Violência doméstica: Maioria das 49 queixas diárias feita por jovens

Violência doméstica: Maioria das 49 queixas diárias feita por jovens

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítimas recebeu uma média de 49 queixas de violência doméstica por dia, entre 2013 e 2015,…

… a maioria feita por mulheres jovens envolvidas em relações muito violentas.

Neste período, a APAV registou 22.387 processos de apoio a vítimas de violência doméstica, que se traduziram em 54.031 factos criminosos, referem os dados estatísticos reunidos pela associação para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se assinala na sexta-feira.

Do total das vítimas apoiadas, 19.132 (85,46%) eram mulheres e 3.141 (14,03%) homens, adiantam os dados, precisando que, em 2013, foram ajudadas 7.271 vítimas, em 2014, 7.238, e em 2015, 7.878.

Analisando os dados, Daniel Cotrim, assessor técnico da direção da APAV, afirmou que são “números elevados”, mas que estão em linha de conta com os dados dos últimos anos da violência doméstica em Portugal. Estes dados permitem dizer que “as pessoas estão mais sensibilizadas para a denúncia” e que as campanhas de sensibilização têm surtido efeito.

Contudo, sublinhou Daniel Cotrim, “apesar de não haver grandes oscilações nos números (…) também não podemos pensar que a violência doméstica está a diminuir, pelo contrário”.

O que é preocupante é a “cifra negra, aqueles números que não conhecemos, as mulheres que não denunciam às autoridades e que não chegam sequer às organizações para pedir apoio”, frisou. A maior parte das mulheres que pediu ajuda tinha entre 26 e 55 anos (39%), um perfil que se alterou nos últimos 20 anos.

Antes da violência doméstica ser um crime autónomo e um crime público, as mulheres denunciavam a situação após 20 a 30 anos de vitimação. Faziam-no quando os filhos já tinham saído de casa e considerarem que já não havia desculpa para viverem na violência doméstica.

lusa.pt

image_pdfimage_print
Previous Hoje arranca campanha para combater violência contra mulheres
Next Município de Tábua entrega flautas aos alunos do 1º Ano

Artigos Relacionados

Informação

PJ deteve três suspeitos de tráfico em Coimbra

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve três homens pela presumível prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Informação

Seia: Mulher estava morta em casa “há alguns dias” na localidade de Vila Verde

Uma mulher, com 68 anos, foi encontrada morta na casa onde morava sozinha, na localidade de Vila Verde, no concelho de Seia. O cadáver já estava…

Região

Turismo no Centro de Portugal cresceu  20 por cento em novembro

A atividade turística no Centro de Portugal registou um crescimento muito acima da média nacional em novembro de 2017. Atendendo ao resultados preliminares da atividade turística, …

Informação

Acidente sem feridos congestionou trânsito em Oliveira do Hospital

Um acidente, ocorrido cerca das 13h30, junto à rotunda do empresário, na cidade de Oliveira do Hospital, causou estragos nas duas viaturas ligeiras envolvidas, mas não terá provocado feridos. Uma

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. A não perder este sábado

Este sábado, dia de 17 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 11.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Região

94 acidentes e um morto na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 5 a 11 de dezembro, o comando territorial da GNR, registou a ocorrência de 94 acidentes, dos quais resultaram um morto, …

Informação

Lembraças de artesanato em exposição de Natal no Município de Góis

  O Município de Góis está a promover uma exposição coletiva de natal,…

Informação

Septuagenário morreu após queda no Rio Alva, na Ponte das Três Entradas

Joaquim Conceição Dias, com 71 anos, morreu ao início da noite de ontem na sequência de uma queda no Rio Alva, na localidade da Ponte das Três Entradas, no concelho

Destaque

António Lopes assume candidatura à Câmara de Oliveira do Hospital

O destituído presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, António Lopes, assumiu na última reunião daquele órgão que vai ser candidato à Câmara Municipal oliveirense com vista a corrigir

Destaque

Mais de 340 bombeiros e 10 meios aéreos no combate ao incêndio que lavra em Tábua

São já 344 os bombeiros envolvidos no combate às chamas no concelho de Tábua, na freguesia de Covas e Vila Nova de Oliveirinha. No terreno estão 86 viaturas, apoiadas por

Destaque

“Este é o dia mais dramático de Oliveira do Hospital”

É trágico o balanço que resulta do forte incêndio que no domingo afetou o concelho de Oliveira do Hospital, considerando o….

Última Hora

Dia do Emigrante e do Ouvinte e “Somos Portugal” animam último dia da EXPOH

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital é hoje dedicada aos emigrantes e ouvintes da Rádio Boa Nova que se uniram em almoço convívio. A tarde prossegue…

Região

Município de Tábua recebe Festival AR

O Município de Tábua, em conjunto com os municípios de Coimbra, Cantanhede, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Mira e Soure, juntou-se ao Teatrão para levar…

Nacional

GNR intensifica patrulhamento nas estradas a partir de hoje

A GNR intensifica, a partir de hoje e até ao dia 02 de janeiro, o patrulhamento rodoviário nas vias de maior tráfego no âmbito da operação Ano Novo.

Região

Neve na cidade da Guarda exige atenção redobrada dos condutores

A queda de neve na cidade da Guarda, onde algumas ruas de maior inclinação estão fechadas ao trânsito, levou hoje a proteção civil municipal a apelar aos condutores para que

Cultura

Feliciano da Silva lança livro “O meu lindo jardim florido”

No próximo domingo, 16 de julho, decorrerá o lançamento do novo livro de Feliciano da Silva, “O meu lindo jardim florido”.

Destaque

AD Lagares da Beira cumpriu “sonho”. Depois do sintético…os balneários e a bancada

A Associação Desportiva  de Lagares da Beira inaugurou, ontem, os balneários e bancada do seu complexo desportivo.

Informação

Taça Hugo dos Santos disputa-se novamente em Oliveira do Hospital e com novo figurino

Oliveira do Hospital volta a ser, em 2017, a capital do basquetebol ao receber a Taça Hugo dos Santos, que se realizará entre os dias 2 e 5 de fevereiro

Última Hora

PJ deteve suspeito de atear oito incêndios florestais em Águeda

A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro anunciou a detenção de um homem suspeito de ter ateado oito incêndios florestais, desde agosto, em Águeda, um dos concelhos mais fustigados pelos fogos

Região

Proteção Civil acredita que incêndio de Pedrógão Grande pode ser extinto até ao final da manhã

No primeiro balanço desta terça-feira, o comandante operacional da Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto, disse que os trabalhos de combate ao incêndio em Pedrógrão Grande…

Informação

7 de outubro – Feriado Municipal de Oliveira do Hospital

  7 de Outubro – Feriado Municipal (em actualização) No início das cerimónias, a Boa Nova falou com o convidado Eduardo Cabrita, Ministro Adjunto e alguns homenageados  sobre este dia

Região

Colisão entre dois carros faz dois feridos

Uma colisão entre duas viaturas, esta segunda-feira, resultou em dois feridos. Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro,…

Informação

Incêndio em Pampilhosa da Serra é o que mais meios mobiliza

Dois aviões Canadair foram hoje mobilizados para o combate ao incêndio na Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, que às 08h30 era o fogo que mobilizava mais meios.

Região

Pastor detido por suspeita de tentar matar octogenário em Paranhos da Beira

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve o presumível autor de um crime de homicídio qualificado…