Urgências passam para a FAAD à noite, fins de semana e feriados. Medida entra hoje em vigor

Urgências passam para a FAAD à noite, fins de semana e feriados. Medida entra hoje em vigor

image_pdfimage_print

As urgências em Oliveira do Hospital vão ser partilhadas com o hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz que passa a assegurar aquele serviço…

… no horário noturno a partir das 20h00 de hoje (até às 8h00), fins de semana e feriados, no âmbito de um protocolo hoje firmado entre a FAAD e a Administração Regional de Saúde do Centro, na presença do ministro da Saúde.

Adalberto Campos Fernandes deslocou-se hoje a Oliveira do Hospital para assinalar a solução que, no imediato, foi encontrada tendo em vista a prestação de melhores cuidados de saúde à população tão fragilizada após o incêndio de 15 de outubro. “O objetivo é só um. Que a população que sofreu tanto possa ter a tranquilidade que tem direito de ter”, afirmou o governante numa visita ao hospital da FAAD, onde valorizou o facto de “passar a haver uma resposta contínua” que evite deslocações para Coimbra e permita “minorar impactos” entre a população.

saude3Depois de visitar o Centro de Saúde, onde registou o desagrado dos vários funcionários por uma remodelação no serviço para a qual dizem não ter sido chamados, Adalberto Campos Fernandes afirmou que a solução agora encontrada acabou por ser precipitada pela catástrofe de 15 de outubro. “Não temos tempo emocional para esperar mais. As pessoas querem que falemos menos e atuemos mais”, disse o ministro, verificando que, no que respeita à insatisfação dos funcionários do SAP que vinham assegurando aquele serviço 24 horas por dia, com recurso a trabalho extraordinário, “tudo será feito num quadro de interesse das expectativas dos trabalhadores”.


Álvaro Herdade, presidente do Conselho de Administração da FAAD adiantou que o hospital passará a assegurar a urgência a partir das 20h00 e até às 8h00, assim como aos fins de semana e feriados, com raio x, análises e sala de S.O, e outras respostas que seja necessário proporcionar a uma população que “sempre teve um serviço caótico”. O responsável adiantou que na FAAD não se coloca o problema de contratação de médicos, e sem necessidade de pagamento de horas extraordinárias. Espera o conhecido médico que o protocolo firmado seja o primeiro de vários que venham a ser estabelecidos, no sentido de proporcionar melhores cuidados de saúde às populações. Não descarta a possibilidade de o serviço de urgência poder transitar na íntegra para a FAAD.


José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital explicou que a solução encontrada foi impulsionada porque o SAP iria encerrar nos horários e dias que passam a ser assegurados pela FAAD devido à falta de médicos. “Foi por isso que lutei”, afirmou, mostrando-se também preocupado com os funcionários do centro de saúde, assegurando, porém, que aqueles profissionais poderão exercer funções na FAAD porque “têm experiência importante em termos das urgências”. Neste processo, Alexandrino acredita que “é possível sairmos reforçados”. “Oliveira do Hospital merece um serviço de urgência a sério e não um entreposto para Coimbra”, referiu.

saude2Na visita a Oliveira do Hospital, o ministro da Saúde presidiu ainda à assinatura de um protocolo de colaboração entre a União das Misericórdias Portuguesas e a ARS Centro com vista a um maior apoio junto das populações afetados pelo incêndio de 15 de outubro. No concelho, Adalberto Campos Fernandes passou ainda pela corporação de bombeiros de Oliveira do Hospital.

Previous Liga Portuguesa Contra o Cancro suspende peditório em Oliveira do Hospital
Next Velas e badaladas em homenagem às 12 vítimas mortais dos incêndios em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Fogo da Pampilhosa da Serra consumiu mais de 6.500 hectares de florestas

O incêndio florestal que começou na sexta-feira à noite na Pampilhosa da Serra e alastrou para o concelho de Arganil, no distrito de Coimbra, consumiu mais de 6.500 hectares, …

Última Hora

PSP procura mulher desaparecida em Coimbra

As equipas cinotécnicas da PSP estão a realizar buscas para encontrar uma mulher de 48 anos, dada como desaparecida desde as 13h00 de segunda-feira, em Coimbra.

Última Hora

Coimbra: PSP deteve jovem que lançava o pânico entre estudantes

Agentes da PSP detiveram, na quarta-feira, um jovem de 20 anos que criava um ambiente de terror entre os estudantes de Coimbra.

Última Hora

Gouveia limpa nascente do rio Mondego e fontanários na Serra da Estrela

A Câmara Municipal de Gouveia anunciou, ontem, que procedeu à limpeza dos fontanários e dos espaços de lazer que se encontram ao longo da Estrada Nacional (EN) 232, na Serra

Informação

Temperaturas elevadas continuam

Oito distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Destaque

BLC3 conta com Laboratório Colaborativo para a Economia Circular

O COLAB para a Economia Circular tem sede no campus de Tecnologia e Inovação da BLC3, em Oliveira do Hospital (região interior) e apresenta um plano de Investimento de 11

Informação

Município de Penacova e Câmara Municipal de Nova Friburgo (Brasil) estreitam relações

O Presidente da Câmara Municipal de Penacova, Humberto Oliveira, e o Presidente da Câmara Municipal de Nova Friburgo (Rio de Janeiro), Alexandre Cruz, assinaram  uma Carta de Intenções que prevê

Última Hora

Rádio Boa Nova participa em colóquio “Juntos Superamos”

No âmbito da iniciativa “AEOH a Florir –  Festa da Primavera” promovida pelo Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, que decorre de hoje até ao dia 5 de abril, a

Última Hora

GNR realiza operação “ECR – Passageiros em Segurança”

No período de 22 a 28 de julho, a Guarda Nacional Republicana realiza uma operação de fiscalização seletiva de veículos pesados de passageiros e veículos afetos ao transporte coletivo de crianças,…

Desporto

Ex treinador do FCOH despedido do Cesarense

Bruno Conceição, sobrinho de Sérgio Conceição, que na última época desportiva se sagrou campeão distrital da Associação de Futebol de Coimbra (AFC)…

Última Hora

Fornos de Algodres proíbe uso de plástico descartável a partir de janeiro

A Câmara de Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, vai proibir a utilização de plástico descartável nos seus equipamentos a partir do dia 1 de janeiro de 2019.

Informação

Adolescente encontrado sem vida na barragem da Aguieira

Um jovem de 17 anos, que tinha sido dado como desaparecido este domingo, na barragem da Aguieira, foi encontrado sem vida algumas horas depois.