Universidade de Aveiro credenciada para fazer sondagens eleitorais

Universidade de Aveiro credenciada para fazer sondagens eleitorais

O Centro de Informação de Marketing e Análise de Dados (UA-CIMAD) da Universidade de Aveiro foi credenciado para a realização e divulgação pública de sondagens políticas e eleitorais.

Até agora, aquele centro era dedicado a estudos de mercado, sondagens de opinião, projetos de marketing empresarial e recolha e tratamento estatístico de dados.

Segundo uma nota de imprensa da universidade, “a extensão da atividade é possível depois da credenciação recentemente atribuída pela Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC)”.

O Centro, sedeado no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA) tem vindo, desde a sua criação em 2009, a realizar estudos de mercado e sondagens de natureza comercial e recolha e tratamento estatístico de dados, para entidades diversas um pouco por todo o país.

“Este é um passo em frente numa nova e desafiante área de interesse académico, político e social”, comentou José Albergaria, docente do ISCA-UA, diretor e simultaneamente diretor técnico do Centro.

O CIMAD conta no seu quadro técnico, formado exclusivamente por doutores e especialistas nas áreas de marketing, gestão, economia, psicologia e estatística, com dois antigos diretores de centros de pesquisa de mercado e opinião e possui instalações dedicadas especificamente à realização de estudos de opinião por inquérito telefónico (Call Center equipado com CATI — Computer Assisted Telephonic Interviews).

Além disso, acrescenta José Albergaria, “todos os seus membros estão, pela experiência prática, familiarizados com estudos de opinião e de mercado e o respetivo tratamento e análise dos dados e resultados”.

De acordo com aquele responsável, o Centro iniciará a nova fase da sua atividade com um estudo dedicado à autarquia aveirense”.

com:lusa.pt

image_pdfimage_print
Previous Portugueses consomem álcool e açúcar a mais e comem pouca fruta
Next Município de Nelas apresenta Feira do Vinho do Dão na BTL

Artigos Relacionados

Informação

Cooperativa Rádio Boa Nova reúne em Assembleia Geral Extraordinária

Realiza-se na próxima sexta feira, 27 de maio, a Assembleia Geral Extraordinária da Cooperativa Rádio Boa Nova destinada à eleição dos corpos sociais.

Informação

Chuva, vento, neve e agitação marítima a partir de hoje no continente

A chuva e o vento forte, queda de neve e agitação marítima vão afetar as regiões de Portugal continental a partir de hoje devido a depressões que estão no oceano

Última Hora

Fogos consumiram quase 210 mil hectares este ano

Os incêndios florestais consumiram este ano quase 210 mil hectares, o valor mais elevado dos últimos dez anos.

Última Hora

Ervedal da Beira com IV Capítulo da Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores

  Ervedal da Beira recebe este sábado, dia 2 de dezembro, o IV Capítulo de Entronização da Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores.

Última Hora

Faleceu o diretor do jornal “ A Comarca de Arganil”

O diretor do jornal “ A Comarca de Arganil”, António Lopes Machado faleceu hoje, aos 90 anos, no hospital Egas Moniz, em Lisboa, onde se encontrava internado devido ao agravamento

Última Hora

Cerca de 350 pessoas dão vida ao desfile de Carnaval em Seixo da Beira

A Associação “Plano de Intervenção e Dinamização da Freguesia de Seixo da Beira” (PIDS) promove nos dias 10 e 11 de fevereiro a programação de Carnaval.

Região

Projeto “Eco-Côdea” conquistou 3º lugar na Expo Empresas da CIM da Região de Coimbra

O projeto Eco Côdea do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, 9º O – Curso CEF Restaurante/ Bar, garantiu o terceiro lugar … … na primeira edição da Expo

Última Hora

Região: GNR identificou seis homens pela prática do crime de incêndio florestal

O Comando Territorial de Viseu, através dos Núcleos de Proteção Ambiental de Viseu, Mangualde e Moimenta da Beira, identificou, nos dias, 21 e 22 de maio, seis homens,…

Informação

Associação Juvenil promove concerto a Favor das Vítimas dos Incêndios no concelho de Tábua

A Associação Juvenil Tábua XXI promove, no próximo dia 9 de dezembro, a partir das 17h00, no Pavilhão Multiusos de Tábua, …

Última Hora

Assembleia Municipal vota empréstimo de dois milhões de Euros

A proposta de contratação de um empréstimo de dois milhões de euros constitui o principal ponto da ordem de trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital…

Região

Município de Góis acolhe projeto Aprender, Brincar, Crescer em Góis

A Câmara Municipal de Góis acolhe o projeto Aprender, Brincar, Crescer, associando-se à Fundação Bissaya Barreto, instituição responsável pela implementação de grupos lúdicos para crianças e suas famílias – os Grupos Aprender,

Sociedade

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital decorreu esta tarde

Numa Assembleia que, a exemplo de outras, teve um período de antes da ordem do dia quente. O deputado do PS, Francisco Garcia, criticou publicações de Luís Lagos do CDS-PP

Informação

Detidos dois jovens suspeitos de tentativa de homicídio em bar de Aveiro

A Polícia Judiciária deteve dois jovens suspeitos de uma tentativa de homicídio num bar em Aveiro, no passado mês de outubro.

Região

Indemnizações às vítimas dos incêndios não vão ser pagas até ao Natal

As vítimas dos incêndios não vão receber as indemnizações a que têm direito até ao Natal. Segundo notícia avança pela Rádio Renascença, …

Última Hora

Região: Incêndio consome fábrica de carvão

Um incêndio destruiu ao início da manhã de hoje uma fábrica de carvão em Vilarinho, no concelho de Oliveira de Frades, …

Última Hora

Eptoradio na Boa Nova

Esta sexta, a partir das 14h00, o  EPTORADIO será um programa musical. No decorrer do programa serão apresentadas as principais notícias, sobre as várias atividades que se desenvolvem na Escola

Última Hora

Faleceu Alexandre de Brito Gouveia

Faleceu esta tarde nos Hospitais da Universidade de Coimbra, Alexandre de Brito Gouveia, um dos pioneiros da indústria de confecções em Oliveira do Hospital. Recorde no video “série CARÁCTER”  O

Nacional

Temperaturas máximas descem entre 3 a 5 graus no fim de semana

As temperaturas máximas vão descer no fim de semana entre três e cinco graus Celsius, apesar de no Alentejo rondarem os 35/36,…

Região

Utentes da A25, A23 e A24 defendem “fim das portagens” em vez de descontos

A Comissão de Utentes da A25, da A23 e da A24 classificou hoje como “francamente insuficiente” o desconto de 15 por cento em algumas autoestradas, …

Região

Presidente da República visitou Fundação Lapa do Lobo

No âmbito da condecoração a título póstumo, realizada em Cabanas de Viriato, a Aristides de Sousa Mendes …

Destaque

“O Medronho passou a ter bastante mais protagonismo público na região da Beira Serra”

O medronho e o medronheiro assumem particular destaque no próximo domingo, dia 20, em mais um capítulo da Confraria do Medronho. O objetivo é “continuar a divulgar este fruto”  que

Informação

No domingo, muda a hora e entramos no horário de verão

Domingo, 27 de março,  é dia de acertar o relógio para a hora nova. Quando for 1h00, deve colocar o relógio nas 2h00. Nos Açores, a correção é feita às

Região

Duas pessoas morreram num naufrágio na Figueira da Foz

Um naufrágio de um pequeno barco na Figueira da Foz resultou na morte de duas pessoas e há pelo menos dois desaparecidos, confirmou a Capitania do Porto.

Última Hora

Região: Homem morreu carbonizado depois de colisão com camião

Uma colisão entre um pesado de mercadorias e um ligeiro, no IC8, em São João da Ribeira, seguido de incêndio das duas viaturas, causou uma vítima mortal.