Neste ano, decorrem em Portalegre e em Cabo Verde.

Anterior Casal ficou ferido em despiste no IC6
Seguinte Equipa “Vida com Arte” promove debate “Vamos Falar de Cancro”

Notícias Relacionadas

Informação

Região: Detidos três indivíduos que se dedicavam a traficar de pessoas para exploração sexual

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve três homens, pela presumível prática do crime de tráfico de seres humanos, na vertente de exploração sexual e também

Destaque

Parlamento aprovou a renovação do Estado de Emergência

Foi aprovado esta quinta-feira na Assembleia da República o decreto presidencial que renova o estado de emergência no país por mais 15 dias. A favor votaram PS, PSD, Bloco de

Região

A Rádio Boa Nova lamenta o falecimento de Prudêncio Miguel Novais, filho da colaboradora e amiga Natália Novais.

A Rádio Boa Nova lamenta o falecimento de Prudêncio Miguel Novais, filho da colaboradora e amiga Natália Novais. A toda a família e, em particular a Natália Novais e a

Região

Tempestade Leslie: Governo alarga apoios a mais oito concelhos na região

A tempestade Leslie atingiu a região Centro do país nos dias 13 e 14 de outubro, provocando estragos em diversas explorações agrícolas.

Região

Nelas: Funcionários de instituições, creches e docentes realizaram testes de rastreio à Covid-19

Prosseguiu, na passada terça-feira, o programa preventivo da realização de testes à Covid-19 a todos os funcionários de mais cinco instituições da área social do concelho de Nelas que prestam

Desporto

Calendário desportivo de fim-de-semana

A equipa sénior do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) vai disputar a 5ªa jornada da Série C do Campeonato Nacional frente ao Torreense.

Destaque

Câmara de Oliveira do Hospital vai retirar amianto da escola

A Câmara Municipal vai avançar com a retirada das placas de fibrocimento, contendo amianto, da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Informação

Cristina Salgado apresenta “O Amor na Educação” na Eptoliva

No próximo dia 19 de janeiro (sexta-feira) terá lugar a apresentação do livro “O Amor na Educação” de Cristina Salgado.

Região

Apenas 58 câmaras aceitaram todas as competências para 2020 dentro do prazo.

Só, 58 dos municípios do continente declararam ao Governo que pretendem assumir em 2020 todas as competências a transferir do Estado central. Apenas 58 dos municípios do continente declararam ao

Última Hora

Tiago Cerveira exibe “Pagar a Promessa” em Serralves e lança novo filme em homenagem a Travanca de Lagos

O realizador Tiago Cerveira, natural de Travanca de Lagos, concelho de Oliveira do Hospital, exibe no próximo domingo, dia 9 de fevereiro, pelas 16h00, o seu filme “Pagar a Promessa

Informação

Calor extremo: Praias Fluviais do concelho servem de refúgio

Atendendo às elevadas temperaturas que se fazem sentir em Portugal nos últimos dias, turistas e população local têm recorrido às praias fluviais do concelho para se refugiar.

Última Hora

Homem encontrado sem vida no rio em S. Sebastião da Feira

Um homem, com cerca de 60 anos, foi encontrado, esta manhã, já sem vida, no rio Alva, em S. Sebastião da Feira, concelho de Oliveira do Hospital.