VI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental em Oliveira do Hospital

VI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital vai receber a segunda sessão da formação “VI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio Ambiental”, no dia 1 de março.

encontros2A iniciativa terá lugar na Casa da Cultura César Oliveira numa organização do Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) Coimbra Interior e os Agrupamentos de Escolas associados.

O “VI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental” conta com a participação de professores universitários e investigadores de reconhecimento nacional e internacional no painel de oradores assumindo uma inegável importância pedagógica, científica e cultural. Depois da primeira sessão ter ocorrido em Arganil (11 de fevereiro), Oliveira do Hospital é o segundo concelho a receber esta iniciativa que terá ainda um terceiro encontro em Pampilhosa da Serra (6 de maio).

A sessão em Oliveira do Hospital, dia 1 de março na Casa da Cultura César Oliveira, terá início às 9H00 com a sessão de abertura. Segue-se a intervenção de Maria Beatriz Rocha-Trindade (Universidade Aberta) sobre “Dimensões da Cidadania no Quadro da Mobilidade”. O conhecido historiador português, Fernando Rosas (Universidade Nova de Lisboa) abordará “Memória e Desmemória. Da Escola aos Novos e ‘Velhos’ Media”. Caberá à docente Ana Batalha (Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia) falar aos presentes sobre “Mudanças Necessárias na Sala de Aula do Século XXI: O Espaço – A Pedagogia – A Tecnologia”.

No período da tarde, os inscritos na atividade são convidados a participar na realização de um percurso histórico e cultural da zona note do concelho, de forma a conhecerem espaços como a Anta da Arcaínha, a Queijaria Quinta do Cruzeiro, as Palheiras dos Fiais da Beira. O périplo termina com um momento convívio na Associação Fialense com animação cultural.

A organização refere que esta atividade constituirá um “espaço ímpar de troca de saberes, de experiências diversificadas e, especialmente, como ocasião singular de ligação com o meio sociocultural”. Pretende-se promover uma “formação plural e integral dos professores que tenha repercussões efetivas na sua formação científica e nas suas práticas pedagógicas”. A formação tem como público alvo: educadores de infância, professores e pessoal não docente; estudantes, investigadores; comunidades educativas, agentes educativos locais e regionais; órgãos e representantes autárquicos; representantes de instituições socioculturais e de solidariedade social; organizações locais e empresas; e público em geral.

A organização do “VI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental” é do CFAE Coimbra Interior com os Agrupamentos de Escolas de Oliveira do Hospital, Arganil, Góis, Pampilhosa da Serra e Tábua e o apoio das Câmaras Municipais de Oliveira do Hospital, Arganil e Pampilhosa da Serra.

Previous Seia realiza Feira do Queijo Serra da Estrela de 25 a 28 de fevereiro
Next Carnaval do Agrupamento de Escolas já é um “evento marca” de Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Eptoliva promoveu palestra sobre energias renováveis

Integrada nos objetivos programáticos da disciplina de Tecnologias e Processos, do plano de estudos do curso profissional de Técnico de Manutenção Industrial/Mecatrónica Automóvel,…

Última Hora

 Centro de Portugal volta a ultrapassar o milhão de dormidas

Em junho, o Centro de Portugal confirmou a tendência de crescimento dos últimos meses e registou, pelo segundo mês consecutivo, mais de meio de milhão de dormidas. …

Informação

Jovem de 18 anos detido por fogo posto em Oliveira de Frades

Um jovem de 18 anos foi detido por suspeitas de ter ateado um fogo, em Oliveira de Frades, Viseu.

Informação

Incêndio destrói habitação em Góis e faz três desalojados

Um incêndio destruiu hoje uma habitação localizada em Vila Nova de Ceira, concelho de Góis, distrito de Coimbra, e provocou três desalojados, um casal e uma criança, que foram acolhidos

Nacional

Casimiro Santos, do L’artista, é dos melhores pizzaiolos do mundo

Casimiro Santos, chef da Pizzaria L’artista, em Catraia de São Paio, pertence à Seleção Portuguesa de Pizzaiolos que, no passado dia 7 de setembro, se sagrou campeã mundial de pizzaiolos.

Região

Casa de vítima de incêndio em Tondela assaltada durante funeral

A casa de uma das nove vítimas mortais do incêndio na Associação Cultural de Vila Noda Rainha, em Tondela, foi assaltada, no momento em que decorria o funeral do proprietário.

Cultura

Amadeu Diniz da Fonseca publica “Alma Beirã”

“Alma Beirã” é o título do livro da autoria de Amadeu Diniz da Fonseca que vai ser apresentado sexta-feira, dia 31 de março, na Sociedade  Portuguesa de Autores, em Lisboa

Última Hora

Góis entre as Autarquias + Familiarmente Responsáveis

O Observatório das Autarquias + Familiarmente Responsáveis considera o município de Góis, pelo segundo ano consecutivo, como uma …

Nacional

Temperaturas vão descer entre 4 a 8 graus devido a massa de ar polar

As temperaturas vão descer até sexta-feira entre 04 a 08 graus Celsius devido a uma massa de ar polar, que vai provocar também um aumento da intensidade do vento, disse

Informação

Corpo de homem foi encontrado a boiar nas marinhas de sal de Aveiro

Os bombeiros e a Polícia Marítima retiraram um cadáver que foi encontrado a boiar nas marinhas de sal na localidade de Desterro das Leivas, em Aveiro.

Última Hora

Mealhada: PJ apreendeu elevado número de armas e munições proibidas 

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, no âmbito de investigação que tem a seu cargo, procedeu à apreensão de um elevado número de armas

Última Hora

GNR deteve 46 pessoas por tráfico de estupefacientes no Boom Festival

A GNR deteve 46 pessoas por tráfico de estupefacientes durante o Boom Festival, que terminou no domingo, e levantou 85 autos de contraordenação por consumo de drogas.