Unidades de Alojamento apoiadas pela Adiber registaram mais de cinco mil dormidas neste verão

Unidades de Alojamento apoiadas pela Adiber registaram mais de cinco mil dormidas neste verão

No Dia Mundial do Turismo, que hoje se assinala, a ADIBER faz um balanço positivo perante os resultados alcançados pelas novas unidades…

… de alojamento – Casas de Campo, Turismo de Habitação e Agro-Turismo -, que foram apoiadas pela Associação em toda esta Região, no âmbito do Subprograma 3 do PRODER.

btlEm comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a ADIBER adianta qye nos meses de verão foram registadas “mais de cinco mil dormidas nas 20 pequenas unidades que possuem a marca LEADER / ADIBER”. Números que demonstram “o quão correta estava a aposta efetuada na definição da Estratégia Local de Desenvolvimento em 2008, a qual definiu como prioritário o aumento da capacidade de alojamento e a qualificação e diversificação da oferta turística deste Território, trabalho complementado com a promoção efetuada através das presenças conjuntas e concertadas nas várias edições da BTL, em Lisboa”.

Miguel Ventura, presidente da Adiber não tem dúvida de que, hoje,  “a Beira Serra está dotada de uma importante rede de alojamento nas diversas modalidades de Turismo no Espaço Rural, com uma oferta de excelência que começa a ser reconhecida no exterior”. A estas associam-se “outras unidades que recentemente abriram as suas portas, que no seu todo vieram colmatar uma lacuna que causava forte constrangimento ao desenvolvimento do sector, estando actualmente apta a responder às maiores exigências da procura”.

“No entanto, estes números também demonstram que existe um enorme espaço de progressão em termos de crescimento, pois a capacidade disponível ainda é suficiente para acolher um maior número de visitantes, pelo que atualmente se colocam novos desafios que contribuam para a consolidação da Beira Serra como um destino turístico de referência”, regista ainda.

Para o presidente da ADIBER, “aumentar a atratividade e o período de estada dos visitantes por um maior número de dias e reduzir os impactos negativos da sazonalidade da procura, devem constituir-se como fatores de motivação para os empresários que acreditaram no potencial instalado e que pretendem obter o retorno dos seus investimentos”.

Lembra que “foi esta realidade que esteve na génese da estratégia a implementar pela ADIBER no âmbito do DLBC/LEADER, a qual preconiza uma aposta em áreas como a gastronomia (restauração e produtos locais de qualidade), a animação turística, a valorização do património e das tradições e a ligação a redes já consolidadas como as Aldeias Históricas ou as Aldeias do Xisto, de forma a potenciar ganhos de escala e dimensão, sobretudo ao nível da promoção da Região junto dos mercados turísticos”.

No Dia Mundial do Turismo, a ADIBER felicita “todos os atores locais que contribuíram para alcançar estes resultados, que já representam muitos postos de trabalho e riqueza, os quais fazem um esforço assinalável para que este território se possa afirmar num sector altamente competitivo, como é o Turismo”. “Perante estes estimulantes sinais, continuamos empenhados para que a Beira Serra seja efetivamente um Território “+IN”, conclui.

Foto topo: Quarto Casa de Baixo, Alvôco de Várzeas

image_pdfimage_print
Previous ExpoSocial decorre de 28 de setembro a 1 de outubro em Seia
Next Oliveira do Hospital está “bem servida” e “com mais locais de qualidade onde dormir”

Artigos Relacionados

Sociedade

Eptoliva promove “25 anos” nas Marchas Populares

A Eptoliva decidiu fazer o pré-lançamento das comemorações do seu 25º aniversário, através da escolha dos “25 anos da EPTOLIVA”, como tema a apresentar nas Marchas Populares …

Informação

Município de Tábua premeia Desporto em Gala emotiva

O Município de Tábua premiou, no dia 19, atletas, dirigentes, equipas e associações desportivas na anual Gala do Desporto, que decorreu no Centro Cultural de Tábua.

Última Hora

Encontrado idoso de 88 anos desaparecido ontem em Seia

Militares da Guarda Nacional Republicana de Seia encontraram, ontem, um idoso de 88 anos que havia sido dado como desaparecido na quarta-feira.

Informação

Férias Ativas 2016 terminaram com um encontro de todos os participantes

As Férias Ativas 2016 terminaram com um mega encontro onde se reuniram os participantes deste programa ocupacional dos tempos livres …

Última Hora

Investigador entende que cadastro florestal vem com “30 anos de atraso”

O diretor do Núcleo de Investigação de Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra considera que o cadastro florestal vem, “no mínimo, com 30 anos de atraso”, …

Informação

Feira do Livro arranca domingo com mais novidades e homenagem a autor falecido (com vídeo)

A Feira do Livro de Oliveira do Oliveira do Hospital abre portas no próximo domingo, dia 27 de maio e prolonga-se até dia 30. Graça Silva, vereadora da Cultura,…

Destaque

Neve cria manto branco no Monte do Colcurinho

O Monte do Colcurinho, na freguesia de Aldeia das Dez, concelho de Oliveira do Hospital amanheceu, esta sexta-feira, com um manto branco.

Última Hora

CIM Região de Coimbra cria Gabinete técnico florestal intermunicipal

O Presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde das Neves, assinou hoje em Santarém, na presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural,…

Informação

Seia: Curto-circuito provocou incêndio em habitação

Um curto-circuito num desumidificador provocou um incêndio numa habitação, esta quinta-feira de manhã, em Seia. Três pessoas foram assistidas por inalação de fumos, avança o JN na sua edição online.

Informação

“Qualidade de Ouro” para praia fluvial de Alvôco de Várzeas

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas integra o grupo de 390 praias portuguesas com a classificação “Qualidade de Ouro” atribuída pela associação ambientalista Quercus.

Região

ADIBER aposta em site mais apelativo e funcional

A ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra tem disponível um novo site na internet, no endereço www.adiber.pt, o qual se apresenta com uma imagem mais moderna, apelativa e

Última Hora

Grande Hotel assume gestão das Termas do Luso

A Sociedade Água do Luso (SAL), proprietária das Termas do Luso, chegou a acordo com a Fundação Bissaya Barreto,  que detém o Grande Hotel do Luso, para a gestão da estância termal.

Informação

Evadido da prisão foi detido por furto de veículos em Vila Nova de Poiares

O Comando Territorial de Coimbra deteve na passada sexta-feira, dia 2 de março, em Vila Nova de Poiares, um indivíduo por furto de veículos.

Sociedade

Cáritas Coimbra vai reconstruir 40 casas afetadas pelos incêndios

A Cáritas de Coimbra vai reconstruir 40 habitações afetadas pelos incêndios que começaram em junho em Pedrógão Grande e em Góis, foi hoje anunciado.  

Destaque

Agricultores exigem menos burocracia e mais apoios para recuperação após os fogos

Cerca de 150 agricultores e produtores florestais manifestaram-se hoje, em Coimbra, para exigir mais apoios e menos burocracia no processo de candidaturas…

Informação

Seis corporações de bombeiros combateram fogo em Lourosa

Um incêndio que teve início numa queimada na localidade de Lourosa, no concelho de Oliveira do Hospital mobilizou ao final da manhã desta sexta feira,…

Sociedade

Associação de Pais dinamizou recolha solidária a favor do Banco de Recursos Sociais  

  No âmbito da sua participação no concurso “3R_Natal_Ambiental” promovido pela Câmara Municipal, a APAS – Associação de Pais e Encarregados de Educação …

Informação

Misericórdia de Galizes vai criar Centro de Acolhimento Temporário para a deficiência

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes vai apostar numa nova valência. Trata-se de um Centro de Acolhimento Temporário para crianças e jovens deficientes…

Informação

Hora muda na madrugada do próximo domingo

Os relógios vão atrasar uma hora na madrugada de domingo, 30 de outubro, dando início ao horário de inverno em Portugal, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Região

Nelas substitui coberturas de fibrocimento das escolas secundárias

O presidente da Câmara de Nelas assina amanhã, dia 9 de junho, com a Secretária de Estado da Educação, Alexandra Leitão,…

Região

Mais de dois mil operacionais combatem seis grandes fogos no Centro

Mais de 2.150 operacionais, auxiliados por 662 veículos e dez meios aéreos combatiam, às 08h30 de hoje, seis grandes incêndios nos distritos de Leiria, Coimbra, Castelo Branco e Bragança, segundo

Região

Pedrógão discute plano de auxílio às vítimas dos incêndios

A Câmara de Pedrógão Grande iniciou, hoje, uma reunião entre representantes de diversos organismos públicos ligados à saúde.

Região

Região de Coimbra lança programa de 19 milhões para emprego e apoio a empresas

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e oito grupos de ação local apresentaram o Sistema de Incentivos ao Emprego e ao Empreendedorismo (SI2E) no valor global de cerca de

Última Hora

Abertas inscrições para as “Férias Ativas nas Bibliotecas Municipais” de Oliveira do Hospital

Estão a decorrer as inscrições para a participação nas “Férias Ativas”, o Programa Ocupacional de Tempos Livres do Município de Oliveira do Hospital …