XVI Festa da Castanha “é extremamente importante porque é a festa do renascer”

XVI Festa da Castanha “é extremamente importante porque é a festa do renascer”

image_pdfimage_print

Aldeia das Dez acolhe, este fim-de-semana, 20 e 21 de outubro, a XVI Festa da Castanha que, este ano, simboliza o renascimento da freguesia após o grande incêndio.

Depois de uma interrupção no ano passado devido à tragédia, Carlos Castanheira, presidente da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez, garante que esta edição “é extremamente importante porque é a festa do renascer”.

“É uma festa que nos vai proporcionar o retomar da sequência da Festa da Castanha, que tem tido um êxito muito bom desde o início”, adiantou Carlos Castanheira à Rádio Boa Nova, garantindo que há “uma grande esperança em melhorar o cartaz”.

Para o autarca, esta edição destaca-se também pela oferta de um castanheiro a cada pessoa “até ao visitante número mil”, que significa “a reposição daquilo que é a arte tradicional”. “Para mim, é um fator de extrema importância para mostrar aos visitantes que estamos cá para repovoar novamente as nossas espécies”, explicou.

Quanto ao programa, Carlos Castanheira confessa que o ponto alto do certame acontece no dia 21, no Santuário da Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, “um santuário muito bonito”.

Na XVI Festa da Castanha não vai faltar animação cultural, artesanato, gastronomia e produtos endógenos. No sábado à noite é inaugurada a exposição de fotografia do concurso “A Castanha em Oliveira do Hospital” e o tradicional magusto noturno.

As atividades desportivas também marcam a edição deste ano, nomeadamente a realização do III Trail do Colcurinho, no segundo dia da festa. Também no domingo acontece a recriação etnográfica do magusto tradicional.

À Rádio Boa Nova, Carlos Castanheira revelou as novidades do certame, nomeadamente os show cookings para crianças, a visita pedagógica ao Santuário e oficinas dirigidas às crianças e famílias “Da Castanha ao Castanheiro”.

Na Rádio Boa Nova, o autarca deixou o convite: “Venham a Aldeia das Dez. Venham ao Santuário e venham assistir a uma festa que já começa a ser carismática aqui na nossa freguesia. Vão encontrar expositores de diversas atividades. Será uma tarde bem passada”.

E, um ano após o grande incêndio, “a paisagem já começa a regenerar de alguma forma”, acrescentou.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Município de Arganil entregou chaves de 10 habitações reconstruídas após os incêndios 
Next Parlamento recomenda arrancar eucaliptos nascidos após incêndios de 2017

Artigos Relacionados

Informação

Prisão preventiva para homem filmado a tentar afogar a mulher

O homem que na sexta-feira foi filmado a tentar afogar a mulher, nas margens do rio Águeda, vai aguardar julgamento em prisão preventiva, estando indiciado pelo crime de tentativa de

Sociedade

Luís Lagos questiona regresso de competências ao tribunal e acusa Alexandrino de “número político”

O deputado do CDS-PP na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, Luís Lagos, acusou o presidente da autarquia de fazer um “número político”,…

Região

Presidente da Câmara de Pedrógão assina petição contra alegadas fraudes na reconstrução de habitações

O presidente do município de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, vai assinar uma petição contra alegadas fraudes com ajudas à reconstrução de casas destruídas pelo fogo de 2017, anunciou hoje a

Última Hora

Nelas e Mangualde: Polícia Judiciária deteve assaltantes à mão armada

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, no decurso da operação “Fakebook”, identificou e deteve três homens e duas mulheres, todos desempregados, pela presumível…

Região

Peniche: quatro homens identificados por furtos em parque de campismo

O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, entre os dias 21 e 27 de agosto, identificou quatro homens, suspeitos de furtos em

Informação

CAULE assume -se como um “exemplo a nível nacional” no controlo da doença do nemátodo do pinheiro

A CAULE recebeu a visita de mais uma comitiva internacional aos trabalhos que tem estado a desenvolver de controlo e erradicação da doença do nemátodo da madeira do pinheiro na

Última Hora

Calendário Desportivo de fim-de-semana

Este domingo, 18 de novembro, pelas 15h00, as equipas do concelho oliveirense, a jogar na Série C do Campeonato Nacional, disputam a 12ª jornada.

Informação

Greve nos combustíveis continua com serviços mínimos definidos

A greve dos motoristas de camiões de transporte de matérias perigosas vai continuar, com serviços mínimos definidos.

Sociedade

BLC3 recebeu visita do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação

A BLC3- Campus de Tecnologia e Inovação, localizada em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital recebeu ontem a visita do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação,

Região

ADIBER mantém abertas candidaturas para investimentos no sector primário

Segundo nota de imprensa, a ADIBER informa que,”estão abertos desde 1 de Julho passado, os Avisos de Concurso para apoio a investimentos no sector primário na Região da Beira Serra

Última Hora

Pedrógão Grande: Livro sobre o concelho é dedicado às vítimas do incêndio

Um livro de divulgação dos valores culturais e naturais de Pedrógão Grande, que os autores dedicam às vítimas do incêndio de 17 de junho de 2017, é apresentado nesta vila

Informação

Arganil avança com estabilização do muro de suporte na EN 342, em Vila Cova de Alva

O Município de Arganil procedeu à adjudicação da empreitada de estabilização do muro de suporte na Estrada Nacional 342 (kms 110+465 a 110+700), em Vila Cova de Alva.