Vereador do PSD  quer que desempregados e beneficiários do RSI sejam chamados para limpeza e arranque de eucaliptos

Vereador do PSD  quer que desempregados e beneficiários do RSI sejam chamados para limpeza e arranque de eucaliptos

image_pdfimage_print

João Paulo Pombo Albuquerque, único vereador do PSD, no executivo municipal de Oliveira do Hospital propôs, hoje, um entendimento com o Instituto de Emprego e Formação Profissional …

… (IEFP) para a criação de equipas de trabalho destinadas a travar o fenómeno da eucaliptização.

Ainda antes da ordem do dia da primeira reunião pública da autarquia oliveirense, o social democrata pegou no tema da reflorestação, para sugerir que os “desempregados e beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI)” sejam chamados para a realização de trabalhos de limpeza e arranque de eucaliptos, em especial na faixa de segurança. “Não quero ver o concelho transformado num eucaliptal”, disse João Paulo Pombo Albuquerque.

“Estou absolutamente de acordo porque é dinheiro público”

Lembrando que foi o primeiro presidente de Câmara que, no país, alertou para o perigo em torno da regeneração natural dos eucaliptos, nas zonas afetadas pelo grande incêndio de outubro, José Carlos Alexandrino disse ver com bons olhos a proposta do vereador. “Não sei se é possível ou não, porque há gente do rendimento mínimo que se tem tornado em profissionais da formação. Se estão a ser subsidiados, podem ser requisitados pela Câmara Municipal e Juntas de Freguesia para esse trabalho. Estou absolutamente de acordo porque é dinheiro público”, afirmou o autarca, referindo que o município tem procedido à marcação de eucaliptos e outras árvores na faixa de 10 metros, com vista ao abate pelos seus proprietários, substituindo-se a estes no caso de não atuarem em conformidade. Alexandrino assegurou que a madeira cortada será depois vendida em leilão.

Esta manhã, o autarca oliveirense mostrou-se disponível para falar com responsáveis pelo IEFP. “Logo veremos. Mas, continuo muito preocupado com a progressão do Eucalipto”, referiu José Carlos Alexandrino, lembrando que o município vai avançar com o investimento de um milhão de euros na aquisição de árvores autóctones para serem distribuídas pelos proprietários de terrenos.

João Paulo Pombo Albuquerque verificou, por fim, que o envolvimento dos desempregados e beneficiários do RSI é “uma forma de as pessoas fazerem alguma coisa pelo concelho”. Notou, contudo, que o problema da eucaliptização “é grande” e “o Estado tem que interferir, quer queira, quer não”.

Previous Festa do Bodo realiza-se nos dias 19 e 20 de janeiro em Vila Pouca da Beira
Next Proteção Civil emite aviso devido à descida das temperaturas

Artigos Relacionados

Informação

ADI promove sessão de esclarecimento “Portugal 2020: Oportunidades para as empresas em 2018”

A ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, em parceria com o Município de Oliveira do Hospital, promove esta quinta-feira, dia 13 de setembro,

Última Hora

UC pela primeira vez no top 500 de ranking CWUR

A Universidade de Coimbra (UC) está, pela primeira vez, no top 500 das melhores instituições de ensino superior do mundo.

Informação

Jaime Soares critica estilo “autista” do INEM e desafia bombeiros a fazer “o verdadeiro 25 de abril”

O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Soares, lamentou em Lagares da Beira que ainda não tenha havido “o verdadeiro 25 de abril nos bombeiros portugueses” …

Destaque

Câmara Municipal rescinde contrato com a CIP e lança nova adjudicação para obras no AEOH

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, entidade que subsidia em parte a remodelação do AEOH, em conjunto com o Ministério da Educação, vai avançar com a rescisão do contrato

Informação

Incêndio industrial destruiu 10 viaturas e armazéns em Ortigosa, Leiria

Um incêndio industrial, que deflagrou na madrugada de hoje em Lameira, na freguesia de Ortigosa, no concelho de Leiria, destruiu dez veículos e parte dos armazéns de uma empresa, disse

Sociedade

Oliveira do Hospital é beneficiário do programa CLDS 4G

O Município de Oliveira do Hospital acaba de ser contemplado pelo Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS-4G) tendo-lhe sido atribuído um financiamento no montante de 540 mil euros.

Última Hora

Família faz apelo para encontrar homem desaparecido desde os fogos de outubro

Rui Costa, de 49 anos, está dado como desaparecido desde os incêndios de outubro em Folgosinho, no concelho de Gouveia. A família lançou um apelo no Facebook.

Destaque

PSD quer arrendamento “low cost” para jovens em Oliveira do Hospital

Rafael Costa, deputado do PSD na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, defendeu a criação de um programa de arrendamento “low cost”…

Nacional

Temperaturas descem a partir de amanhã

Hoje, as temperaturas podem chegar aos 29 graus em algumas zonas do país, mas a partir de amanhã começam a descer.

Informação

Chuva forte e trovoada a Norte em dia cinzento por todo o país

Os distritos de Viana do Castelo e Braga estão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, que pode ser forte e acompanhada de trovoada. No resto do país, o

Informação

Concerto do Fundo Solidário junta artistas em Coimbra

No dia 19 de novembro, António Zambujo, André Sardet e Luís Travassos (com Ricardo J. Dias, André Dias e Ni Ferreirinha) irão juntar-se …

Informação

Desporto – Resultados de fim de semana

No Campeonato de Portugal Prio, série D, o Nogueirense deslocou-se esta tarde ao Recreio de Águeda e perdeu por 3-0. O Tourizense foi ao Pampilhosa perder por 3-2 e é