Unidades de Alojamento apoiadas pela Adiber registaram mais de cinco mil dormidas neste verão

Unidades de Alojamento apoiadas pela Adiber registaram mais de cinco mil dormidas neste verão

No Dia Mundial do Turismo, que hoje se assinala, a ADIBER faz um balanço positivo perante os resultados alcançados pelas novas unidades…

… de alojamento – Casas de Campo, Turismo de Habitação e Agro-Turismo -, que foram apoiadas pela Associação em toda esta Região, no âmbito do Subprograma 3 do PRODER.

btlEm comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a ADIBER adianta qye nos meses de verão foram registadas “mais de cinco mil dormidas nas 20 pequenas unidades que possuem a marca LEADER / ADIBER”. Números que demonstram “o quão correta estava a aposta efetuada na definição da Estratégia Local de Desenvolvimento em 2008, a qual definiu como prioritário o aumento da capacidade de alojamento e a qualificação e diversificação da oferta turística deste Território, trabalho complementado com a promoção efetuada através das presenças conjuntas e concertadas nas várias edições da BTL, em Lisboa”.

Miguel Ventura, presidente da Adiber não tem dúvida de que, hoje,  “a Beira Serra está dotada de uma importante rede de alojamento nas diversas modalidades de Turismo no Espaço Rural, com uma oferta de excelência que começa a ser reconhecida no exterior”. A estas associam-se “outras unidades que recentemente abriram as suas portas, que no seu todo vieram colmatar uma lacuna que causava forte constrangimento ao desenvolvimento do sector, estando actualmente apta a responder às maiores exigências da procura”.

“No entanto, estes números também demonstram que existe um enorme espaço de progressão em termos de crescimento, pois a capacidade disponível ainda é suficiente para acolher um maior número de visitantes, pelo que atualmente se colocam novos desafios que contribuam para a consolidação da Beira Serra como um destino turístico de referência”, regista ainda.

Para o presidente da ADIBER, “aumentar a atratividade e o período de estada dos visitantes por um maior número de dias e reduzir os impactos negativos da sazonalidade da procura, devem constituir-se como fatores de motivação para os empresários que acreditaram no potencial instalado e que pretendem obter o retorno dos seus investimentos”.

Lembra que “foi esta realidade que esteve na génese da estratégia a implementar pela ADIBER no âmbito do DLBC/LEADER, a qual preconiza uma aposta em áreas como a gastronomia (restauração e produtos locais de qualidade), a animação turística, a valorização do património e das tradições e a ligação a redes já consolidadas como as Aldeias Históricas ou as Aldeias do Xisto, de forma a potenciar ganhos de escala e dimensão, sobretudo ao nível da promoção da Região junto dos mercados turísticos”.

No Dia Mundial do Turismo, a ADIBER felicita “todos os atores locais que contribuíram para alcançar estes resultados, que já representam muitos postos de trabalho e riqueza, os quais fazem um esforço assinalável para que este território se possa afirmar num sector altamente competitivo, como é o Turismo”. “Perante estes estimulantes sinais, continuamos empenhados para que a Beira Serra seja efetivamente um Território “+IN”, conclui.

Foto topo: Quarto Casa de Baixo, Alvôco de Várzeas

image_pdfimage_print
Previous ExpoSocial decorre de 28 de setembro a 1 de outubro em Seia
Next Oliveira do Hospital está “bem servida” e “com mais locais de qualidade onde dormir”

Artigos Relacionados

Informação

Misericórdia de Galizes vai criar Centro de Acolhimento Temporário para a deficiência

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes vai apostar numa nova valência. Trata-se de um Centro de Acolhimento Temporário para crianças e jovens deficientes…

Última Hora

“Sonho? Logo existo” é o novo livro de Lucinda Maria

A oliveirense Lucinda Maria apresenta amanhã, pelas 15h30 no auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, o seu novo livro. Trata-se de “Sonho? Logo Existo!”, …

Informação

Família faz apelo para encontrar homem desaparecido desde os fogos de outubro

Rui Costa, de 49 anos, está dado como desaparecido desde os incêndios de outubro em Folgosinho, no concelho de Gouveia. A família lançou um apelo no Facebook.

Sociedade

Portugal é Bi- Campeão do Mundo de ParaHóquei para atletas com deficiência intelectual

Portugal renova o titulo e é Bi- Campeão do Mundo de ParaHóquei para atletas com deficiência intelectual depois de derrotar a Itália por 3-2 na final disputada em Amesterdão/ Holanda.

Opinião

Ca$h Resto Z€ro convida à “Festa da Rádio Boa Nova”

No habitual Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para as pessoas, e em particular para o Convívio de Verão da rádio que se realiza

Região

Estrada da Beira entrou hoje em obra. Trabalhos deverão demorar nove meses

Arrancaram, esta manhã, as obras de requalificação da EN17 (Estrada da Beira) numa intervenção estimada em 2,2 milhões de Euros e prazo de execução de nove meses.

Região

IP3 reabre ao trânsito após acidente mortal na zona de Tondela

O Itinerário Principal (IP) 3 reabriu ao trânsito cerca das 14h30 de hoje após ter estado cortado na zona de Tondela devido a um acidente, …

Sociedade

GNR deteve 166 pessoas no fim de semana

A GNR deteve 166 pessoas em flagrante delito no fim de semana, 89 das quais por condução sob o efeito de álcool e seis por tráfico de droga.

Informação

ESTGOH capta 41 alunos na 2ª fase de acesso ao ensino superior

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital conseguiu a colocação de 41 novos alunos. Engenharia Informática foi o curso com mais alunos colocados.

Destaque

Suspeito de violar e quase matar uma mulher em Oliveira do Hospital foi vizinho da vítima

O homem de 32 anos que foi detido pela Policia Judiciária, na passada quinta feira, por suspeita de violar e tentar matar uma mulher em Oliveira do Hospital era conhecido

Nacional

Catorze concelhos do continente em risco máximo de incêndio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, hoje, em risco máximo de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, …

Última Hora

Camião que tombou junto ao nó do IC6 foi retirado ao início da tarde

O camião que, esta manhã, se virou junto ao nó de Tábua do IC6 foi retirado ao início da tarde e a circulação rodoviária está normalizada, adiantou fonte da GNR

Informação

Falta de camas no hospital de Viseu pode levar a cancelar cirurgias

O Centro Hospitalar Tondela Viseu alertou, hoje, que as cirurgias de rotina poderão ser canceladas durante o plano de contingência que ficará em vigor…

Última Hora

Acidente com trator mata ex-bancário em Nelas

Um homem de 74 anos morreu, ontem ao final do dia, vítima de um acidente com um trator, em Nelas, Viseu.

Destaque

71 acidentes e 398 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 3 a 9 de outubro registaram-se 71 acidentes, com três feridos graves e 29 feridos ligeiros, nas estradas do distrito de Coimbra,…

Informação

Autópsia revela que vítimas de Tondela morreram esmagadas

A autópsia feita às oito vítimas mortais do incêndio que deflagrou, no passado sábado, na Associação Recreativa em Vila Nova da Rainha, em Tondela, revelou que nenhum dos oito mortos

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital aprovou voto de louvor às três empresas PME Excelência

As empresas Irmão Lopes & Cardoso, Seialab e Seilimp mereceram ontem um voto de louvor e reconhecimento pelo executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, fruto da distinção PME Excelência.

Informação

Hóquei em Patins – Definido o calendário do Nacional da III Divisão . Técnico Pedro Dias Mateus regressa ao hóquei do FCOH

  Depois de um interregno, no que toca a orientar equipas de hóquei em patins, tendo inclusivamente na temporada passada estado ao serviço da modalidade mas como Árbitro Estagiário, José

Nacional

Incêndios: Termina hoje a Fase Delta

A fase Delta de combate a incêndios florestais termina hoje, pelo que os meios operacionais vão ser reduzidos a partir de terça-feira, sendo apenas reforçados em caso de necessidade.

Última Hora

Festa da Castanha e Ultra Trail animam Aldeia das Dez no próximo fim de semana

A freguesia de Aldeia das Dez volta a realizar a Festa da Castanha no emblemático Santuário de Nossa Senhora das Preces. O evento acontece…

Informação

Oliveira do Hospital promove mais uma Pirâmide de Natal Solidário

No próximo fim de semana, dias 12 e 13 de novembro, vai realizar-se mais uma edição da iniciativa “Pirâmide de Natal Solidário”, dinamizada …

Última Hora

Oliveira do Hospital reconhecida como “Autarquia + Familiarmente Responsável” pelo terceiro ano consecutivo

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido como “Autarquia + Familiarmente Responsável 2017” – um galardão atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente…

Região

Férias de Natal na Ludoteca de Seia

À semelhança dos anos anteriores, a Ludoteca Municipal volta a promover, durante o período das férias letivas do Natal, atividades para os mais novos, alusivas a esta quadra natalícia.

Sociedade

Estradas encerradas na Serra da Estrela devido à queda de neve

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje de manhã encerradas ao trânsito devido à queda de neve, disse fonte do Comando Distrital de