Portugal recebe Jornadas Mundiais da Juventude “com uma alegria incontida”

Portugal recebe Jornadas Mundiais da Juventude “com uma alegria incontida”

image_pdfimage_print

Lisboa vai acolher, em 2022, as próximas Jornadas Mundiais da Juventude, aquele que é considerado o maior evento da Igreja Católica. O anúncio, já esperado, foi recebido com “alegria”. Com esse sentimento partilhado vem também a noção da responsabilidade que é receber um evento destas dimensões.

O anúncio já era esperado, mas a certeza só chegou este domingo com o anúncio de que Portugal vai ser o próximo país a receber as próximas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), em 2022. A confirmação foi dada no final da missa de encerramento das Jornadas Mundiais da Juventude, na Cidade do Panamá, pelo cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Para receber a boa-nova, viajaram até ao Panamá o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, – deslocação esta que a Associação Ateísta Portuguesa (AAP) repudiou, considerando “um grave atentado à neutralidade religiosa do Estado laico” -, o autarca de Lisboa, Fernando Medina, e o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, além de muitos jovens católicos.

Ao saber da confirmação de que Lisboa vai mesmo ser palco daquele que é considerado o maior evento da Igreja Católica, o Presidente expressou “uma alegria incontida” e considerou que a relação de Portugal com África um argumento de peso na escolha do próximo anfitrião das JMJ.

“É uma alegria incontida e é começar a sonhar já e a projetar já o que se vai passar daqui a três anos e meio”, disse à agência Lusa Marcelo Rebelo de Sousa, na Cidade do Panamá”.

“Acho que nós conseguimos, conseguimos todos, conseguimos nós portugueses, conseguiram naturalmente os católicos de Portugal, conseguiram os bispos católicos, conseguiu D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, mas conseguimos nós todos como povo e conseguimos nós que falamos português”, assinalou o chefe de Estado.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, “foi muito importante um argumento essencial para esta decisão, o ser um país que pudesse abrir para vários continentes e, nomeadamente, para África, porque é o único continente que ainda não teve as Jornadas Mundiais da Juventude”.

“E entendeu-se – e bem – que Portugal, além de abrir para o continente americano e, obviamente, abrir para a Europa, abria para África, para a que fala português muitíssimo, e que vamos reunir em Lisboa, para aquela que não fala, mas também vai vir até Lisboa”, adiantou. Para Marcelo Rebelo de Sousa, Portugal ser o segundo país lusófono a receber as JMJ depois do Brasil, em 2013, “é o reconhecimento do peso da lusofonia, do mundo que fala português”.

Em representação do Governo, o secretário de Estado do Desporto e da Juventude, sublinhou, por seu turno, a dimensão do evento e a “alegria absolutamente extraordinária” de o receber. “Estamos a falar do maior evento de juventude que há no mundo, eu não sei mesmo se alguma vez em Portugal recebemos algo parecido com isto e, portanto, é uma notícia extraordinária”, disse João Paulo Rebelo.

“Eu diria que é de uma alegria absolutamente extraordinária para o nosso país, evidentemente para a Diocese de Lisboa, para a Câmara Municipal de Lisboa, mas claro também para o país, que vê assim reconhecida, mais uma vez, a grande capacidade organizativa que o país tem”, acrescentou ainda governante.

O primeiro-ministro também reagiu à notícia, no caso através do Twitter, garantindo que o Governo dará todo o apoio para “garantir o sucesso” do evento que vai estender-se até ao município de Loures, conforme confirmou o cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente.

REUTERS

Previous Sampaense vence Sanjoanense por 84-80
Next Portugal será afetado pela depressão Gabriel, mas só a partir de amanhã

Artigos Relacionados

Última Hora

Paulo Figueira anunciou que não se recandidata à presidência do FCOH

Paulo Figueira, presidente da direção do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) anunciou, ontem, na página do facebook do clube que não se recandidata ao cargo.

Informação

Idosos visitaram a Boa Nova no Dia Mundial da Rádio (com vídeo)

No dia Mundial da Rádio, que hoje se comemora, a Boa Nova recebeu um grupo de utentes do Lar da Fundação Sarah Beirão, localizada em Tábua.

Informação

Município de Arganil celebra protocolo para reabilitação e limpeza de linhas de água

A Câmara Municipal de Arganil assinou um Protocolo de Colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que vai permitir a limpeza e a reabilitação de linhas de águas nas

Última Hora

Incendio destruiu parte do teto de habitação de bombeiro em Lagares da Beira

O teto de uma habitação em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital ficou, ontem, parcialmente destruído por um incêndio que terá sido provocado pela chaminé de um

Informação

Esta EXPOH “é a maior de sempre”

Ao sexto dia da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital, o presidente da Câmara Municipal confessa-se satisfeito com a adesão ao certame, considerando tratar-se da “maior EXPOH de sempre”.

Região

Estradas na Serra da Estrela já foram reabertas

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela que estavam encerradas desde quarta-feira reabriram hoje de manhã ao trânsito.

Politica

Luís Almeida tomou posse na presidência do PSD de Arganil

A Comissão Política de Secção de Arganil do Partido Social Democrata (PSD), liderada por Luís Almeida, reeleito presidente pelo terceiro mandato consecutivo,…

Destaque

“Apesar de tanta desgraça, estamos todos aqui a comemorar os 96 anos desta Associação”

A realização de um minuto de silêncio pelas vítimas mortais da tragédia de outubro marcou, ontem, a comemoração do 96º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira Hospital

Última Hora

Covilhã triplica IMI para prédios abandonados e em ruínas

A Câmara Municipal de Covilhã vai manter em 2017 as taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), mas triplicará e duplicará, respetivamente, …

Última Hora

Região: PJ deteve suspeitos da prática de crimes de rapto, casamento forçado e violação

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, procedeu à realização de uma operação policial, tendo identificado e detido seis pessoas, no âmbito de inquérito que tem como objeto

Informação

ISEC vai lançar Cursos Técnicos Superiores de Engenharia na Figueira da Foz

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra vai formar estudantes na Figueira da Foz. A falta de técnicos profissionais ligados à robótica, eletromecânica e informática,…

Destaque

BLC3 conquista selo “RegioStars” com projeto Centro Bio (com vídeos)

O projeto Centro Bio da BLC3, o Campus de Tecnologia e Inovação de Oliveira do Hospital venceu, esta tarde, o prémio “RegioStars” na categoria de “Desenvolvimento Sustentável”.