Vento forte causou estragos em S. Paio, Gouveia

Vento forte causou estragos em S. Paio, Gouveia

image_pdfimage_print

Um episódio de vento forte registado ao final da tarde de ontem, na aldeia de S. Paio, no concelho de Gouveia , provocou quedas de árvores e de muros e causou danos em telhados.

“Foi uma situação muito local e tudo indica que tenha sido um ‘minitornado’. Foram dez segundos de pavor. Alguns [habitantes] dizem que parecia um avião a despenhar-se e outros que parecia um camião a rebolar na estrada”, contou à Lusa a presidente da Junta de Freguesia de São Paio, Glória Lourenço.

Segundo a autarca, o episódio ocorreu pouco depois das 18h00, apenas numa zona da aldeia, e causou danos materiais numa extensão de cerca de um quilómetro.

“Passou pelo campo de futebol e derrubou totalmente o muro de proteção, destelhou casas, arrancou chaminés, derrubou algumas árvores, cedros e pinheiros enormes, que caíram sobre os fios da eletricidade e provocaram o corte de energia elétrica”, disse Glória Lourenço.

Tratou-se de um fenómeno nunca visto na aldeia de São Paio, relatando a presidente da junta que o vento “cortou as árvores como se fosse uma motosserra”.

Após o alerta, estiveram em São Paio elementos da PSP, da GNR, da Proteção Civil e dos Bombeiros Voluntários de Gouveia, entre outras entidades, que desimpediram as vias, retiraram as árvores e restabeleceram a energia elétrica na área atingida, tendo a situação ficado normalizada cerca das 21 horas.

“Não há feridos e não houve necessidade de realojar ninguém”, adiantou a presidente da Junta de Freguesia.

Foto:cmjornal.pt

Previous Assembleia Municipal de Nelas aprovou Orçamento por larga maioria
Next Fábrica de calçado cria entre 50 a 60 postos de trabalho em Belmonte

Artigos Relacionados

Região

GNR detém dois suspeitos do crime de incêndio e identifica mais três

A GNR anunciou hoje ter detido duas pessoas e identificado outras três pela prática do crime de incêndio florestal em Lamego, Sernancelhe, Viseu e Resende.

Última Hora

Votos da emigração: PS e PSD ficam com dois deputados cada

Onze dias após as eleições legislativas foram contabilizados os votos dos emigrantes portugueses espalhados pelo mundo, tendo sido o resultado divulgado no site da Secretaria-Geral …

Informação

Casal ficou ferido em despiste no IC6

Um automóvel despistou-se ontem, cerca das 17h30, no IC6, ao quilómetro 14, na zona de São Martinho da Cortiça, concelho de Arganil.

Última Hora

PIDS realiza “V Torneio 24 Horas” este fim-de-semana

A Associação Juvenil PIDS-  Partilha Inspiração, Associação Juvenil de Dinamização Social, promove, este fim-de-semana, a quinta edição do torneio de futsal “24 Horas”, que terá lugar no Polidesportivo do Seixo

Sociedade

Dia do Emigrante e do Ouvinte e “Somos Portugal” animam último dia da EXPOH

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital é hoje dedicada aos emigrantes e ouvintes da Rádio Boa Nova que se uniram em almoço convívio. A tarde prossegue…

Região

GNR deteve em Seia três homens de Oliveira do Hospital suspeitos de roubo por esticão

O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou hoje a detenção, em Seia, após perseguição policial, de três indivíduos,…

Última Hora

Arganil e Côja acolhem hoje workshops sobre “A Saúde a que tem Direito”

No âmbito do Protocolo entre o Município de Arganil e a DECO, e tendo subjacente que no mês de fevereiro se comemoram o Dia Mundial do Doente, o Dia Nacional

Nacional

Autarcas não reelegíveis são menos despesistas

Os autarcas que não se podem recandidatar gastam menos dinheiro em ano de eleições. Um estudo da Universidade do Minho e editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos…

Sociedade

Jovens aconselhados a ler mais e a despender menos tempo nas redes sociais

Em Oliveira do Hospital sobressaiu, hoje, a importância do livro e da leitura entre os jovens estudantes. O concelho acolhe a fase regional do Concurso Nacional de Leitura, com a

Informação

FCOH desloca-se aos Açores. Nogueirense recebe a Académica

Este fim de semana joga-se a jornada cinco do Campeonato de Portugal, Série E, fase da Manutenção. O FCOH tem jogo nos Açores. A ADN recebe a Académica. O Futebol

Informação

Avô entre as novas praias com Bandeira Azul

A praia fluvial de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, integra o grupo de 17 novas praias com Bandeira Azul, em Portugal.

Educação

 “Mini repórteres” da Rádio Boa Nova partiram à descoberta da gastronomia local

No âmbito do programa “Férias Ativas”, as crianças voltam a ser “Mini Repórteres” na Rádio Boa Nova numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital.