XVI Festa da Castanha “é extremamente importante porque é a festa do renascer”

XVI Festa da Castanha “é extremamente importante porque é a festa do renascer”

image_pdfimage_print

Aldeia das Dez acolhe, este fim-de-semana, 20 e 21 de outubro, a XVI Festa da Castanha que, este ano, simboliza o renascimento da freguesia após o grande incêndio.

Depois de uma interrupção no ano passado devido à tragédia, Carlos Castanheira, presidente da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez, garante que esta edição “é extremamente importante porque é a festa do renascer”.

“É uma festa que nos vai proporcionar o retomar da sequência da Festa da Castanha, que tem tido um êxito muito bom desde o início”, adiantou Carlos Castanheira à Rádio Boa Nova, garantindo que há “uma grande esperança em melhorar o cartaz”.

Para o autarca, esta edição destaca-se também pela oferta de um castanheiro a cada pessoa “até ao visitante número mil”, que significa “a reposição daquilo que é a arte tradicional”. “Para mim, é um fator de extrema importância para mostrar aos visitantes que estamos cá para repovoar novamente as nossas espécies”, explicou.

Quanto ao programa, Carlos Castanheira confessa que o ponto alto do certame acontece no dia 21, no Santuário da Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, “um santuário muito bonito”.

Na XVI Festa da Castanha não vai faltar animação cultural, artesanato, gastronomia e produtos endógenos. No sábado à noite é inaugurada a exposição de fotografia do concurso “A Castanha em Oliveira do Hospital” e o tradicional magusto noturno.

As atividades desportivas também marcam a edição deste ano, nomeadamente a realização do III Trail do Colcurinho, no segundo dia da festa. Também no domingo acontece a recriação etnográfica do magusto tradicional.

À Rádio Boa Nova, Carlos Castanheira revelou as novidades do certame, nomeadamente os show cookings para crianças, a visita pedagógica ao Santuário e oficinas dirigidas às crianças e famílias “Da Castanha ao Castanheiro”.

Na Rádio Boa Nova, o autarca deixou o convite: “Venham a Aldeia das Dez. Venham ao Santuário e venham assistir a uma festa que já começa a ser carismática aqui na nossa freguesia. Vão encontrar expositores de diversas atividades. Será uma tarde bem passada”.

E, um ano após o grande incêndio, “a paisagem já começa a regenerar de alguma forma”, acrescentou.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Município de Arganil entregou chaves de 10 habitações reconstruídas após os incêndios 
Next Parlamento recomenda arrancar eucaliptos nascidos após incêndios de 2017

Artigos Relacionados

Sociedade

Cães atacam rebanhos e deixam produtores alertados no concelho de Oliveira do Hospital

Nas últimas semanas, vários rebanhos de produtores do concelho de Oliveira do Hospital têm sido vítimas de ataque de cães.

Última Hora

Festas do Solstício e Caminhada do Lampião decorrem de 21 a 23 de junho

Os dias que antecedem a data de 21 de junho trazem uma azáfama invulgar à pequena aldeia de Alvoco da Serra, no concelho de Seia, e a cada um dos

Região

Região: Marcelo visita hoje Beira Interior em nova edição do ‘Portugal Próximo’

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita hoje a Beira Interior, com uma agenda dividida entre os concelhos de Castelo Branco,…

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 18 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 19.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Góis distinguido com bandeira “Autarquia + Familiarmente Responsável” 

A Câmara Municipal de Góis foi, pelo terceiro ano consecutivo, distinguida pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) como uma das Mais Familiarmente Responsáveis por adotar políticas efetivas de apoio às famílias.

Região

Homem morre na sequência de queda num aqueduto em Coimbra

Um homem de 51 anos morreu hoje na sequência de uma queda de um aqueduto na estrada nacional que liga Souselas a Botão (N 336), próximo de um viaduto no

Informação

Confraria de Ervedal da Beira realiza capítulo de entronização

A Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores de Ervedal da Beira realiza amanhã, dia 3 de dezembro, o 3º capítulo de entronização.

Última Hora

Muito frio coloca quatro distritos em alerta

Quatro distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo a partir de hoje e até sábado devido ao tempo frio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

Exposição coletiva “Incêndios 2017” é inaugurada sexta-feira em Oliveira do Hospital

Na próxima sexta-feira, 8 de fevereiro, abre ao público uma exposição coletiva de artes plásticas intitulada “Incêndios 2017” promovida pelo grupo Why Fire (WiFi)…

Destaque

ARCIAL e Quinta dos Jugais entregaram as primeiras 2300 árvores da campanha “Sementes Solidárias”

A ARCIAL e a empresa Quinta dos Jugais procederam ontem (sexta-feira) à entrega das primeiras 2300 jovens árvores distribuídas no âmbito da campanha “Sementes Solidárias”, iniciada pelas duas entidades no

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 20 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 3.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Preço da água desce nos concelhos abastecidos pela Águas do Planalto

O preço da água vai baixar 20 por cento nos concelhos abastecidos pela Águas do Planalto. Os consumidores de Tondela, Santa Comba Dão, Mortágua, Carregal do Sal e de Tábua