Unidade de Saúde da Guarda com camas suplementares e reforço de equipas

Unidade de Saúde da Guarda com camas suplementares e reforço de equipas

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda anunciou hoje que no âmbito da segunda fase do Plano de Contingência da Gripe reforçou o número de camas suplementares…

… e tem previsto o aumento das equipas de profissionais.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a ULS refere que “está agora a implementar a segunda fase do Plano de Contingência que prevê, entre outras medidas, o reforço de profissionais, o aumento do número de camas disponíveis para eventuais internamentos, o alargamento do horário de funcionamento dos Centros de Saúde (caso se justifique) e a continuação da divulgação das recomendações da Direção Geral de Saúde para o frio, junto da comunidade”.

A medida contempla ainda o alargamento do horário de funcionamento do Centro de Saúde da Guarda, que passará a funcionar até às 00:00, “enquanto se justificar”.

A ULS tem também prevista a abertura de 20 camas, sendo 12 no Serviço de Medicina do Hospital Sousa Martins, duas no Serviço de Pneumologia do mesmo hospital e seis camas no Hospital de Seia.

Foram ainda disponibilizadas duas camas pela Associação de Beneficência Popular de Gouveia, em Gouveia, para o caso de ser necessário o recurso a instituições privadas.

Segundo a fonte, para a abertura das camas e aumento da prestação de cuidados nos serviços de urgência, “será necessário o reforço de recursos humanos: novas contratações de 20 enfermeiros e 14 assistentes operacionais”.

Na nota, a ULS da Guarda indica que na primeira fase do Plano de Contingência da Gripe procedeu à reorganização dos serviços, nomeadamente na alocação de nove camas no Serviço de Ginecologia do Hospital Sousa Martins e a divulgação permanente das recomendações da Direção Geral de Saúde para o frio, junto da comunidade.

Aquela entidade prevê que haja uma grande afluência aos serviços de saúde, com sintomas associados à gripe, “nas próximas duas a três semanas”.

image_pdfimage_print
Previous Ténis de Mesa: CCPOH começa o ano com vitória no campeonato por 4-2
Next FCOH continua líder. AD Lagares derrotada. ADN empatou em casa. Sampaense com derrota

Artigos Relacionados

Última Hora

Município de Nelas inicia celebrações de Natal

O Município de Nelas inicia, hoje, pelas 18 horas, as celebrações da Quadra Natalícia com a inauguração do Mercado de Natal…

Região

Um morto em tiroteio à porta de discoteca em Coimbra

Um tiroteio à porta de uma discoteca em Coimbra fez um morto e um ferido. O incidente aconteceu ontem de manhã, à porta da discoteca Avenue, na avenida Afonso Henriques.

Região

Incêndio em Pampilhosa da Serra é o que mais meios mobiliza

Dois aviões Canadair foram hoje mobilizados para o combate ao incêndio na Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, que às 08h30 era o fogo que mobilizava mais meios.

Destaque

Aviso amarelo para todos os distritos do país devido ao frio

Todos os distritos de Portugal continental estão sob ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, por causa do tempo frio.

Informação

Big Band EPSE abre hoje cartaz do Seia Jazz & Blues

No âmbito da programação do XII Seia Jazz & Blues, e dando continuidade ao sucesso dos anos anteriores, o Município de Seia levou o Jazz às escolas do concelho. A

Região

Tábua: Homem de 80 anos morreu após ter sido atropelado

Um homem de 80 anos, residente em Percelada, morreu ontem após ter sido atropelado por um veículo ligeiro na EN230-6, naquela localidade da freguesia de Covas, Tábua.

Informação

Gala do Desporto este sábado depois das 21h00

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) realiza este sábado, dia 14 de janeiro, a partir das 21h00, na Casa da Cultura César Oliveira, a terceira edição da Gala do

Sociedade

Diocese de Coimbra envia processo de canonização de Lúcia para o papa

O inquérito diocesano do processo de canonização de Lúcia de Jesus, um dos pastorinhos de Fátima, com mais de 15 mil páginas de “provas e testemunhos”, foi ontem …

Informação

“L’Artista” surpreende com menu asiático e aproximação à comunidade

O  conhecido Restaurante e Pizzaria L’Artista, localizado na Catraia de S. Paio, no concelho de Oliveira do Hospital inicia amanhã, dia 29 de junho, a “noite Asiática”.

Última Hora

Municípios da CIM Região de Coimbra preocupados com a Lei de Defesa das Florestas

O Conselho Intermunicipal aprovou, por unanimidade, na reunião realizada no Município da Pampilhosa da Serra, uma tomada de posição sobre a Lei da Defesa da Floresta…

Sociedade

PJ de Coimbra detém quatro suspeitos de tráfico de drogas

A PJ identificou e deteve, hoje, em Coimbra e Leiria três homens e uma mulher suspeitos do crime de tráfico de estupefacientes, no âmbito de ação de combate ao tráfico

Última Hora

Chuva está de regresso

A semana vai ser marcada por chuva fraca ou chuviscos, mais persistentes no litoral norte e centro, vento fraco a moderado e descida da temperatura mínima e máxima.

Destaque

Oliveira do Hospital prepara acolhimento ao padroeiro S. João Paulo II

No próximo dia 22 de maio é esperada uma grande jornada de fé em Oliveira do Hospital. O concelho vai acolher S. João Paulo II como padroeiro com a inauguração

Informação

Encontrado idoso de 88 anos desaparecido ontem em Seia

Militares da Guarda Nacional Republicana de Seia encontraram, ontem, um idoso de 88 anos que havia sido dado como desaparecido na quarta-feira.

Informação

Ocupante  de carro de rali que caiu ao rio encontrado sem vida

Um carro de rali com dois ocupantes despistou-se esta quarta-feira, em Mortágua, e caiu ao rio Criz. Uma pessoa morreu no acidente e outra foi transportada para o hospital.

Informação

“Eptoliva em Ação” resultou na oferta de uma centena de pijamas a Centro de Acolhimento Temporário

No âmbito do 25º Aniversário da Eptoliva, realizou-se a primeira das 25 ações do Projeto “Eptoliva em Ação”.

Região

87 acidentes e 575 infrações na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra da GNR registou, na semana de 12 a 18 de dezembro, 87 acidentes nas estradas do distrito de Coimbra e 575 infrações.

Sociedade

Rancho Sampaense comemorou 40º aniversário

O Rancho Folclórico Sampaense comemorou no domingo, dia 11, o 40º aniversário numa festa marcada pela emoção e valorização da cultura da região.

Desporto

Rafael Delaunay Gomes foi Vice Campeão Ibérico de Triatlo Ironman – IBERICMAN

No passado dia 21 de outubro o Algarve e a província espanhola de Huelva receberam o Campeonato Ibérico de Triatlo de Média e Longa Distância. 

Região

Funcionária da Universidade de Coimbra encontrada morta na rua

Uma mulher de 33 anos foi, ontem, encontrada morta junto à Universidade de Coimbra, disse à agência Lusa fonte da diretoria do Centro da Polícia Judiciária, …

Vídeos

Jovens lançam corrente de positivismo em Oliveira do Hospital

“Mãos à Terra” é a expressão que três jovens oliveirenses adotaram para criar uma corrente de positivismo nas gentes de Oliveira do Hospital.

Informação

Eptoliva é “Eco Escola” a tempo inteiro

Galardoada com a 1ª Bandeira Verde no ano letivo transacto, a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, realizou no passado dia 8 de março, …

Informação

Oliveira do Hospital assinala Dia Internacional da Juventude com “Open Day” nas Piscinas Municipais

O Município de Oliveira do Hospital assinala na próxima sexta-feira, dia 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude com um “Open Day”.

Última Hora

“Espaço Blc3 – Ciência no Interior” com Dina Dias na Rádio Boa Nova

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Dina Dias.