Unesco vai avaliar candidatura da Serra da Estrela, no centro de Portugal, a Geopark

Unesco vai avaliar candidatura da Serra da Estrela, no centro de Portugal, a Geopark

image_pdfimage_print

No próximo dia 8 de setembro, o ‘council’ do Programa de Geoparks Globais da Unesco vai apreciar e votar a candidatura da [Serra da Estrela] a Geopark Mundial, em Itália,…

… na 8.ª Conferência Mundial de Geoparks, anunciou na Torre, na Serra da Estrela, o coordenador executivo da Associação Geopark Estrela, Emanuel de Castro.

O responsável fez o anúncio durante a cerimónia de assinatura do contrato do projeto “Valorização da Oferta Turística do território Geopark Estrela”, que contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Segundo Emanuel de Castro, “do resultado desse ‘Ccuncil’ há uma apreciação e uma opinião formulada, que depois terá de ser ratificada pela própria UNESCO”.

“Não é uma decisão oficial, embora seja o passo mais importante, depois da entrega da candidatura, mas é o passo, nesta fase, mais importante para termos, de facto, a classificação”, sublinhou.

O coordenador executivo da Associação Geopark Estrela está confiante na aprovação da candidatura, lembrando que no mês de julho foi feita uma avaliação dos peritos da UNESCO que “ficaram muito agradados com aquilo que este território tem para oferecer” e com o trabalho realizado pela Associação.

Disse ainda que após a aprovação no dia 08 de setembro, “no limite, a UNESCO compromete-se a enviar o resultado final até abril de 2019”.

A secretária de Estado do Turismo declarou aos jornalistas que tem “uma grande expectativa” no reconhecimento internacional da área da Serra da Estrela, “como uma forma, também, de alavancar e promover cada vez mais internacionalmente estes territórios”.

“O que nós sentimos é que cada vez mais há aqui procura ao longo de todo o ano e o que se sente cada vez mais é que aqui a Serra da Estrela pode viver não só da época tradicionalmente alta da neve, mas também como um destino de natureza, de trilhos, de passeios a pé, que cada mais tem procura e é cada vez mais a tendência internacional”, disse Ana Mendes Godinho.

A Associação Geopark Estrela, com sede na cidade da Guarda, entregou em novembro de 2017 a candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial da Unesco.

Os trabalhos da candidatura começaram em 2014, em 2015 foi assinado o memorando de entendimento com os nove municípios abrangidos (Gouveia, Manteigas, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Guarda, Seia, Oliveira do Hospital, Covilhã e Belmonte) e, no ano seguinte, foi criada a Associação Geopark Estrela.

O território que é candidato a Geopark Estrela tem 2.216 quilómetros quadrados de área e 170 mil habitantes.

lusa.pt

Previous Previsão de chuva e trovoada coloca nove distritos em aviso amarelo
Next ASAE apreendeu alimentos no valor de 5.500 euros em zonas de veraneio

Artigos Relacionados

Última Hora

Viatura incendeia-se no troço do Rally de Portugal, em Arganil

Uma viatura ardeu, no troço de Arganil, um quilómetro e meio depois do ponto de partida, adianta o site Notícias Meda de Mouros.

Informação

Sinistralidade: 17 detenções, 445 infrações e 58 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 21 a 27 de maio, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

Começa esta quinta-feira em Seia e vai até domingo (28 de agosto),o Festival Internacional da Canção da Serera da Estrela e conta com a participação de dez “Seia continua a

Cultura

Biblioteca Municipal de Coimbra acolhe Feira do Livro Dado

A Biblioteca Municipal de Coimbra recebe a 22 de setembro a Feira do Livro Dado, uma iniciativa da associação Casa da Esquina destinada a todas as faixas etárias e que

Última Hora

Pastores de Seia sobem à Serra da Estrela e convidam turistas a serem pastores por um dia

Depois da bênção dos rebanhos na romaria do São João, que decorreu no passado dia 23 de junho na aldeia da Folgosa da Madalena, …

Região

Caminhada contra o cancro mobiliza 30 mil pessoas em 78 concelhos

Trinta mil pessoas são esperadas no domingo nas caminhadas ‘O que nos Liga’, que vão decorrer em 78 municípios abrangidos pelo núcleo regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o

Informação

CIM Região de Coimbra avança para a criação da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Municipais

O Conselho Intermunicipal aprovou por unanimidade, na reunião realizada no Edifício Mira Center, em Mira, o protocolo de colaboração da CIM Região de Coimbra, …

Última Hora

Figueira da Foz: homem detido pelo crime de homicídio na forma tentada

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem de 45 anos de idade, pela presumível autoria de um crime de homicídio na forma tentada,

Informação

ADEPTOLIVA certificada como entidade formadora pela DGERT

A ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil foi certificada pela DGERT – Direção-Geral do…

Informação

Góis: Homem de 71 anos morre em despiste de carro

Um homem de 71 anos morreu ontem quando a viatura que conduzia de despistou em Cadafaz, no concelho de Góis, distrito de Coimbra.

Região

“Instrumentos musicais de todo o mundo” em exposição no Museu do Brinquedo

O Museu do Brinquedo, em Seia, tem  patente ao público a exposição temporária “Instrumentos musicais de todo o mundo”.