Universidade da Beira Interior integra programa das Nações Unidas
7 Junho, 2017 407 Views

Universidade da Beira Interior integra programa das Nações Unidas

A Universidade da Beira Interior (UBI), sediada na Covilhã, vai integrar a “United Nations Academic Impact (UNAI)”, programa que reúne academias e instituições de todo o mundo ligadas à investigação.

Em nota de imprensa publicada na página oficial da UBI na internet, a universidade adianta que desta forma ficará associada a mais de mil instituições mundiais que se comprometem a incentivar os propósitos da ONU através de atividades de educação e investigação.

“O objetivo deste programa é associar as instituições de ensino superior aos objetivos das Nações Unidas através de atividades educativas e investigação, numa cultura partilhada de responsabilidade social e intelectual”, acrescenta.

Segundo a nota, a UBI passará a organizar anualmente pelo menos uma atividade centrada nos dez desígnios que vinculam os membros da UNAI, tais como o compromisso de incentivar através da educação os princípios da Carta das Nações Unidas, a cidadania, a promoção da paz e a resolução de conflitos, o diálogo, a compreensão intercultural e a sustentabilidade.

“O respeito pelos direitos humanos também faz parte dessa lista, bem como os objetivos centrados na atividade específica dos associados da UNAI: criação de oportunidades de formação académica das pessoas, independentemente do género, raça, religião ou etnia, garantia de oportunidades de formação superior a todos os indivíduos e melhoria dos sistemas de ensino superior em todo o mundo”.

De acordo com a informação, em Portugal, apenas quatro universidades fazem parte deste organismo das Nações Unidas, fundado em 2010, por Ban Ki-moon, antecessor de António Guterres no cargo de secretário-geral da ONU.

image_pdfimage_print
Previous Homem apanhado a filmar partes íntimas de mulher em Coimbra
Next CDU insiste na resolução de problemas em Ervedal e Vila Franca da Beira

Artigos Relacionados

Sociedade

Foi inaugurado, em Ervedal da Beira, o monumento de homenagem à queijeira

  Esta tarde foi inaugurado, em Ervedal da Beira, o monumento de homenagem à queijeira. Amândio Torres, Secretário de Estado das Florestas esteve presente, assim como as queijeiras do concelho

Sociedade

Primeiras chuvas inundam entrada de unidade cinco estrelas das Caldas de S. Paulo

A chuva que se fez sentir na madrugada desta terça-feira deixou alagada a zona de entrada do Aqua Village, nas Caldas de S. Paulo. O promotor atribui responsabilidades …

Informação

Pedrógão discute plano de auxílio às vítimas dos incêndios

A Câmara de Pedrógão Grande iniciou, hoje, uma reunião entre representantes de diversos organismos públicos ligados à saúde.

Informação

Despiste em perseguição policial provoca quatro feridos

Na madrugada desta quarta-feira, quatro pessoas ficaram feridas num despiste automóvel em Carvalhais, freguesia da Branca, no concelho de Albergaria-a-Velha.

Informação

Turismo em Seia cresce “exponencialmente”

Continua a crescer de forma exponencial o número de turistas que visitam o Concelho de Seia, de acordo com as estatísticas da atividade turística publicadas pelo INE, …

Região

Carnaval da Beira Serra sai pelas ruas de Lagares da Beira “seja a chover ou a nevar”

Em Lagares da Beira ultimam-se os preparativos  para o Carnaval da Beira Serra. O momento alto está reservado para a tarde de terça-feira, dia 28,…

Última Hora

Ministro-Adjunto em  Góis para inaugurar Espaço do Cidadão e prestar reconhecimento à ADIBER

O Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, desloca-se ao concelho de Góis na próxima sexta-feira, dia 17 de março, a partir das 16h30m, para inaugurar o novo Espaço Cidadão e para presidir à

Informação

“Origens” une artistas e passa da fotografia para a tela

Alguns dos elementos que Tiago Cerveira, jovem de Oliveira do Hospital, captou através da objetiva que todos os dias o acompanha, estão agora reproduzidos em tela,…

Região

CIM Coimbra defende reformulação das ajudas à agricultura

O Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra aprovou, por unanimidade, um documento que propõe a reformulação das ajudas públicas previstas…

Última Hora

Quatro anos de prisão para assaltante de Oliveira do Hospital

O Tribunal de Coimbra condenou um assaltante de Oliveira do Hospital, com residência em Negrelos, a quatro anos de prisão efetiva, por três furtos em, habitações  e numa empresa.

Informação

Idealmed vence projeto para construir hospital em Omã

O grupo do setor da saúde português Idealmed venceu o concurso internacional para o projeto de um hospital em Muscat, no sultanato de Omã,…

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro com olhar político na recandidatura de José Carlos Alexandrino

Em mais um Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para a recandidatura de José Carlos Alexandrino.

Última Hora

Sampaense com primeira derrota no Campeonato

  O Sampaense Basket perdeu, ontem, frente ao Esgueira por 70-52.

Destaque

Joaquim Marques, presidente do Nogueirense, quer apurar a “verdade desportiva”

Joaquim Marques, presidente do Nogueirense disse, em declarações, à Rádio Boa Nova, que quer saber se “foram facultados lances” ao Pampilhosa por parte do Futebol Clube ….

Destaque

Sampaense perde partida frente à Ovarense nos últimos segundos por 67-69

Partida importante para o Sampaense que procurava aqui a sua primeira vitória no campeonato. Desde o início que o Sampaense quis tomar as rédeas do jogo num jogo forte e

Informação

Oliveira do Hospital reconhecida como “Autarquia + Familiarmente Responsável” pelo terceiro ano consecutivo

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido como “Autarquia + Familiarmente Responsável 2017” – um galardão atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente…

Última Hora

Seia organiza semana dedicada ao turismo

A Câmara Municipal de Seia inicia, no dia 8 de maio, uma semana dedicada ao Turismo, com o fórum “Turismo: Estratégias e Incentivos”, um espaço de debate destinado a agentes

Sociedade

Morte de idoso coloca Hospital da Guarda novamente sob investigação

A morte de um homem de 90 anos, esta segunda-feira, no hospital da Guarda, deu origem a um novo processo de investigação àquela unidade de saúde.

Região

The Day After reabre portas para ajudar vítimas dos incêndios

A mítica discoteca The Day After, uma marca na diversão nocturna de Viseu, vai reabrir, amanhã à noite, a partir das 22 horas, para receber a iniciativa“Uma Noite Por Todos”.

Última Hora

Tábua acolhe 2º encontro do Projeto “YOUNG LAB”

Depois de um primeiro encontro realizado em Lugo, Espanha, a Biblioteca Municipal de Tábua acolhe nos dias 19 e 20 de maio o segundo encontro do projeto “Young Lab”.

Última Hora

Autarca de Oliveira do Hospital expressa solidariedade e pesar pelas vítimas de Pedrógão Grande

Diante da “enorme tragédia que colocou o país de luto”, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital partilhou uma “mensagem de solidariedade e de profundo pesar aos familiares

Última Hora

Mulher com cerca de 70 anos atropelada mortalmente em Montemor-o-Velho

Uma mulher de cerca de 70 anos morreu hoje atropelada por um veículo ligeiro em Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, disse fonte da GNR.

Última Hora

Bombeiros de Oliveira do Hospital combatem fogo em Cabeçadas

Os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital combatem, a esta altura, um incêndio florestal na localidade de cabeçadas, freguesia de Lourosa.

Última Hora

Incêndios: 13 mil agricultores começam hoje a receber indemnizações

Mais de 13 mil agricultores sem conta bancária, que representam mais de 65% do total de candidaturas – 20 629 – dos concelhos afetados pelos incêndios de 15 de outubro