Vinte e seis concelhos de seis distritos em risco máximo de incêndio

Vinte e seis concelhos de seis distritos em risco máximo de incêndio

image_pdfimage_print

Vinte e seis concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Guarda, Coimbra e Castelo Branco estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, estão hoje em risco máximo os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim e Castro Marim (Faro), em Marvão, Nisa e Gavião (Portalegre), Abrantes, Mação e Ferreira do Zêzere (Santarém), Vila de Rei, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Sertã, Penamacor, Covilhã e Oleiros (Castelo Branco).

Em risco ‘máximo de incêndios estão também os concelhos de Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra), Guarda, Sabugal, Pinhel, Celorico da Beira, Trancoso e Fornos de Algodres (Guarda).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

ÀS 07h00, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) dava conta de 17 incêndios ativos, dois em curso, três em resolução e 11 em fase de conclusão.

Segundo informação disponível na página da Internet da ANPC, às 07:00 dois incêndios no distrito de Castelo Branco mobilizavam quase mil operacionais e obrigaram ao corte de várias estradas.

O incêndio que mais preocupa é o que lavra desde domingo na localidade de Mosteiro de São Tiago, freguesia de Várzea dos Cavaleiros, concelho da Sertã, no distrito de Castelo Branco.

Este fogo, com duas frentes ativa, está a ser combatido por 731 operacionais, com o auxílio de 230 meios terrestres.

Previous Final do Soltem Talentos realiza-se na ExpOH
Next Oliveira do Hospital cumpriu mais um torneio Inter-Freguesias

Artigos Relacionados

Informação

Politécnico da Guarda integra Rede para Salvaguarda da Dieta Mediterrânica

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) é uma das 19 instituições que integra a Rede das Instituições de Ensino Superior para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica (RIESDM), criada no passado

Última Hora

Tábua inaugura novo recinto de Feiras e Eventos

O Município de Tábua inaugura na próxima sexta-feira, 18 de janeiro, pelas 16h30, o novo recinto de Feiras e Eventos, com a presença de Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro olha para o que não acontece só em Portugal

No habitual espaço de opinião “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves olha esta sexta-feira para a atualidade em Espanha, em particular para o caso…

Região

Dois detidos por alegada burla de meio milhão de euros em Tondela

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de dois homens, no concelho de Tondela, pela presumível prática dos crimes de burla qualificada, …

Informação

Mangualde: Homem morre atingido por uma árvore

Um homem, com cerca de 35 anos, morreu atingido por uma árvore na manhã de sábado, 24 de novembro, em Mangualde, no distrito de Viseu.

Informação

“A Serra e a sua Envolvência” em exposição no Posto de Turismo de Loriga

“A Serra e a sua Envolvência”, de Otilia Rodrigues, vai estar em exposição no Posto de Turismo de Loriga, de 27 de julho a 24 de agosto.

Informação

Loeb entre os inscritos do WRC Vodafone Rally de Portugal

Lista de inscritos para o Rally de Portugal já conhecida.

Sociedade

Suspeita de radiação encerra serviço de TAC na Guarda

A administração da Unidade local de Saúde (ULS) da Guarda suspendeu o serviço de tomografias axiais computorizadas (TAC) no hospital da cidade.

Informação

Reacendimento em Soure. Fogo tem duas frentes ativas

O incêndio em Soure que começou na segunda-feira e que tinha sido dominado às 09h30 de hoje estava novamente ativo às 14h00, na sequência de um reacendimento,…

Informação

PJ deteve suspeito de fogo posto em Tábua

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração da GNR de Oliveira do Hospital, procedeu à detenção de um homem de 43 anos, …

Informação

O sol vai espreitar no fim-de-semana mas conte com chuva e frio

Os meteorologistas apontam para uma descida da temperatura mínima esta sexta-feira, um quadro que se vai estender até amanhã. Para hoje ainda é esperada queda de neve.

Sociedade

Santuário de N. S. das Preces recebe Prémio Vilalva na próxima terça-feira

O Prémio Vilalva, que distinguiu o projeto de recuperação dos jardins do Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Oliveira do Hospital, é entregue na próxima terça-feira.