Via Sacra e visita Pascal com oferta de “medicamento” são momentos altos da Semana Santa em Oliveira do Hospital

Via Sacra e visita Pascal com oferta de “medicamento” são momentos altos da Semana Santa em Oliveira do Hospital

 

Oliveira do Hospital está a comemorar a Semana Santa. Um dos momento altos das celebrações acontece amanhã, sexta feira santa, com a realização “ao vivo” da Via Sacra com cerca de meia centena de figurantes no cenário da Bobadela. No domingo, dia de Páscoa, acontece a visita Pascal nas várias paróquias do concelho com uma “surpresa” para cada lar. Na cidade, a visita pascal, realiza-se este ano no domingo de “pascoela”.

 

 

 

 

Um pouco por todo o concelho, a população está envolvida nas celebrações da Semana Santa que tiveram início no domingo, dia 20. Destaque para a procissão do silêncio, uma iniciativa nova, que aconteceu na terça feira na cidade e que juntou muitos fieis. Nesta que é a “semana maior” ou “semana da paixão” a igreja é convidada a “refletir, a rezar e contemplar os mistérios da paixão, morte e ressurreição de jesus”.  Francisco Prior Claro, diácono da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital explica à Rádio Boa Nova que tal acontece por via da “riqueza das celebrações litúrgicas”. Hoje, quinta feira santa, acontece “a celebração da ceia do senhor e cerimónia do lava pés”. “Toda a noite o santíssimo vai estar exposto no altar maior da igreja”, possibilitando que as pessoas possam passar por lá e rezar.

Amanhã, sexta-feira santa, a Unidade Pastoral celebra a paixão e morte de Jesus. Destaque para a realização da Via Sacra “ao vivo” na Bobadela com cerca de meia centena de figurantes e que é “um momento forte de espiritualidade da nossa unidade pastoral”. “No cenário da Bobadela, no meio das ruínas histórias, teremos oportunidade de viver os passos da vida de jesus desde que é condenado até que é sepultado. É um momento muito belo de oração. Sentimo-nos participantes dos factos que aconteceram há dois mil anos”, conta Francisco Prior Claro.

No sábado, as celebrações incidem nos ofícios pascais e na solene vigília pascal que vai acontecer a partir das 22h30.

No domingo, dia de grande alegria, decorrem as celebrações em todas as paróquias e a visita pascal que, este ano, em plena celebração do jubileu da misericórdia, é inspirada na ação do Papa Francisco. Em cada lar visitado, a Unidade Pastoral vai entregar “uma embalagem de um medicamento” que dá por nome “Misericórdia”, composto por “um terço e um texto explicativo do que é a mensagem de misericórdia”. “É o que o Papa Francisco faz em Roma”, refere o diácono da Unidade Pastoral que acredita “que vai ser uma surpresa muito interessante para muita gente”. No domingo à tarde, a visita pascal vai acontecer em todas as paróquias do concelho, com exceção da cidade, que receberá a visita no domingo de pascoela.

Em plena Semana Santa, Francisco Prior Claro nota um maior envolvimento da população nas celebrações. Uma situação que explica com o que acontece no mundo, em particular com os atentados corridos esta semana em Bruxelas. “Esta semana provou-nos tristemente o quão precisamos de uma renovação espiritual. Estes atentados e a crise de valores nos sugestiona a tudo fazer para mudar o rumo das coisas. A oração pode muito. A paz começa no coração de cada coração pacificado”, refere o porta voz da Unidade Pastoral.

image_pdfimage_print
Previous Nogueirense luta pela liderança. FCOH precisa marcar para largar linha de despromoção
Next Petróleo: o preço do susto

Artigos Relacionados

Região

Artistas portugueses unem-se em concerto solidário para com as vítimas dos fogos florestais

MEO Arena recebe concerto “Juntos Por Todos” a 27 de Junho, com transmissão ao vivo na RTP, SIC, TVI e em todas as rádios portuguesas.

Destaque

Oliveira do Hospital perdeu 714 eleitores em quatro anos

  Oliveira do Hospital tem 18 334 inscritos em condições de votar nas eleições autárquicas do próximo domingo, dia 1 de outubro. Há quatro anos eram 19 048.

Programas

A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 3 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Sociedade

Tábua acolhe conferência “Os Desafios do Ensino Profissional na Atualidade”

Vai realizar-se no próximo dia 20 de fevereiro, a partir das 9h30m, no Centro Cultural de Tábua, a Conferência “Os Desafios do Ensino Profissional na Atualidade”,…

Última Hora

Introdução de “raças exóticas” põe em risco Queijo Serra da Estrela, alerta a Confraria

O Grande Conselheiro da Confraria do Queijo Serra da Estrela, Pedro Couceiro, foi hoje o convidado no noticiário das 12h00 da Rádio Boa Nova.

Nacional

Papa Francisco só visitará Fátima na visita a Portugal

O papa Francisco confidenciou, no domingo, ao cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, que apenas deseja visitar Fátima em 2017, optando por não se deslocar a mais nenhuma localidade portuguesa.

Informação

Receção do caloiro na ESTGOH tem carácter solidário

A Associação de Estudante da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital(ESTGOH) em conjunto com a Comissão de Festa, realiza entre o dia 30 de novembro e

Destaque

Jovem sofreu traumatismo em atropelamento em Lagares da Beira

Um jovem de 18 anos ficou, ontem, internado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra  na sequência de atropelamento ocorrido ontem, …

Destaque

mOHve-te no Verão 2018 contou com mais de mil participantes

O programa mOHve-te no Verão 2018 encerra hoje, pelas 21h00, no Largo Ribeiro do Amaral, com a dinamização das atividades praticados nos últimos dois meses.

Última Hora

Estabelecimentos de restauração e bebidas com alargamento de horário na quadra da Páscoa

Por ocasião da quadra festiva da Páscoa, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) deliberou conceder um alargamento de horário de funcionamento aos estabelecimentos de restauração e bebidas que

Última Hora

Já está escolhido o “Postal de Natal Digital 2016”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promoveu, pelo terceiro ano consecutivo, o concurso “Postal de Natal Digital” dirigido aos alunos do 3.º Ciclo, do Ensino Secundário e do Ensino

Região

Câmara de Pedrógão Grande estima prejuízos de 250 milhões de euros

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, estimou hoje em 250 milhões de euros os prejuízos no concelho decorrentes do incêndio que vitimou 64 pessoas e que provocou

Informação

Seia: Detidos dois homens que terão abusado sexualmente da mesma menor

A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda deteve dois homens suspeitos de abusos sexuais de uma menor, em Seia, informou esta autoridade através de um comunicado enviado às redações.

Sociedade

Exposição “Livros da Memória, Memória dos Livros” inaugurada hoje em Oliveira do Hospital

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital vai acolher a exposição “Livros da Memória, Memória dos Livros”. A inauguração acontece hoje, dia 6 de fevereiro, pelas 15h00.

Última Hora

CADIP presta apoio ao desenvolvimento infantil e parental em Oliveira do Hospital (com vídeo)

A cidade de Oliveira do Hospital conta, desde há sete meses, com um espaço de apoio à criança e às relações familiares, mas também aos adultos e seniores. Trata-se do

Informação

Pedrógão Grande: presidente da Câmara de Figueiró e ex-presidente de Castanheira constituídos arguidos

O Ministério Público anunciou que o número de arguidos no inquérito que investiga os incêndios de Pedrógão Grande, que tiraram a vida a 66 pessoas em junho do ano passado,

Informação

Tribunal de Seia vai ter serviços e competências reforçadas

O Presidente da Câmara Municipal anunciou hoje, após ter reunido em Seia com a Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Ribeiro, no âmbito de uma visita à Comarca

Desporto

Maratona Clube da Vila Chã foi 3º classificado em São Silvestre da Serra da Estrela

O Maratona Clube da Vila Chã participou, no passado dia 30 de dezembro, na 31ª Corrida São Silvestre da Serra da Estrela na vila de Loriga, com nove atletas.

Região

Cáritas inicia hoje peditório de quatro dias em todo o país

A Cáritas Portuguesa inicia hoje o seu Peditório Público Nacional de quatro dias, que visa angariar fundos para apoiar milhares de famílias carenciadas.

Sociedade

Preocupação com “urgências” marca 72º aniversário dos Bombeiros de Lagares da Beira

O fecho do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e a dificuldade em prestar o melhor socorro às populações marcaram, ontem,…

Informação

EXPOH atrai milhares de pessoas a Oliveira do Hospital

O primeiro dia da EXPOH atingiu o maior número de visitantes do que qualquer outro dia desde que o certame é realizado. Para isso contribuíram…

Última Hora

“L’Artista” surpreende com menu asiático e aproximação à comunidade

O  conhecido Restaurante e Pizzaria L’Artista, localizado na Catraia de S. Paio, no concelho de Oliveira do Hospital inicia amanhã, dia 29 de junho, a “noite Asiática”.

Informação

“O IC6 tem todas as condições para avançar. Esta era a condição para a minha recandidatura” (com Vídeo)

José Carlos Alexandrino fez ontem o anúncio da sua recandidatura, pelo PS, à presidência da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. A comunicação de que o IC6 vai avançar foi

Região

ASAE doa cerca de 200 artigos de vestuário e calçado em Leiria

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) vai doar cerca de 200 artigos de vestuário e calçado, esta manhã, à Cruz Vermelha Portuguesa e ao Lar Santa Isabel, em