Viseu: Feira de S. Mateus arranca hoje e prolonga-se até 15 de setembro

Viseu: Feira de S. Mateus arranca hoje e prolonga-se até 15 de setembro

image_pdfimage_print

O reforço da segurança e da comodidade marcam a 627.ª edição da Feira de S. Mateus, em Viseu, que arranca esta quinta-feira à noite, dia 8 de agosto, e prolonga-se até 15 de setembro.

Durante uma visita efetuada na passada terça-feira (dia 6) ao recinto da feira, o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, disse aos jornalistas que, pela primeira vez, haverá videovigilância, “sobretudo nas portas, nas áreas dos lixos, nas zonas de patrocinadores e na área de armazenamento”.

A videovigilância irá juntar-se ao serviço prestado pela PSP e por uma empresa de segurança privada.

“Este evento de cinco semanas tem no seu orçamento um custo de 250 mil euros com a segurança”, frisou Almeida Henriques, acrescentando que espera, mais um ano, que o certame ultrapasse um milhão de entradas, o que obriga a uma atenção redobrada nesta área.

Segundo o autarca, foi também criado um grupo de trabalho que fará uma avaliação prévia e indicará medidas de segurança a tomar nos grandes eventos, a começar pela Feira de S. Mateus.

Almeida Henriques destacou também o reforço da comodidade, em zonas como a de venda de farturas, que “passa a ter esplanadas devidamente estruturadas”, e com 90 novos stands.

As esplanadas dos pavilhões terão novo mobiliário, estruturas de sombreamento e floreiras, que darão um novo ar à artéria central do recinto da feira.

A Feira de S. Mateus celebra a declaração de Viseu como Destino Nacional de Gastronomia em 2019.

Neste âmbito, os pórticos de luz das quatro entradas do recinto serão alusivos a ícones da gastronomia da região e os visitantes poderão saborear a primeira sobremesa oficial da feira, criada pelo chef Diogo Rocha, que junta os sabores das tílias do Rossio, das avelãs de Viseu e da maçã Bravo-de-Esmolfe.

A programação da feira inclui um casamento, em 15 de agosto, com os primeiros noivos de S. Mateus, Natércia e Rodrigo, a terem festa garantida no recinto.

Almeida Henriques destacou ainda a preocupação em reduzir o plástico utilizado durante os 39 dias da feira e o facto de se tratar de uma feira autossustentável.

Atendendo à importância que a comunidade brasileira tem em Viseu, o dia 16 de agosto ser-lhe-á dedicado.

O autarca frisou que a abertura da feira, na quinta-feira à noite, ficará a cargo da “prata da casa”, com a atuação de Mara Pedro e de Galo Cant’às Duas, seguida de uma sessão de fogo de artifício.

Ludmilla, Natiruts e Gipsy Kings protagonizam os três grandes concertos internacionais do cartaz deste ano. A eles juntam-se nomes nacionais como o recordista da edição de 2018, Richie Campbell, as bandas Xutos & Pontapés e UHF, Pedro Abrunhosa, David Carreira, Átoa, Fernando Daniel, Badoxa, Piruka e Jimmy P, entre outros.

Fonte: Jornal do Centro

Previous Gustavo Veloso defende liderança da Volta na subida ao Larouco
Next Região: Colisão ente carro e comboio leva a corte da linha do Vouga

Artigos Relacionados

Última Hora

Acidentes com árvores causam um morto e um ferido grave na região Centro

Um homem morreu, no sábado, no concelho de Trancoso ao ser atingido por uma árvore que estava a ser derrubada, e outro ficou gravemente ferido em circunstâncias idênticas, em Tondela,

Informação

Cáritas Coimbra dissemina SmartWork na Polónia

Nos dias 9 e 10 de maio, a Cáritas Diocesana de Coimbra irá estar presente na Reunião do Grupo de Ação D4 da Parceira Europeia de Inovação…

Última Hora

Rally Vinho do Dão: dupla Carlos Fernandes e Bruno Abreu sagrou-se campeã

O Rally Vinho do Dão, que decorreu nos dias 26 e 27 de maio no concelho de Nelas, contou com 27 participantes em prova, e onde a dupla Carlos Fernandes/

Nacional

Banco Alimentar promove nova campanha de recolha de alimentos este fim de semana

“É bom saber que ainda há desejos que podemos tornar realidade” é o mote de mais uma campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar que acontece este fim de

Última Hora

Surto de sarna no Hospital de Viseu

Um surto de sarna no Hospital de São Teotónio, em Viseu, levou a que 24 doentes e 15 profissionais fossem colocados em isolamento.

Informação

Góis: Votação nas propostas finalistas do Orçamento Participaivo decorrem em setembro

A votação nas propostas finalistas do Orçamento Participativo de Góis, que já vai na segunda edição, decorrem durante o mês de setembro.

Informação

Casimiro Santos integra seleção nacional de Pizzaiolos

O pizzaiolo Casimiro Santos da Pizzaria L’Artista, em Oliveira do Hospital, foi convocado para a seleção nacional de pizzaiolos que vai representar Portugal nos mundiais e nos europeus de pizza. 

Destaque

Empresas: Pastelaria Zé Manel abriu hoje em Oliveira do Hospital

A Pastelaria Zé Manel, nome de referência na cidade de Seia, abriu hoje um novo espaço em Oliveira do Hospital. Aberta diariamente, entre as 08h e as 20h00,…

Última Hora

Três meses depois do fogo, ainda falta repor 5 por cento da rede de comunicação

Passados três meses dos incêndios de outubro, a Altice assume ainda não ter conseguido repor, na totalidade, as comunicações nas zonas afetadas.

Região

Região: Dupla detida em flagrante delito por tráfico de estupefacientes

Um homem e uma mulher, com idades entre os 28 e os 66 anos, foram detidos em flagrante delito pela GNR em Mangualde por tráfico de estupefacientes.

Informação

Capital dos Frutos Silvestres está presente na Fruit Logistica em Berlim

A Capital dos Frutos Silvestres está presente na Fruit Logistica em Berlim, no Pavilhão 11.2 A-1. Das 37 empregas portuguesas, a Capital dos Frutos Silvestres é a única do interior

Destaque

Especialistas debatem em seminário “perturbação de hiperatividade com défice da atenção”

A Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, recebe no próximo dia 9 de setembro, a partir das 9h00, o seminário “Hiperatividade e Deficit de Atenção: dos mitos