Viseu: Feira de S. Mateus arranca hoje e prolonga-se até 15 de setembro

Viseu: Feira de S. Mateus arranca hoje e prolonga-se até 15 de setembro

image_pdfimage_print

O reforço da segurança e da comodidade marcam a 627.ª edição da Feira de S. Mateus, em Viseu, que arranca esta quinta-feira à noite, dia 8 de agosto, e prolonga-se até 15 de setembro.

Durante uma visita efetuada na passada terça-feira (dia 6) ao recinto da feira, o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, disse aos jornalistas que, pela primeira vez, haverá videovigilância, “sobretudo nas portas, nas áreas dos lixos, nas zonas de patrocinadores e na área de armazenamento”.

A videovigilância irá juntar-se ao serviço prestado pela PSP e por uma empresa de segurança privada.

“Este evento de cinco semanas tem no seu orçamento um custo de 250 mil euros com a segurança”, frisou Almeida Henriques, acrescentando que espera, mais um ano, que o certame ultrapasse um milhão de entradas, o que obriga a uma atenção redobrada nesta área.

Segundo o autarca, foi também criado um grupo de trabalho que fará uma avaliação prévia e indicará medidas de segurança a tomar nos grandes eventos, a começar pela Feira de S. Mateus.

Almeida Henriques destacou também o reforço da comodidade, em zonas como a de venda de farturas, que “passa a ter esplanadas devidamente estruturadas”, e com 90 novos stands.

As esplanadas dos pavilhões terão novo mobiliário, estruturas de sombreamento e floreiras, que darão um novo ar à artéria central do recinto da feira.

A Feira de S. Mateus celebra a declaração de Viseu como Destino Nacional de Gastronomia em 2019.

Neste âmbito, os pórticos de luz das quatro entradas do recinto serão alusivos a ícones da gastronomia da região e os visitantes poderão saborear a primeira sobremesa oficial da feira, criada pelo chef Diogo Rocha, que junta os sabores das tílias do Rossio, das avelãs de Viseu e da maçã Bravo-de-Esmolfe.

A programação da feira inclui um casamento, em 15 de agosto, com os primeiros noivos de S. Mateus, Natércia e Rodrigo, a terem festa garantida no recinto.

Almeida Henriques destacou ainda a preocupação em reduzir o plástico utilizado durante os 39 dias da feira e o facto de se tratar de uma feira autossustentável.

Atendendo à importância que a comunidade brasileira tem em Viseu, o dia 16 de agosto ser-lhe-á dedicado.

O autarca frisou que a abertura da feira, na quinta-feira à noite, ficará a cargo da “prata da casa”, com a atuação de Mara Pedro e de Galo Cant’às Duas, seguida de uma sessão de fogo de artifício.

Ludmilla, Natiruts e Gipsy Kings protagonizam os três grandes concertos internacionais do cartaz deste ano. A eles juntam-se nomes nacionais como o recordista da edição de 2018, Richie Campbell, as bandas Xutos & Pontapés e UHF, Pedro Abrunhosa, David Carreira, Átoa, Fernando Daniel, Badoxa, Piruka e Jimmy P, entre outros.

Fonte: Jornal do Centro

Previous Gustavo Veloso defende liderança da Volta na subida ao Larouco
Next Região: Colisão ente carro e comboio leva a corte da linha do Vouga

Artigos Relacionados

Última Hora

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se sábado no Mercado Municipal

No próximo sábado, 9 de setembro, realiza-se a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra”,…

Última Hora

Carregal do Sal: Homem detido por posse ilegal de armas

O Comando Territorial de Viseu, através de militares do Posto de Carregal do Sal, deteve, no passado dia 7 de fevereiro, um homem, com 52 anos, no concelho de Carregal

Última Hora

Coimbra vai ser a capital mundial dos eventos em novembro

Coimbra vai tornar-se a capital mundial dos eventos nos dias 21, 22, 23 e 24 de novembro. Nestes quatro dias, a cidade do Centro de Portugal acolherá a 13.ª edição

Informação

Fundador da Sociedade Portuguesa de Medicina Chinesa alerta para a lei que regula o ensino e o exercício profissional (áudio)

Pedro Vaz, fundador e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Chinesa foi o convidado desta manhã na Rádio Boa Nova.

Informação

PJ deteve suspeito de homicídio em Coimbra

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem, desempregado, pela presumível autoria de um crime de homicídio, na forma tentada, em Coimbra.

Última Hora

Incêndio destruiu novo setor da fábrica da Roca em Cantanhede

Um incêndio que deflagrou ontem, cerca das 19h12, destruiu o setor mais recente da fábrica de torneiras da Roca, localizada na Zona Industrial de Cantanhede.

Região

CineEco decorre de 14 a 21 de outubro com 100 filmes em competição

Tudo pode mudar: Oceanos, Clima e Economia é a proposta da edição 2017 do CineEco Seia, a ter lugar entre 14 e 21 de Outubro na cidade beirã.

Última Hora

Festival do Secundário realiza-se em Quiaios

Decorre entre os dias 25 e 29 de março, em Quiaios, na Figueira da Foz, a 15º edição do MOCHE Festival Secundário promovido pela empresa UrbanFun Lda. Depois das 14

Desporto

Desporto de fim de semana – Resultados

No regresso do CNS fase de manutenção, o Nogueirense, agora comandado por João Pires, num regresso a uma casa que conhece bem,não foi além de um empate 0-0 frente ao

Região

Região: ExpoAlva realiza-se nos dias 7, 8, 9 e 10 de junho

A União de Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio de Mondego (concelho de Penacova) realiza, de 7 a 10 de junho, mais uma edição …

Última Hora

Idosos visitaram a Boa Nova no Dia Mundial da Rádio (com vídeo)

No dia Mundial da Rádio, que hoje se comemora, a Boa Nova recebeu um grupo de utentes do Lar da Fundação Sarah Beirão, localizada em Tábua.

Última Hora

Derrocada Serra da Estrela: EN338 reaberta mas com circulação condicionada

O mau tempo levou à queda de pedras de grande porte para a estrada nacional 338, na Serra da Estrela, causando vários estragos na via.