Vereador do PSD  quer que desempregados e beneficiários do RSI sejam chamados para limpeza e arranque de eucaliptos

Vereador do PSD  quer que desempregados e beneficiários do RSI sejam chamados para limpeza e arranque de eucaliptos

João Paulo Pombo Albuquerque, único vereador do PSD, no executivo municipal de Oliveira do Hospital propôs, hoje, um entendimento com o Instituto de Emprego e Formação Profissional …

… (IEFP) para a criação de equipas de trabalho destinadas a travar o fenómeno da eucaliptização.

Ainda antes da ordem do dia da primeira reunião pública da autarquia oliveirense, o social democrata pegou no tema da reflorestação, para sugerir que os “desempregados e beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI)” sejam chamados para a realização de trabalhos de limpeza e arranque de eucaliptos, em especial na faixa de segurança. “Não quero ver o concelho transformado num eucaliptal”, disse João Paulo Pombo Albuquerque.

“Estou absolutamente de acordo porque é dinheiro público”

Lembrando que foi o primeiro presidente de Câmara que, no país, alertou para o perigo em torno da regeneração natural dos eucaliptos, nas zonas afetadas pelo grande incêndio de outubro, José Carlos Alexandrino disse ver com bons olhos a proposta do vereador. “Não sei se é possível ou não, porque há gente do rendimento mínimo que se tem tornado em profissionais da formação. Se estão a ser subsidiados, podem ser requisitados pela Câmara Municipal e Juntas de Freguesia para esse trabalho. Estou absolutamente de acordo porque é dinheiro público”, afirmou o autarca, referindo que o município tem procedido à marcação de eucaliptos e outras árvores na faixa de 10 metros, com vista ao abate pelos seus proprietários, substituindo-se a estes no caso de não atuarem em conformidade. Alexandrino assegurou que a madeira cortada será depois vendida em leilão.

Esta manhã, o autarca oliveirense mostrou-se disponível para falar com responsáveis pelo IEFP. “Logo veremos. Mas, continuo muito preocupado com a progressão do Eucalipto”, referiu José Carlos Alexandrino, lembrando que o município vai avançar com o investimento de um milhão de euros na aquisição de árvores autóctones para serem distribuídas pelos proprietários de terrenos.

João Paulo Pombo Albuquerque verificou, por fim, que o envolvimento dos desempregados e beneficiários do RSI é “uma forma de as pessoas fazerem alguma coisa pelo concelho”. Notou, contudo, que o problema da eucaliptização “é grande” e “o Estado tem que interferir, quer queira, quer não”.

Previous Festa do Bodo realiza-se nos dias 19 e 20 de janeiro em Vila Pouca da Beira
Next Proteção Civil emite aviso devido à descida das temperaturas

Artigos Relacionados

Última Hora

Pulseira eletrónica para homem que ameaçava de morte a ex-mulher

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE),  deteve esta quinta-feira um homem com 63 anos, …

Última Hora

“Sonho? Logo existo” é o novo livro de Lucinda Maria

A oliveirense Lucinda Maria apresenta amanhã, pelas 15h30 no auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, o seu novo livro. Trata-se de “Sonho? Logo Existo!”, …

Informação

Oliveira do Hospital disponibiliza “Atividades de Verão” para crianças do pré-escolar

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está, novamente, a dinamizar as “Atividades de Verão” um programa lúdico/pedagógico de ocupação de tempos livres…

Última Hora

Oliveira do Hospital perdeu 714 eleitores em quatro anos

  Oliveira do Hospital tem 18 334 inscritos em condições de votar nas eleições autárquicas do próximo domingo, dia 1 de outubro. Há quatro anos eram 19 048.

Região

Oliveira do Hospital: 77 casas ardidas vão ser recuperadas e parte da sinalética vai ser substituída

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) decidiu pela adjudicação da recuperação de 77 casas ardidas no concelho de Oliveira do Hospital…

Última Hora

Incêndios: Pedido de indemnizações para feridos graves até 30 de maio

Os critérios para a atribuição de indemnizações por ferimentos graves, abrangendo danos físicos ou psíquicos, diretamente resultantes dos incêndios de junho e outubro já foram fixados,…

Informação

Estão abertas as inscrições para o concurso Soltem Talentos 2018

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do concurso “Soltem Talentos 2018”, dinamizado pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, através do Pelouro da Cultura.

Última Hora

PSD retomou “Pontal das Beiras” com críticas ao executivo e a promessa de “melhores opções para o futuro deste concelho (com vídeo)

Acessibilidades (EN17 e IC6), BLC3, Feira do Queijo, EXPOH e outras “festas” foram as principais armas de arremesso usadas, ontem,  pelo PSD para criticar…

Última Hora

Alvôco das Várzeas vai hastear Bandeiras Azul, de Ouro e de Praia Acessível

A Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, vai hastear a Bandeira Azul, a Bandeira Praia Acessível e a Bandeira Qualidade de Ouro, numa cerimónia

Nacional

Primeiro-ministro vem a Oliveira do Hospital apresentar novas equipas de sapadores florestais

O Primeiro-Ministro, António Costa, e o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, deslocam-se ao concelho de Oliveira do Hospital na próxima quinta-feira, dia 3 de Agosto, às 14h00, para participarem na

Informação

Homem detido em Celorico da Beira por vender droga junto a escolas

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal, deteve, esta quinta-feira, um homem de 54 anos pelo crime de tráfico de estupefacientes e de posse ilegal de

Última Hora

Chuva coloca cinco distritos do país em alerta

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de três para cinco os distritos do Norte e Centro de Portugal continental sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de