Via Sacra e visita Pascal com oferta de “medicamento” são momentos altos da Semana Santa em Oliveira do Hospital

Via Sacra e visita Pascal com oferta de “medicamento” são momentos altos da Semana Santa em Oliveira do Hospital

 

Oliveira do Hospital está a comemorar a Semana Santa. Um dos momento altos das celebrações acontece amanhã, sexta feira santa, com a realização “ao vivo” da Via Sacra com cerca de meia centena de figurantes no cenário da Bobadela. No domingo, dia de Páscoa, acontece a visita Pascal nas várias paróquias do concelho com uma “surpresa” para cada lar. Na cidade, a visita pascal, realiza-se este ano no domingo de “pascoela”.

 

 

 

 

Um pouco por todo o concelho, a população está envolvida nas celebrações da Semana Santa que tiveram início no domingo, dia 20. Destaque para a procissão do silêncio, uma iniciativa nova, que aconteceu na terça feira na cidade e que juntou muitos fieis. Nesta que é a “semana maior” ou “semana da paixão” a igreja é convidada a “refletir, a rezar e contemplar os mistérios da paixão, morte e ressurreição de jesus”.  Francisco Prior Claro, diácono da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital explica à Rádio Boa Nova que tal acontece por via da “riqueza das celebrações litúrgicas”. Hoje, quinta feira santa, acontece “a celebração da ceia do senhor e cerimónia do lava pés”. “Toda a noite o santíssimo vai estar exposto no altar maior da igreja”, possibilitando que as pessoas possam passar por lá e rezar.

Amanhã, sexta-feira santa, a Unidade Pastoral celebra a paixão e morte de Jesus. Destaque para a realização da Via Sacra “ao vivo” na Bobadela com cerca de meia centena de figurantes e que é “um momento forte de espiritualidade da nossa unidade pastoral”. “No cenário da Bobadela, no meio das ruínas histórias, teremos oportunidade de viver os passos da vida de jesus desde que é condenado até que é sepultado. É um momento muito belo de oração. Sentimo-nos participantes dos factos que aconteceram há dois mil anos”, conta Francisco Prior Claro.

No sábado, as celebrações incidem nos ofícios pascais e na solene vigília pascal que vai acontecer a partir das 22h30.

No domingo, dia de grande alegria, decorrem as celebrações em todas as paróquias e a visita pascal que, este ano, em plena celebração do jubileu da misericórdia, é inspirada na ação do Papa Francisco. Em cada lar visitado, a Unidade Pastoral vai entregar “uma embalagem de um medicamento” que dá por nome “Misericórdia”, composto por “um terço e um texto explicativo do que é a mensagem de misericórdia”. “É o que o Papa Francisco faz em Roma”, refere o diácono da Unidade Pastoral que acredita “que vai ser uma surpresa muito interessante para muita gente”. No domingo à tarde, a visita pascal vai acontecer em todas as paróquias do concelho, com exceção da cidade, que receberá a visita no domingo de pascoela.

Em plena Semana Santa, Francisco Prior Claro nota um maior envolvimento da população nas celebrações. Uma situação que explica com o que acontece no mundo, em particular com os atentados corridos esta semana em Bruxelas. “Esta semana provou-nos tristemente o quão precisamos de uma renovação espiritual. Estes atentados e a crise de valores nos sugestiona a tudo fazer para mudar o rumo das coisas. A oração pode muito. A paz começa no coração de cada coração pacificado”, refere o porta voz da Unidade Pastoral.

Previous Nogueirense luta pela liderança. FCOH precisa marcar para largar linha de despromoção
Next Petróleo: o preço do susto

Artigos Relacionados

Última Hora

Calendário desportivo: FCOH recebe Leiria. ADN defronta Sintrense

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) está de regresso ao Campeonato Nacional e inicia a época com jogo frente ao União de Leiria.

Última Hora

Piódão promove simulacro de evacuação

Decorre no próximo dia 8 de junho um simulacro de evacuação da aldeia do Piódão, inserido no âmbito dos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”.

Educação

Oliveira do Hospital acolhe Receção ao Caloiro até 1 de dezembro

Oliveira do Hospital acolhe mais uma Receção ao Caloiro, protagonizada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), que terá início já esta quinta-feira, 29 de

Destaque

Despiste com capotamento provocou dois feridos em Oliveira do Hospital

Um despiste provocou, ao início desta tarde, dois feridos, no sentido Oliveira do Hospital – Catraia de S. Paio, junto à conhecida zona da Lameira.

Região

Confraria do Queijo Serra da Estrela presta homenagem a Manuel Leal Freire no 28º capítulo     

  A Confraria do Queijo Serra da Estrela vai homenagear o seu Grão Mestre, Manuel Leal Freire, por ocasião do 28º Capítulo, que se realiza no dia 11 de março…

Destaque

Federação de Suinicultores ofereceu 71 leitões a criadores de Oliveira do Hospital

A solidariedade para com as gentes de Oliveira do Hospital chegou hoje ao concelho pela mão dos suinicultores de Portugal.

Desporto

Conheça os resultados desportivos. Dérbi concelhio acabou em empate sem golos (com vídeos)

O Estádio Municipal de Oliveira do Hospital foi palco do primeiro dérbi concelhio da época entre o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN),

Última Hora

Arganil: Jovem condenado a 18 anos de prisão por matar namorada

O Tribunal de Coimbra condenou hoje a 18 anos de prisão o jovem de Arganil acusado de empurrar a namorada, de 20 anos, …

Informação

Cientistas de Coimbra ajudam a enfrentar riscos de incêndio na Suécia

A partilha de conhecimentos com a Suécia, onde um incêndio florestal matou duas pessoas em 2014, é um dos objetivos de um intercâmbio internacional que envolve investigadores da Universidade de

Última Hora

Altice inaugura novo contact center em Viseu

A Altice inaugura esta sexta-feira (22 de junho) o seu novo contact center em Viseu, uma estrutura que resulta de uma parceria com a Randstad e que irá criar cerca

Informação

25 de abril: Alexandrino quer aproximar comemorações aos oliveirenses

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital manifestou, ontem, a vontade de aproximar as comemorações do 25 de abril à população do concelho. José Carlos Alexandrino sugeriu que,

Destaque

Rádio Boa Nova transmite “15 Memórias do Fogo” de 1 a 15 de outubro

A websérie “15 Memórias do Fogo”, realizada pelo oliveirense Tiago Cerveira e pelo arganilense Rodrigo Oliveira, com música de Luís Peixoto, vai ser transmitida na Rádio Boa Nova, na primeira