Unesco vai avaliar candidatura da Serra da Estrela, no centro de Portugal, a Geopark

Unesco vai avaliar candidatura da Serra da Estrela, no centro de Portugal, a Geopark

image_pdfimage_print

No próximo dia 8 de setembro, o ‘council’ do Programa de Geoparks Globais da Unesco vai apreciar e votar a candidatura da [Serra da Estrela] a Geopark Mundial, em Itália,…

… na 8.ª Conferência Mundial de Geoparks, anunciou na Torre, na Serra da Estrela, o coordenador executivo da Associação Geopark Estrela, Emanuel de Castro.

O responsável fez o anúncio durante a cerimónia de assinatura do contrato do projeto “Valorização da Oferta Turística do território Geopark Estrela”, que contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Segundo Emanuel de Castro, “do resultado desse ‘Ccuncil’ há uma apreciação e uma opinião formulada, que depois terá de ser ratificada pela própria UNESCO”.

“Não é uma decisão oficial, embora seja o passo mais importante, depois da entrega da candidatura, mas é o passo, nesta fase, mais importante para termos, de facto, a classificação”, sublinhou.

O coordenador executivo da Associação Geopark Estrela está confiante na aprovação da candidatura, lembrando que no mês de julho foi feita uma avaliação dos peritos da UNESCO que “ficaram muito agradados com aquilo que este território tem para oferecer” e com o trabalho realizado pela Associação.

Disse ainda que após a aprovação no dia 08 de setembro, “no limite, a UNESCO compromete-se a enviar o resultado final até abril de 2019”.

A secretária de Estado do Turismo declarou aos jornalistas que tem “uma grande expectativa” no reconhecimento internacional da área da Serra da Estrela, “como uma forma, também, de alavancar e promover cada vez mais internacionalmente estes territórios”.

“O que nós sentimos é que cada vez mais há aqui procura ao longo de todo o ano e o que se sente cada vez mais é que aqui a Serra da Estrela pode viver não só da época tradicionalmente alta da neve, mas também como um destino de natureza, de trilhos, de passeios a pé, que cada mais tem procura e é cada vez mais a tendência internacional”, disse Ana Mendes Godinho.

A Associação Geopark Estrela, com sede na cidade da Guarda, entregou em novembro de 2017 a candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial da Unesco.

Os trabalhos da candidatura começaram em 2014, em 2015 foi assinado o memorando de entendimento com os nove municípios abrangidos (Gouveia, Manteigas, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Guarda, Seia, Oliveira do Hospital, Covilhã e Belmonte) e, no ano seguinte, foi criada a Associação Geopark Estrela.

O território que é candidato a Geopark Estrela tem 2.216 quilómetros quadrados de área e 170 mil habitantes.

lusa.pt

Previous Previsão de chuva e trovoada coloca nove distritos em aviso amarelo
Next ASAE apreendeu alimentos no valor de 5.500 euros em zonas de veraneio

Artigos Relacionados

Última Hora

Mais de 20 concelhos de Faro, Bragança, Guarda e Coimbra em risco máximo

Mais de 20 concelhos dos distritos de Faro, Bragança, Guarda e Coimbra estão hoje em risco máximo de incêndio, num dia em que as temperaturas vão continuar acima dos 30

Região

Figueira da Foz: PJ deteve autores de roubo com sequestro

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve dois homens pela presumível autoria da prática de um crime de roubo com sequestro de um homem de

Informação

Incêndio em Seia mobiliza nove meios aéreos e mais de 100 bombeiros

Um incêndio que deflagrou esta tarde, em Fontão, Loriga –  Seia, está a ser combatido por mais de uma centena de bombeiros, auxiliados por 24 viaturas e nove meios aéreos.

Última Hora

Oliveira do Hospital organizou as “melhores marchas do país”

Oliveira do Hospital foi palco, no sábado, 17 de junho, de uma grande noite de Marchas Populares. Três marchas infantis, seis seniores e duas convidadas, …

Região

País: Homem matou empregado a tiro e feriu a ex-mulher

Um homem de 26 anos foi atingido mortalmente a tiro de caçadeira pelo patrão, ao início da manhã desta terça-feira, na via pública, em Alvarenga, no concelho de Lousada.

Última Hora

Centro Social de Aldeia das Dez e Casa da Obra venceram Festival da Canção IPSS

O Centro Social de Aldeia das Dez venceu esta tarde o 11º Festival Infantil da Canção das IPSS, na valência Jardim de Infância. A “Casa da Obra” – Obra D.

Cultura

Receita de Arganil representa região de Coimbra em concurso europeu de jovens chefs

É pelas mãos do jovem Bernardo Calvo, de 18 anos, que os sabores do Natal de Arganil chegam à Grécia já nesta terça-feira, 22 de outubro.

Última Hora

Oliveira do Hospital: Desmantelada rede de tráfico que abastecia a zona centro de droga

Dois homens e duas mulheres foram detidos, na quarta-feira, no concelho de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra, …

Educação

Politécnico de Coimbra marca presença na Qualifica 2017

O Politécnico de Coimbra (IPC) participa na Qualifica – Feira da Educação, Formação, Juventude e Emprego, que decorre de 16 a 19 de março, na Exponor, em Matosinhos, este ano

Informação

IEFP garante que muitas empresas afetadas pelo incêndio estão a laborar “se não totalmente, pelo menos parcialmente”

O delegado Regional do Centro do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) referiu, à Rádio Boa Nova, que as empresas de Oliveira do Hospital, que foram afetadas pelo incêndio,

Informação

Rádio Boa Nova participou no programa “Portugal em Direto” da Antena 1 (Com vídeo)

Hoje, no dia em que se assinala o Dia Mundial da Rádio, a Rádio Boa Nova participou, em direto, no programa  “Portugal em Direto” da Antena 1.

Sociedade

Mais de 1.300 operacionais combatem fogos no país

Vários incêndios de grande dimensão em Portugal continental mobilizavam hoje 1.370 operacionais, mais de um terço dos quais em Abrantes, …