Vacinação contra a gripe arranca a 15 de outubro no SNS

Vacinação contra a gripe arranca a 15 de outubro no SNS

image_pdfimage_print

A vacinação contra a gripe vai começar em 15 de outubro e o Serviço Nacional de Saúde terá 1,4 milhões de doses de vacinas para administrar, anunciou hoje a Direção-geral da Saúde (DGS).

A vacinação vai começar cerca de duas semanas depois do que tem sido habitual, para garantir uma “melhor e maior proteção durante o período da epidemia de gripe”, que em Portugal tem início habitualmente na segunda quinzena de dezembro, explica a DGS numa nota a que a agência Lusa teve acesso.

No Serviço Nacional de Saúde a vacina vai continuar gratuita para as pessoas a partir dos 65 anos, para residentes ou internados em instituições, para os bombeiros e para pessoas com algumas doenças específicas. Nestes casos, a vacina não necessita de receita médica e dispensa também pagamento de taxa moderadora.

Além das 1,4 milhões de doses adquiridas para o Serviço Nacional de Saúde, haverá também vacinas dispensadas nas farmácias através de prescrição médica, com uma comparticipação de 37%.

As receitas médicas específicas para a vacina da gripe passadas desde o dia 1 de julho terão validade até final do mês de dezembro.

A gripe é uma doença contagiosa e que geralmente se cura de forma espontânea. As complicações, quando surgem, ocorrem sobretudo em pessoas com doenças crónicas ou com mais de 65 anos.

Previous Produtores de ovelha da Serra da Estrela recebem 34 euros por animal, esclarece o governo
Next Temperaturas máximas chegam aos 37ºC e mínimas baixam até aos 10ºC

Artigos Relacionados

Sociedade

Ministro da Agricultura defende sanções aos municípios sem plano de prevenção

O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, defende a “aplicação de sanções” aos municípios que não possuam um Plano Municipal de Defesa da Floresta contra incêndios atualizado. O ministro da

Última Hora

Coimbra na Idade Média é tema de conferência em Oliveira do Hospital

“A cidade de Coimbra na Idade Média. Olhares sobre o território, a população e as instituições eclesiásticas” é o tema da conferência que vai decorrer, no próximo dia 20 de

Informação

JSD organizou 4ª Academia Política em Oliveira do Hospital

Cerca de uma centena de jovens social democratas esteve reunida em Oliveira do Hospital, no passado fim-de-semana, na 4ª Academia Política Prof. António Barbosa de Melo organizada pela JSD Distrital

Última Hora

Turismo do Centro marca presença nas principais feiras de férias e viagens

O Turismo Centro de Portugal vai estar presente, com espaços próprios, em três importantes feiras de férias e viagens que irão acontecer nos próximos dias: a Feira das Viagens, a Mundo Abreu e a Roadshow Publituris.

Educação

EPTOLIVA promoveu debate “Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global”

No âmbito do Programa Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário, este ano subordinado ao tema “Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global”, a EPTOLIVA- Escola Profissional de Oliveira do Hospital,

Cultura

Lapa dos Dinheiros acolhe 3ª edição do Festival “Músicas do Bosque”

Com um conceito bem distante da agitação dos Festivais de Verão que proliferam pelo país, surge na Aldeia de Montanha da Lapa dos Dinheiros, em Seia, de 6 a 8

Última Hora

Mundo: Nasceu um bebé em pleno ataque de Nice

O atentado a Nice chocou o mundo e instalou o pânico entre as pessoas que se encontravam no local. Contudo, o medo do cenário bárbaro que se viveu…

Vídeos

“O IC6 tem todas as condições para avançar. Esta era a condição para a minha recandidatura” (com Vídeo)

José Carlos Alexandrino fez ontem o anúncio da sua recandidatura, pelo PS, à presidência da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. A comunicação de que o IC6 vai avançar foi

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital vai ter mais ilhas ecológicas

O Município de Oliveira do Hospital vai proceder à substituição de diversos ecopontos de superfície por novos contentores subterrâneos – as chamadas ilhas ecológicas –…

Última Hora

CDS-PP vai estar ausente da cerimónia do feriado municipal de Oliveira do Hospital

A Comissão Política concelhia do CPS-PP de Oliveira do Hospital informou, hoje, que o partido não se vai fazer representar na cerimónia comemorativa do feriado municipal,…

Última Hora

“Mini repórteres” da Rádio Boa Nova à descoberta do “Festival das Sopas”

Aproveitando a realização do “Festival das Sopas” em Santa Ovaia, as crianças voltaram a ser “Mini Repórteres” na Rádio Boa Nova numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital

Informação

Maratona Clube Vila Chã participou no Campeonato Nacional de Estrada

No passado dia 12 de janeiro, o Maratona Clube Vila Chã esteve presente no Campeonato Nacional de Estrada, em Lisboa, que se realizou no Estádio Nacional do Jamor.