Vinte e quatro concelhos do país com risco máximo de incêndio

Vinte e quatro concelhos do país com risco máximo de incêndio

image_pdfimage_print

Vinte e quatro concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, estão em risco máximo de incêndio os concelhos de Vimioso, Alfândega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, e os concelhos de Sernancelhe, Tabuaço e Penedono, no distrito de Viseu.

Estão também com risco máximo de incêndio os concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Meda, Trancoso, Celorico da Beira, Guarda, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda.

No distrito de Castelo Branco, estão sob o mesmo alerta os concelhos de Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, segundo a informação disponibilizada no site do IPMA.

Em Faro, estão com risco máximo de incêndio os concelhos de Monchique, Portimão, Silves, Tavira, São Brás de Alportel, Castro Marim e Alcoutim.

O IPMA colocou ainda em risco muito elevado de incêndio 55 municípios dos distritos do Porto, Bragança, Braga, Viseu, Faro, Beja, Portalegre, Vila Real, Castelo Branco, Guarda e Santarém.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje, em Portugal continental, céu limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no interior da região sul até ao início da manhã e nas regiões do litoral oeste a sul do Rio Douro até ao meio da manhã. O vento soprará em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado (20 a 30 km/h) de noroeste no litoral oeste e do quadrante oeste no Algarve, em especial durante a tarde e a sul do Cabo Carvoeiro. Nas terras altas o vento soprará moderado a forte (30 a 40 km/h), de nordeste nas regiões Norte e Centro e de noroeste na região Sul, até meio da manhã e a partir do final da tarde.

Prevê-se uma subida da temperatura máxima a norte do Baixo Alentejo, sendo pequena na faixa costeira a sul do Cabo Mondego.

Nos Açores, Grupo Ocidental, as previsões apontam para períodos de céu muito nublado, tornando-se pouco nublado a partir da tarde e aguaceiros na madrugada e manhã, como possibilidade de trovoadas na madrugada e manhã, e o vento a soprar fraco.

Nos grupos Central e Oriental são esperados períodos de céu muito nublado com abertas, havendo a possibilidade de aguaceiros fracos, e o vento será fraco.

Para a Madeira, prevê-se períodos de céu muito nublado, com o vento a soprar moderado de nordeste.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 28 graus centígrados em Lisboa, 29 no Porto em Faro, 31 em Bragança, 33 em Beja e 35 em Castelo Branco, 27 no Funchal e 26 em Ponta Delgada.

Previous Arganil promove sessão de esclarecimento sobre o Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana
Next Viseu: GNR apreendeu 19 carros em corridas ilegais em Viseu

Artigos Relacionados

Última Hora

Aumento de meios aéreos justificado com possível verão difícil

O presidente da Agência Gestão Integrada de Incêndios Rurais (AGIF) justificou hoje o aumento de meios aéreos para a próxima época de fogos com a possibilidade de um verão difícil

Última Hora

Coimbra: Alojamento estudantil com 349 quartos aprovado

A Câmara Municipal de Coimbra aprovou ontem um empreendimento privado com 349 quartos para estudantes, na Baixa, que em outubro tinha sido chumbado por toda a oposição.

Destaque

“Há Festa…” alerta para necessidade de requalificação da Zona Histórica de Oliveira do Hospital

Este fim de semana, de 6 a 8 de julho, cumpre-se a 9ª edição do “Há Festa na Zona Histórica”, um evento marcado pela “grande envolvência social” e que continua

Informação

Vila Franca da Beira comemora 28º aniversário da freguesia

Em Vila Franca da Beira comemora-se o 28º aniversário da criação da freguesia. Agregada, desde 2013, a Ervedal da Beira, a localidade assiste amanhã à inauguração …

Sociedade

Oliveira do Hospital prepara nova AEC alusiva ao território

Com o objetivo de disponibilizar uma nova oferta de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), o Município de Oliveira do Hospital apostou numa formação…

Informação

Feliciano da Silva apresentou livro de poesia na Rádio Boa Nova

Feliciano da Silva, conhecido autor do concelho de Oliveira do Hospital (natural de Travanca de Lagos) apresentou hoje o seu mais recente livro de poesia “O Meu Lindo Jardim Florido”.

Região

Seia: Condenado a 19 anos de prisão por matar mulher

Rui Andrade, o homem acusado de matar a mulher num acidente rodoviário em Seia e de simular um acidente para encobrir o mesmo, foi esta segunda-feira condenado pelo tribunal da

Última Hora

Passadiços do Paiva vencem ‘Óscar do Turismo’

Os Passadiços do Paiva foram ontem à noite um dos premiados da edição de 2016 dos World Travel Awards, que, considerados os ‘Óscares do Turismo’ a nível mundial,…

Última Hora

Caule conhece exemplo coreano e constata que “Portugal continua a assobiar para o ar” na erradicação do nemátodo

Uma comitiva da Coreia do Sul esteve ontem reunida com responsáveis e técnicos da Caule – Associação Florestal da Beira Serra e outros especialistas…

Última Hora

Volta a Portugal vai passar em Oliveira do Hospital

A 79ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta vai passar por Oliveira do Hospital, no decorrer da etapa rainha entre Lousã e a Guarda, com um prémio de montanha…

Última Hora

Tábua de Queijos e Sabores espera 15 mil visitantes

O Município de Tábua procedeu ontem à apresentação da feira de queijos, que neste ano, assinala 30 anos e ganha novo nome: Tábua de Queijos e Sabores da Beira.

Informação

Nasceu mais um bebé no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

Na tarde de hoje, o Centro de Saúde de Oliveira do Hospital “assistiu” a mais um nascimento de uma criança oliveirense.