Universidade Sénior é “um projeto de sucesso” em Oliveira do Hospital

Universidade Sénior é “um projeto de sucesso” em Oliveira do Hospital

A Universidade Senior Rotary de Oliveira do Hospital conta com cinco anos de atividade e cerca de uma centena de alunos. No arranque do novo ano letivo, a certeza é de que este “é um projeto de sucesso” no concelho.

Ontem, dia 17 de outubro, decorreu a sessão solene que assinalou o arranque do novo ano da Universidade Senior Rotary de Oliveira do Hospital, que é resultado da “confluência de várias vontades”, nomeadamente do município , Rotary Club e pessoas da comunidade. Na Casa da Cultura César Oliveira os cerca de 100 alunos disseram “presente” para mais um ano de atividades, mas sobretudo de “convívio e partilha”.

No início do sexto ano de Universidade Sénior em Oliveira do Hospital, o balanço não podia ser melhor. Para Artur Abreu, presidente da direção da Universidade Senior, trata-se de “um projeto de sucesso” que desde a sua criação, há cinco anos, tem contado com o entusiasmo dos alunos, que são na ordem de uma centena. “Começou tão bem que o facto de se ter vindo a manter o número de alunos é sinal de sucesso”, referiu à Rádio Boa Nova.

As ofertas disciplinares variam entre 15 e 20, passando por “áreas mais eruditas como a “teologia e introdução ao direito”, assim como pelos “saberes populares”. Este ano, a novidade recai no “coaching pessoal”. A oferta – explica Artur Abreu- é adaptada aos recursos humanos e interesses dos alunos. Do mesmo modo, a frequência na Universidade Senior Rotary de Oliveira do Hospital não tem carácter certificativo. “Não dá diplomas, o currículo é mais aberto e flexível”, explica.

A mais valia da Universidade Sénior está, contudo longe de se esgotar na vertente da aprendizagem. “Encontram aqui um porto de abrigo, onde podem partilhar sabres, conhecimentos, vivências, desabafar, marcar um lanche”, verifica Artur Abreu.


Neste percurso de cinco anos, o município de Oliveira do Hospital tem sido um parceiro determinante, assegurando as condições físicas para as aulas. O presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino, não faltou por isso à sessão de arranque do novo ano, onde desejou um bom ano letivo. À Rádio Boa Nova, o autarca disse estar diante de um “projeto muito bem conseguido”

Uma importância que se traduz na preocupação do município de dotar o projeto de melhores condições físicas, já incluídas no projeto de requalificação da Casa da Cultura e Colégio Brás Garcia de Mascarenhas, local que passará a acolher a Universidade Sénior.

Previous Clube Automóvel do Centro assinala 50 anos
Next Pelo menos sete empresas foram assaltadas na Zona Industrial de Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Sociedade

ESTGOH desafia oliveirenses a integrarem “Bolsa de Alojamento”

Com a chegada de novos alunos, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital apela aos proprietários de quartos, apartamentos ou estúdios para que integrem a “Bolsa

Última Hora

Bispo de Coimbra cumpre visita pastoral ao concelho de Oliveira do Hospital

O Bispo de Coimbra realiza, neste mês de março, uma visita às paróquias do concelho de Oliveira do Hospital. Amanhã, D. Virgílio Antunes vai estar em direto na Rádio Boa Nova.

Sociedade

SEF detetou sete estrangeiros a trabalhar ilegalmente no concelho de Arganil

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras detetou sete pessoas “a trabalhar irregularmente para uma empresa nacional” no concelho de Arganil,…

Última Hora

Nuno Alves não foi eleito vereador, mas assegura que o CDS cresceu e tem a sua base consolidada

Nuno Alves, candidato pela coligação “Construir o Futuro” não cumpriu o objetivo de ser eleito vereador para a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Região

Sinistralidade: 21 detenções, 894 infrações e 60 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 26 de fevereiro a 4 de março, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta

Destaque

Rádio Boa Nova apresenta “Dia 15” na comemoração do 33º aniversário

A Rádio Boa Nova comemora, no próximo dia 19 de março, o seu 33º aniversário. A data vai ser assinalada com o lançamento do livro “Dia 15”, …

Última Hora

Feridos graves têm até 30 de maio para requerer indemnizações

Autarcas, dirigentes associativos e, sobretudo, vítimas dos incêndios de outubro passado deslocaram-se na tarde de ontem à Casa da Cultura de Oliveira do Hospital…

Última Hora

Exames nacionais e provas de aferição decorrem “com normalidade” em Oliveira do Hospital

O diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira, garantiu há instantes à Rádio Boa Nova que a realização dos exames nacionais do secundário…

Última Hora

Temperatura baixa nesta segunda-feira

O IPMA prevê para esta segunda-feira nas regiões do Norte e Centro do continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões do litoral, …

Região

18 detenções, 486 infrações e 75 acidentes no distrito de Coimbra

No âmbito de um conjunto de operações no distrito, na semana de 31 de outubro a 6 de novembro, o Comando Territorial de Coimbra da GNR…

Região

Tábua: Quatro jovens ficaram feridos em despiste de mini-autocarro escolar

Um acidente com um mini-autocarro de transporte escolar provocou ontem cinco feridos ligeiros, entre os quais quatro jovens, todos com 16 anos.

Última Hora

Banco Alimentar promove nova campanha de recolha de alimentos este fim de semana

“É bom saber que ainda há desejos que podemos tornar realidade” é o mote de mais uma campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar que acontece este fim de