Viseu: GNR ministra Curso de Investigação às Causas dos Incêndios Florestais

Viseu: GNR ministra Curso de Investigação às Causas dos Incêndios Florestais

A Guarda Nacional Republicana (GNR), até ao dia 16 de novembro, está a ministrar, em Viseu, o Curso de Investigação às Causas dos Incêndios Florestais.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a GNR informa que o Curso de Investigação às Causas dos Incêndios Florestais tem como objetivo dotar os formandos de conhecimentos técnicos e científicos na área da investigação criminal das causas dos incêndios em espaço rural, com especial ênfase na obtenção de meios de prova que, para além de identificar as causas dos incêndios, permita apurar os seus autores.

Este curso, que teve início no dia 5 de novembro, conta com a participação de 42 militares da GNR e civis da carreira de Guarda-Florestal, que integram o Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), destacando-se ainda a participação de quatro elementos dos Carabineiros do Chile e quatro elementos da Guardia Civil do Reino de Espanha.

A formação contempla 15 módulos teóricos e práticos de diferentes áreas pedagógicas, que abrangem desde legislação relacionada com incêndios florestais, o estudo das matérias combustíveis e a sua correlação com o comportamento e propagação do fogo, assim como, a identificação de vestígios e recolha de prova.

Hoje, pelas 14h30, teve início o Exercício sobre o Comportamento e Propagação do Fogo e amanhã, 14 de novembro, pelas 14h30, acontece o Exercício sobre a Análise de Vestígios. O curso acontece no perímetro florestal de São Salvador, freguesia de Calde, distrito de Viseu.

image_pdfimage_print
Previous Município de Oliveira do Hospital lança concurso para o “Postal de Natal Digital”
Next Proteção Civil de Góis empenhada no combate à vespa asiática

Artigos Relacionados

Vídeos

Bombeiros de Lagares acusam o Estado de “não ter respeito” pelas Associações Humanitárias (com vídeo)

A Associação Humanitária dos Bombeiros de Lagares da Beira comemorou hoje os seus 71 anos, assim como os 40 anos da fanfarra. Na hora de comemorar, a Associação Humanitária …

Última Hora

Filarmónica Flor do Alva comemorou 100 anos com lançamento de CD

A Filarmónica Flor do Alva, com sede em Vila Cova do Alva, comemorou, no passado sábado, 100 anos de existência. Para José Raimundo, presidente da direção, “é uma alegria” ter-se

Região

Retomada a ligação entre Caldas da Felgueira e EN231

Está restabelecida a circulação na Estrada Municipal 1475, uma via que é fundamental no acesso à estância termal das Caldas da Felgueira, no concelho de Nelas, …

Desporto

Calendário desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), que continua a lutar pela liderança do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra,…

Informação

Guarda: Nove pessoas detidas por tráfico de estupefacientes

A GNR deteve de nove pessoas, com idades entre 23 e 55 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Aguiar da Beira, Guarda, Sabugal, Almeida e Vila

Educação

ADEPTOLIVA aprova Relatório de Contas 2016 com saldo positivo e cumpre objetivo de abater o passivo da Associação

Na Assembleia Geral da ADEPTOLIVA, que contou com uma significativa participação dos seus promotores associados, o presidente da Direção, Daniel Dinis Costa, …

Região

Sinistralidade: dez detenções, 820 infrações e 53 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 23 a 29 de outubro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Sociedade

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. A não perder este sábado

Este sábado, dia de 17 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 11.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Autoridades procuram homem desaparecido em Trancoso

Bombeiros e GNR estão a procurar um homem de 90 anos, que foi dado como desaparecido em Tamanhos, no concelho de Trancoso.

Informação

IP Guarda e Câmara de Fornos de Algodres assinam protocolo em prol da qualidade da água

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e a Câmara Municipal de Fornos de Algodres (CMFA) assinaram, hoje, um protocolo de colaboração com vista à elaboração de um Plano Estratégico de

Última Hora

Exposição na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital mostra “Livros Miniatura”

O Município de Oliveira do Hospital vai receber na Biblioteca Municipal a exposição “Livros Miniatura”, um projeto de João Lizardo. A exposição será inaugurada no próximo dia 14 de Maio,…

Cultura

25 de abril: Alexandrino quer aproximar comemorações aos oliveirenses

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital manifestou, ontem, a vontade de aproximar as comemorações do 25 de abril à população do concelho. José Carlos Alexandrino sugeriu que,

Informação

Granizo, chuva e trovoada colocam cinco distritos sob aviso amarelo

Cinco distritos de Portugal continental estão hoje sob ‘aviso amarelo’ devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

José Carlos Alexandrino apela ao uso racional da água devido à intervenção da EDP

José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, insurge-se contra uma intervenção feita, no domingo, pela EDP …

Destaque

Campeonato de Portugal: Já é conhecido o calendário de jogos do FCOH e Nogueirense

Realizou-se esta segunda-feira, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, o sorteio dos calendários de jogos do Campeonato de Portugal.

Informação

Autarca de Oliveira do Hospital acusa o governo de discriminação na ajuda pós-incêndios

O presidente da câmara de Oliveira do Hospital acusa o Governo de estar a discriminar o concelho, comparando com a ajuda dada a Pedrogão Grande, por causa dos incêndios.

Região

 Câmara de Seia distingue Fundação Vodafone no Dia do Município

A Câmara de Seia vai proceder, no dia 3 de julho, à entrega da Campânula Municipal de Mérito e Dedicação à Fundação Vodafone Portugal, …

Última Hora

Nogueirense defronta o  Sourense. FCOH  e Lagares da Beira jogam contra Condeixa e Ançã

  A Associação Desportiva Nogueirense (ADN) vai  defrontar o GD Sourense este domingo, dia 5 de novembro, pelas 15 horas.

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital aprova voto de pesar pelo falecimento de Belmiro de Azevedo

O executivo municipal de Oliveira do Hospital aprovou hoje, por maioria, um voto de pesar pelo falecimento do “prestigiado empresário de renome internacional que sempre nos impressionou pela sua capacidade

Última Hora

Mala abandonada em Coimbra não constituía perigo

Uma mala suspeita encontrada na Baixa da cidade levou ontem, à tarde, à evacuação de uma rua em Coimbra. Horas mais tarde, a PSP informou que a mala não constituía

Informação

Aveiro: PJ deteve homem suspeito de matar a mãe

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um homem, com 65 anos de idade, aposentado, fortemente indiciado pelo homicídio da mãe, uma

Nacional

Temperaturas elevadas continuam

Oito distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Última Hora

Lourosa acolhe mais uma Feira Moçárabe neste fim de semana

Lourosa volta a ser palco de mais uma edição da Feira Moçárabe, evento único no país por constituir uma viagem histórica no tempo em que os cristãos e os muçulmanos…

Região

Região Centro: 45 mortes, 800 casas e 500 empresas atingidas nos incêndios de 15 e 16 de outubro

Os incêndios que há um mês atingiram particularmente 27 concelhos da região Centro provocaram 45 mortos e cerca de 70 feridos, destruíram total ou…