Utentes desesperam por consulta no SAP do Centro de Saúde de Oliveira Hospital
6 Junho, 2017 5365 Views

Utentes desesperam por consulta no SAP do Centro de Saúde de Oliveira Hospital

Dezenas de utentes, entre os quais crianças, desesperam por uma consulta no Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital.

Ontem, o tempo de espera para uma consulta chegou a ser de 10 horas.

Uma falha no sistema informático do Centro de Saúde ocorrida no fim de semana e a que não ficaram alheios outras unidades de saúde da região provocou constrangimentos no atendimento do SAP oliveirense. Porém, desde ontem que os utentes se deparam com a demora no atendimento, ao que tudo indica, devido ao tempo que é despendido pelo clínico de serviço (recrutado por empresa) em cada consulta. Segundo apurou a Rádio Boa Nova, ontem, uma utente que terá efetuado inscrição por volta das 13h00 só foi vista pelo médico cerca de 10 horas depois, ou seja, por volta das 23h00. E, o tempo de espera daquela utente só não foi maior devido à desistência de dezenas de utentes inscritos.

Nesta terça-feira, mantém-se a demora no atendimento, com um tempo médio de espera a rondar as seis horas. O desânimo está, por isso, a tomar conta dos utentes que desesperam por uma consulta de urgência. As queixas têm-se disseminado também pelas redes sociais, com oliveirenses a denunciarem as longas horas de espera por uma consulta.

Contactado pela Rádio Boa Nova, o diretor do Centro de Saúde não escondeu a sua insatisfação pelos constrangimentos que se têm verificado no SAP, decorrentes da falha do sistema informático, mas também da dificuldade de adaptação dos clínicos enviados pela empresa responsável pela contratação de médicos ao serviço que o SAP exige. “Os médicos não são tão rápidos”, comentou o responsável que espera que esta seja uma fase de mudança.

O SAP do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital conta com apenas um clínico a assegurar os episódios de urgência. Álvaro Luís lamenta que a demora no atendimento seja desde há 30 anos “um calcanhar de Aquiles” e, por isso, um problema recorrente.

Até há pouco tempo, o problema do Centro de Saúde residia na falta de médicos encaminhados pela empresa e que obrigava os clínicos afetos ao Centro de Saúde a assegurar o serviço de urgência, deixando muitos utentes privados de consultas de medicina geral e familiar.

Refira-se que os problemas verificados no funcionamento do SAP de Oliveira do Hospital estiveram em análise num reunião entre o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, o presidente do Conselho de Administração da Fundação Aurélio Amaro Diniz, Álvaro Herdade, responsáveis da Administração Regional de Saúde e o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

Previous Idoso desaparecido em Quiaios foi encontrado numa zona de mato
Next Município de Arganil congratula-se com anúncio da requalificação da EN 342, entre Arganil e Côja

Artigos Relacionados

Sociedade

Mau tempo coloca Coimbra entre os distritos com aviso amarelo

Os distritos de Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco e os grupos ocidental (São Miguel e Santa Maria) e central (Graciosa, Terceira, S. Jorge, Faial e Pico) dos Açores estão, hoje,…

Última Hora

Município de Tábua promoveu V Gala do Desporto

O Centro Cultural de Tábua recebeu, no dia 20 de janeiro, a V Gala do Desporto do Município de Tábua, que premiou as modalidades, os atletas e as associações do

Última Hora

Espetáculo de Dança Solidário na Casa da Cultura César Oliveira

No próximo sábado, 27 de janeiro, pelas 21h00, a Casa da Cultura César Oliveira acolhe um espetáculo de dança pelas bailarinas do Conservatório de Dança do Vale do Sousa, de

Informação

País: GNR reforça vigilância pelo país com mais 457 efetivos

A GNR anunciou, através de um comunicado, que irá reforçar a segurança de todas as regiões do país com 457 novos Guardas Provisórios.

Destaque

José Carlos Alexandrino “completamente desiludido” com falta de apoio aos agricultores

Em jeito de balanço daquilo que tem chegado aos lesados do grande incêndio de 15 de outubro, José Carlos Alexandrino sente-se “completamente desiludido” com o Governo que não apoia a

Informação

Fenómeno ocorrido em Gouveia compatível com ‘downburst’

O fenómeno meteorológico ocorrido na segunda-feira em Gouveia é compatível com um ‘downburst’, fenómeno de ventos de grande intensidade …

Informação

Sertã: Chuva torrencial causa derrocadas e queda de árvore

Deslizamentos de terras, a queda de uma árvore e inundações foram alguns dos resultados de uma tempestade que na tarde de terça-feira afetou a Sertã, “sem feridos a registar”.

Politica

Atribuição de subsídios às freguesias vai dominar Assembleia Municipal de 8 de setembro

Está marcada para a próxima sexta-feira, dia 8 de setembro, a realização da última Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, …

Última Hora

Noite de música solidária com Oliveira do Hospital

A Casa da Cultura César Oliveira acolhe amanhã, pelas 21 horas, o espetáculo “Noite de Afetos”, numa iniciativa de um grupo de pessoas de Santa Maria da Feira que se

Última Hora

Primeiro-ministro vem a Oliveira do Hospital apresentar novas equipas de sapadores florestais

O Primeiro-Ministro, António Costa, e o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, deslocam-se ao concelho de Oliveira do Hospital na próxima quinta-feira, dia 3 de Agosto, às 14h00, para participarem na

Região

Castro Daire: Incêndio em zona de difícil acesso mobiliza dois meios aéreos

Um incêndio rural com uma frente ativa lavra desde as 9h30 de hoje em Castro Daire, numa zona de difícil acesso, e estava a ser combatido às 13h30 por dois

Informação

Município de Arganil avança com adjudicação da Reabilitação da ETAR da Relvinha

O Município de Arganil vai avançar com a adjudicação da reabilitação e beneficiação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Zona Industrial da Relvinha – Melhoria da Qualidade