Vítimas dos fogos de 2017 podem requerer indemnizações até janeiro

Vítimas dos fogos de 2017 podem requerer indemnizações até janeiro

O Ministério da Justiça informou, hoje, que as vítimas dos incêndios ocorridos entre 17 e 24 de junho e 15 e 16 de outubro de 2017 …

… podem enviar os pedidos de indemnização à Comissão para Avaliação dos Pedidos de Indemnização até janeiro de 2019 sem qualquer tipo de custo.

De acordo com o comunicado enviado pelo gabinete do ministério à Rádio Boa Nova, estas compensações são para vítimas cujos os danos não se encontrem previstos noutros apoios.

A esta indemnização têm direito as vítimas que sofreram danos físicos, mentais ou outros danos, patrimoniais ou não patrimoniais, da responsabilidade do Estado, resultantes dos incêndios florestais de junho e outubro de 2017 e que ainda não tenham sido compensados por outras vias.

Para realizar o pedido de indemnização, os cidadãos têm de entregar preenchido um requerimento, cujo modelo do mesmo disponível no site da Comissão de Avaliação dos Pedidos de Indemnização.

Com esse documento é necessário entregar uma declaração comprovativa da condição de vítima, emitida pelos serviços competentes: o Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses, I. P., no caso das vítimas mortais e feridos graves; as Administrações Regionais de Saúde do Norte e do Centro, no que respeita à identificação das vítimas que invoquem danos à sua saúde física ou mental; as Direções Regionais de Agricultura e Pescas do Norte e do Centro, no caso de danos inerentes à atividade agrícola; as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e do Centro, no tocante aos demais danos materiais.

Os requerimentos para os pedidos de indemnização são dirigidos à CPAPI e podem ser apresentados pelos interessados na sede da Comissão, que funciona nas instalações do Tribunal da Relação de Coimbra, na Secretaria-Geral do Ministério da Justiça, em Lisboa, nos serviços das autarquias locais do local de residência dos requerentes e no Consulado Português da respetiva área de residência.

O ministério da Justiça informa ainda que os cidadãos poderão solicitar ajuda para a instrução e apresentação dos requerimentos de indemnização, bem como informações e consulta jurídica ao Conselho Regional de Coimbra da Ordem dos Advogados.

image_pdfimage_print
Previous Incêndios: Metro de Lisboa entregou computadores e outros materiais em Oliveira do Hospital
Next Oliveira do Hospital vai ter um local de abrigo contra ondas de calor

Artigos Relacionados

Informação

Município de Oliveira do Hospital criou conta solidária de apoio às vítimas do incêndio

O Município de Oliveira do Hospital criou uma conta solidária de apoio às vítimas do forte incêndio que afetou o concelho. Vamos todos ajudar através do IBAN: PT50 0035 0567 00026953430

Destaque

Bombeiros do distrito de Coimbra denunciam dívida de dois milhões de Euros por parte do CHUC

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) deve cerca de dois milhões de Euros às várias Associações Humanitárias de bombeiros do distrito. A denúncia foi feita ontem pelo presidente

Informação

ExpOH abre portas a 21 de julho e promete nove noites com grande animação

A ExpOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital abre portas este sábado, dia 21, às 18h00, no parque do Mandanelho, prolongando-se até 29 de julho.

Informação

Rally Vinho do Dão arranca este fim-de-semana em Nelas

O Rally Vinho do Dão, fruto da parceria Município de Nelas e Clube Automóvel do Centro, volta aos troços do concelho este fim-de-semana, dia 26 de maio, desta vez com

Última Hora

Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura espanhola promovem-se em comum na China

A Comissão de Turismo da Eurorregião Alentejo-Centro de Portugal-Extremadura (EUROACE)  reuniu-se esta segunda-feira, dia 7 de maio, na Guarda,…

Informação

Rancho Folclórico Sampaense comemora 40º aniversário

O Rancho Folclórico Sampaense, de S. paio de Gramaços, comemora domingo, dia 11, 40 anos de “centenas de atuações” em festivais no país e no estrangeiro. O objetivo do grupo,

Educação

Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, em entrevista exclusiva à Rádio Boa Nova

No âmbito da visita pastoral que está a realizar à diocese de Coimbra e, por conseguinte, a Oliveira do Hospital, o Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes esteve ao final

Informação

Figueira da Foz: homem acusado de matar mulher detido preventivamente em hospital prisão

O homem acusado de matar a mulher a tiro, na última semana, em Quiaios, na Figueira da Foz, vai aguardar julgamento com a medida de coação mais gravosa num hospital

Informação

 Aprovado programa excecional para recuperar habitações afetadas pelo fogo de 15 de outubro

O Governo aprovou ontem, em Conselho de Ministros, o decreto-lei que implementa um programa excecional de apoio financeiro para recuperar habitações…

Última Hora

UCC Pinheiro dos Abraços assegura cuidados de proximidade há quatro anos

A Unidade Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraços assinalou quatro anos de atividade, marcados pela aproximação dos cuidados de saúde junto da população de Oliveira do Hospital, sobretudo no

Região

Município de Arganil apoia feridos dos incêndios nos pedidos de indemnização 

O Município de Arganil em parceria com a Ordem dos Advogados – Conselho Regional de Coimbra está a apoiar as vítimas dos incêndios de 15 e 16 de outubro de

Informação

Biblioteca Municipal de Coimbra acolhe Feira do Livro Dado

A Biblioteca Municipal de Coimbra recebe a 22 de setembro a Feira do Livro Dado, uma iniciativa da associação Casa da Esquina destinada a todas as faixas etárias e que

Informação

Oliveira do Hospital recebe Encontro do Orçamento Participativo Portugal 2018

O Município de Oliveira do Hospital recebe na próxima terça-feira, dia 10 de abril, pelas 21 horas, na Biblioteca Municipal, um Encontro de Participação para recolha de ideias para o

Destaque

Oliveira do Hospital aprova orçamento de 27,6 milhões de Euros para 2017

O Município de Oliveira do Hospital aprovou o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2017 no valor de 27,6 milhões de Euros.

Região

Unidade Pastoral promove celebração anual de S. João Paulo II

A Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital promove no próximo domingo, dia 23 de abril, a celebração anual de S. João Paulo II, que em maio do ano passado …

Última Hora

Jovem detido em Tábua por tráfico de estupefacientes

Militares do Posto Territorial de Tábua detiveram ontem, dia 29 de junho, em Tábua, um homem de 23 anos por tráfico de estupefacientes.

Última Hora

Leiria: Homem morre soterrado em vala

Um homem morreu, esta manhã, na zona de Barreira, em Leiria, soterrado numa vala.

Sociedade

Dispositivo de Combate a Incêndios reforçado com 45 meios aéreos a partir de hoje

A partir desta sexta-feira, dia 15 de junho, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais para 2018 conta com mais 9 meios aéreos, oito no Continente e um na

Região

Nelas investe 220 mil Euros no cadastro informático das redes de água e saneamento nas freguesias

O Município de Nelas avançou para a concretização do Cadastro Informático das Redes de Abastecimento de Água e Saneamento, em todo o concelho,…

Região

Autarcas e governo aplaudem projeto de infraestruturação em fibra ótica da Altice no Maciço Central da Serra da Estrela

O projeto de infraestruturação em fibra ótica, pela Altice Portugal, em seis concelhos do Maciço Central da Serra da Estrela (Seia, Covilhã, Manteigas, Gouveia, Fundão e Oliveira do Hospital) …

Sociedade

Filme sobre o Vale do Alvoco premiado no CineEco

“O rio – parte 3” realizado pelos oliveirenses Luís Antero e Tiago Cerveira recebeu Menção Honrosa, pelo Júri Juventude Lusofonia Panorama Regional,…

Desporto

Volta a Portugal começa hoje. No sábado tem chegada a Oliveira do Hospital

A 80ª edição da Volta a Portugal em bicicleta começa hoje com um curto prólogo, de 1,8 quilómetros, em Setúbal, com o espanhol Raúl Alarcón (W52-FC Porto), vencedor em 2017,

Informação

“A nossa vitória dá-nos mais responsabilidade”

José Carlos Alexandrino conseguiu, ontem, um resultado nunca visto no concelho de Oliveira do Hospital. Na hora de festejar, o presidente eleito admitiu que…

Última Hora

CIM Região de Coimbra cria Gabinete técnico florestal intermunicipal

O Presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde das Neves, assinou hoje em Santarém, na presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural,…