XVI Encontro de Tunas em Penalva de Alva: “Vai ser uma tarde dedicada a Coimbra” (com vídeo)

XVI Encontro de Tunas em Penalva de Alva: “Vai ser uma tarde dedicada a Coimbra” (com vídeo)

image_pdfimage_print

É já no próximo domingo, dia 24 de novembro, que se realiza mais um Encontro de Tunas, um evento anual que já é imagem de marca de Penalva de Alva desde 2004.

A Tuna Recreativa Penalvense (tuna organizadora), a Tuna Mista do Areeiro e a Toeira Trupe são as protagonistas do evento que terá lugar na sede da Sociedade Recreativa Penalvense, pelas 14h30.

Convidado desta manhã no programa “Outras Conversas” da Rádio Boa Nova, Sérgio Minas, elemento da direção da Sociedade Recreativa Penalvense, mostrou-se expectante em relação ao certame que promove a cultura, neste caso, a da região de Coimbra.

Para o responsável, o grande destaque do evento vai para a participação da Toeira Trupe, uma vez que se vai estrear em atuações e que “preserva e difunde a viola toeira”, “característica de Coimbra e do fado de Coimbra”. O grupo, que toca apenas instrumental, apresenta um “reportório muito à volta da canção de Coimbra” e valoriza um instrumento que “esteve quase extinto”. “Felizmente que este conjunto de pessoas virá a Penalva de Alva para mostrar o seu trabalho em prol da Cultura”, afirmou.

Por sua vez, a Tuna Mista do Areeiro, também de Coimbra, com cerca de 40 anos, apresenta-se “num registo um pouco diferente”, isto é, “mais popular”. “É uma Tuna mais recente, também com reportório ligado a Coimbra, mas que tem peças de Amália Rodrigues e Zeca Afonso, por exemplo, em instrumental e cantadas”, explica.

“Vai ser uma tarde dedicada a Coimbra”, referiu Sérgio Minas.

Quanto à Tuna organizadora, de que faz parte Sérgio, esta foi fundada em 1937 e “nem sempre esteve em atividade”. “Houve um interregno de cerca de 30 anos”, contou, enaltecendo o trabalho de Rui Marques, atual maestro da tuna que, agora, conta com cerca de 20 elementos.

“Hoje é uma Tuna mais clássica, com um reportório que vai desde a música barroca/ clássica até à música tradicional, mais rock e bossa nova”, explicou.

Na Rádio Boa Nova, Sérgio Minas adiantou que este Encontro de Tunas “vai ter um significado especial”, uma vez que vai prestar homenagem a Casimiro Sancho, um dos elementos fundadores da Tuna Recreativa Penalvense, que faleceu recentemente.

Previous Ca$h Resto Z€ro: “ A Ministra da Saúde vem ao interior e ninguém lhe dá cabo da saúde… De seguida, estes homens vão a Lisboa pedir-lhe ajuda pela nossa saúde. Haja saúde e paciência!”
Next GNR salvou vida ao transportar órgão em tempo recorde

Artigos Relacionados

Cultura

Associação de Arte e Imagem de Seia inaugura sede no Mercado Municipal

 No próximo sábado, 6 de maio, pelas 16 horas vai ser inaugurada a sede da Associação de Arte e Imagem de Seia, num dos espaços do Mercado Municipal de Seia,

Opinião

Comentário: “… o que aconteceu foi um passeio de José Carlos Alexandrino. Aquela cadeira vazia vai ficar na memória política de Oliveira do Hospital”

Num comentário ao debate entre os candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, realizado ontem à noite, …

Destaque

Antevisão: Sintrense vs FCOH. ADN vs Mação

Após uma interrupção na Série C do Campeonato Nacional, para disputar a 1ª eliminatória da Taça de Portugal, as equipas do concelho oliveirense disputam, este domingo, 16 de setembro, pelas

Informação

Pai matou filho com facada durante discussão em Pombal

Um homem de 36 anos morreu vítima de uma facada durante uma discussão com o pai, sábado à noite, numa habitação em Água Formosa, no concelho de Pombal, distrito de

Última Hora

Greve dos motoristas leva a criação de Rede de Emergência de Postos de Abastecimento

A greve dos motoristas de matérias perigosas e de mercadorias está marcada para o dia 12 de agosto, podendo prolongar-se por tempo indeterminado.

Informação

Empresas: ERA Imobiliária chegou a Oliveira do Hospital

A Imobiliária ERA abriu, ontem, as suas portas na cidade de Oliveira do Hospital, com o objetivo de “atrair talento” e proporcionar “bons negócios” na compra e venda de casas.

Cultura

Via Sacra e visita Pascal com oferta de “medicamento” são momentos altos da Semana Santa em Oliveira do Hospital

  Oliveira do Hospital está a comemorar a Semana Santa. Um dos momento altos das celebrações acontece amanhã, sexta feira santa, com a realização “ao vivo” da Via Sacra com

Informação

Homem morre atropelado por comboio em Aveiro

Um homem de cerca de 40 anos morreu na manhã desta terça-feira ao ser atropelado por um comboio de mercadorias na linha do Norte, em Aveiro.

Região

Governo vai criar financiamento de 10 milhões para segundas habitações

O Governo está a “diligenciar” um mecanismo de financiamento de cerca de dez milhões de euros para as autarquias apoiarem a recuperação de segundas habitações afetadas pelos incêndios.

Região

Região: PJ deteve suspeito de atear fogos ao início da noite

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um suspeito de ter ateado dois incêndios florestais, nos dias 09 e 13, na freguesia de Manhouce, concelho de São Pedro do Sul.

Informação

De Mateos vence em Braga e Alarcón conserva a camisola amarela

O espanhol Vicente De Mateos (Louletano) venceu, nesta sexta-feira, a oitava etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, que ligou Barcelos a Braga, na distância de 147,6 quilómetros. O portista

Informação

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se sábado no Mercado Municipal

No próximo sábado, 17 de março, realiza-se mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital,…