Via Sacra e visita Pascal com oferta de “medicamento” são momentos altos da Semana Santa em Oliveira do Hospital

Via Sacra e visita Pascal com oferta de “medicamento” são momentos altos da Semana Santa em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

 

Oliveira do Hospital está a comemorar a Semana Santa. Um dos momento altos das celebrações acontece amanhã, sexta feira santa, com a realização “ao vivo” da Via Sacra com cerca de meia centena de figurantes no cenário da Bobadela. No domingo, dia de Páscoa, acontece a visita Pascal nas várias paróquias do concelho com uma “surpresa” para cada lar. Na cidade, a visita pascal, realiza-se este ano no domingo de “pascoela”.

 

 

 

 

Um pouco por todo o concelho, a população está envolvida nas celebrações da Semana Santa que tiveram início no domingo, dia 20. Destaque para a procissão do silêncio, uma iniciativa nova, que aconteceu na terça feira na cidade e que juntou muitos fieis. Nesta que é a “semana maior” ou “semana da paixão” a igreja é convidada a “refletir, a rezar e contemplar os mistérios da paixão, morte e ressurreição de jesus”.  Francisco Prior Claro, diácono da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital explica à Rádio Boa Nova que tal acontece por via da “riqueza das celebrações litúrgicas”. Hoje, quinta feira santa, acontece “a celebração da ceia do senhor e cerimónia do lava pés”. “Toda a noite o santíssimo vai estar exposto no altar maior da igreja”, possibilitando que as pessoas possam passar por lá e rezar.

Amanhã, sexta-feira santa, a Unidade Pastoral celebra a paixão e morte de Jesus. Destaque para a realização da Via Sacra “ao vivo” na Bobadela com cerca de meia centena de figurantes e que é “um momento forte de espiritualidade da nossa unidade pastoral”. “No cenário da Bobadela, no meio das ruínas histórias, teremos oportunidade de viver os passos da vida de jesus desde que é condenado até que é sepultado. É um momento muito belo de oração. Sentimo-nos participantes dos factos que aconteceram há dois mil anos”, conta Francisco Prior Claro.

No sábado, as celebrações incidem nos ofícios pascais e na solene vigília pascal que vai acontecer a partir das 22h30.

No domingo, dia de grande alegria, decorrem as celebrações em todas as paróquias e a visita pascal que, este ano, em plena celebração do jubileu da misericórdia, é inspirada na ação do Papa Francisco. Em cada lar visitado, a Unidade Pastoral vai entregar “uma embalagem de um medicamento” que dá por nome “Misericórdia”, composto por “um terço e um texto explicativo do que é a mensagem de misericórdia”. “É o que o Papa Francisco faz em Roma”, refere o diácono da Unidade Pastoral que acredita “que vai ser uma surpresa muito interessante para muita gente”. No domingo à tarde, a visita pascal vai acontecer em todas as paróquias do concelho, com exceção da cidade, que receberá a visita no domingo de pascoela.

Em plena Semana Santa, Francisco Prior Claro nota um maior envolvimento da população nas celebrações. Uma situação que explica com o que acontece no mundo, em particular com os atentados corridos esta semana em Bruxelas. “Esta semana provou-nos tristemente o quão precisamos de uma renovação espiritual. Estes atentados e a crise de valores nos sugestiona a tudo fazer para mudar o rumo das coisas. A oração pode muito. A paz começa no coração de cada coração pacificado”, refere o porta voz da Unidade Pastoral.

Previous Nogueirense luta pela liderança. FCOH precisa marcar para largar linha de despromoção
Next Petróleo: o preço do susto

Artigos Relacionados

Educação

GNR realiza operação “Regresso às Aulas 2019”

A partir de hoje, dia 10, e até ao dia 20 de setembro, a Guarda Nacional Republicana (GNR), em todo o território nacional, realiza um conjunto de ações de sensibilização

Destaque

Marchas Populares da Lagares da Beira prometem “espetáculo de cultura e brilho” na noite de 30 de junho (com vídeo)

É já no próximo sábado, dia 30 de junho, que se realizam as Marchas Populares de Lagares da Beira, organizadas pelo Rancho Folclórico e Cultural daquela freguesia,…

Última Hora

Resultados desportivos de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) somou pontos após vitória sobre o Marialvas por duas bolas a zero. Com este resultado, a equipa oliveirense continua a liderar o

Última Hora

Câmara de Oliveira do Hospital aprovou voto de louvor às três empresas PME Excelência

As empresas Irmão Lopes & Cardoso, Seialab e Seilimp mereceram ontem um voto de louvor e reconhecimento pelo executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, fruto da distinção PME Excelência.

Informação

Simulacro testou meios de combate aos incêndios florestais em Oliveira do Hospital (Com vídeo)

No arranque da fase Bravo, a segunda mais crítica em matéria de incêndios florestais, o município de Oliveira do Hospital testou os meios de combate aos fogos com a realização

Informação

Joel Vasconcelos nomeado adjunto do Gabinete de António Costa

O ex diretor executivo da Eptoliva, Joel Vasconcelos, foi nomeado adjunto do gabinete do primeiro ministro António Costa.

Destaque

Praia Fluvial de Avô vai estar recuperada “o mais rapidamente possível”

O arranque da época balnear está a ser marcado, no concelho de Oliveira do Hospital, pela falta de condições para banhos na conhecida praia fluvial de Avô,…

Informação

GNR: 23 detenções, 600 infrações e 65 acidentes no distrito de Coimbra

A primeira semana do novo ano, de 1 a 7 de janeiro, ficou marcada por 23 detenções, 600 infrações e 65 acidentes nas estradas do distrito de Coimbra.

Politica

“O que me levou a aceitar ser candidato foi ouvir dos meus filhos que querem sair daqui porque não vêem futuro em Oliveira do Hospital”

João Paulo Pombo Albuquerque falou à Rádio Boa Nova do que o motivou a aceitar o convite que lhe foi dirigido pela concelhia do PSD de Oliveira do Hospital para

Região

PJ deteve suspeito de distribuir ilegalmente sinal de TV em Oliveira do Hospital

A Polícia Judiciária deteve na quarta-feira “em flagrante delito” um comerciante em Oliveira do Hospital suspeito de distribuir ilegalmente sinal de televisão, disse hoje fonte daquela estrutura policial.

Informação

Calendário desportivo de fim-de-semana: FCOH à beira de ser campeão

É já no próximo domingo que ficamos a conhecer a nova equipa campeã do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra que, consecutivamente, subirá de divisão.

Informação

Grupo de traficantes apanhado em Seia com droga e armas proibidas

A GNR deteve, ontem, em Seia, 10 pessoas, pelo crime de tráfico de estupefacientes e detenção de armas proibidas. O grupo tem idades entre 22 e 49 anos.