Utentes desesperam por consulta no SAP do Centro de Saúde de Oliveira Hospital
6 Junho, 2017 5299 Views

Utentes desesperam por consulta no SAP do Centro de Saúde de Oliveira Hospital

Dezenas de utentes, entre os quais crianças, desesperam por uma consulta no Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital.

Ontem, o tempo de espera para uma consulta chegou a ser de 10 horas.

Uma falha no sistema informático do Centro de Saúde ocorrida no fim de semana e a que não ficaram alheios outras unidades de saúde da região provocou constrangimentos no atendimento do SAP oliveirense. Porém, desde ontem que os utentes se deparam com a demora no atendimento, ao que tudo indica, devido ao tempo que é despendido pelo clínico de serviço (recrutado por empresa) em cada consulta. Segundo apurou a Rádio Boa Nova, ontem, uma utente que terá efetuado inscrição por volta das 13h00 só foi vista pelo médico cerca de 10 horas depois, ou seja, por volta das 23h00. E, o tempo de espera daquela utente só não foi maior devido à desistência de dezenas de utentes inscritos.

Nesta terça-feira, mantém-se a demora no atendimento, com um tempo médio de espera a rondar as seis horas. O desânimo está, por isso, a tomar conta dos utentes que desesperam por uma consulta de urgência. As queixas têm-se disseminado também pelas redes sociais, com oliveirenses a denunciarem as longas horas de espera por uma consulta.

Contactado pela Rádio Boa Nova, o diretor do Centro de Saúde não escondeu a sua insatisfação pelos constrangimentos que se têm verificado no SAP, decorrentes da falha do sistema informático, mas também da dificuldade de adaptação dos clínicos enviados pela empresa responsável pela contratação de médicos ao serviço que o SAP exige. “Os médicos não são tão rápidos”, comentou o responsável que espera que esta seja uma fase de mudança.

O SAP do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital conta com apenas um clínico a assegurar os episódios de urgência. Álvaro Luís lamenta que a demora no atendimento seja desde há 30 anos “um calcanhar de Aquiles” e, por isso, um problema recorrente.

Até há pouco tempo, o problema do Centro de Saúde residia na falta de médicos encaminhados pela empresa e que obrigava os clínicos afetos ao Centro de Saúde a assegurar o serviço de urgência, deixando muitos utentes privados de consultas de medicina geral e familiar.

Refira-se que os problemas verificados no funcionamento do SAP de Oliveira do Hospital estiveram em análise num reunião entre o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, o presidente do Conselho de Administração da Fundação Aurélio Amaro Diniz, Álvaro Herdade, responsáveis da Administração Regional de Saúde e o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

image_pdfimage_print
Previous Idoso desaparecido em Quiaios foi encontrado numa zona de mato
Next Município de Arganil congratula-se com anúncio da requalificação da EN 342, entre Arganil e Côja

Artigos Relacionados

Última Hora

Município trabalha pelo regresso da normalidade à cidade

Em consequência dos incêndios que deflagaram no concelho no passado domingo, o Município de Oliveira do Hospital tem vindo …

Última Hora

Ténis de Mesa solidário com as vítimas do grande incêndio de outubro

A equipa de ténis de mesa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) iniciou, na sexta-feira, a participação no campeonato distrital…

Última Hora

Grande Rota do Alva valoriza percurso ribeirinho entre Seia e Penacova

Sete municípios criaram ontem a Grande Rota do Alva, numa sessão realizada em Penacova em que as partes assumiram o compromisso de valorização ambiental …

Última Hora

Leiria: Mulher detida por tentativa de homicídio

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve, na madrugada de hoje, uma mulher suspeita de tentar matar o companheiro, no dia de ontem, em

Região

Montemor-o-Velho: Detido na posse de cerca de oito mil doses de cannabis

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, deteve, ontem, dia 15 de outubro, um homem com 52 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Montemor-o-Velho.

Última Hora

Homem de 76 anos morreu em despiste de trator agrícola no Sabugal

Um homem de 76 anos morreu na quinta-feira no concelho do Sabugal na sequência do despiste do trator agrícola que conduzia.

Informação

Médicos dão consultas grátis em Lagares da Beira para vítimas dos incêndios

Mais de uma dezena de médicos realiza, nos dias 9 e 10 de dezembro, consultas grátis no quartel de bombeiros de Lagares da Beira,…

Última Hora

Festival “Origens” recria tradições em Travanca de Lagos

Os Jovens da Liga de Travanca de Lagos apresentam mais uma edição do Origens – Festival Cultural de Travanca de Lagos. Nos próximos dias 19, 20 e 21 de Maio,

Informação

Município de Viseu manda limpar IP5 e remete fatura à Infraestruturas de Portugal

O presidente da Câmara Municipal de Viseu disse hoje à agência Lusa que “nos próximos dias” vai mandar limpar as entradas da cidade junto ao IP5 e à EN229, “já

Última Hora

Portas do Mosteiro dos Jerónimos abriram às 8h00 para homenagem a Mário Soares

As portas do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, abriram cerca das 08h00 e minutos depois mais de três dezenas de pessoas começaram a entrar…

Informação

Incêndio na prisão de Coimbra provocou quatro feridos ligeiros

Um incêndio que, ontem à noite, deflagrou no Estabelecimento Prisional de Coimbra provocou quatro feridos ligeiros, que foram transportados para o hospital.

Informação

“Pedimos apoio igual. Há muitas pessoas que estão a ficar para trás” (com áudio)

Passados quatros meses desde o grande incêndio de 15 de outubro, a Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) insiste no tratamento “igual” para com os

Última Hora

Biblioteca Municipal de Coimbra acolhe Feira do Livro Dado

A Biblioteca Municipal de Coimbra recebe a 22 de setembro a Feira do Livro Dado, uma iniciativa da associação Casa da Esquina destinada a todas as faixas etárias e que

Região

Oliveira do Hospital festeja passagem de ano com espectáculos musicais e fogo-de-artifício na Central de Camionagem

O Município de Oliveira do Hospital e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital vão promover, pela primeira vez, um espectáculo na noite

Nacional

Fim de semana sem chuva mas com muito frio

O fim de semana vai ficar marcado por uma descida da temperatura da ordem dos 02/04 graus Celsius, mas já sem chuva.

Informação

Município de Oliveira do Hospital apoia empresários afetados pelo incêndio

A Câmara Municipal está a efetuar o levantamento dos elevados prejuízos causados nas empresas do concelho de Oliveira do Hospital,…

Programas

Eptoradio é hoje dedicado ao Natal

Esta sexta-feira, entre as 14h00 e as 15h00, acontece o segundo programa de mais uma temporada do “Eptoradio”, da responsabilidade da escola profissional Eptoliva. Hoje, o programa é dedicado ao

Última Hora

MAAVIM distribui informação aos emigrantes para “mostrar que não foram abandonados”

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) vai distribuir, no próximo dia 3 de agosto, das 12h00 às 14h00,…

Última Hora

Cerca de 200 jovens participam no acampamento do Bloco ‘Liberdade 2017’ em S. Gião

Cerca de 200 jovens participam até domingo no acampamento “Liberdade 2017”, organizado pela Coordenadora Nacional de Jovens do Bloco de Esquerda, em Oliveira do Hospital, com debates, ‘workshops’, filmes e

Informação

Incêndio em Góis está agora “mais favorável”. As frentes ativas passaram de cinco para duas

Pedro Nunes, adjunto do Comando Nacional dos Bombeiros, mostrou-se hoje mais otimista com a situação que se viVe em Góis, onde se mantêm ativas duas frentes de fogo. “Se houver

Região

Acidente provoca corte de trânsito na A23 junto ao Fundão

A autoestrada A23 está cortada ao trânsito desde as 08h03 de hoje, devido ao despiste de um veículo pesado de transporte de viaturas.

Informação

Quercus alerta para progressão da vespa asiática

A associação ambientalista Quercus alertou hoje para o aparecimento da vespa asiática no distrito de Castelo Branco, com a deteção de quatro casos este ano.

Informação

Incêndio em fábrica de Anadia provocou estragos de um milhão de euros

O incêndio que, no sábado à tarde, destruiu um dos módulos de produção da fábrica de capacetes Nexxpro, em Anadia, provocou prejuízos “a rondar o milhão de euros” e não

Última Hora

FCOH – Já é conhecida a nova equipa técnica para o futebol sénior

O FCOH, que este ano vai disputar o Distrital de Honra da AFC, deu a conhecer através do seu facebook oficial, que está praticamente constituída a nova equipa técnica do