Universidade de Coimbra visitada por mais de 300 mil turistas em 2015
30 Maio, 2016 471 Views

Universidade de Coimbra visitada por mais de 300 mil turistas em 2015

A Universidade de Coimbra (UC) foi visitada em 2015 por 300 mil turistas, 90 por cento dos quais estrangeiros, disse hoje o reitor da instituição, João Gabriel Silva.

Aquele número diz respeito apenas a visitantes que adquiriram bilhetes, disse o reitor, que falava hoje na sessão de boas vindas da terceira edição do ‘Vê Portugal – fórum turismo interno’, que decorre até terça-feira no centro cultural e de congressos do Convento de São Francisco, em Coimbra.

França e Brasil são os maiores fornecedores de turistas estrangeiros da UC, enquanto China, Japão e Coreia são dos mercados que maior crescimento estão a registar, adiantou João Gabriel Silva. A UC encara o turismo, desde há algum tempo, “se calhar fruto da crise, como uma fonte de receita”, promovendo, designadamente, “encontros regulares com operadores turísticos”, pois “só trabalhando em conjunto” será possível fazer “crescer esta atividade de forma sustentada”, defendeu.

A Biblioteca Joanina, que é considerada, na generalidade dos “rankings internacionais”, como “uma das mais bonitas do mundo”, é o espaço da UC que mais turistas atrai, seguida da antiga Sala do Trono, agora Sala dos Capelos, também denominada Sala Grande dos Atos.

“A Biblioteca Joanina, acompanhada pelo Portugal dos Pequenitos, continua a ser a joia da coroa do turismo em Coimbra”, corroborou, na sua intervenção, o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, salientando que se trata de “tipos distintos de fluxos turísticos”.

O presidente da Câmara espera que à Biblioteca e ao parque temático se junte “o renovado Convento São Francisco, que funcionará como o agregador destas e de todas as outras atrações culturais e turísticas da cidade de Coimbra”.

Depois de “reconhecida com o título de Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO, a cidade alcançou um novo estatuto e tem vindo a tornar-se um destino ainda mais apetecível, cada vez mais procurado e desejado por turistas e também por investidores”, afirmou Manuel Machado.

“O número de dormidas nos estabelecimentos hoteleiros, os proveitos com a atividade turística, o número de atendimentos nos postos de turismo da cidade” e de visitantes dos “monumentos e equipamentos culturais” têm vindo a “aumentar consideravelmente, ao mesmo tempo que surgem novos negócios no centro histórico da cidade, cada vez mais atentos a quem nos visita, e projetos para novas unidades hoteleiras”, assegurou.

“Se 2015 foi o melhor ano de sempre em termos de presença turística na cidade, as previsões apontam para um 2016 ainda melhor”, disse o autarca.

A sazonalidade, a taxa média de estadia e a litoralização são “três problemas estruturantes por resolver” na região Centro, sustentou, durante a mesma sessão de boas vindas, o presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado.

A média nacional de estadia do turista em Portugal é de 2,2 noites, mas na região Centro é de 1,8, exemplificou Pedro Machado,

Cerca de 90% das dormidas dos turistas em Portugal registam-se no litoral, salientou Nuno Fazenda, da Turismo de Portugal, durante um painel sobre o setor e o seu valor para a economia portuguesa, que, moderado pelo diretor do Jornal de Notícias, Afonso Camões, também contou com a participação da gestora Maribel Rodrigues, de Espanha.

A promoção da coesão territorial e o combate às assimetrias regionais são, assim, essenciais para o desenvolvimento do setor em Portugal, ainda com grande margem de progressão, concluiu.

lusa.pt

image_pdfimage_print
Previous Acidente com trator agrícola provoca um morto na Figueira da Foz
Next Feira do livro promove hábitos de leitura e autores do concelho até 1 de junho

Artigos Relacionados

Última Hora

Treze detenções e 80 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra da GNR registou, na semana de 24 a 30 de janeiro, 13 detenções, 489 infrações na área do trânsito e 80 acidentes.

Sociedade

PJ deteve suspeito de atear oito incêndios florestais em Águeda

A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro anunciou a detenção de um homem suspeito de ter ateado oito incêndios florestais, desde agosto, em Águeda, um dos concelhos mais fustigados pelos fogos

Desporto

CCPOH em 7º lugar no campeonato nacional

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) disputou, no passado sábado, dois encontros a contar para o campeonato nacional da 2ª divisão de ténis de mesa.

Informação

Rotary Club de Oliveira do Hospital homenageia José Travassos Vasconcelos

O Rotary Club de Oliveira do Hospital realiza a habitual Cerimónia de Homenagem ao Profissional, no próximo dia 28 de janeiro de 2017, na Quinta da Hortinha, pelas 20h00.

Região

Jorge Conde tomou posse na presidência do Politécnico de Coimbra

O novo presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Jorge Conde, manifestou-se hoje contra a “confusão de regras” que gerem o ensino superior e defendeu uma estratégia e uma regulação

Última Hora

Estabelecimentos de restauração e bebidas com alargamento de horário na quadra da Páscoa

Por ocasião da quadra festiva da Páscoa, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) concedeu um alargamento de horário de funcionamento aos estabelecimentos de restauração…

Informação

Mercado Municipal acolhe mais uma edição da Mostra “Da Nossa Terra”

A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” realiza-se no próximo sábado, dia 8 de julho,…

Informação

Sábado é o dia “Da Nossa Terra” no mercado de Oliveira do Hospital

Amanhã, 12 de março, realiza-se mais uma edição da Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra”, no Mercado

Última Hora

Suspeito de tentativa de homicídio há oito anos foi detido pela PJ

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem de 41 anos suspeito da tentativa de homicídio de dois homens há cerca de oito anos, em Coimbra,..

Sociedade

Fábrica de calçado cria entre 50 a 60 postos de trabalho em Belmonte

Uma fábrica de calçado que começa esta terça-feira a laborar em Belmonte deverá criar entre 50 a 60 postos de trabalho quando estiver a funcionar em pleno.

Região

Quatro concelhos de Coimbra e Guarda em risco muito elevado de incêndio

Quatro concelhos dos distritos de Coimbra e da Guarda apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

  Projeto “Mini Repórteres” sai para a rua

  O Município de Oliveira do Hospital vai dinamizar um novo projeto denominado “Mini Repórteres” dirigido ao público infanto-juvenil, em colaboração com a Rádio Boa Nova.

Sociedade

Eptoliva volta a vencer Concursos Municipais de Ideias de Negócio em Oliveira do Hospital e em Tábua

A Eptoliva venceu as respetivas finais municipais que decorreram em Oliveira do Hospital e em Tábua, relativas à terceira edição do Concurso Municipal de Ideias de Negócio 2016,…

Educação

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou cinco anos

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou no dia 10 de junho, o seu 5.º aniversário, momento a que se associaram leitores e utilizadores …

Informação

País: Proteção Civil adianta que todos os incêndios “estão dominados”

Na primeira atualização desta quarta-feira sobre o combate aos incêndios, a Autoridade Nacional de Proteção Civil acaba de dar como controlados todos os 14 incêndios que estão nesta altura ativos

Última Hora

Episódio de violência põe a descoberto “insegurança” no Bairro João Rodrigues Lagos

Os moradores do Bairro João Rodrigues Lagos, na cidade de Oliveira do Hospital, não podiam estar mais receosos. O episódio de violência extrema, que deixou “quase morta” uma moradora na

Região

Incêndio em lar de idosos faz 16 feridos em Arganil

Um incêndio no lar da Santa Casa da Misericórdia de Arganil provocou 16 feridos esta segunda-feira de madrugada. Tiveram de ser assistidos em unidades de saúde…

Região

Região de Coimbra lança programa de 19 milhões para emprego e apoio a empresas

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e oito grupos de ação local apresentaram o Sistema de Incentivos ao Emprego e ao Empreendedorismo (SI2E) no valor global de cerca de

Informação

Incêndio desalojou quatro pessoas

Quatro pessoas ficaram hoje de madrugada desalojadas na sequência de um incêndio na casa onde viviam, no concelho de Cinfães.

Informação

Incêndio em Tábua mobiliza 288 operacionais e sete meios aéreos

O incêndio que, às 13h49 desta terça feira, deflagrou no concelho de Tábua está a assumir contornos de maior gravidade, envolvendo já 288 operacionais, 66 viaturas  e sete meios aéreos

Região

GNR recuperou objetos furtados e apreendeu estupefacientes em Oliveira do Hospital

O Comando Territorial da Guarda da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia, recuperou ontem, dia 22 de março, na localidade de Oliveira o Hospital, diversos artigos furtados.

Sociedade

Faleceu o Comendador Valentim Morais, natural de Avô

Valentim Gonçalves Morais nasceu a 4 de Setembro de 1930 em Avô, Oliveira do Hospital. Muito jovem rumou para Lisboa onde nos anos 60 adquiriu uma pequena gráfica, a Mirandela

Região

Sismo de magnitude 2,8 registado na Mealhada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera detetou, pelas 12h30 de ontem, um sismo de magnitude 2,8 na escala de Richter na Mealhada, distrito de Aveiro.