Vila de Almeida recebe Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”
9 Maio, 2018 686 Views

Vila de Almeida recebe Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”

A vila de Almeida, distrito da Guarda, recebe no fim-de-semana de 18 e 19 de maio, o segundo evento do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, um conjunto de iniciativas que levam a animação e a cultura às 12 aldeias históricas de Portugal.

A festa em Almeida tem como tema central “1810 e os Mistérios da Queda de Almeida: lembrando o Tenente-Rei Francisco Bernardo da Costa e Almeida e o seu tempo…”. Como o nome indica, o evento vai transportar os visitantes até à época das Invasões Francesas, quando Almeida foi um baluarte da resistência luso-inglesa aos avanços das tropas de Napoleão.

De acordo com o comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a par de factos históricos, vão ser contadas as pequenas estórias, de perdas e de glórias, de amores e desamores, reais e do imaginário. A gastronomia de época vai aliar-se à gastronomia contemporânea, resultando num misto de sabores e saberes oferecido pelo Tenente-Rei aos seus convivas. A doçaria tradicional e um piquenique da época de oitocentos são outros momentos altos.

Programa completo:
18 de maio, sexta-feira:
14h00 – Museu de Portas Abertas: Exposição Temporária: contributos para a História local – “O Tenente-Rei Francisco Bernardo da Costa e Almeida, e a sua injusta condenação!”;
20h30 – À Mesa com o Tenente Rei nos Quartéis Velhos, um receituário revisitado;
22h30 – Beberete e Sarau cultural de contos, canções… e um soldadinho;

19 de maio, sábado:
10h00/12h00 – “Há cheiros doces no Arsenal, há biscoitos, esquecidos e filhoses!” (workshop de doçaria tradicional local);
14h30 – Massena Ad Portas – Jogos de Simulação;
16h30 – Piquenique no jardim, ao entardecer para Damas e Cavalheiros;
18h30 – In Memoriam, concerto em memória do Tenente-Rei e de outros tantos como ele, pelo Orfeão de Condeixa-a-Nova;
21h00 – Visita encenada: Alma d`Almeida (2 percursos, com início da visita na Praça da República);

Depois de Almeida, o ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” prosseguirá com eventos nas restantes Aldeias Históricas de Portugal: Sortelha (1 e 2 de junho), Linhares da Beira (13 a 15 de julho), Marialva (20 a 22 de julho), Castelo Novo (27 a 29 de julho), Castelo Rodrigo (31 de agosto e 1 de setembro), Castelo Mendo (14 e 15 de setembro), Trancoso (5 a 7 de outubro), Idanha-a-Velha (1 a 4 de novembro), Monsanto (9 a 11 de novembro) e, finalmente, Belmonte (7 a 9 de dezembro).

image_pdfimage_print
Previous Projecto Melhor Eucalipto com sessões de informação para produtores florestais
Next Sábado é dia de Mostra  “Da Nossa Terra”

Artigos Relacionados

Sociedade

Superlua foi a maior desde 1948

A Superlua pôde ser observada, ontem, em Portugal. Foi a maior e mais brilhante desde 1948. Só em 2034 a Superlua encontrará paralelo.

Informação

Centro de Portugal foi a região de Turismo que mais cresceu em abril

O Centro de Portugal foi a região de turismo do país que mais cresceu em abril deste ano, relativamente ao mesmo mês de 2016,…

Região

Colisão entre dois veículos na EN1 faz um ferido grave

Uma pessoa ficou ferida com gravidade, ontem ao final da tarde, na sequência de uma colisão entre dois veículos ligeiros na EN1, em Avelãs de Caminho, Anadia.

Sociedade

Fixada em 70 mil euros indemnização mínima para vítimas mortais

O Conselho para a atribuição de indemnizações às vítimas dos incêndios entregou hoje o relatório ao primeiro-ministro, fixando em 70 mil euros o valor mínimo para privação de vida,…

Sociedade

ADSC do Vale do Cobral presta serviço social há 15 anos na freguesia de Meruge

A Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, responsável pela prestação de serviço social na freguesia de Meruge, foi criada …

Última Hora

Município de Seia teve prejuízos superiores a 10 milhões de euros

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de outubro no concelho de Seia, no distrito da Guarda, …

Última Hora

Município de Arganil entrega amanhã a chave de dez casas destruídas pelo incêndio

O Município de Arganil entrega amanhã, 17 de outubro, a chave de dez casas reconstruídas no âmbito do Programa de Apoio à Recuperação de Habitações Permanentes.

Última Hora

Oliveira do Hospital hasteou bandeiras ECOXXI e Familiarmente Responsável

O Município de Oliveira do Hospital hasteou hoje as bandeiras ECO XXI e Município Familiarmente Responsável numa “cerimónia simples, mas com significado muito especial”.

Informação

Município de Tábua assina contrato de execução de empreitada na União de Freguesias Pinheiro de Côja / Meda de Mouros

O Município de Tábua assinou hoje o contrato para a execução da empreitada de “Construção do Sistema de Drenagem de Águas Residuais de…

Nacional

Aviso amarelo devido ao calor alargado até quarta-feira

O aviso amarelo devido ao calor, que teve início na semana passada, foi alargado até às 22h00 de quarta-feira nos 18 distritos de Portugal continental, de acordo com o Instituto

Informação

Aveiro: PJ deteve dois homens pelo crime de burla

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve dois homens e ao consequente desmantelamento de um grupo que se dedicava à prática de

Última Hora

GNR deteve dois homens por incêndio florestal em Castelo Branco e Guarda

A GNR deteve em flagrante dois homens, de 55 e 77 anos, e identificou um terceiro, de 86 anos, pelo crime de incêndio florestal, em Casegas (Covilhã), Soito (Sabugal) e

Última Hora

Presépio avaliado em mais de 10 mil euros exposto em Viseu

Um presépio avaliado em mais de 10 mil euros foi, ontem, instalado em pleno coração da cidade de Viseu, podendo as três esculturas com mais de 400 quilogramas ser visitadas

Região

Mealhada: PJ apreendeu elevado número de armas e munições proibidas 

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, no âmbito de investigação que tem a seu cargo, procedeu à apreensão de um elevado número de armas

Informação

Quatro detidos por tráfico de estupefacientes em Viseu

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Viseu, nos dias 29 e 30 de janeiro, deteve três homens e uma mulher …

Última Hora

Jovem de Avô encontrado morto na última madrugada

Um jovem de 30 anos foi encontrado sem vida por um familiar em Avô, que alertou os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital cerca da 01h22 da madrugada.

Informação

José Carlos Alexandrino “completamente desiludido” com falta de apoio aos agricultores

Em jeito de balanço daquilo que tem chegado aos lesados do grande incêndio de 15 de outubro, José Carlos Alexandrino sente-se “completamente desiludido” com o Governo que não apoia a

Sociedade

ADIBER mantém abertas candidaturas para investimentos no sector primário

Segundo nota de imprensa, a ADIBER informa que,”estão abertos desde 1 de Julho passado, os Avisos de Concurso para apoio a investimentos no sector primário na Região da Beira Serra

Informação

Município de Seia com comemorações alusivas ao 25 de abril

A Câmara e Assembleia Municipal de Seia estão a promover um espetáculo musical de modo a assinalar a revolução dos cravos de 1974, que vai decorrer nos dias 24 e

Informação

Presidente da CCDRC considera projeto da BLC3 “algo extraordinário”

A presença da BLC3 nos prémios Regio Stars decorre da importância do projeto Centro Bio e boa utilização dos fundos comunitários, …

Última Hora

Associação de Vítimas contra desvalorização da agricultura nas ajudas do Estado

A Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) rejeita a “discriminação nos apoios” à recuperação da economia do Interior, …

Última Hora

Pombal: GNR apreende 45 aves de espécies cinegéticas protegidas

O Comando Territorial de Leiria da GNR apreendeu, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Pombal, 45 aves de espécies cinegéticas protegidas e autóctones, na freguesia da Guia, em Pombal,

Última Hora

Região: Colisão entre carro e camião mata jovem de 20 anos

Um choque frontal, no IC2, entre um pesado e um carro fez, na noite passada, uma vítima mortal, na localidade de Matos de Ranha, em Pombal.

Informação

Homem apanhado com droga já era procurado por furto e dano

Um homem de 52 anos foi detido em flagrante delito quando transportava droga que tinha adquirido em Espanha. O Comando Territorial da GNR da Guarda, …