Universidade de Aveiro credenciada para fazer sondagens eleitorais

Universidade de Aveiro credenciada para fazer sondagens eleitorais

O Centro de Informação de Marketing e Análise de Dados (UA-CIMAD) da Universidade de Aveiro foi credenciado para a realização e divulgação pública de sondagens políticas e eleitorais.

Até agora, aquele centro era dedicado a estudos de mercado, sondagens de opinião, projetos de marketing empresarial e recolha e tratamento estatístico de dados.

Segundo uma nota de imprensa da universidade, “a extensão da atividade é possível depois da credenciação recentemente atribuída pela Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC)”.

O Centro, sedeado no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA) tem vindo, desde a sua criação em 2009, a realizar estudos de mercado e sondagens de natureza comercial e recolha e tratamento estatístico de dados, para entidades diversas um pouco por todo o país.

“Este é um passo em frente numa nova e desafiante área de interesse académico, político e social”, comentou José Albergaria, docente do ISCA-UA, diretor e simultaneamente diretor técnico do Centro.

O CIMAD conta no seu quadro técnico, formado exclusivamente por doutores e especialistas nas áreas de marketing, gestão, economia, psicologia e estatística, com dois antigos diretores de centros de pesquisa de mercado e opinião e possui instalações dedicadas especificamente à realização de estudos de opinião por inquérito telefónico (Call Center equipado com CATI — Computer Assisted Telephonic Interviews).

Além disso, acrescenta José Albergaria, “todos os seus membros estão, pela experiência prática, familiarizados com estudos de opinião e de mercado e o respetivo tratamento e análise dos dados e resultados”.

De acordo com aquele responsável, o Centro iniciará a nova fase da sua atividade com um estudo dedicado à autarquia aveirense”.

com:lusa.pt

image_pdfimage_print
Previous Portugueses consomem álcool e açúcar a mais e comem pouca fruta
Next Município de Nelas apresenta Feira do Vinho do Dão na BTL

Artigos Relacionados

Informação

Detido em Seia por suspeita de pornografia de menores

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve um homem, na localidade de Seia, …

Região

Mais de mil operacionais combatem fogo na Sertã

Mais de mil operacionais combatem, hoje de manhã, o incêndio na Sertã, no distrito de Castelo Branco, esperando-se a chegada de dois aviões de Espanha para ajudar no combate, disse

Região

Pedrógão Grande: Bombeiro internado em Lisboa sai do coma induzido

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera disse, hoje, que um dos bombeiros internados em Lisboa já saiu do coma induzido e que a operacional internada em Coimbra

Última Hora

Desde o início do ano ocorreram cinco incêndios em habitações em Oliveira do Hospital. No distrito foram 120

No período de 1 de janeiro a 26 de março deste ano ocorreram cinco incêndios urbanos no concelho de Oliveira do Hospital, menos três do que em 2015 …

Região

Acidente com trator agrícola provoca um morto na Figueira da Foz

Um homem com cerca de 80 anos morreu esta segunda-feira na Figueira da Foz vítima de um acidente com um trator agrícola.

Região

GNR recuperou cinco aves em Tábua

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Lousã, apreendeu ontem, dia 28 de março, em Espariz – Tábua, cinco aves que se

Destaque

ADIBER apresenta incentivos a investidores de Oliveira do Hospital

A ADIBER, em parceria com a CIM da Região de Coimbra, apresenta hoje em Oliveira do Hospital o conjunto de incentivos ao investimento e ao emprego em vigor. Para a

Sociedade

Superlua foi a maior desde 1948

A Superlua pôde ser observada, ontem, em Portugal. Foi a maior e mais brilhante desde 1948. Só em 2034 a Superlua encontrará paralelo.

Informação

JSD oliveirense critica a Câmara por tratar novo empreendimento turístico de “forma vergonhosa”

A JSD de Oliveira do Hospital classifica de “vergonhosa” a forma como a Câmara Municipal tem tratado o novo empreendimento turístico, Aqua Village, localizado nas Caldas de S. Paulo.

Última Hora

Aldeia das Dez promoveu a Castanha e o Santuário de Nossa Senhora das Preces

Neste fim de semana todos os caminhos conduziram a Aldeia das Dez e ao Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, para mais uma Festa da Castanha.

Última Hora

Mais 100 bombeiros e cinco meios aéreos combatem fogo na Covilhã

Um incêndio que deflagrou, hoje à tarde, em zona de mato e floresta na freguesia do Paul, concelho da Covilhã, estava às 16h00 a ser combatido por 112 operacionais, auxiliados

Última Hora

PJ deteve suspeitos de tráfico em Coimbra

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve uma mulher e um recluso a cumprir pena de prisão em regime aberto, …

Informação

Rui Silva é o candidato pelo PS à Câmara de Arganil

Já é conhecido o candidato do PS à Câmara Municipal de Arganil, atualmente liderada pelo social democrata Ricardo Pereira Alves. A aposta da concelhia arganilense recaiu …

Sociedade

Tábua comemora feriado municipal

No âmbito do Feriado Municipal do Município de Tábua, celebrado a 10 de abril, a Câmara Municipal promove uma série de iniciativas que marcam…

Última Hora

Apreensão de sete toneladas em Oliveira do Hospital “protege o consumidor e a saúde pública”, refere inspetor Geral da ASAE

O Inspetor Geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar, destacou hoje em declarações à Rádio Boa Nova a importância da apreensão feita, na semana passada, …

Última Hora

Chuva coloca cinco distritos do país em alerta

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de três para cinco os distritos do Norte e Centro de Portugal continental sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de

Informação

Oliveira do Hospital aprova orçamento de 27,6 milhões de Euros para 2017

O Município de Oliveira do Hospital aprovou o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2017 no valor de 27,6 milhões de Euros.

Informação

PS de Oliveira do Hospital congratula-se com anúncio do Governo de 38 Milhões de euros para a construção do IC6

O Partido Socialista de Oliveira do Hospital (PSOH) congratula-se com o recente anúncio do Governo Socialista, que prevê investir 38 milhões de euros…

Informação

MEMÓRIAS:  Na véspera das comemorações do feriado Municipal, a Rádio Boa Nova faz a reposição das entrevistas destes dois homenageados, Carlos Martins e Dulce Pássaro e emitidas nas comemorações dos

Sociedade

Alerta para risco de incêndio em “níveis muito elevado a máximo”

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para o risco de incêndio, em “níveis muito elevado a máximo”, para os próximos dias, …

Informação

PJ deteve suspeito de atear oito incêndios florestais em Águeda

A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro anunciou a detenção de um homem suspeito de ter ateado oito incêndios florestais, desde agosto, em Águeda, um dos concelhos mais fustigados pelos fogos

Região

Região: Homem morre em despiste

Um homem de 40 anos morreu esta madrugada na sequência do despiste da viatura ligeira que conduzia, na Estrada Nacional 113,…

Destaque

Call Center arranca com primeiros formandos e promete “não baixar os braços” em Oliveira do Hospital

A Randstad e o Município de Oliveira do Hospital assinaram, hoje, o protocolo de instalação da unidade Call Center da Altice que, dentro de duas semanas, deverá iniciar “produção” com

Informação

ASAE apreende 17,5 toneladas de alimentos no norte e centro do país

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, através da Unidade Regional do Norte e da Unidade Regional do Centro, realizou no dia de ontem, uma ação de fiscalização direcionada a dois