Universidade Sénior é “um projeto de sucesso” em Oliveira do Hospital

Universidade Sénior é “um projeto de sucesso” em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

A Universidade Senior Rotary de Oliveira do Hospital conta com cinco anos de atividade e cerca de uma centena de alunos. No arranque do novo ano letivo, a certeza é de que este “é um projeto de sucesso” no concelho.

Ontem, dia 17 de outubro, decorreu a sessão solene que assinalou o arranque do novo ano da Universidade Senior Rotary de Oliveira do Hospital, que é resultado da “confluência de várias vontades”, nomeadamente do município , Rotary Club e pessoas da comunidade. Na Casa da Cultura César Oliveira os cerca de 100 alunos disseram “presente” para mais um ano de atividades, mas sobretudo de “convívio e partilha”.

No início do sexto ano de Universidade Sénior em Oliveira do Hospital, o balanço não podia ser melhor. Para Artur Abreu, presidente da direção da Universidade Senior, trata-se de “um projeto de sucesso” que desde a sua criação, há cinco anos, tem contado com o entusiasmo dos alunos, que são na ordem de uma centena. “Começou tão bem que o facto de se ter vindo a manter o número de alunos é sinal de sucesso”, referiu à Rádio Boa Nova.

As ofertas disciplinares variam entre 15 e 20, passando por “áreas mais eruditas como a “teologia e introdução ao direito”, assim como pelos “saberes populares”. Este ano, a novidade recai no “coaching pessoal”. A oferta – explica Artur Abreu- é adaptada aos recursos humanos e interesses dos alunos. Do mesmo modo, a frequência na Universidade Senior Rotary de Oliveira do Hospital não tem carácter certificativo. “Não dá diplomas, o currículo é mais aberto e flexível”, explica.

A mais valia da Universidade Sénior está, contudo longe de se esgotar na vertente da aprendizagem. “Encontram aqui um porto de abrigo, onde podem partilhar sabres, conhecimentos, vivências, desabafar, marcar um lanche”, verifica Artur Abreu.


Neste percurso de cinco anos, o município de Oliveira do Hospital tem sido um parceiro determinante, assegurando as condições físicas para as aulas. O presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino, não faltou por isso à sessão de arranque do novo ano, onde desejou um bom ano letivo. À Rádio Boa Nova, o autarca disse estar diante de um “projeto muito bem conseguido”

Uma importância que se traduz na preocupação do município de dotar o projeto de melhores condições físicas, já incluídas no projeto de requalificação da Casa da Cultura e Colégio Brás Garcia de Mascarenhas, local que passará a acolher a Universidade Sénior.

Previous Clube Automóvel do Centro assinala 50 anos
Next Pelo menos sete empresas foram assaltadas na Zona Industrial de Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Desporto

Atleta oliveirense sagra-se campeão nacional de atletismo

O jovem atleta José Carlos Pinto, de Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, venceu o Campeonato de Portugal de Atletismo 2018, na distância de 800 metros,…

Informação

Oliveira do Hospital: 1,12 hectares de área ardida em 2018

Terminada a época de incêndios, é altura fazer o balanço. Este ano, no concelho de Oliveira do Hospital, a área total ardida registada é de 1,12 hectares.

Última Hora

Mais de 100 bombeiros combatem chamas em Cinfães

Mais de uma centena de bombeiros estão desde a madrugada de hoje a combater um incêndio que deflagrou em Cinfães, no distrito de Viseu. Segundo o Comando Distrital de Operações

Última Hora

Alexandrino pediu audiência ao Ministro da Saúde para assegurar “urgência 24 horas” em Oliveira do Hospital

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do hospital disse, hoje, à Rádio Boa Nova, que está preocupado com as alterações ocorridas ao nível do Serviço de Atendimento Permanente…

Cultura

Via Sacra e visita Pascal com oferta de “medicamento” são momentos altos da Semana Santa em Oliveira do Hospital

  Oliveira do Hospital está a comemorar a Semana Santa. Um dos momento altos das celebrações acontece amanhã, sexta feira santa, com a realização “ao vivo” da Via Sacra com

Informação

FCOH recebe principal adversário este domingo

A 22ª jornada do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra fica marcada, este domingo, pela disputa do primeiro lugar do campeonato entre os atuais líderes,

Informação

Rafael Dias tomou posse na Comissão Política Distrital da Juventude Popular

A Comissão Política Distrital da Juventude Popular de Coimbra tomou posse, no dia 22 de dezembro, em Oliveira do Hospital, realizando-se também…

Informação

Homem morreu em atropelamento ferroviário em Coimbra

Um homem, com idade na casa dos 50 anos, morreu esta manhã na sequência de um atropelamento ferroviário em Pedrulha, depois da estação de Coimbra B.

Cultura

Aldeia das Dez prestou homenagem a Viriato Gouveia

O tecelão e poeta popular, Viriato Gouveia, com 87 anos, foi ontem homenageado em Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Acidente com trator mata ex-bancário em Nelas

Um homem de 74 anos morreu, ontem ao final do dia, vítima de um acidente com um trator, em Nelas, Viseu.

Informação

Balanço: Distrito de Coimbra registou 4 683 acidentes, 25 mortos e 72 feridos graves

Os acidentes rodoviários aumentaram nos primeiros dez meses do ano e provocaram a morte a 422 pessoas. No distrito de Coimbra há registo de 4 683 acidentes, 25 mortos e 72

Educação

Município de Oliveira do Hospital lança concurso “Postal de Natal Digital”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lança, uma vez mais, o desafio aos alunos do concelho de Oliveira do Hospital para a elaboração do “Postal de Natal Digital”,…