Vereador do PSD  quer que desempregados e beneficiários do RSI sejam chamados para limpeza e arranque de eucaliptos

Vereador do PSD  quer que desempregados e beneficiários do RSI sejam chamados para limpeza e arranque de eucaliptos

João Paulo Pombo Albuquerque, único vereador do PSD, no executivo municipal de Oliveira do Hospital propôs, hoje, um entendimento com o Instituto de Emprego e Formação Profissional …

… (IEFP) para a criação de equipas de trabalho destinadas a travar o fenómeno da eucaliptização.

Ainda antes da ordem do dia da primeira reunião pública da autarquia oliveirense, o social democrata pegou no tema da reflorestação, para sugerir que os “desempregados e beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI)” sejam chamados para a realização de trabalhos de limpeza e arranque de eucaliptos, em especial na faixa de segurança. “Não quero ver o concelho transformado num eucaliptal”, disse João Paulo Pombo Albuquerque.

“Estou absolutamente de acordo porque é dinheiro público”

Lembrando que foi o primeiro presidente de Câmara que, no país, alertou para o perigo em torno da regeneração natural dos eucaliptos, nas zonas afetadas pelo grande incêndio de outubro, José Carlos Alexandrino disse ver com bons olhos a proposta do vereador. “Não sei se é possível ou não, porque há gente do rendimento mínimo que se tem tornado em profissionais da formação. Se estão a ser subsidiados, podem ser requisitados pela Câmara Municipal e Juntas de Freguesia para esse trabalho. Estou absolutamente de acordo porque é dinheiro público”, afirmou o autarca, referindo que o município tem procedido à marcação de eucaliptos e outras árvores na faixa de 10 metros, com vista ao abate pelos seus proprietários, substituindo-se a estes no caso de não atuarem em conformidade. Alexandrino assegurou que a madeira cortada será depois vendida em leilão.

Esta manhã, o autarca oliveirense mostrou-se disponível para falar com responsáveis pelo IEFP. “Logo veremos. Mas, continuo muito preocupado com a progressão do Eucalipto”, referiu José Carlos Alexandrino, lembrando que o município vai avançar com o investimento de um milhão de euros na aquisição de árvores autóctones para serem distribuídas pelos proprietários de terrenos.

João Paulo Pombo Albuquerque verificou, por fim, que o envolvimento dos desempregados e beneficiários do RSI é “uma forma de as pessoas fazerem alguma coisa pelo concelho”. Notou, contudo, que o problema da eucaliptização “é grande” e “o Estado tem que interferir, quer queira, quer não”.

Previous Festa do Bodo realiza-se nos dias 19 e 20 de janeiro em Vila Pouca da Beira
Next Proteção Civil emite aviso devido à descida das temperaturas

Artigos Relacionados

Última Hora

Incêndios no distrito de Viseu mobilizaram mais de uma centena de bombeiros

Mais de uma centena de bombeiros combateram, ontem, dois incêndios florestais que deflagraram em Couto de Baixo e Mangualde, no distrito de Viseu.

Região

Sertã: Chuva torrencial causa derrocadas e queda de árvore

Deslizamentos de terras, a queda de uma árvore e inundações foram alguns dos resultados de uma tempestade que na tarde de terça-feira afetou a Sertã, “sem feridos a registar”.

Região

Município de Penacova implementa rede primária de faixas de gestão de combustível

Com o objetivo de promover uma eficiente gestão florestal na área geográfica do concelho de Penacova, o Município de Penacova, em parceria com a CIM – Região de Coimbra e

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 13 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 2.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Nogueira do Cravo acolhe Experiências Criativas de Montanha

A Rede de Aldeias de Montanha, em parceria com o Município de Oliveira do Hospital, proporcionam este fim-de-semana, em Nogueira do Cravo, mais um evento com a marca “Experiências Criativas

Informação

18 detenções, 1016 infrações e 73 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 20 a 26 de março, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Região

Feira do Queijo de Oliveira do Hospital tem impacto económico superior a 2,5 milhões de Euros

A Feira do Queijo de Oliveira do Hospital que se realiza nos dias 16 e 17 de março foi, ontem, apresentada na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) como o

Última Hora

Depressão “Helena” provoca queda de árvores e deslizamento de terras em Oliveira do Hospital

A última noite e manhã de hoje foram marcadas pelo mau tempo, provocado pela depressão “Helena”, que teve o seu pico a meio da manhã, prevendo-se que a intempérie se

Informação

Concertos animam Oliveira do Hospital nas noites de verão

Numa parceria entre o Município de Oliveira do Hospital e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital…

Educação

Alexandrino acusa governo de atrasar requalificação do Agrupamento de Escolas e faz ultimato

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse, ontem, que só dá “mais uma semana” ao Ministério da Educação para disponibilizar o documento em falta…

Informação

MAAVIM manifesta falta de apoios em Coimbra

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM), em conjunto com a Comissão Nacional de Agricultores e a Associação Distrital de Agricultores de Coimbra,…

Última Hora

Guarda: Detidos por furto de combustível

Dois homens, com 37 e 44 anos, foram detidos pela GNR da Guarda por furto de combustível em Celorico da Beira.