Urgências passam para a FAAD à noite, fins de semana e feriados. Medida entra hoje em vigor

Urgências passam para a FAAD à noite, fins de semana e feriados. Medida entra hoje em vigor

As urgências em Oliveira do Hospital vão ser partilhadas com o hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz que passa a assegurar aquele serviço…

… no horário noturno a partir das 20h00 de hoje (até às 8h00), fins de semana e feriados, no âmbito de um protocolo hoje firmado entre a FAAD e a Administração Regional de Saúde do Centro, na presença do ministro da Saúde.

Adalberto Campos Fernandes deslocou-se hoje a Oliveira do Hospital para assinalar a solução que, no imediato, foi encontrada tendo em vista a prestação de melhores cuidados de saúde à população tão fragilizada após o incêndio de 15 de outubro. “O objetivo é só um. Que a população que sofreu tanto possa ter a tranquilidade que tem direito de ter”, afirmou o governante numa visita ao hospital da FAAD, onde valorizou o facto de “passar a haver uma resposta contínua” que evite deslocações para Coimbra e permita “minorar impactos” entre a população.

saude3Depois de visitar o Centro de Saúde, onde registou o desagrado dos vários funcionários por uma remodelação no serviço para a qual dizem não ter sido chamados, Adalberto Campos Fernandes afirmou que a solução agora encontrada acabou por ser precipitada pela catástrofe de 15 de outubro. “Não temos tempo emocional para esperar mais. As pessoas querem que falemos menos e atuemos mais”, disse o ministro, verificando que, no que respeita à insatisfação dos funcionários do SAP que vinham assegurando aquele serviço 24 horas por dia, com recurso a trabalho extraordinário, “tudo será feito num quadro de interesse das expectativas dos trabalhadores”.


Álvaro Herdade, presidente do Conselho de Administração da FAAD adiantou que o hospital passará a assegurar a urgência a partir das 20h00 e até às 8h00, assim como aos fins de semana e feriados, com raio x, análises e sala de S.O, e outras respostas que seja necessário proporcionar a uma população que “sempre teve um serviço caótico”. O responsável adiantou que na FAAD não se coloca o problema de contratação de médicos, e sem necessidade de pagamento de horas extraordinárias. Espera o conhecido médico que o protocolo firmado seja o primeiro de vários que venham a ser estabelecidos, no sentido de proporcionar melhores cuidados de saúde às populações. Não descarta a possibilidade de o serviço de urgência poder transitar na íntegra para a FAAD.


José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital explicou que a solução encontrada foi impulsionada porque o SAP iria encerrar nos horários e dias que passam a ser assegurados pela FAAD devido à falta de médicos. “Foi por isso que lutei”, afirmou, mostrando-se também preocupado com os funcionários do centro de saúde, assegurando, porém, que aqueles profissionais poderão exercer funções na FAAD porque “têm experiência importante em termos das urgências”. Neste processo, Alexandrino acredita que “é possível sairmos reforçados”. “Oliveira do Hospital merece um serviço de urgência a sério e não um entreposto para Coimbra”, referiu.

saude2Na visita a Oliveira do Hospital, o ministro da Saúde presidiu ainda à assinatura de um protocolo de colaboração entre a União das Misericórdias Portuguesas e a ARS Centro com vista a um maior apoio junto das populações afetados pelo incêndio de 15 de outubro. No concelho, Adalberto Campos Fernandes passou ainda pela corporação de bombeiros de Oliveira do Hospital.

image_pdfimage_print
Previous Liga Portuguesa Contra o Cancro suspende peditório em Oliveira do Hospital
Next Velas e badaladas em homenagem às 12 vítimas mortais dos incêndios em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Sociedade

Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 acusa Infraestruturas de Portugal de negligência

Perante mais um acidente grave motivado por uma colisão frontal com uma vara de javalis, ocorrida no Itinerário Principal (IP) 3, no passado dia 20, devido à falta de vedações

Politica

CM de Oliveira do Hospital assina contrato do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano no valor de 5.764.705,88 milhões de euros

A implementação do PEDU de Oliveira do Hospital, que é fruto de uma candidatura  ao Centro2020, tem associado um investimento público de mais de 5, 7 milhões de Euros.

Informação

Especialista em fogos diz que “falhámos todos” nos incêndios de Junho e de Outubro

Domingos Xavier Viegas, especialista em incêndios florestais e responsável pelo relatório ao grande incêndio de Pedrógão Grande disse em Oliveira do Hospital que, quer naquele incêndio, quer no de outubro,

Última Hora

“Forte embate” de embarcação à entrada do cais causou 34 feridos em Lisboa

Trinta e quatro pessoas ficaram feridas, esta quarta-feira, quando uma embarcação da Soflusa, proveniente do Barreiro com 561 passageiros…

Região

Acidentes com árvores causam um morto e um ferido grave na região Centro

Um homem morreu, no sábado, no concelho de Trancoso ao ser atingido por uma árvore que estava a ser derrubada, e outro ficou gravemente ferido em circunstâncias idênticas, em Tondela,

Desporto

Sampaense com primeira derrota no Campeonato

  O Sampaense Basket perdeu, ontem, frente ao Esgueira por 70-52.

Última Hora

“Coragem Eventos” em destaque no “Espaço BlC3”

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com João Coragem, promotor da empresa “Coragem Eventos”.

Educação

Hoje é dia de greve geral de professores

Os professores realizam hoje uma greve geral e uma concentração em frente ao parlamento, enquanto é debatida a proposta do Orçamento do Estado …

Destaque

Associação pede rapidez para que indemnizações “não demorem uma eternidade”

O presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal considerou hoje que “é preciso trabalhar rápido”…

Última Hora

Filme promocional do Centro de Portugal distinguido em festival de cinema na Sérvia

O mais recente filme promocional do Turismo Centro de Portugal, intitulado “Próxima Paragem / Next Stop”, venceu um prestigiado prémio …

Última Hora

FCOH e AD Lagares da Beira, com sortes diferentes nos distritais AFC

Futebol No Distrital de Honra da AFC, o FCOH foi empatar 0-0 no Eirense e mantém a 1ª posição na classificação. Na próxima jornada a equipa oliveirense recebe o Febres.

Última Hora

Bispo de Coimbra ordenou dois sacerdotes e 17 diáconos permanentes

O bispo de Coimbra presidiu, ontem, à ordenação dos padres Rodolfo Albuquerque (Midões- Tábua) e Daniel Rodrigues (Nogueira do Cravo – Oliveira do Hospital). Na mesma cerimónia, que teve lugar

Desporto

Desporto de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) , a competir no Campeonato de Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, vai defrontar o Febres Futebol Clube,…

Última Hora

Alfaiate e costureira mantêm viva a tradição do burel na Serra da Estrela

Um alfaiate e uma costureira de Seia, no distrito da Guarda, são dois dos últimos resistentes que trabalham o burel, um tecido artesanal feito de lã,…

Informação

Etapa Vida: “Amanhã vai ser um grande dia para Oliveira do Hospital”

Oliveira do Hospital recebe amanhã, 4 de agosto, o pelotão da 80ª Volta a Portugal em Bicicleta. A 3ª etapa da volta, designada de “Etapa Vida” vai ligar o concelho

Sociedade

Operação de segurança em Fátima sem “ocorrências de relevo”

A operação de segurança em Fátima está a decorrer “dentro da normalidade” e sem registo, até ao momento, de “ocorrências de relevo”, de assaltos ou detenções, informou hoje o porta-voz

Informação

Luta contra o plástico marca Dia Mundial do Ambiente

O apelo para a mudança de comportamentos está hoje no centro das iniciativas de associações, empresas, autarquias e Governo, no Dia Mundial do Ambiente, …

Última Hora

Centro de Portugal foi a região de turismo que mais cresceu em setembro

O Turismo do Centro de Portugal aumentou significativamente durante o mês de setembro. A região centro foi a que mais cresceu na procura turística, …

Informação

Rádio Boa Nova com emissão comemorativa ao longo do dia

A Rádio Boa Nova está transmitir uma emissão especial comemorativa do seu 32º aniversário. Ao longo do dia de hoje pode visitar-nos no centro da cidade de Oliveira do Hospital,

Informação

PJ deteve suspeito de fogo posto em Tábua

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração da GNR de Oliveira do Hospital, procedeu à detenção de um homem de 43 anos, …

Última Hora

Ervedal da Beira com IV Capítulo da Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores

  Ervedal da Beira recebe este sábado, dia 2 de dezembro, o IV Capítulo de Entronização da Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores.

Desporto

FCOH recebe principal adversário este domingo

A 22ª jornada do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra fica marcada, este domingo, pela disputa do primeiro lugar do campeonato entre os atuais líderes,

Politica

João Paulo Pombo Albuquerque é o candidato do PSD à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

O engenheiro, de Ervedal da Beira, foi o escolhido pela Comissão Política do PSD de Oliveira do Hospital para ser candidato à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Rádio Boa Nova comemorou 32 anos de “resiliência e adaptação” (Com vídeo)

A Rádio Boa Nova comemorou ontem, dia 19 de março, o seu 32º aniversário com uma emissão especial de “porta aberta” realizada entre as suas instalações,…