Via Sacra e visita Pascal com oferta de “medicamento” são momentos altos da Semana Santa em Oliveira do Hospital

Via Sacra e visita Pascal com oferta de “medicamento” são momentos altos da Semana Santa em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

 

Oliveira do Hospital está a comemorar a Semana Santa. Um dos momento altos das celebrações acontece amanhã, sexta feira santa, com a realização “ao vivo” da Via Sacra com cerca de meia centena de figurantes no cenário da Bobadela. No domingo, dia de Páscoa, acontece a visita Pascal nas várias paróquias do concelho com uma “surpresa” para cada lar. Na cidade, a visita pascal, realiza-se este ano no domingo de “pascoela”.

 

 

 

 

Um pouco por todo o concelho, a população está envolvida nas celebrações da Semana Santa que tiveram início no domingo, dia 20. Destaque para a procissão do silêncio, uma iniciativa nova, que aconteceu na terça feira na cidade e que juntou muitos fieis. Nesta que é a “semana maior” ou “semana da paixão” a igreja é convidada a “refletir, a rezar e contemplar os mistérios da paixão, morte e ressurreição de jesus”.  Francisco Prior Claro, diácono da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital explica à Rádio Boa Nova que tal acontece por via da “riqueza das celebrações litúrgicas”. Hoje, quinta feira santa, acontece “a celebração da ceia do senhor e cerimónia do lava pés”. “Toda a noite o santíssimo vai estar exposto no altar maior da igreja”, possibilitando que as pessoas possam passar por lá e rezar.

Amanhã, sexta-feira santa, a Unidade Pastoral celebra a paixão e morte de Jesus. Destaque para a realização da Via Sacra “ao vivo” na Bobadela com cerca de meia centena de figurantes e que é “um momento forte de espiritualidade da nossa unidade pastoral”. “No cenário da Bobadela, no meio das ruínas histórias, teremos oportunidade de viver os passos da vida de jesus desde que é condenado até que é sepultado. É um momento muito belo de oração. Sentimo-nos participantes dos factos que aconteceram há dois mil anos”, conta Francisco Prior Claro.

No sábado, as celebrações incidem nos ofícios pascais e na solene vigília pascal que vai acontecer a partir das 22h30.

No domingo, dia de grande alegria, decorrem as celebrações em todas as paróquias e a visita pascal que, este ano, em plena celebração do jubileu da misericórdia, é inspirada na ação do Papa Francisco. Em cada lar visitado, a Unidade Pastoral vai entregar “uma embalagem de um medicamento” que dá por nome “Misericórdia”, composto por “um terço e um texto explicativo do que é a mensagem de misericórdia”. “É o que o Papa Francisco faz em Roma”, refere o diácono da Unidade Pastoral que acredita “que vai ser uma surpresa muito interessante para muita gente”. No domingo à tarde, a visita pascal vai acontecer em todas as paróquias do concelho, com exceção da cidade, que receberá a visita no domingo de pascoela.

Em plena Semana Santa, Francisco Prior Claro nota um maior envolvimento da população nas celebrações. Uma situação que explica com o que acontece no mundo, em particular com os atentados corridos esta semana em Bruxelas. “Esta semana provou-nos tristemente o quão precisamos de uma renovação espiritual. Estes atentados e a crise de valores nos sugestiona a tudo fazer para mudar o rumo das coisas. A oração pode muito. A paz começa no coração de cada coração pacificado”, refere o porta voz da Unidade Pastoral.

Previous Nogueirense luta pela liderança. FCOH precisa marcar para largar linha de despromoção
Next Petróleo: o preço do susto

Artigos Relacionados

Região

Infraestruturas de Portugal ajuda Mira na reconstrução de parque

O Parque Infantil da Presa, atingido pelos incêndios de 2017, reabre hoje após um processo de reconstrução conduzido em parceria pela Câmara Municipal de Mira e pela empresa Infraestruturas de

Região

Operação Páscoa da GNR a partir de amanhã

A GNR inicia amanhã a Operação Páscoa 2017. O patrulhamento e a fiscalização rodoviária vão ser intensificados até domingo.

Informação

Igreja Moçárabe de Lourosa comemora 100 anos de classificação como Monumento Nacional

No próximo dia 14 de junho comemoram-se em Lourosa, no concelho de Oliveira do Hospital, os 100 anos de classificação da Igreja Moçárabe…

Informação

Temperatura primaveril vai manter-se em Portugal

As temperaturas vão continuar a situar-se acima da média nos próximos dias, pelo menos, dois ou três graus superiores ao que tem sido norma nos últimos 30 anos. Os madeirenses,

Informação

Chuva vai continuar até ao início da próxima semana

A chuva vai continuar a afetar o território do continente, com maior incidência e frequência nas regiões do Norte e Centro, pelo menos até ao início da próxima semana.

Politica

Juventude Popular apresentou novos órgãos na tomada de posse

A Juventude Popular de Oliveira do Hospital tomou posse para mais um mandato, no passado sábado.

Região

Relatório aponta falhas e “dramático abandono” das populações

Falhas na programação do socorro e na rede de comunicações e um “dramático abandono” das populações foram identificados pela comissão técnica independente de análise dos grandes incêndios de outubro, que

Informação

CIM Região de Coimbra congratula-se com o início das obras de requalificação do IP3

O Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra congratula-se com o lançamento dos concursos para as empreitadas de requalificação do troço entre Penacova e Lagoa Azul, no passado dia 2

Última Hora

Após 28 dias, ‘Piloto’ diz que se entregou para não ser morto

O suspeito de dois homicídios em Aguiar da Beira, Pedro Dias, entregou-se ontem à Polícia Judiciária. Desde a fatídica madrugada de 11 de outubro até à noite de ontem, …

Última Hora

Desmantelada rede de tráfico de droga. GNR detém 15 indíviduos

A GNR anunciou hoje a detenção de 15 indivíduos suspeitos do crime de tráfico de estupefacientes em várias localidades dos concelhos do Fundão, Covilhã e Lisboa.

Região

Sinistralidade: oito detenções, 642 infrações e 69 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 16 a 22 de outubro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Sociedade

Natal em Oliveira do Hospital: Bobadela recebe Concerto de Natal

A Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, recebe no próximo sábado, 22 de dezembro, o Concerto de Natal com a participação de vários grupos. Com início agendado para as