Urgências passam para a FAAD à noite, fins de semana e feriados. Medida entra hoje em vigor

Urgências passam para a FAAD à noite, fins de semana e feriados. Medida entra hoje em vigor

As urgências em Oliveira do Hospital vão ser partilhadas com o hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz que passa a assegurar aquele serviço…

… no horário noturno a partir das 20h00 de hoje (até às 8h00), fins de semana e feriados, no âmbito de um protocolo hoje firmado entre a FAAD e a Administração Regional de Saúde do Centro, na presença do ministro da Saúde.

Adalberto Campos Fernandes deslocou-se hoje a Oliveira do Hospital para assinalar a solução que, no imediato, foi encontrada tendo em vista a prestação de melhores cuidados de saúde à população tão fragilizada após o incêndio de 15 de outubro. “O objetivo é só um. Que a população que sofreu tanto possa ter a tranquilidade que tem direito de ter”, afirmou o governante numa visita ao hospital da FAAD, onde valorizou o facto de “passar a haver uma resposta contínua” que evite deslocações para Coimbra e permita “minorar impactos” entre a população.

saude3Depois de visitar o Centro de Saúde, onde registou o desagrado dos vários funcionários por uma remodelação no serviço para a qual dizem não ter sido chamados, Adalberto Campos Fernandes afirmou que a solução agora encontrada acabou por ser precipitada pela catástrofe de 15 de outubro. “Não temos tempo emocional para esperar mais. As pessoas querem que falemos menos e atuemos mais”, disse o ministro, verificando que, no que respeita à insatisfação dos funcionários do SAP que vinham assegurando aquele serviço 24 horas por dia, com recurso a trabalho extraordinário, “tudo será feito num quadro de interesse das expectativas dos trabalhadores”.


Álvaro Herdade, presidente do Conselho de Administração da FAAD adiantou que o hospital passará a assegurar a urgência a partir das 20h00 e até às 8h00, assim como aos fins de semana e feriados, com raio x, análises e sala de S.O, e outras respostas que seja necessário proporcionar a uma população que “sempre teve um serviço caótico”. O responsável adiantou que na FAAD não se coloca o problema de contratação de médicos, e sem necessidade de pagamento de horas extraordinárias. Espera o conhecido médico que o protocolo firmado seja o primeiro de vários que venham a ser estabelecidos, no sentido de proporcionar melhores cuidados de saúde às populações. Não descarta a possibilidade de o serviço de urgência poder transitar na íntegra para a FAAD.


José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital explicou que a solução encontrada foi impulsionada porque o SAP iria encerrar nos horários e dias que passam a ser assegurados pela FAAD devido à falta de médicos. “Foi por isso que lutei”, afirmou, mostrando-se também preocupado com os funcionários do centro de saúde, assegurando, porém, que aqueles profissionais poderão exercer funções na FAAD porque “têm experiência importante em termos das urgências”. Neste processo, Alexandrino acredita que “é possível sairmos reforçados”. “Oliveira do Hospital merece um serviço de urgência a sério e não um entreposto para Coimbra”, referiu.

saude2Na visita a Oliveira do Hospital, o ministro da Saúde presidiu ainda à assinatura de um protocolo de colaboração entre a União das Misericórdias Portuguesas e a ARS Centro com vista a um maior apoio junto das populações afetados pelo incêndio de 15 de outubro. No concelho, Adalberto Campos Fernandes passou ainda pela corporação de bombeiros de Oliveira do Hospital.

image_pdfimage_print
Previous Liga Portuguesa Contra o Cancro suspende peditório em Oliveira do Hospital
Next Velas e badaladas em homenagem às 12 vítimas mortais dos incêndios em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Já foi retomada a circulação no IP3

A circulação automóvel foi retomada às 14h00 no IP3, depois de ter estado cortada cerca de uma hora e meia devido a um acidente que ocorreu na zona de Sabugosa,

Última Hora

Um morto e dois feridos em acidente no IC12 em Viseu

Um acidente ocorrido ao início da tarde desta quarta-feira, no Itinerário Complementar 12, em Carregal do Sal, Viseu, provocou um morto, um ferido grave e outro ligeiro.

Informação

Oliveira do Hospital mostra potencial turístico na BTL

O Município de Oliveira do hospital está hoje em destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa com um filme promocional, uma ação de degustação e encontro entre operadores turísticos do

Informação

Estabelecimentos de restauração e bebidas com alargamento de horário em Oliveira do Hospital

Por ocasião da quadra festiva da Páscoa, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) concedeu um alargamento de horário de funcionamento aos estabelecimentos de restauração e bebidas que passam

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 25 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 20.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Emigrantes solidários deixam 45 toneladas de bens no concelho de Oliveira do Hospital

João Pereira e Manuel Antunes, portugueses emigrantes na Alemanha, uniram-se para ajudar a população de Oliveira do Hospital e “fazer chegar às pessoas tudo o que elas precisam”.

Informação

Município trabalha pelo regresso da normalidade à cidade

Em consequência dos incêndios que deflagaram no concelho no passado domingo, o Município de Oliveira do Hospital tem vindo …

Última Hora

Polícia deteve mulher suspeita de atear fogo em Castelo Branco

A Polícia Judiciária deteve uma mulher suspeita de atear o incêndio florestal de grandes dimensões que deflagrou no domingo no concelho de Castelo Branco e que hoje se mantém ativo,

Informação

Piódão promove simulacro de evacuação

Decorre no próximo dia 8 de junho um simulacro de evacuação da aldeia do Piódão, inserido no âmbito dos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”.

Informação

EPTOLIVA novamente distinguida na 12ª Mostra Nacional de Ciência

Com o projeto “NATURALMENTE – Etnobotânica da Beira Serra e Empreendedorismo” na área científica de Bioeconomia, desenvolvido pelos alunos: Rute Pegado, Andreia Dias e…

Última Hora

Apoio social para 67 famílias no último ano em Oliveira do Hospital

O Programa Ativos Sociais, que pretende auxiliar famílias carenciadas no concelho de Oliveira do Hospital, atribuiu, no ano passado, 77 subsídios a 67 agregados familiares, com um apoio de 37 610,

Informação

Paulo Amaral amplia negócio “Carnes Mota” a supermercado “Oliveira Fresca”

Abriu esta manhã, em Oliveira do Hospital, um novo e moderno supermercado. Trata-se de “Oliveira Fresca”, sob gerência do conhecido empresário…

Informação

População exige respostas à administração da MEO sobre indisponibilidade dos serviços

Passado mais de um mês desde o grande incêndio de 15 de outubro são muitos os oliveirenses que se mantêm privados dos serviços de comunicações contratualizados…

Última Hora

Homem morre em acidente com enfardadeira agrícola

Um homem morreu ontem na sequência de um acidente com uma enfardadeira agrícola, na localidade de Reigada, …

Região

Secretário de Estado das Florestas anuncia criação de unidades especiais de combate aos incêndios e comando único para sapadores

Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, anunciou ontem em Oliveira do Hospital…

Cultura

Lucinda Maria entrou na “máquina do tempo” e apresentou “Terra do Meu Coração”

É sob a forma de uma “bela declaração de amor” que Lucinda Maria apresenta o seu novo trabalho literário “Terra do Meu Coração”. A autora entrou na “máquina do tempo”

Informação

JSD de Oliveira do Hospital lança inquérito online à população

A Juventude Social Democrata (JSD) de Oliveira do Hospital lançou  um inquérito online denominado  “Oliveira do Hospital depende de todos nós!”, dirigido a todos os oliveirenses.

Informação

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se sábado no Mercado Municipal

No próximo sábado, 17 de março, realiza-se mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital,…

Última Hora

Circulação na Linha do Norte totalmente restabelecida

A empresa Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou ontem à noite o restabelecimento da circulação ferroviária em duas vias, no troço Pampilhosa – Coimbra B, na linha do Norte, que estava

Informação

Septuagenário detido em Viseu por posse ilegal de armas

  O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Especificas, procedeu ontem …

Última Hora

Oliveira do Hospital promoveu Feira do Queijo Serra da Estrela em Viseu

O Município de Oliveira do Hospital realizou ao final da tarde de sábado, uma ação promocional da Feira do Queijo Serra da Estrela, no Palácio do Gelo, em Viseu.

Nacional

António Costa inaugurou o BLC3 e garantiu reunir condições para construção do IC6

O Primeiro Ministro cumpriu, no sábado, a visita ao concelho de Oliveira do Hospital onde se deslocou com o propósito de inaugurar a BLC3- Campus de Tecnologia e Inovação,…

Última Hora

Fogo de Monchique com 95% do perímetro dominado

O fogo rural que deflagra em Monchique desde sexta-feira já consumiu entre 15 000 e 20 000 hectares, mas já foi considerado dominado em 95% do seu perímetro.

Última Hora

Agrupamento de Escolas aposta na comercialização de pão feito com sorelho

Chama-se “Pãorelho” e é o novo projeto do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, desenvolvido por alunos do 9º ano do Curso profissional …