VI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental em Oliveira do Hospital

VI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital vai receber a segunda sessão da formação “VI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio Ambiental”, no dia 1 de março.

encontros2A iniciativa terá lugar na Casa da Cultura César Oliveira numa organização do Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) Coimbra Interior e os Agrupamentos de Escolas associados.

O “VI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental” conta com a participação de professores universitários e investigadores de reconhecimento nacional e internacional no painel de oradores assumindo uma inegável importância pedagógica, científica e cultural. Depois da primeira sessão ter ocorrido em Arganil (11 de fevereiro), Oliveira do Hospital é o segundo concelho a receber esta iniciativa que terá ainda um terceiro encontro em Pampilhosa da Serra (6 de maio).

A sessão em Oliveira do Hospital, dia 1 de março na Casa da Cultura César Oliveira, terá início às 9H00 com a sessão de abertura. Segue-se a intervenção de Maria Beatriz Rocha-Trindade (Universidade Aberta) sobre “Dimensões da Cidadania no Quadro da Mobilidade”. O conhecido historiador português, Fernando Rosas (Universidade Nova de Lisboa) abordará “Memória e Desmemória. Da Escola aos Novos e ‘Velhos’ Media”. Caberá à docente Ana Batalha (Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia) falar aos presentes sobre “Mudanças Necessárias na Sala de Aula do Século XXI: O Espaço – A Pedagogia – A Tecnologia”.

No período da tarde, os inscritos na atividade são convidados a participar na realização de um percurso histórico e cultural da zona note do concelho, de forma a conhecerem espaços como a Anta da Arcaínha, a Queijaria Quinta do Cruzeiro, as Palheiras dos Fiais da Beira. O périplo termina com um momento convívio na Associação Fialense com animação cultural.

A organização refere que esta atividade constituirá um “espaço ímpar de troca de saberes, de experiências diversificadas e, especialmente, como ocasião singular de ligação com o meio sociocultural”. Pretende-se promover uma “formação plural e integral dos professores que tenha repercussões efetivas na sua formação científica e nas suas práticas pedagógicas”. A formação tem como público alvo: educadores de infância, professores e pessoal não docente; estudantes, investigadores; comunidades educativas, agentes educativos locais e regionais; órgãos e representantes autárquicos; representantes de instituições socioculturais e de solidariedade social; organizações locais e empresas; e público em geral.

A organização do “VI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental” é do CFAE Coimbra Interior com os Agrupamentos de Escolas de Oliveira do Hospital, Arganil, Góis, Pampilhosa da Serra e Tábua e o apoio das Câmaras Municipais de Oliveira do Hospital, Arganil e Pampilhosa da Serra.

image_pdfimage_print
Previous Seia realiza Feira do Queijo Serra da Estrela de 25 a 28 de fevereiro
Next Carnaval do Agrupamento de Escolas já é um “evento marca” de Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Informação

Mostra  “Da Nossa Terra” realiza-se no próximo sábado

O Mercado Municipal acolhe, no próximo sábado (14 de abril) entre as 8h e as 13h, mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em…

Região

Nelas criou “Espaço do Cidadão” na Junta de Freguesia de Canas de Senhorim

O Município de Nelas, através do programa “Aproximar” criou o “Espaço Cidadão” na Junta de Freguesia de Canas de Senhorim.

Desporto

Gonçalo Borges vence São Silvestre da Figueira da Foz

O atleta oliveirense Gonçalo Borges continua a somar títulos atrás de títulos nas provas que ultimamente tem participado. Agora foi na Figueira da Foz na habitual e muito participada, corrida

Informação

Eptoradio esta sexta-feira na Rádio Boa Nova

Esta sexta-feira, 10 de fevereiro, pelas 14h00, o programa da EPTORADIO apresenta, na primeira parte, as principais notícias sobre as várias atividades que se desenvolvem na EPTOLIVA, …

Politica

João Brito é candidato à secção do PSD de Oliveira do Hospital

O vereador do PSD, no executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, é candidato à Comissão Política de Secção social-democrata oliveirense. João Brito entra na corrida à estrutura com

Destaque

Episódio de violência põe a descoberto “insegurança” no Bairro João Rodrigues Lagos

Os moradores do Bairro João Rodrigues Lagos, na cidade de Oliveira do Hospital, não podiam estar mais receosos. O episódio de violência extrema, que deixou “quase morta” uma moradora na

Informação

Trinta e sete concelhos de nove distritos sob risco máximo de incêndio

Trinta e sete concelhos de nove distritos do interior norte e centro e Monchique, em Faro, encontram-se hoje sob risco ‘Máximo’ de incêndio.

Região

Luís Marinho e Jorge Brito reconduzidos na Assembleia Intermunicipal da CIM da Região de Coimbra

A Assembleia Intermunicipal da CIM Região de Coimbra aprovou, por maioria a proposta apresentada pelo deputado Ferreira da Silva, …

Região

Empresa investe 20 milhões para produzir canábis medicinal em Cantanhede

A empresa canadiana Tilray estima investir, até 2020, 20 milhões de euros em Portugal na produção de canábis medicinal com que abastecerá o mercado europeu,…

Última Hora

Tavfer Vinhos venceu medalha de “Grande Ouro” em concurso Mundial

O vinho Quinta do Serrado Touriga Nacional, Tinto, 2011 (Sociedade Agrícola do Castro de Pena Alba) do Grupo Tavfer foi o grande premiado no “Concours Mondial de Bruxelles”.

Região

Revista Exame distingue Movecho como a melhor PME no setor da madeira, cortiça e móveis

A empresa Movecho, localizada em Nelas foi distinguida pela revista Exame, como a melhor PME no setor da madeira, cortiça e móveis.

Informação

Colocação de dois novos médicos devolve SAP aos oliveirenses durante o dia (com vídeo)

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse, esta manhã, em conferência de imprensa que, ainda nesta semana, deverá ser reposto…

Última Hora

João Dinis apela à prevenção para evitar uma tragédia como a de outubro

Com os acontecimentos relativos a outubro do ano passado ainda muito presentes na memória dos lesados, é importante, desde já, exercer ações de prevenção para que não se repitam tragédias

Região

Contribuintes têm até 15 de março para limpar terrenos

O Fisco está a avisar os contribuintes de que têm até 15 de março para limpar o mato e cortar árvores nas proximidades de casas e aldeias, podendo vir a

Informação

Presidente da República visitou Fundação Lapa do Lobo

No âmbito da condecoração a título póstumo, realizada em Cabanas de Viriato, a Aristides de Sousa Mendes …

Informação

Centro de Portugal presente na Feira de Lyon

O Centro de Portugal está representado, pela primeira vez, na Feira de Lyon – Foire de Lyon, que decorre entre os dias 23 de março e 2 de abril.

Cultura

Vítor Fernandes expõe “Um Desenho por Dia” no Museu Municipal da Bobadela

Até ao final do mês de julho está patente, no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, uma nova exposição intitulada “Um Desenho Por Dia”.

Informação

Câmara de Seia abre conta solidária para apoiar famílias após incêndios

A Câmara Municipal de Seia anunciou hoje que abriu uma conta bancária para apoiar as vítimas dos incêndios, nomeadamente …

Sociedade

Carro de jovem de Seia desaparecida em França encontrado com corpo no interior

Foi encontrado em França o carro conduzido por Ana Lopes, a portuguesa de 25 anos, natural de Seia, a viver no Luxemburgo, que estava desaparecida desde a madrugada de segunda-feira.

Última Hora

Estão abertas as inscrições para expositores das Festas do Concelho de Seia

A Câmara Municipal de Seia abriu, hoje, as inscrições para os expositores interessados em participar nas Festas do Concelho de Seia, certame que decorre na praça do município e espaço

Informação

“Engenharia Informática” da ESTGOH entre os cursos com maior taxa de empregabilidade no país

A Direção Geral do Ensino Superior divulgou os dados relativos às taxas de empregabilidade dos cursos lecionados no país. Da lista faz parte o curso “Engenharia Informática” …

Última Hora

IC6: Autarca de Oliveira do Hospital não acredita no documento do PSD e quer reunião urgente com ministro das Infraestruturas

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital considera “deplorável” a resposta dada pelo governo a um grupo de deputados do PSD, …

Região

Detidos dois homens suspeitos de partilha ilegal de sinal de TV

A Polícia Judiciária deteve na quarta-feira, em Arganil, distrito de Coimbra, dois homens suspeitos de partilha ilegal de sinal de televisão e constituiu ainda seis clientes como arguidos, informou hoje

Última Hora

PS de Oliveira do Hospital realiza encontro autárquico

O Partido Socialista de Oliveira do Hospital já começou a preparar o próximo ciclo autárquico 2017-2021 e, por isso, realiza no próximo domingo, dia 23 de outubro, um encontro de